TEXTOS EAD (Os textos publicados nesta sessão são de responsabilidade dos autores)
Ensino e aprendizagem na tela19/01/2023
Por: Ivete Palange - Conselheira ABED
Nos últimos anos houve significativo aumento de cursos online, consolidados pela pandemia do coronavírus. No período pandêmico, as limitações impostas aos contatos presenciais venceram a resistência aos cursos online. Hoje, a ampla disponibilidade de cursos online nas mais diversas áreas e níveis de ensino nos leva a uma reflexão sobre esta modalidade de ensino e as vantagens para os alunos.
1. A tecnologia é limite ou possibilidade?
O ser humano cria tecnologias com produtos que modificam o mundo e resultam em alterações no seu próprio comportamento. A tecnologia digital, por exemplo, gerou o computador e a internet, ampliando o acesso às informações, e as redes sociais permitindo maior interação. Essas mudanças interferiram na vida cotidiana e estimularam um repensar e aprimoramento das atividades de ensino.
1.a Senta que lá vem história
Inicialmente os cursos online eram apenas depósitos de textos e vídeos. O desenvolvimento de novas ferramentas possibilitou outras formas inovadoras de apresentação de conteúdos gerando maior interação de professor/alunos e alunos/alunos.
Hoje, a evolução da tecnologia com a presença do 5G, da inteligência artificial e data base amplia os recursos para a criação de cursos online. São tecnologias que permitem personalizar o atendimento às necessidades ao aluno, criar experiências imersivas, vivências interativas no metaverso, entre outros aspectos. Por enquanto, são situações experimentais na construção dos cursos, mas a tendência é sua expansão.
1.b Tecnologia ou metodologia?
A tecnologia é um aspecto que incentiva experiências educacionais dos cursos online por meio de ferramentas necessárias, mas não suficientes. O uso adequado das ferramentas tecnológicas requer que os alunos sejam o centro das preocupações dos educadores. É preciso criar condições para que eles aprendam, transformando informações em conhecimentos. O desenvolvimento de metodologias de ensino é fundamental para as experiências de aprendizagem. Houve um avanço com as metodologias interativas, com maior participação dos alunos, mas há muito a se construir nesta área.
1.c Alguns espinhos
Um dos principais espinhos no jardim da educação digital é a falta de acesso, de parte da população, à internet e às configurações mais complexas dos computadores, para acessar programas e a alguns objetos de aprendizagem. A maioria das pessoas no Brasil acessa a internet por smartfones com recursos tecnológicos limitados.
As dificuldades dos educadores em propor novas metodologias com o uso de ferramentas inovadoras é um espinho que limita o desenvolvimento dos cursos online. Outro aspecto é o custo que requer o investimento das instituições de ensino em pesquisa e implantação de novas formas de ensinar.
2. Alunos chegam daqui e dali
Há uma busca de cursos online oficiais para formação (aprovados pelo Ministério da Educação) como cursos técnicos, de graduação superior e pós-graduação. Em 2022 o número de matrículas nos cursos de graduação superior superou os cursos presenciais. As áreas mais procuradas são cursos da área da saúde e administração.
Em um mundo em que a mudança é uma constante, o aprimoramento contínuo em uma profissão é uma questão de sobrevivência e os cursos online são uma alternativa valorizada. Novas tecnologias surgem e são aplicadas em diversas áreas o que requer atualização. Por exemplo, na pandemia, muitos professores de educação básica realizaram cursos online de programação e de edição de vídeo para desenvolverem suas aulas que se tornaram virtuais.
O desejo das pessoas em implementar o próprio negócio também tem incentivado a busca de cursos online. Há também pessoas que se interessam por assuntos de diversas áreas de conhecimento, por exemplo, yoga, estética, autoconhecimento, entre outros, que encontram nos cursos online uma alternativa.
3. Vantagens e desvantagens dos cursos online
3.a Menos que oferece mais
Uma das vantagens dos cursos online é a economia de tempo de deslocamento. Em cidades grandes, com problemas de congestionamento de trânsito, transporte público insuficiente, grandes distâncias entre local de trabalho e estudo, o tempo do deslocamento pode ser usado para estudar.
É possível realizar cursos online independentemente do local onde se vive. Os cursos online não têm fronteiras, permitindo a participação de alunos de outras cidades, estados ou países.
Os cursos online são espaços virtuais que permitem ampliar as relações em uma rede de pessoas com o mesmo interesse. É possível conhecer pessoas de diversas formações e funções profissionais residentes em outras cidades, estados e países. O elo entre as pessoas é o interesse sobre um determinado assunto. As redes (networking) são importantes para a vida pessoal ou profissional.
O mercado tem grande aceitação pelos alunos formados em cursos online. Em termos legais, não há diferença entre cursos de graduação presenciais ou a distância e os cursos online exigem que o aluno seja organizado, proativo e disciplinado, qualidades valorizadas por quem contrata.
Os cursos online oferecem uma vantagem econômica, custando menos que os cursos presenciais, o que permite acesso de um número maior de pessoas.
3.b Estratégias para caça fantasmas
Um dos grandes fantasmas dos cursos online é a evasão. O aluno desiste do curso, muitas vezes sem mesmo acessá-lo. Mas, isso acontece mesmo em cursos presenciais. Quantas pessoas se matriculam em uma academia de ginástica, com a intenção de se exercitarem, abandonando-a, sem ter ido uma única vez?
Para evitar que isso aconteça é preciso se conhecer, responder questões como: Eu realmente quero fazer esse curso? O que ele trará de bom à minha vida? No que ele pode contribuir para que eu me torne melhor? Terei disposição em abrir mão de algumas atividades para me dedicar ao curso? Como irei me organizar para realizar o curso? Tenho tempo disponível?
Motivação é uma chave que abre por dentro. É dentro de nós que encontramos o sentido das nossas decisões. A motivação não é algo externo e acreditar nisso é aumentar a probabilidade de desistência. Qualquer curso concorre com a vida, com as coisas que costumam dar prazer (“jogar conversa fora” com os amigos, ouvir músicas, interagir nas redes sociais, entre outros). É preciso estar motivado para abrir espaço na vida para realizar um curso. A motivação é a melhor arma de combate ao fantasma da evasão. Ela mobiliza a criação de uma nova rotina para acessar diariamente o curso, realizar as atividades, interagir com os professores e alunos.
A qualidade do curso também é indispensável. É preciso pesquisar, conhecer a instituição que oferece o curso, a metodologia de ensino, os recursos didáticos disponíveis, os especialistas envolvidos, o suporte, entre outros fatores para não cair em armadilhas. Conversar com egressos do curso é muito bom, pois permite ter informações sobre uma experiência vivida.
Motivação, rotina e qualidade são fatores indispensáveis para obter sucesso na realização de um curso online.
4. O que será dos cursos online?
Não é possível adivinhar o futuro, mas algumas tendências funcionam como bússolas. Uma das tendências é o desenvolvimento do mundo virtual e conexões cada vez mais sofisticadas. Metaversos, experiências imersivas, internet das coisas invadem nossa vida cotidiana e nos desafiam a aprender com eles. Possivelmente estimularão os educadores a desenvolverem novas metodologias contemplem essas ferramentas.
Embora o mundo virtual seja atraente, os contatos físicos, presenciais não devem ser abandonados, fazem parte da natureza humana. Cursos híbridos (online com algumas atividades presenciais) têm se mostrado uma tendência de futuro na formação de pessoas.
Talvez haja a substituição de cursos por outras estruturas de ensino para atender necessidades específicas de aprendizagem, como a formação de comunidades de estudo voltadas à resolução de problemas, formulação de projetos, aprofundamento do conhecimento em diversas áreas de conhecimento aplicadas para a melhoria da vida das pessoas. O que as tendências nos indicam é que a relação homem máquina deverá ocupar o centro das preocupações futuras na formação das pessoas.
Por: Ivete Palange - Conselheira ABED
Nos últimos anos houve significativo aumento de cursos online, consolidados pela pandemia do coronavírus. No período pandêmico, as limitações impostas aos contatos presenciais venceram a resistência aos cursos online. Hoje, a ampla disponibilidade de cursos online nas mais diversas áreas e níveis de ensino nos leva a uma reflexão sobre esta modalidade de ensino e as vantagens para os alunos.
1. A tecnologia é limite ou possibilidade?
O ser humano cria tecnologias com produtos que modificam o mundo e resultam em alterações no seu próprio comportamento. A tecnologia digital, por exemplo, gerou o computador e a internet, ampliando o acesso às informações, e as redes sociais permitindo maior interação. Essas mudanças interferiram na vida cotidiana e estimularam um repensar e aprimoramento das atividades de ensino.
1.a Senta que lá vem história
Inicialmente os cursos online eram apenas depósitos de textos e vídeos. O desenvolvimento de novas ferramentas possibilitou outras formas inovadoras de apresentação de conteúdos gerando maior interação de professor/alunos e alunos/alunos.
Hoje, a evolução da tecnologia com a presença do 5G, da inteligência artificial e data base amplia os recursos para a criação de cursos online. São tecnologias que permitem personalizar o atendimento às necessidades ao aluno, criar experiências imersivas, vivências interativas no metaverso, entre outros aspectos. Por enquanto, são situações experimentais na construção dos cursos, mas a tendência é sua expansão.
1.b Tecnologia ou metodologia?
A tecnologia é um aspecto que incentiva experiências educacionais dos cursos online por meio de ferramentas necessárias, mas não suficientes. O uso adequado das ferramentas tecnológicas requer que os alunos sejam o centro das preocupações dos educadores. É preciso criar condições para que eles aprendam, transformando informações em conhecimentos. O desenvolvimento de metodologias de ensino é fundamental para as experiências de aprendizagem. Houve um avanço com as metodologias interativas, com maior participação dos alunos, mas há muito a se construir nesta área.
1.c Alguns espinhos
Um dos principais espinhos no jardim da educação digital é a falta de acesso, de parte da população, à internet e às configurações mais complexas dos computadores, para acessar programas e a alguns objetos de aprendizagem. A maioria das pessoas no Brasil acessa a internet por smartfones com recursos tecnológicos limitados.
As dificuldades dos educadores em propor novas metodologias com o uso de ferramentas inovadoras é um espinho que limita o desenvolvimento dos cursos online. Outro aspecto é o custo que requer o investimento das instituições de ensino em pesquisa e implantação de novas formas de ensinar.
2. Alunos chegam daqui e dali
Há uma busca de cursos online oficiais para formação (aprovados pelo Ministério da Educação) como cursos técnicos, de graduação superior e pós-graduação. Em 2022 o número de matrículas nos cursos de graduação superior superou os cursos presenciais. As áreas mais procuradas são cursos da área da saúde e administração.
Em um mundo em que a mudança é uma constante, o aprimoramento contínuo em uma profissão é uma questão de sobrevivência e os cursos online são uma alternativa valorizada. Novas tecnologias surgem e são aplicadas em diversas áreas o que requer atualização. Por exemplo, na pandemia, muitos professores de educação básica realizaram cursos online de programação e de edição de vídeo para desenvolverem suas aulas que se tornaram virtuais.
O desejo das pessoas em implementar o próprio negócio também tem incentivado a busca de cursos online. Há também pessoas que se interessam por assuntos de diversas áreas de conhecimento, por exemplo, yoga, estética, autoconhecimento, entre outros, que encontram nos cursos online uma alternativa.
3. Vantagens e desvantagens dos cursos online
3.a Menos que oferece mais
Uma das vantagens dos cursos online é a economia de tempo de deslocamento. Em cidades grandes, com problemas de congestionamento de trânsito, transporte público insuficiente, grandes distâncias entre local de trabalho e estudo, o tempo do deslocamento pode ser usado para estudar.
É possível realizar cursos online independentemente do local onde se vive. Os cursos online não têm fronteiras, permitindo a participação de alunos de outras cidades, estados ou países.
Os cursos online são espaços virtuais que permitem ampliar as relações em uma rede de pessoas com o mesmo interesse. É possível conhecer pessoas de diversas formações e funções profissionais residentes em outras cidades, estados e países. O elo entre as pessoas é o interesse sobre um determinado assunto. As redes (networking) são importantes para a vida pessoal ou profissional.
O mercado tem grande aceitação pelos alunos formados em cursos online. Em termos legais, não há diferença entre cursos de graduação presenciais ou a distância e os cursos online exigem que o aluno seja organizado, proativo e disciplinado, qualidades valorizadas por quem contrata.
Os cursos online oferecem uma vantagem econômica, custando menos que os cursos presenciais, o que permite acesso de um número maior de pessoas.
3.b Estratégias para caça fantasmas
Um dos grandes fantasmas dos cursos online é a evasão. O aluno desiste do curso, muitas vezes sem mesmo acessá-lo. Mas, isso acontece mesmo em cursos presenciais. Quantas pessoas se matriculam em uma academia de ginástica, com a intenção de se exercitarem, abandonando-a, sem ter ido uma única vez?
Para evitar que isso aconteça é preciso se conhecer, responder questões como: Eu realmente quero fazer esse curso? O que ele trará de bom à minha vida? No que ele pode contribuir para que eu me torne melhor? Terei disposição em abrir mão de algumas atividades para me dedicar ao curso? Como irei me organizar para realizar o curso? Tenho tempo disponível?
Motivação é uma chave que abre por dentro. É dentro de nós que encontramos o sentido das nossas decisões. A motivação não é algo externo e acreditar nisso é aumentar a probabilidade de desistência. Qualquer curso concorre com a vida, com as coisas que costumam dar prazer (“jogar conversa fora” com os amigos, ouvir músicas, interagir nas redes sociais, entre outros). É preciso estar motivado para abrir espaço na vida para realizar um curso. A motivação é a melhor arma de combate ao fantasma da evasão. Ela mobiliza a criação de uma nova rotina para acessar diariamente o curso, realizar as atividades, interagir com os professores e alunos.
A qualidade do curso também é indispensável. É preciso pesquisar, conhecer a instituição que oferece o curso, a metodologia de ensino, os recursos didáticos disponíveis, os especialistas envolvidos, o suporte, entre outros fatores para não cair em armadilhas. Conversar com egressos do curso é muito bom, pois permite ter informações sobre uma experiência vivida.
Motivação, rotina e qualidade são fatores indispensáveis para obter sucesso na realização de um curso online.
4. O que será dos cursos online?
Não é possível adivinhar o futuro, mas algumas tendências funcionam como bússolas. Uma das tendências é o desenvolvimento do mundo virtual e conexões cada vez mais sofisticadas. Metaversos, experiências imersivas, internet das coisas invadem nossa vida cotidiana e nos desafiam a aprender com eles. Possivelmente estimularão os educadores a desenvolverem novas metodologias contemplem essas ferramentas.
Embora o mundo virtual seja atraente, os contatos físicos, presenciais não devem ser abandonados, fazem parte da natureza humana. Cursos híbridos (online com algumas atividades presenciais) têm se mostrado uma tendência de futuro na formação de pessoas.
Talvez haja a substituição de cursos por outras estruturas de ensino para atender necessidades específicas de aprendizagem, como a formação de comunidades de estudo voltadas à resolução de problemas, formulação de projetos, aprofundamento do conhecimento em diversas áreas de conhecimento aplicadas para a melhoria da vida das pessoas. O que as tendências nos indicam é que a relação homem máquina deverá ocupar o centro das preocupações futuras na formação das pessoas.
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