NOTÍCIAS

A ABED reconhece a importância do trabalho dos avaliadores do INEP13/06/2022inep




















A ABED demonstra seu apoio no sentido de sensibilizar as Instituições de Educação Superior (IES) quanto à importância de autorizar a participação dos seus docentes nas comissões de avaliação deste Instituto.

Como é de conhecimento, a operacionalização dos processos de avaliação in loco de Instituições de Educação Superior e de cursos de graduação é realizada pelo INEP. Para isso, capacitam-se professores que se candidatam a realizar essa atividade. No entanto, o INEP constata certa relutância por parte de algumas IES em liberar seus professores para tal finalidade.

A ABED compreende que as avaliações demandam que os professores não compareçam às suas atividades diárias, o que certamente gera transtornos para as Instituições. No entanto, gostaríamos de conscientizar as IES quanto ao fato de que o atraso decorrente da dissolução da comissão ocasiona diversos prejuízos à sociedade acadêmica, aos alunos e às próprias Instituições.

Ressaltamos que os beneficiários diretos do andamento eficaz das avaliações são justamente as Instituições de Educação Superior e os seus cursos de graduação. Além disso, existem benefícios para a participação dos docentes nos processos de avaliação in loco, afinal, a capacitação e a experiência adquirida no processo de avaliação não devem ser desconsideradas, visto que promovem crescimento profissional e incentivam a melhoria contínua dos professores.


A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOS AVALIADORES DO INEP: O RELATO DE UMA AVALIADORA

Sou Avaliadora Institucional e de Cursos desde 2003, quando ainda as avaliações eram realizadas pela SESU- Secretaria de Educação Superior e a partir de 2006 pelo INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Desde então participei de inúmeras avaliações por este país, tanto avaliações institucionais, como avaliações de cursos, respeitando a minha formação e experiência acadêmica.
 
A avaliação externa in loco constitui uma das etapas do processo de avaliação do sistema e das instituições de educação superior, ou seja, é um procedimento pelo qual se avalia o ensino ofertado nas instituições de educação superior, de acordo com o ato autorizativo, seja ele credenciamento, recredenciamento institucional, autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento.
 
Essa avaliação é realizada por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), seguindo as diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
 
É importante frisar que não existe qualquer tipo de subordinação entre as instituições de ensino avaliadas e os avaliadores, de acordo com os termos do disposto no artigo 17-A da Portaria Normativa nº 40/2007, esses profissionais agem em nome de seus pares e por delegação do MEC.
 
Convém também destacar que, inexiste qualquer tipo de subordinação entre as instituições de ensino avaliadas e os avaliadores, porquanto, nos termos do disposto no artigo 17-A da Portaria Normativa nº 40/2007, esses profissionais agem em nome de seus pares e por delegação do MEC:
 
“Art. 17-A. O avaliador é um docente da educação superior, membro da comunidade universitária que, em nome de seus pares e por delegação do MEC, afere a qualidade de instituições e cursos da educação superior.
 
Parágrafo único. As avaliações in loco destinam-se a conhecimento e registro das condições concretas em que se desenvolvem as atividades educacionais, não tendo o avaliador delegação do INEP ou de qualquer órgão do MEC para aconselhar ou orientar a instituição em relação à atividade educacional.”
 
Dessa forma reafirmo que a avaliação da qualidade dos cursos e instituições passou a tomar lugar central nas políticas educacionais de nosso país, assumindo assim uma grande estratégia para a busca para o alcance dos objetivos de melhoria da eficiência e da qualidade da educação, os quais vem sendo revelados através de planos e propostas das instâncias de governos e são direcionados com assertividade as instituições dos sistemas de ensino.
 
Tendo em vista que venho participando de várias avaliações durante todos esses anos, tenho aceitado às participações dentro do limite dado pelas instituições de educação superior que já atuei e atuo, e que tal disponibilidade poderia estar baseada em uma instrução que não limita-se tanto os aceites para avaliações dentro de um período curto de tempo.
Dessa forma, convém assinalar a importância das instituições de educação superior que possuem em seus quadros docentes avaliadores do INEP, estas devem aproveitar o seu potencial de forma a enriquecer os seus profissionais docentes avaliadores de conhecimentos, de uma forma abrangente, dotados de concepções de avaliação tanto inloco quanto virtual, de modo a assegurar um cabedal de grandes aprendizados e trocas de conhecimentos e experiências que muito agregam valor as instituições. A visão estratégica das instituições de educação superior de que a Educação é uma prática social, que se concretiza na produção do conhecimento construído coletivamente, a partir de um processo dialógico em que se confrontam diferentes saberes, justifica a importância da avaliação praticada pelo INEP, bem como celeridade desse processo.
 
A avalição deve se constituir em que ato for delegado, componente essencial no esforço de melhoria de aprendizagem e desempenho institucional. Dessa forma, uma IES obterá tanto melhores resultados quanto esta for mais coesa em estabelecer a conjugação de esforços também à partir dos resultados das avaliações do INEP, pois os resultados das avalições poderão servir de base junto a Avaliação Institucional que é realizada internamente pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, como grande instrumento de gestão universitária para as instituições de educação superior.


rita2


 
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED