NOTÍCIAS

Fim de licenciaturas em EaD afasta alunos que dependem da modalidade17/06/2024
https://revistaeducacao.com.br/2024/06/14/formacao-ead/

Regra que altera cursos 100% online para formar professores cobre a cabeça e descobre os pés do ensino superior brasileiro. Milhares de alunos não terão acesso às licenciaturas. Nisso, a questão da qualidade continua em aberto

Em dois parágrafos, o depoimento de Dayana ilustra uma — apenas mais uma — das muitas encruzilhadas vividas por quem quer estudar em um país de dimensões continentais, com boa parte de sua população com baixa renda, poucas vagas nas universidades públicas e uma expansão desordenada das faculdades privadas.  

“Discute-se muito a qualidade da EAD, mas todo mundo ficou quietinho para falar do presencial. A EAD entra como vilão de um problema que temos há tempos”, indigna-se Simone Telles, doutora em linguística, que dirigiu a área de educação a distância das Fatecs e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), duas conceituadas experiências de educação digital. “O problema não está na modalidade, mas nas práticas de ensino das licenciaturas no Brasil, excessivamente teóricas e desconectadas da realidade, inclusive no modo presencial”, lembra.
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED