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Relatório Analítico - Pesquisa Exploratória sobre a oferta de Mestrado e Doutorado a Distância no Brasil27/10/2023Período: maio a julho de 2023.
Realização: ABED em parceria com a WR3 EaD e o GT Mestrado e Doutorado EaD
Respondentes: Associados institucionais da ABED credenciados e não credenciados para a oferta de mestrado e doutorado EaD.
INTRODUÇÃO
A timeline da pesquisa no Brasil data da década de 30, do século passado, segundo Zanette (2017). Naquela época, as ciências sociais e humanas davam sinais da urgência em pesquisas que pudessem investigar causas e propor alternativas para problemas reais nessas áreas de conhecimento em diversos países, especialmente na Europa. Nessa esteira de curiosidade e de investigação de caráter científico, surge a Capes, em 1951, para dar novo significado e sistematizar a pesquisa, na busca pela revisão curricular bem como por métodos e processos de avaliação externa existentes, tanto qualitativos quanto quantitativos.
Avanços nesse sentido foram registrados, especialmente na pesquisa básica, no período de 2011 a 2020, com um crescimento de 48% (GOV.Br, 2021), mas, no universo da pesquisa aplicada, esses registros, oficiais ou publicados pela mídia, apontam que são frágeis alguns resultados apresentados por parte dos programas, tanto em relação a conceitos, ao modelo operacional, quanto aos resultados em benefício da sociedade brasileira.
Noutra perspectiva, há indicações de redução de matrículas, segundo o site Pesquisa Fapesp, Edição 315, de maio de 2022, confirmada pelo relatório da Concepta McManus, da Universidade de Brasília (UnB) que, mesmo apresentando um crescimento de contingente de formandos em quatro diferentes aspectos do desempenho da pós-graduação brasileira no período entre 2009 e 2020, demonstra que houve redução entre 2016 e 2019 em matrículas nos programas de notas mais elevadas (6 e 7); além de um aumento nas taxas de desistência e de desligamento, com destaque nos programas das engenharias, ciências exatas e agrárias. Outro indicador de declínio diz respeito aos índices médios de abandono, de 12,4% no mestrado e de 11,6% no doutorado, nesse período, nas instituições particulares e nos cursos com notas menores.
Nesse cenário, a ABED realizou essa pesquisa, na expectativa de colher informações e avaliar como as IES – Instituições de Ensino Superior – e outras não acadêmicas, no Brasil, se posicionam em relação a alguns itens, considerados como destaques, que compõem a lista de requisitos do processo de Avaliação de Propostas de Cursos Novos – APCN, da CAPES, para Mestrado e Doutorado a distância.
Procurou ainda identificar posicionamentos acerca da oferta de Mestrado e Doutorado EaD por empresas, IES e instituições não acadêmicas que, embora ainda não estejam autorizadas pela CAPES, projetam participar desse tipo de oferta futuramente.
Além desta introdução, este relatório apresenta a descrição de conceitos sobre a oferta de cursos a distância e alguns elementos de contexto, o resultado da coleta e análise de dados, o parecer técnico sobre esse resultado e as considerações finais.
Acesse o documento na íntegra, neste link: https://abed.org.br/arquivos/relatorio_analitico_pesq_md_ead_final.pdf
Realização: ABED em parceria com a WR3 EaD e o GT Mestrado e Doutorado EaD
Respondentes: Associados institucionais da ABED credenciados e não credenciados para a oferta de mestrado e doutorado EaD.
INTRODUÇÃO
A timeline da pesquisa no Brasil data da década de 30, do século passado, segundo Zanette (2017). Naquela época, as ciências sociais e humanas davam sinais da urgência em pesquisas que pudessem investigar causas e propor alternativas para problemas reais nessas áreas de conhecimento em diversos países, especialmente na Europa. Nessa esteira de curiosidade e de investigação de caráter científico, surge a Capes, em 1951, para dar novo significado e sistematizar a pesquisa, na busca pela revisão curricular bem como por métodos e processos de avaliação externa existentes, tanto qualitativos quanto quantitativos.
Avanços nesse sentido foram registrados, especialmente na pesquisa básica, no período de 2011 a 2020, com um crescimento de 48% (GOV.Br, 2021), mas, no universo da pesquisa aplicada, esses registros, oficiais ou publicados pela mídia, apontam que são frágeis alguns resultados apresentados por parte dos programas, tanto em relação a conceitos, ao modelo operacional, quanto aos resultados em benefício da sociedade brasileira.
Noutra perspectiva, há indicações de redução de matrículas, segundo o site Pesquisa Fapesp, Edição 315, de maio de 2022, confirmada pelo relatório da Concepta McManus, da Universidade de Brasília (UnB) que, mesmo apresentando um crescimento de contingente de formandos em quatro diferentes aspectos do desempenho da pós-graduação brasileira no período entre 2009 e 2020, demonstra que houve redução entre 2016 e 2019 em matrículas nos programas de notas mais elevadas (6 e 7); além de um aumento nas taxas de desistência e de desligamento, com destaque nos programas das engenharias, ciências exatas e agrárias. Outro indicador de declínio diz respeito aos índices médios de abandono, de 12,4% no mestrado e de 11,6% no doutorado, nesse período, nas instituições particulares e nos cursos com notas menores.
Nesse cenário, a ABED realizou essa pesquisa, na expectativa de colher informações e avaliar como as IES – Instituições de Ensino Superior – e outras não acadêmicas, no Brasil, se posicionam em relação a alguns itens, considerados como destaques, que compõem a lista de requisitos do processo de Avaliação de Propostas de Cursos Novos – APCN, da CAPES, para Mestrado e Doutorado a distância.
Procurou ainda identificar posicionamentos acerca da oferta de Mestrado e Doutorado EaD por empresas, IES e instituições não acadêmicas que, embora ainda não estejam autorizadas pela CAPES, projetam participar desse tipo de oferta futuramente.
Além desta introdução, este relatório apresenta a descrição de conceitos sobre a oferta de cursos a distância e alguns elementos de contexto, o resultado da coleta e análise de dados, o parecer técnico sobre esse resultado e as considerações finais.
Acesse o documento na íntegra, neste link: https://abed.org.br/arquivos/relatorio_analitico_pesq_md_ead_final.pdf
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