CLIPPING

ABED alerta para risco de retrocesso e ausência de professores em mais de 3 mil municípios23/04/2024

Veículo: Bett Brasil

Jornalista: Fabiola Ietto

Publicado originalmente em: https://brasil.bettshow.com/releases-expositores-2024/abed-alerta-para-risco-de-retrocesso-e-ausencia-de-professores-em-mais-de-3-mil-municipios

Data da veiculação: 23/04/2024

ABED alerta para risco de retrocesso e ausência de professores em mais de 3 mil municípios

O parecer do Conselho Nacional de Educação não foi homologado, mas pode resultar na extinção de cursos de licenciatura na modalidade a distância com exigências que inviabilizam a EaD no país; risco é de que milhões de pessoas deixem de ter acesso ao ensino superior. O presidente da ABED, João Mattar, pede que a resolução seja revista: “O CNE definiu 50% de carga horária presencial sem apresentar justificativas”

A partir da próxima terça-feira, 23 de abril, o Expo Center Norte será palco das principais discussões educacionais da América Latina, com a realização da 29ª Bett Brasil. O evento acontece até 26 de abril e conta com a participação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) nos quatro dias. Além do estande na G 174, a ABED fará palestras, workshops e mesas-redondas com o objetivo de discutir a qualidade da modalidade a distância, o contexto atual brasileiro e alertar para o risco de o país viver um perigoso retrocesso no acesso à educação. Caso se concretize a proibição da modalidade para cursos de licenciatura, mais de 3 mil municípios brasileiros não formarão mais professores. 

O risco está relacionado ao parecer do Conselho Nacional de Educação, que não foi homologado, mas que propõe a extinção dos cursos de licenciatura na modalidade a distância com exigências que inviabilizam a EaD no país, o que também impactará na vida de milhões de alunos que não terão a única opção de acesso ao ensino superior. O presidente da ABED, João Mattar, pede que resolução seja revista: “O CNE definiu 50% de carga horária presencial sem apresentar justificativas”

(...) continua

Leia na íntegra em: https://brasil.bettshow.com/releases-expositores-2024/abed-alerta-para-risco-de-retrocesso-e-ausencia-de-professores-em-mais-de-3-mil-municipios



 
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED