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Problema das licenciaturas que não diz respeito à EAD: a falta de atratividade da profissão22/01/2024
Presidência, Vice-Presidência e Diretoria da ABED
Conselho de Ética e Qualidade da ABED
Conselho Científico da ABED

Para um indivíduo investir seu tempo e recursos financeiros em um curso superior, é necessário vislumbrar alguma vantagem nisso. As profissões com maiores salários e melhores condições de trabalho e respeito por parte da sociedade acabam atraindo os melhores talentos. 
 
Este não é o caso das carreiras ligadas à educação no país. Além de receberem os salários mais baixos entre os formados em ensino superior, os professores têm passado por muitas situações de falta de estrutura em seus locais de trabalho e falta de respeito pela carreira por parte da sociedade. O interesse pela carreira, provavelmente, ainda se mantém exatamente por ser uma profissão que pode ser exercida em todos os municípios do país. Muitos profissionais ingressam na carreira antes de se formarem, de tanto que a demanda por profissionais é maior do que a sua oferta.
 
Sem oferecer uma carreira atraente, os melhores talentos raramente se interessam pela profissão.
 
Vejamos alguns dados sobre a falta de atratividade da carreira docente: 

- A remuneração média (dados de 2020) é uma das menores dos profissionais graduados no Brasil: R$ 5.400,00 (cinco mil e quatrocentos reais) ante R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais);

- Há um desafio extra na diferença geracional entre os docentes e as crianças e jovens da geração Z, atualmente nas escolas.

- A infraestrutura das escolas não atende, em média, nem minimamente, as demandas de cada etapa (apenas 44,9% das escolas de educação infantil dispõem de banheiro adequado para a etapa, conforme gráfico a seguir).

- Cursos de licenciatura nas instituições públicas têm a maior evasão e não estão completando as vagas. img 




















https://www.institutopeninsula.org.br/indicador-de-valorizacao-de-professores-ivp/


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