CENSO EAD
O Censo EAD.BR, relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil, é uma publicação anual, que tem por objetivo mapear a abrangência da EAD no Brasil, em termos de distribuição geográfica e número de alunos atendidos em tipos de cursos e de instituições.
Além de apresentar o retrato do tamanho da EAD no Brasil, o CensoEAD.BR observa em mais detalhes as práticas docentes, de gestão e de uso de tecnologia, além de quantidade de docentes, tipos de conteúdos e tipo de apoio ofertados aos alunos, entre muitas outras questões de interesse específico.
Estas questões são rotativas, e variam a cada ano.
A partir de 2018, para dar mais agilidade à divulgação das informações analíticas derivadas do Censo, A ABED publicará os resultados das questões de interesse específico em seu site assim que os dados forem coletados e analisados, ao longo de todo o ano.
Como os dados do CensoEAD.BR são públicos, convidamos a comunidade a enviar suas análises sobre eles. Após avaliação e aprovação da equipe ABED, as análises enviadas para abed@abed.org.br serão publicadas da seção de análises do CensoEAD.BR, no site da ABED.
Entendemos que este é um espaço de reflexão sobre as práticas de educação a distância fundamentadas em dados concretos, que permitem compreender como é feita a EAD no Brasil e quais são as suas tendências. Esperamos que este material seja de grande utilidade para todos os envolvidos na área: instituições formadoras, fornecedores, pesquisadores, imprensa, professores e alunos – e quem mais se interessar pelo assunto.
ACESSE OS ESTUDOS COMPLETOS NOS LINKS ABAIXO (DOWNLOAD EM PDF):