BLOG

O MEC esta semana foi bom para a EAD? 22/09/1521/09/2015

Esta semana estamos a um mês da realização do 21º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância e temos recebido inconsistentes respostas dos diferentes setores do Ministério da Educação (MEC) aos quais enviamos convites para participarem de um encontro com a comunidade acadêmica da área. Alguns dizem que o principal responsável pelo setor não participará nem mandará representante; outros nem respondem aos nossos convites.

Esse comportamento difere bastante da boa representatividade do MEC que a ABED teve nas sessões "Diálogo com o MEC" nas últimas sete edições do nosso Congresso. Por um lado, qualquer cidadão do país bem poderia reclamar que tal comportamento de oficiais governamentais, recusando-se a prestar contas e a mostrar transparência aos cidadãos que pagam seus salários e custeam suas iniciativas, é uma afronta aos princípios democráticos.

Por outro lado, temos que avaliar o efeito que esse comportamento poderia ter quanto à aprendizagem a distância, cuja contribuição é "insubstituível", conforme o MEC insiste em declarar, para atingir as metas do Plano Nacional da Educação (PNE). Curiosamente, tal Plano cita a EAD em apenas três linhas - uma incoerência por parte do MEC?

A recusa generalizada do MEC, até essa data, em participar do próximo Congresso, daqui um mês, é bom para a EAD?


Compartilhar:


Foi positivo para o EAD ?

93% votos negativos
7% votos positivos
Deixe seus comentários:
Nome:
E-mail:
Identificação do Associado:
Mensagem:
Comentários

24/05/2017 - 👎 Raimundo Nonato Lima
ATITUDE NEGATIVA PARA O EAD


16/10/2015 - 👎 marcia a m petrone
Esse governo está desgovernado! Quem sabe no Conselho? CNE....lá há interesses.


04/10/2015 - 👎 jorge
Os Cursos a Distância favorece muitas pessoas em vários aspectos: Financeiro, Transporte, Stress e facilidade, ou seja, tudo é feito de forma calma, facilitado e muito útil para todos os cidadães que necessitam de qualificação profissional para o mercado de trabalho. Quanto pareceres do MEC, Respeito muito sua atuação porém, os Cursos Livres bastam constarem em seus Certificados de conclusões CNPJ - ABED e a Identificação do Instrutor credenciado ao um Órgão que represente Oficialmente sua Profissão exemplo: CREA e outros enfim, este processo é uma demanda uma pouco complexa. Jorge Luiz Pereira Técnico em Informática e Análise de Sistema www.virtualcursos.webnode.com www.tecnicoonline.yolasite.com


02/10/2015 - 👎 RLJ 1
Na sua essência, o MEC, como integrante do Poder Executivo, deve promover e apoiar a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade. Nesse diapasão, a Educação de Todos Brasileiros – de qualidade - é o objetivo principal do atual Governo Brasileiro que empunha a bandeira Brasil – Pátria Educadora. Enquanto representante da sociedade organizada, a ABED busca contribuir, da melhor forma possível, para o desenvolvimento do conceito, métodos e técnicas que promovam a educação aberta flexível e a distância, visando o acesso de todos os brasileiros a educação.


02/10/2015 - 👎 LM
1 – Governo: crise orçamentária e desalinhamento das propostas políticas: Estamos passando, no âmbito do governo, por rígida restrição orçamentária. Na empresa em que trabalho, foram realizados muitos cortes, dentre eles, viagens. Por outro lado, o discurso político de que somos “uma pátria educadora”, se perdeu diante da falta de coerência com as ações praticadas atualmente. Então, a não participação de representante do governo no Congresso, onde a pessoa não terá como argumentar os fatos, é uma forma de evitar constrangimentos. Assim, penso. Embora não concorde com essa omissão. 2 – Abed - local do evento: A cidade escolhida tem inúmeros atributos por se tratar de uma cidade turística, porém é distante do aeroporto e possui custos elevados. Estar distante do aeroporto implica em uma logística mais cuidadosa, incluindo o aumento dos dias de hospedagem, face aos horários de transporte da Cidade do evento à Cidade do Aeroporto e aos horários dos voos.


01/10/2015 - 👎 Sueli Zanini de Souza
Precisamos nos unir para que o ensino ead seja valorizado.


01/10/2015 - 👎 Alexandre Alcantara
Essa posição deixa claro o descaso do MEC com a educação a distância no Brasil. A ABED é a única entidade que promove a discussão de forma profunda quando se fala em EAD no país. O MEC não poderia em nenhuma hipótese se manter ausente neste importante Congresso.


30/09/2015 - 👎 Daniella Cabeceira


29/09/2015 - 👎 Maria Euma Soares
O MEC deveria comparecer ao evento para conhecer melhor a EAD, ignorar é lamentável. E sem querer polemizar, entendo que esta postura, evidencia a real importância que se dá a educação. E principalmente a EAD, que permite acessibilidade e grandes oportunidades para todos.


29/09/2015 - 👎 GILMAR LUIZ PIAIA
É lamentável !


29/09/2015 - 👎 NARA SGARBI
Absurdamente negativo esse comportamento do MEC, infelizmente o mesmo corrobora, mais uma vez, e agora o Ministério da Educação, para espanto generalizado,para que tenhamos mais uma decepção diante de nossos representantes governamentais .Seria interessante que os mesmos refletissem seriamente sobre essa atitude e reconsiderassem a decisão ou a omissão.


