NOTÍCIAS

Lançamento da série 'Licenciatura de Qualidade por EAD: O que é e por que ela é tão necessária!'22/01/2024logo

















Formar professores de qualidade para atuar na educação básica é essencial para o desenvolvimento do país e de cada um de seus cidadãos. Hoje enfrentamos dificuldades não só para formar professores suficientes como para formá-los nos locais onde atuarão profissionalmente (isto é, todos os municípios do país) e oferecer formação de qualidade a todos nos cursos de licenciatura e pedagogia.

Há 28 anos, a  ABED tem primazia na discussão dos indicadores de melhores práticas da EAD. A cada ano, realizamos um congresso científico, o CIAED, onde são apresentados centenas de trabalhos com revisão por pares; temos uma revista científica, a RBAAD, e realizamos o CensoEAD.BR, que se trata de um estudo analítico sobre as práticas que têm sido adotadas na Educação a Distância em todo o país, em instituições públicas, privadas, do sistema S, órgãos públicos e ONGs.  Diante de tanta construção e reunião de conhecimento, acreditamos ter respaldo para discutir como se faz EAD de qualidade e evitar que o país parta para a simples proibição da modalidade em cursos tão necessários em cada município do país, como são as licenciaturas.

Como diretores e membros do Conselho de Ética e Qualidade e do Conselho Científico da ABED, acreditamos na Educação a Distância de qualidade como uma das formas de formar profissionais em todo o território nacional. Sabemos, também, que nem todas as iniciativas de EAD geram a qualificação desejada e esperada, mas acreditamos que sempre podemos melhorar as ofertas de cursos.

Nós não compactuamos nem promovemos cursos de baixa qualidade e entendemos que qualquer curso superior que não esteja cumprindo seu propósito, seja ele presencial ou a distância, de instituição pública ou privada, precisa ser fiscalizado, reformulado e, no limite, fechado.

É com o objetivo de contribuir para a discussão do que é e do que pode ser a Educação a Distância de qualidade, em especial na área das Licenciaturas, que apresentamos esse documento a ser discutido com a Sociedade. Não entendemos que a restrição de uma modalidade tão necessária para o desenvolvimento do país seja o caminho para melhorarmos a formação inicial dos nossos professores, mas sim, a discussão de princípios de boa formação, a implementação de melhores práticas, e o aprimoramento constante.
 
A partir do dia 17/1/2024, a cada 2 dias, publicaremos um capítulo da série Licenciatura de Qualidade por EAD.

Acompanhe e divulgue.

Em situações em que há medo do desconhecido, informação é essencial!

Textos já publicados:

Texto 1: 
EAD é essencial para a formação de professores no Brasil
Texto 2: 
Sobre a regulação de cursos superiores
Texto 3: 
Problema das licenciaturas que não diz respeito à EAD: a falta de atratividade da profissão
Texto 4: 
Sobre a experiência que temos de oferecer EAD para suprir a demanda por formação de professores 
Texto 5: 
Existem muitos modelos de oferta de EAD de qualidade para todas as áreas do conhecimento, inclusive licenciaturas
Texto 6: 
Qual é o papel do professor em uma formação EAD, inclusive nas Licenciaturas
Texto 7: 
Qual é o papel do tutor em uma formação EAD, inclusive nas Licenciaturas
Texto 8: 
O que se espera de um aluno em um curso a distância, inclusive nas Licenciaturas
Texto 9:
Desenvolvimento de habilidades práticas por meio de EAD
Texto 10: 
O estágio supervisionado nas Licenciaturas
Texto 11:
O papel da tecnologia na educação a distância, inclusive nas Licenciaturas
Texto 12:
Recursos tecnológicos com os quais os professores da educação básica devem saber lidar
Texto 13:
Por que precisamos trabalhar por uma EAD de qualidade nas Licenciaturas ao invés de proibi-la ou restringi-la severamente


 
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED