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O curso de licenciatura em educação física/EAD da Universidade Estadual de Ponta Grossa e seu sistema de avaliação do aprendizado: uma análise de sua efetividade30/08/2022
RESUMO
A presente pesquisa tem por objeto de investigação o sistema de avaliação de aprendizagem e seu grau de efetividade no Curso de Licenciatura em Educação Física da UEPG na modalidade de Educação a Distância (EaD), tendo sido desenvolvida, durante cerca de 6 meses (iniciados em março de 2021), a partir de uma amostra de 94 acadêmicos e graduados, todos pertencentes ao referido curso. O objetivo geral do trabalho consistiu em analisar as avaliações de aprendizagem disponibilizadas aos indivíduos já formados e aqueles em processo de graduação no tocante a sua efetiva colaboração no processo educativo. Para tanto, foi aplicado um instrumento questionário acerca das avaliações escritas (presenciais e on-line) e também das avaliações práticas desenvolvidas nos módulos realizados nos 8 polos educacionais, tendo por focos a sequência ensino-aprendizagem e se os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas contemplam as necessidades efetivas que são exigidas no mercado de trabalho. O presente estudo considera o pressuposto que o sistema de avaliação adotado por um curso superior tem grande influência no processo de ensino-aprendizagem e, dessa forma, defendemos a tese de que a maior variabilidade de formas de avaliação empregadas corrobora para otimização na aquisição dos conhecimentos por parte dos estudantes. Como aporte teórico para o desenvolvimento deste estudo, de forma precípua, foram utilizados os seguintes trabalhos: Fernandes (2016), Mill e Ferreira (2018), Rodrigues (2018). O instrumento questionário utilizado esteve composto por questões objetivas e subjetivas distribuídas em 3 blocos: o Bloco I, com 8 questões, referente ao perfil dos respondentes; o Bloco II, com 15 questões, abrange o sistema de avaliação; e o Bloco III, com 7 questões, trata das avaliações e dos conteúdos das aulas de Educação Física, totalizando 31 questões. Nos resultados obtidos, a partir da análise pela estatística descritiva e considerando a questão de concordância com o sistema de avaliação aplicado, um total de 91 respondentes (96,8% da amostra) concorda totalmente ou parcialmente com o mesmo, sendo que esse percentual o considera como ótimo ou bom. Nas 3 formas de avaliação (presencial, on-line e módulos práticos), a avaliação desenvolvida nos módulos práticos teve sua metodologia considerada adequada ou parcialmente adequada para 92 indivíduos (97,9% da amostra). Considerando a ponderação das notas nas 3 formas de avaliação, obteve-se que 93 indivíduos (98,9% da amostra) consideraram como adequada ou parcialmente adequada, sendo que desses, 79 indivíduos (84% da amostra) consideraram como totalmente adequada essa ponderação. Na questão sobre o sistema de avaliação e a motivação na vida acadêmica, 81 acadêmicos (86,2% da amostra) relataram que houve impacto motivacional positivo. Na consideração entre demandas da Educação Física e as avaliações, um total 93 indivíduos (de 98,9% da amostra) relataram que sempre ou quase sempre a demanda atingiu as expectativas dos respondentes. Em relação aos conteúdos, um total de 89 indivíduos (94,7% da amostra) responderam que os mesmos foram contemplados nas aulas, enquanto que 88 respondentes (93,6% da amostra) atestam que eles foram trabalhados nas disciplinas. Na média final resumida de todas as respostas, um total de 86 respondentes (91,5% da amostra) possuem aceitação total/parcial do sistema de avaliação. Na análise pelo Data Mining, o índice médio de concordância com os objetivos da avaliação foi 0,80, sendo considerado alto, não havendo diferenças significativas entre as respostas dadas pelos acadêmicos e os graduados. No teste de normalidade KS, o valor médio obtido para os acadêmicos foi de 0,0514 e, para os graduados igual a 0,0123, enquanto que a variância média foi de 0,3481. Nos resultados referentes às Razões de Chances no enfoque da pesquisa sobre aceitação do sistema de avaliação, os acadêmicos possuem uma aceitação um pouco maior que os graduados. Finalizando, a aceitação do sistema de avaliação do curso em questão por todas as análises estatísticas realizadas mostrou-se satisfatória. O produto educacional proposto refere-se a um aplicativo dirigido a docentes que venha possibilitar a elaboração e correção das avaliações desenvolvidas e aos acadêmicos visando à realização das avaliações de forma autônoma e otimizada.

Trabalho de pesquisa de doutorado apresentado como requisito para obtenção do título de Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Área de concentração: Ciência, Tecnologia e Ensino..

Autor: Prof. Dr. Marcus William Hauser
Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Frasson

Tese: 
https://www.abed.org.br/arquivos/Tese_Doutorado_Prof_Marcus_William_Hauser.pdf

Produto da Tese:
 https://www.abed.org.br/arquivos/Produto_da_Tese_Doutorado_Prof_Marcus_William_Hauser.pdf


 
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