28/09/2015 - 👎 Christiane Heemann
Claro que não é bom. Mas, convenhamos, nada mais pode nos surpreender a esta altura do campeonato. Digamos que o comportamento do MEC está alinhado ao tipo de governo atual!


28/09/2015 - 👎 Ana D'Arc Maia Pinto
Lamentável esta postura do MEC frente ao momento proposto. Esta postura retrata claramente o descaso de nossos governantes para com uma modalidade que pode em muito contribuir para promoção do conhecimento.


28/09/2015 - 👎 José Antonio Ribeiro de Moura
Extremamente negativa a recusa de participação do MEC no Congresso. O órgão maior da Educação, não pode ficar de fora de um Evento desta representatividade.


28/09/2015 - 👎 Ivete Palange
A forma de valorizar é participando. E pelo número de participantes nos outros congressos é indesculpável a ausência do MEC dessa vez


28/09/2015 - 👎 Ronaldo Pinheiro
Se o MEC é um dos órgãos mais importantes e que regula a educação no país, ele deveria ir ao 21º congresso.


28/09/2015 - 👎 DORIÉDSON POLONINI PASSOS
EAD é a modalidade de educação do futuro, tecnologia, inclusão, educação, responsabilidade...


28/09/2015 - 👎 Ricardo Duarte
É lamentável essa atitude por parte do MEC. Triste ver um ministro fantoche e uma equipe anêmica em um dos principais ministério do Brasil!


28/09/2015 - 👎 Tatiana Araujo
Essa atitude só vem a contribuir com a péssima administração que governo vem fazendo. Ou seja, fazendo descaso com a educação e com o país.


28/09/2015 - 👎 Rafael de Alencar Lacerda
Realmente é lamentável e incocebível tal atitude do poder executivo. Sabemos das dificuldades políticas que o país está passando mas o congresso da ABED é um fórum muito adequado para que se discuta políticas públicas com excelentes profissionais da área. Ademais, o espaço pode e deve ser usado para expor a real situação da educação, permitindo novas ideias e novas possibilidades. A não resposta é a pior resposta neste momento.


28/09/2015 - 👎 DIVANE ALVES DA SILVA
É lamentável esta atitude do MEC, acredito que a modalidade da educação a distância contribuiu com o crescimento da educação em nosso País por meio da inclusão social, uma vez que tem condições de atingir os mais diversos lugares do Brasil e fora dele, ou seja, para educação a distância não há limite ! Profª Ms. Divane A.Silva


28/09/2015 - 👎 Antonia Santos
Lamentável tal posição. Seria realmente importante a participação da equipe do MEC. No entanto, tenho uma sugestão, creio que muitos dos palestrantes e até mesmos dirigentes das Universidades participantes do congresso, sempre tem bons contatos junto ao MEC, sugiro neste caso, que usemos este network para incentivar e convidá-los. Eu farei isso...


28/09/2015 - 👎 AMAURY MORAES JUNIOR
Infelizmente, para o nosso país de dimensões continentais e com graves problemas de educação, a melhor solução sempre será EAD. O atual ministro deixou claro que pretende levar os cursos de licenciatura para o modelo presencial. Isto é um grande atraso. Não sei para onde este governo fracassado quer caminhar, mas entendo que não é para os trilhos de EAD.


28/09/2015 - 👎 Francisco de Moraes
A posição do MEC foi negativa para a educação nacional. Antes e mais do que ser educação a distância, EAD é EDUCAÇÃO e como tal deve ser considerada.


28/09/2015 - 👎 MIRIAN LOUREIRO FIALHO
Prezados, Í totalmente incompreensível. Talvez seja reflexo dos problemas do País. Sou professora orientadora do do Programa de Pós Graduação à distância do IFSC/UAB e o governo cortou os cursos de pós graduação à distância para o ano de 2016 e por tempo indeterminado. É lamantável. Att, Profª Mirian Loureioro Fialho, Dra.


28/09/2015 - 👎 Pedro Luiz Soares
Lamentável a inoperância do Governo Federal, não só com a educação mas também com a saúde, segurança, com a ética moral, etc....


28/09/2015 - 👎 Regiane Maria Pankoski
Postura lamentável, a preocupação com a Educação, seja ela em que modalidade for, demonstra a situação real de qual posição ocupa no cenário nacional.


28/09/2015 - 👎 Patrícia Oliveira
Lamentável mesmo a postura do MEC. Caminhando assim não veremos nem tres linhas de EAD no próximo PNE.


28/09/2015 - 👎 ARIADNES MEIRELLES DA CUNHA COSTA
NÃO FOI BOM PARA A EAD


28/09/2015 - 👎 Mauro Roberto Claro


28/09/2015 - 👎 Junia Moraes Lage e Silva


28/09/2015 - 👎 Miguel Damasco
Pelos últimos censos e pesquisas, vemos que a EaD veio para ficar, enquanto sabemos que governos e ministros passam. A ABED chegou aos 20 anos participando do crescimento da EaD e sabe que o governo só utiliza seus dados quando quer mostrar fatores positivos. A falta de interesse do MEC em dialogar mostra pouco caso com a inovação na educação por parte da "Pátria Educadora". Acho que sem as amarras do MEC teremos mais chance de sucesso no nosso trabalho junto à sociedade. ABED 7 x 1 MEC.


28/09/2015 - 👎 Sannya Fernanda Nunes Rodrigues


28/09/2015 - 👎 Simone Domingues do Carmo Costa
Concordo com a Rosana Amaro "Acredito que o principal motivo da recusa esteja associado a ausência de "Técnicos Ministeriais" preparados para debater a EaD, prova disso é a ausência de incentivo/investimento em políticas públicas e os recentes cortes na Educação" tenho enfrentado dificuldades neste sentido, a alta direção deverá estar envolvida em nossos projetos, porém devem pelo menos conhecer melhor o que fazemos.


28/09/2015 - 👎 JUREMA MARCIA DANTAS DA SILVA
É preciso que tenhamos normas e regulamentos coerentes para que possamos desenvolver com qualidade as propostas do EaD.


28/09/2015 - 👎 MARCUS POSSI
Indiscutível a falta de empenho e atenção não só desse ministério como de todos os outros devemos continuar nossos esforços para trazer lo para a realidade


28/09/2015 - 👎 Andréa César Pedrosa da Silva
Afirmar que a contribuição da EaD é "insubstituível" para a Educação Nacional e esquivar-se da participação no evento que congregará todos os que fazem a EaD no Brasil é lamentável, mas, infelizmente, coerente com o 'modus operandi' do governo que está aí. patriadeseducadora


28/09/2015 - 👎 Roldão Lima Junior
Diante dessas evasivas, fica claro que existe, atualmente, um descompasso entre o MEC e a sociedade civil organizada representada pela ABED. Nada é melhor do que um congresso, como é o caso do 21º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, com a efetiva participação de órgãos governamentais, incluindo o MEC, representado pelo CNE, para discutir e alinhavar diretrizes que promovam a EaD de qualidade. O MEC deveria participar do congresso, apoiando mais essa iniciativa da ABED.


28/09/2015 - 👎 Arnaldo Crippa
Não há como não ficar indignado com a postura do órgão legislador da educação no pais em não querer participar do congresso. Há um incoerência muito grande nesta postura, o EAD tem propiciado levar a educação de uma forma igualitária para todos os cidadãos brasileiros, é no mínimo uma obrigação do MEC participar e dar seu apoio ao evento. Espero que até a data do evento esta postura seja reavaliada pelos gestores que estão a frente do EAD no MEC.


28/09/2015 - 👎 Samuel Oliveira de Jesus
Essa corja faz o que quer nesse governo de larápios. Pregam o que não vivem! São também demagógos, enganadores. Esperar o que do MEC num governo que tira verbas da educação pra pagar a farra com o dinheiro público?


28/09/2015 - 👎 Iuri Bueno
Não poderíamos esperar outra posição de um ministério ligado a um comando (presidência) tão corrupto. Lamentável este posicionamento do MEC. Esta atitude apenas corrobora com o sentimento geral dos brasileiros, de que estamos sem comando e sem comandantes à altura de suas atribuições. São todos ocupantes de cargos públicos por mera politicagem.


28/09/2015 - 👎 Lana Paula Crivelaro
A falta de posicionamento do MEC certamente ocorre porque há falta de representantes que entendam ou até mesmo acreditem no EaD. Por um lado inúmeras pesquisas demonstrando que o EaD é o novo modelo de crescimento educacional, por outro lado, não há regras claras para se implantar um modelo ideal em EaD. Mais do que esperar uma resposta do MEC, é garantir que este representante, ao responder, acredite e pense o EaD sabendo valorizar esta modalidade.


28/09/2015 - 👎 Igor Lima Rodrigues
Tal postura é muito negativa.


28/09/2015 - 👎 Magaloni Maria de Almeida


28/09/2015 - 👎 Prof. Mario
Lamentável essa posição do MEC. Todavia, entendo e já discuti com alguns membros do próprio Ministério, a real situação do EaD. Entre outros pontos, um aspecto que coloquei e me pareceu ter sido, atentamente, observado se refere aos Indicadores de Produtividade das IES que ofertam cursos nesta modalidade. Analisando o último censo publicado pela ABED não consegui encontrar dados que contemplassem a "produtividade", das IES, dos cursos, dos professores, dos tutores, enfim, dos envolvidos.


28/09/2015 - 👎 Inez
Acredito ser negativo, pois precisamos falar a mesma linguagem em relação a educação. Inclusive do MEC.


28/09/2015 - 👎 Fabrícia
Isso porque a Educação é prioridade no Brasil, lamentável... Pátria Educadora? Qual? Não vejo!


28/09/2015 - 👎 Rosana Amaro
Acredito que o principal motivo da recusa esteja associado a ausência de "Técnicos Ministeriais" preparados para debater a EaD, prova disso é a ausência de incentivo/investimento em políticas públicas e os recentes cortes na Educação.


28/09/2015 - 👎 Luciana Vieira
Criticável, infeliz decisão!!! Conduta indigna.


28/09/2015 - 👎 Elcio Abrahão
O MEC mostra mais uma vez a falta de comprometimento com o ensino superior e a EAD. É muito mais importante salvar o próprio pescoço do que tomar decisões que levem o Brasil a transformação que a educação promove.


28/09/2015 - 👎 Valcenir do Vale Costa
Precisamos manifestar nossas observações, impressões e desejos em relação ao tema, de forma veemente.


28/09/2015 - 👎 Clarisse Ferrao
A recusa só reafirma o que temos presenciado nos mais diversos segmentos e em especial na educação com metas insatisfatórios e projetos mal implantados sem coerência.


28/09/2015 - 👎 Shirlene


26/09/2015 - 👎 Rosa Maria Alves Chichorro
Qual seria a solução?


25/09/2015 - 👎 Ailton Alves Pereira
O que podemos constatar é que o MEC não está cumprindo com a sua função de dialogar com o setor. Me pergunto, o que mais poderíamos fazer, além de protestar? Será que não nos cabe, como cidadãos, uma ação mais contundente?


24/09/2015 - 👎 MARCIA COSME DA SILVA
O MEC deveria ser o primeiro a estar participando, pelas suas atribuições frente a educação e as inovações referentes as metodologias a ela aplicada com os alunos digitais.


24/09/2015 - 👎 Denise Maria Moscon Puntel
Triste o MEC ignorar um Congresso internacional dessa importância para a EaD. Para o país. E eu achava que com o novo ministro as coisas poderiam fluir melhor.


24/09/2015 - 👎 Paulo Roberto Ramos
Prezados mestres,este comportamento do MEC prova que o fato político vem antes do fato social. O trabalho da ABED é um marco Social importante no desenvolvimento da aprendizagem no Brasil,mas o Governo não está interessado naquilo que é importante para o cidadão.


24/09/2015 - 👎 Dayse Lucia Alvino Cordeiro
Lamentável


24/09/2015 - 👎 Paulo Nunes
O MEC, como sempre, se mostrando reticente a mudanças e apegado a uma ideologia ultrapassada e retrógrada, querendo apenas beneficiar aos que lá estão. Enquanto a maioria dos países desenvolvidos está a anos luz de distância do Brasil em termos de educação a distância, ainda temos que nos submeter ao feudo do MEC, alguém tem que dar um basta nisso!


24/09/2015 - 👎 Thereza Guerra
Essa recusa do Mec só demonstra que ele apoia o Ead apenas como forma de sucatear mais a educação neste país.Há que mostrar que Ead é um modelo sério de estudo e educação.


24/09/2015 - 👎 ELIZEU BANDEIRA DE LIMA
Um desrespeito lastimável que só confirma a "pátria educadora" não passou de mero marketing barato.


24/09/2015 - 👎 Juliana Oliveira
Precisamos do MEC para sermos uma "Pátria educadora".


23/09/2015 - 👎 Elias Ataide
O MEC não deveria ficar de fora de nenhum congresso de sobre educação pelo contrário deve participar e incentivar estes espaços de trocas de experiencias e espaço de debate sobre a educação brasileira.


23/09/2015 - 👎 aloisio de souza sabença
Não faz sentido. Somos ou Não Pátria Educadora? Me assusta, pois Universidade Aberta do Brasil possui vários cursos na Modalidade EAD, e o órgão regulador da Educação Nacional ignora a Educação a Distância... Total incoerência!!!!


23/09/2015 - 👎 Eliza Flora Muniz Araujo
Lamentável que isso possa ocorrer justamente quando o governo lança o slogan de "Pátria Educadora." A participação do MEC no Congresso só traria contribuções frutíferas para o fortalecimento da própria instituição. Talvez ainda mudem de ideia.


23/09/2015 - 👎 Vera Lucia da Silva
A Educação a Distancia também é de responsabilidade do MEC, mas essa atitude, deve esta pautada no cortes que tem acontecido na educação, em especial na EaD, Ninguém quer se responsabilidade no tais atos. Isso é ima afronta a Educação a Distancia.


23/09/2015 - 👎 Edival Dab
Esse é o retrato do pessoal do MEC que vem tratando com descaso, não só a EaD, como também, toda a rede de ensino de nosso país. Podemos até entender que a situação política e econômica atual é bastante preocupante, mas abandonar a educação será um retrocesso sem precedentes para o nosso desenvolvimento. Tentar resolver crise sem diálogo, principalmente com o seguimento da educação é o mesmo que dar um tiro no pé..


23/09/2015 - 👎 NADJA CRISTINA RISSO SILVA
Isso é péssimo para o EAD, pois apesar do EAD não depender tanto do MEC para crescer em qualidade, ainda há uma grande preocupação daqueles que fazem EAD, quando não relaciona o ensino, qualquer que seja ao MEC.


23/09/2015 - 👎 Adriana C. Palma
Felizmente, na realidade, a EaD não depende do MEC para continuar avançando na qualidade educacional, porque, se dependesse... Nessas situações que vemos quem faz a diferença!


23/09/2015 - 👎 Laryssa Melo
Há uma grande incoerência a tudo que se relaciona à educação no país. O PNE carece de uma atualização teórica e prática.


23/09/2015 - 👎 Ana Maria da Silva Poersch
Com certeza a ausência do MEC no Congresso poderá afetar a construção de indicadores importantes para o ensino à distância. Infelizmente isso só demonstra o quão estamos desamparados pelo nosso governo federal.


23/09/2015 - 👎 Vinícius Coelho
Vergonha de um país ter o lema de Pátria Educadora e ser esse o posicionamento em relação à comunidade acadêmica. Está bem coerente com todo o governo, a educação pode ser deixada de lado... Vergonhoso esse tipo de incidente.


23/09/2015 - 👎 Maria Rita Trombini Garcia
Se recusou é porque não tem competência, não conhece,nunca leu, nunca de fato participou ,nunca vivenciou, nunca estudou o assunto, tanto que no Plano cita a EAD em apenas três linhas, não só incoerência como de fato declarou publicamente o NAO interesse em proporcionar e facilitar o acesso aos estudos com qualidade, para todos que , por residirem distante , por dificuldades de deslocamento e moradia, muitas vezes deixam de irem em busca do conhecimento e portanto de realizarem seus sonhos.


23/09/2015 - 👎 JOSE AUGUSTO THEODOSIO PAZETTI


23/09/2015 - 👎 Katy Avila


23/09/2015 - 👎 Eraldo Pereira
O ensino a distancia também faz parte da educação dos brasileiros. O MEC é o Ministério responsável.


23/09/2015 - 👎 LUIS ANTONIO MARTINS MENDES
O MEC TEM que participar do Congresso ou, mais uma vez, se mostrará alheio aos problemas da educação no país, caminhando na contra mão da história.


23/09/2015 - 👎 Wendell Ross Dantas de Medeiros
Precisamos do MEC para debatermos sobre a "Pátria Educadora"


23/09/2015 - 👎 Adriana Regina da Silva Bastos


23/09/2015 - 👎 Leoanrdo Santiago
Só posso lamentar a postura do MEC, pois a EaD online é algo que realmente pode fazer a diferença quando tratamos de educação num país de dimensões continentais.


23/09/2015 - 👎 Prof. Dr. Euro Marques Jr.
O MEC parece refletir a crise política que imobiliza o atual governo. É possível que a solução esteja na troca imediata dos altos escalões governamentais, por pessoas com mais credibilidade e competência.


23/09/2015 - 👎 gisele ramos scheffer


23/09/2015 - 👎 Roberta


23/09/2015 - 👎 vera helena
essa postura é péssima para o MEC mas a ead continuará crescendo firme e forte tanto no setor privado como no público com as escolas fazendárias e de administração pública.


23/09/2015 - 👎 LUCIENE DA SILVA REIS DE ARAUJO
Acredito que a participação do MEC é essencial para a a EAD.


23/09/2015 - 👎 Veronica Andrea Peralta Melendez
Essa atitude do MEC mostra seu autoritarismo e sua total desestrutura e/ou falta de um projeto. Vergonhoso!


23/09/2015 - 👎 Paulo Sérgio Cavalcanti Costa
É a Pátria Educadora do PT. Já era de se esperar.


23/09/2015 - 👎 Érica Monteiro
A meu ver a EAD precisa ser regulamentada para que atinja o grau de maturidade que o povo brasileiro merece, EAD na era digital veio para ficar, ela inclui, ela possibilita que possamos desenvolver os 4 pilares da educação Deloriana, temos a cada dia mais bons cursos inclusive nas esferas federais, qualificando bons profissionais com nível de exigência até superior aos cursos presenciais,mas ainda ouvimos da classe acadêmica que curso EAD não vale como um presencial! É tempo do MEC agir junto.


23/09/2015 - 👎 Emerson
Esta postura do MEC demonstra claramente como a EAD sofre para ter sua valorização e que a distância em pensar em políticas públicas para uma melhor estruturação dos cursos e formação acadêmica nesta área ainda é grande.


23/09/2015 - 👍 Luiz Valerio Dutra Filho
Cedo ou tarde os funcionários do governo perceberão que eles têm que prestar contas à sociedade brasileira.


23/09/2015 - 👍 Luiz Valerio Dutra Filho
Cedo ou tarde os funcionários do governo perceberão que eles têm que prestar contas à sociedade brasileira.


23/09/2015 - 👎 ROSIÊ CARNEIRO
Sugestão, que tal lotar a caixa de e-mails destes convidados(MEC) que "esqueceram de responder" ou de aceitar ao convite da ABED? Receberão "lembretes" e convites insistentes de vários cidadãos (nós) profissionais da EAD. Vale Face, Twitter, 0800... imagino que assim se sentirão "inspirados" e motivados a dar uma resposta à ABED e a este seguimento da sociedade que não é tão pequeno assim, e muito menos insignificante... afinal , somos profissionais e merecemos respeito.


23/09/2015 - 👍 Andréa Vilella de Paula
Há uma discrepância entre o discurso e a prática do MEC. A adequação às necessidades atuais da educação somente está sendo praticada de maneira eficaz pela iniciativa privada. Infelizmente creio que a participação do MEC pouco acrescentaria ao evento.


23/09/2015 - 👎 Inalda Barros
Considero a situação preocupante.


22/09/2015 - 👎 Marco Antonio Dantas Lima
É inconcebível que o MEC despreze a modalidade EaD com tantos grandes pensadores da nossa cultura, educação e políticas publicas que beneficia a tantos cidadãos com esta modalidade, acessibilidade para com a educação, que é um direito fundamental, constitucional.


22/09/2015 - 👎 Leticia Mahlmeister
Não foi positivo para a EAD e nem respeitoso com a educação! mas, esperar o que de uma "pátria educadora" que corta verbas para a educação?!


22/09/2015 - 👍 CarlosManoel Pozo
O MEC atualmente, como a grande maioria dos órgãos de governo, não se comportam como organismos de estado, Mais atrapalham do que ajudam, e quando participam é apenas para impor suas garras afiadas e sedentas por verbas, financiamento, taxas, impostos e tudo que possa render ao governo, mais dinheiro pra sustentar os desmandos. Parabéns ao MEC por não cumprir seu papel constitucional de políticas sobre Educação e apoio à sociedade brasileira. A EAD sem o MEC pode se tornar muito boa!Afinal...


22/09/2015 - 👎 Alex Sandro de França
O MEC deveria participar obrigatoriamente e dar apoio a tudo que envolve EaD, principalmente da ABED. Acredito que eles têm muito que aprender com quem entende de EaD e assim abrir os olhos para oportunidades.


22/09/2015 - 👎 Sandra
Boa noite Acredito que a nossa sociedade está passando por uma face de mudança em relação a 10 ou 20 ano, pois tanto como hoje e nos anos anteriores precisávamos de trabalhar para manternos, mas hoje com essa correria, que as vezes a pessoa demora mais no trânsito do que a hora de trabalho, imagina!- como poderá uma pessoa assistir uma aula presencial? Isso e inúmeras causas que o MEC deve pensar e resolver como administrar para atender as necessidades das pessoas que sonham ou precisam de est


22/09/2015 - 👎 Gley Fabiano Cardoso Xavier
Para um estado democrático, a participação de órgãos federais em momentos para discussão com a sociedade a qual suas ações tem um impacto, seriam uma forma de contribuição mínima de respeito aos cidadãos e as bases de qquer governo.


22/09/2015 - 👎 Alessandra Amaral
Entendo que o diálogo sobre a EAD entre representantes do Estado e suas políticas e representantes da academia e da sociedade como um todo, tendo em vista a abrangência do tema junto à sociedade, é fundamental para que sejam consolidadas políticas existentes bem com a ampliação das mesmas. Quando o MEC se coloca indiferente ao convite para participar de um dos principais fóruns sobre a EAD, podemos inferir que esse tema não está na pauta do governo atual, o que ao meu ver é um retrocesso.


22/09/2015 - 👎 Carlos Denis de Campos Pereira
É péssimo! É um descaso com a EDUCAÇÃO idependente de sua modalidade! Sempre a educação no Brasil ficou de mollho! Sempre!


22/09/2015 - 👎 Antonio Carlos Costa


22/09/2015 - 👎 Gisele Freitas
Sem a parceria do governo fica muito difícil avançar no Brasil com a Educação a Distância.


22/09/2015 - 👎 Francisléia Giacobbo


22/09/2015 - 👎 ROGERS PEREIRA NOGUEIRA
Não é de hoje que os representantes do MEC, CAPS e outros órgãos públicos que respondem pela EAD, se colocam indiferentes ao tema. Os mestrados e doutorados são um bons exemplos, pois estão previstos em Lei (9.394/1996) na modalidade de educação a distância. Todavia, não vemos esses cursos ofertados na EAD. Isso reflete o desinteresse por parte destes órgãos. Com isso, o Brasil vai ficando para trás em avanços educacionais com relação aos demais países. estando fora do globalização educacional.


22/09/2015 - 👎 Nelly


22/09/2015 - 👎 Pedro Luiz Soares


22/09/2015 - 👎 Clovis Arlindo Ribeiro
Também entendo que não justifica a recusa do MEC. O Governo não dá a devida importância a EAD. Acho que realmente não estão preocupados com a melhoria da educação no Brasil.


22/09/2015 - 👎 Ivanildo Lopes
Votei negativo mas, na verdade, é bom sim. Com essa má vontade e atitude mais uma vez desconfiamos que o Ministério da Educação precisa, como o nosso país, de mais educação!


22/09/2015 - 👎 Mario Gomes de Oliveira
Os representantes do MEC, a continuar com essa posição não será bom para o Congresso da ABED, como também não será bom para as melhorias na EaD.


22/09/2015 - 👎 Anelize Piacentini Messaggi


22/09/2015 - 👎 Lucia Sanchez
Esta atitude demonstra que a Educação no Brasil está relegada a um plano inferior e por consequência o EAD, tão necessário em nosso pais. Demonstra que os atuais gestores do governo estão completamente desnorteados em relação ao processo educacional à distância. Os que lá estão não possuem competência para decidir ou implantar uma modalidade que exige uma grande compreensão deste processo. Acima de tudo não existe vontade de buscar novas práticas ou de conhecimento mais aprofundado da área.


22/09/2015 - 👎 Ivanildo da Cunha Ximenes
Do ponto de vista político foi bom, mostra a incapacidade dos representantes do MEC sobre a importância da EAD. Intransigentes para discutir o contraditório.


22/09/2015 - 👎 sandro bittencourt


22/09/2015 - 👎 Vanda Pereira Leite Dias
Esse comportamento não condiz com o objetivo de uma pátria educadora! A EAD é uma forma de disseminar o ensino no Brasil, isso é fato. Uma política que está trazendo retorno ao nosso país no âmbito do ensino e da aprendizagem.


22/09/2015 - 👎 Vilson Sérgio de Carvalho
Ao tomar conhecimento da recusa do MEC em particpar a pergunta que me vem a mente é: Por que ao contrário das sete edições anteriores os representantes do MEC não querem vir a ABEd? Seria receio? Vergonha? Algo a ocultar? Ou todas as opções anteriores, tendo em vista que o marco regulatório da EaD ainda tem mais perguntas a serem respondidas do que respostas em um texto bastante retrógrado em alguns pontos. Até que ponto o rombo da corrupção atingiu mais a Educação do que imaginamos? São questões como estas que os dignos representants da pátria educadora tem receio, medo ou até vergonha de responder.


22/09/2015 - 👎 Rogério Costa


22/09/2015 - 👎 Elisabeth dos Santos Tavares
A recusa generalizada do MEC revela o autoritarismo que ele impõe em relação à política para EAD especialmente em se tratando das instituições privadas. Não se justifica a recusa em não dialogar com quem efetivamente realiza a educação a distância neste país.


22/09/2015 - 👎 Joelma Fassina Perovano Tatagiba
Lamentável tal situação! Creio que reflete bem o "rosto" do Governo Federal: as máscaras continuam a cair e revelar o óbvio!


22/09/2015 - 👎 Mara Yáskara Paiva Cardoso
Não há compreensão! No seminário do RJ foi prometido uma versão atualizada do texto do Marco Regulatório pois a comentada não era a atual, segundo o MEC. Aguardamos o evento inteiro e nada.Solicitei para a Abed, e nada! Não enviaram. Como planejar o futuro? A regulação atual não responde à EaD e nos adaptamos para sermos avaliados. Necessitamos de novos projetos de cursos com o uso da EaD em modelos pedagógicos inovadores, metodologias ativas e blended learning. Como inovar?


22/09/2015 - 👎 Elton Gomes
Prezados, Certamente o evento será esvaziado. Atenciosamente,


22/09/2015 - 👎 Maurício Aguiar


22/09/2015 - 👎 Jussara
Claro que não é positivo! O MEC tem o compromisso de apoiar participando desse importante momento da educação brasileira.


22/09/2015 - 👎 Carlos Denis de Campos Pereira
É péssimo! É um descaso com a EDUCAÇÃO idependente de sua modalidade! Sempre a educação no Brasil ficou de mollho! Sempre!


22/09/2015 - 👎 Valmor Favretto
Nol Brasil os governantes tem que se acostumar que eles são servidores pagos pelo povo e devem explicações e transparência.Devem incentivar e participar do Congresso Internacional.Não fazem mais que a obrigação.


22/09/2015 - 👎 Mônica Campos Santos Mendes
Entendo que educação se faz com diálogo e flexibilidade, se há por parte de alguns representantes do MEC a postura de recusar-se ao diálogo, entendo que esta negação só tem a contribuir para a desvalorização da educação, ou seja, como fica a "pátria educadora", diante desta postura? Impor regras, leis está longe de ser o caminho para a melhoria da nossa educação. Penso que o cidadão brasileiro deve e merece ser ouvido. O MEC jamais pode se negar ao diálogo. Imperdoável.


22/09/2015 - 👎 David Gonçalves Rosas
Dá muito trabalho planejar a EaD no Brasil!!!!! A comunidade interessada terá que assumir mais este papel, enquanto que na Europa, por exemplo, há um força enorme agindo em benefício da EaD.


22/09/2015 - 👎 EDUARDO PENNA
Uma instituição governamental deve apoiar e dar transparência em qualquer grande associação de representatividade que reúne os principais players do mercado


22/09/2015 - 👎 César Santiago
Seria bom se o MEC saísse de cena e deixasse o próprio mercado regular suas ações.


22/09/2015 - 👎 Naiara Pereira Dantas


22/09/2015 - 👎 Cleberson Disessa
Não foi nada positivo, como responsável maior na educação brasileira o MEC deve acompanhar a todos os níveis de educação e ao processo educativo em todas as modalidades. A EAD faz parte da nova educação e tal evento é de suma importância.


22/09/2015 - 👎 Michele Domingos Schneider


22/09/2015 - 👎 PAULO ROBERTO NUNES DE ARAUJO
Curiosamente, tal Plano cita a EAD em apenas três linhas - uma incoerência por parte do MEC? Não precisa dizer mais nada, o que melhor já foi falado...Sigamos em frente....


22/09/2015 - 👎 Luciane Klein
A EaD cresce exponencialmente no mundo e não há como fugir dos inegáveis avanços que incorpora em todos os níveis da educação. Quem perde com isso e em não participar do congresso, é o MEC


22/09/2015 - 👎 Nilson Carvalho
As diretivas das autoridades governamentais são essenciais para o aprimoramento do setor de EAD.


22/09/2015 - 👎 Carlos Alberto da Silva Mello
A falta de ação por parte do governo para o fortalecimento da EaD e seu afastamento do maior evento da área no país, demonstra o desinteresse ou falta de projeto para o desenvolvimento desta modalidade.


22/09/2015 - 👎 Liamara Scortegagna
Estamos vivendo um momento delicado da EAD em nosso país e o diálogo com os representantes do MEC é fundamental para que, junto com a comunidade acadêmica possa encontrar alternativas para continuidade do crescimento desta modalidade de ensino.


22/09/2015 - 👎 Alexandre Sarameli
A alguns meses, o Atual ministro da educação Renato Janine Ribeiro reuniu-se com o ex-presidente Lula em uma conversa informal para tratar sobre educação, porém, omite-se em querer se reunir com profissionais de EaD brasileiros e do exterior. Um comportamento no mínimo curioso. Estaria o ministro realmente preocupado com a educação? E será que não tem ninguém nesse ministério com um pouco de tempo na agenda? Fico muito triste com esse descaso!


22/09/2015 - 👎 Nádia Teixeira da Silveira


22/09/2015 - 👎 Cassandra Amidani
O próprio tema do Congresso, deste ano, sofre impacto negativo direto. Parece que estamos falando para nós mesmos, sem eco, sozinhos. sem desdobramentos concretos. A palavra é "abandono", um tipo de "virem-se, estamos preocupados com coisas mais importantes". Mais um baque na Pátria "Educadora"!


22/09/2015 - 👎 Glaucia Beatriz de Freitas Lorenzetti


22/09/2015 - 👎 VOLMAR MADEIRA


22/09/2015 - 👎 DAYSE MYSMAR
Isso mostra uma falta de respeito e interesse para com a EaD, que, diante dos problemas que a Educação Pública tem passado (greve nacional), poderá ser a única alternativa para a efetivação da educação pública.


22/09/2015 - 👎 Carla Bueno Sigal
A falta de diálogo nunca é positiva!


22/09/2015 - 👍 SIDNEY DE ARRUDA
Prezados, frente ao cenário nacional qual estamos observando, creio ser providencial não misturar a seriedade da ABED com uma política descompromissada com os objetos de uma educação levada a sério e de qualidade, qual arduamente trabalhamos para conquistar. Sem mais, com cordialidades, Sidney


22/09/2015 - 👎 Ilda Yumi
Não é positivo para o EAD, pois o MEC deveria ser mais atuante frente a uma modalidade de ensino com demanda tão significativa.


22/09/2015 - 👍 Wagner Destro


22/09/2015 - 👎 ana paula bojikian
cada vez mais me convenço de que devemos aumentar nossa representatividade junto aos órgãos executivos desse País pois cada vez mais vejo diminuir as oportunidades de participação e cada vez mais pessoas distantes do dia a dia do processo educacional ditando regras e normas.


22/09/2015 - 👍 Renata Savastano Ribeiro Jardini
O que as iniciativas privadas têm contribuído para a qualidade na educação brasileira, por meio de EAD, se choca com a ineficácia e incoerência dos programas educacionais governamentais e a opinião do MEC. Portanto, acredito que foi muito positivo para o EAD essa recusa, pois mostra o lugar de cada um no cenário de uma educação de RESULTADOS. Façamos o nosso trabalho, que a sociedade saberá a quem dar valor!!


22/09/2015 - 👎 Luis
A ausência das autoridades de comando da educação em um grande evento como o da ABED é uma atitude equivocada por parte do governo.


22/09/2015 - 👎 luzelia alves de oliveira
Acredito que tenha sido bom, pois a SESU, vai regular mais a abertura das instituições de Educação Superior, e como o governo não tem recursos, vai abrir mais para as instituições privadas.


22/09/2015 - 👎 Magno Vianna
Uma pena para a "pátria educadora"


22/09/2015 - 👎 Daniela Zinn


22/09/2015 - 👎 ROSELI DE SOUZA LIMA DA SILVA
A participação de um representante do MEC é fundamental para fortalecer e alinhar as estratégias da EaD ao Plano Nacional da Educação (PNE)


22/09/2015 - 👎 Paulo teixeira de sousa
não


22/09/2015 - 👍 Dorival da Costa
O que me parece que há uma clara distinção para os trabalhadores do MEC, não valorizar a Educação a Distância. Acredito que seja necessário uma ação dos nossos Reitores EAD junto ao MEC para que encaminhe representantes... Grato


22/09/2015 - 👎 Erika Bataglia da Costa
Não, obviamente não é bom que o órgão responsável pela normatização do setor educativo não se pronuncie a respeito de uma forma de educar que pode mudar os rumos do país.


22/09/2015 - 👎 Bartolomeu das Neves Marques
É lamentável a negativa. Inclusive, é preciso discutir a implantação de cursos de pós-graduação stricto sensu, bem como a melhoria na avaliação dos cursos EaD, além de outras questões que devem estar inseridas na agenda das políticas públicas educacionais.


22/09/2015 - 👎 Lise Mangabeira
Isso é LAMENTÁVEL!!!


22/09/2015 - 👎 José Cavalheiro


22/09/2015 - 👎 Paula Paes


22/09/2015 - 👎 Fernanda Emanuela Ferreira
A partir do momento em que o MEC se recusa a ter diálogo, e dar satisfações , nós como uma associação científica ficamos sem apoio para discutir o avanço da EAD.


22/09/2015 - 👎 Marcos Resende
A interação entre legisladores, fiscalizadores, executores e tomadores de serviços de ensino à distância é crucial para a aplicação correta dessa modalidade de ensino neste nosso país. Se uma das partes se recusa a interagir demonstra que não se interessa pelo propósito maior e nem pelas partes envolvidas. O congresso é exatamente o campo neutro onde todos envolvidos sentam e discutem o futuro da educação do nosso país . Lembro tbm que os filhos de todos envolvidos serão impactados por isso.


22/09/2015 - 👎 VIVIANE MONTEAVARO
Creio que é muito importante que o MEC continue participando dos colóquio sobre a EAD, pois é um setor que esta crescendo muito no Brasil e está na vanguarda de discussões prático-pedagógicas. Muitos dos debates que a ABED vem discutindo há anos, estão aplicados na educação presencial nos nossos dias. O MEC precisa estar alinhado às novas tendências para repensar suas políticas pedagógicas para a educação.


22/09/2015 - 👎 Marie Fabre
Muito ruim. Mal sinal para a EAD e todas as instituições, especialmente as de ensino formal que atuam nesta área. Infelizmente, está de acordo com a postura e movimento do governo atual. Uma incoerência sem fim!


22/09/2015 - 👎 PEDRO LUIZ FURQUIM JEANGROS
Tal postura demonstra na sua essência o ainda vigente preconceito por parte do governo federal no tocante a EaD.


22/09/2015 - 👎 Paulo Nogueira
O MEC deixar de participar do evento demonstra uma falta de compromisso com a comunidade acadêmica que faz a EAD em nosso Brasil. O que podemos esperar?


22/09/2015 - 👎 Cristiana Mattos Assumpção
Falta de diálogo nunca é bom. Transparência é fundamental para garantir o melhor para o coletivo. Afinal, o governo está formado para defender os interesses do seu povo.


22/09/2015 - 👎 Rodrigo Araujo
Com certeza a recusa do MEC em participar do próximo congresso da ABED é péssimo para a EAD.


Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED