NOTÍCIAS

Entrevista Nota 10: Vani Kenski e os atuais desafios da educação a distância no Brasil10/12/2024
arquivo sem legenda ou nome










Mestre e doutora em Educação, Vani ministrou uma palestra no evento "Dia da EAD", da Unifor, onde falou sobre os desafios e benefícios da modalidade (Foto: Divulgação)

Nos últimos anos, a educação a distância (EAD) tem se consolidado como uma modalidade fundamental no cenário educacional brasileiro, especialmente no contexto da graduação. Em 2022, por exemplo, o número de ingressantes em cursos EAD ultrapassou os de cursos presenciais, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Essa tendência reflete uma mudança significativa nos hábitos e nas necessidades dos estudantes, impulsionada por fatores como o avanço tecnológico, a ampliação do acesso à internet e a flexibilidade proporcionada pela modalidade.

Para Vani Kenski, ex-vice-presidenta e atual diretora de Pesquisa da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), esse crescimento reflete alguns aspectos importantes da atual cultura nacional como a ampliação do número de celulares em uso e o sonho da escolarização superior e do diploma para ascensão social e profissional.

“Além disso, é clara a necessidade de contínua atualização de todos os cidadãos em decorrência das transformações tecnológicas, sociais e culturais ocasionadas pelos ágeis e contínuos avanços digitais”, pontua. Apesar disso, o cenário da EAD no país precisa enfrentar diversas questões para seguir avançando e formando pessoas.

Para leitura completa da notícia clique aqui.
 
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED