BIBLIOGRAFIA
4C-ID Model and Cognitive Approaches to Instructional Design and Technology: Emerging Research and Opportunities

Autores:
Guilhermina Lobato Miranda
Manuel Rafael
Mário Melo
Joana Martinho Costa
Thiago Bessa Pontes
Este livro trata do uso do modelo de design instrucional dos quatro componentes o Modelo 4C-ID e as abordagens cognitivas ao projeto e tecnologia instrucionais. São apresentadas pesquisas e oportunidades emergentes em duas seções a tratar: A primeira seção consiste em seis capítulos, analisamos no capítulo 1 os conceitos de educação e instrução e sua complementaridade e as diferentes teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano que fundamentam cientificamente as principais abordagens da instrução: comportamental, cognitiva e as abordagens construtivistas. Essas abordagens são descritas nos capítulos 2 e 3. A seguir, analisamos as teorias da instrução que melhor ilustram cada uma das três abordagens à aprendizagem: condições da teoria da aprendizagem de Robert Gagné (capítulo 4), teoria da aprendizagem de descoberta guiada de Jerome Bruner (capítulo 5) e o modelo de design instrucional de quatro componentes - o modelo 4C-ID, de van Merriënboer (capítulo 6). A segunda seção, que consiste em quatro capítulos, apresentamos os principais resultados das pesquisas empíricas que utilizaram o modelo 4C-ID para ensinar a aprendizagem complexa (complex learning). O capítulo 7 apresenta os resultados de uma pesquisa com um desenho quase experimental que visava ensinar circuitos elétricos a estudantes do 9º ano do ensino obrigatório. Nos capítulos 8 e 9, seguindo a mesma abordagem metodológica, descrevemos os resultados da aplicação do modelo 4C-ID ao ensino de programação de computadores. No capítulo 8, esse modelo foi combinado com um microworld em um curso de programação introdutória para estudantes do 1º ano do ensino profissional, com idades entre 15 e 18 anos. No capítulo 9, aplicamos esse modelo instrucional ao ensino da linguagem textual Python a estudantes que cursam o 3º ano do ensino universitário. No capítulo 10, apresentamos os resultados de uma revisão de literatura e uma análise bibliométrica do modelo 4C-ID entre 2000 e 2019.
Contato dos autores: thiago.bessa@ufca.edu.br

Autores:
Guilhermina Lobato Miranda
Manuel Rafael
Mário Melo
Joana Martinho Costa
Thiago Bessa Pontes
Este livro trata do uso do modelo de design instrucional dos quatro componentes o Modelo 4C-ID e as abordagens cognitivas ao projeto e tecnologia instrucionais. São apresentadas pesquisas e oportunidades emergentes em duas seções a tratar: A primeira seção consiste em seis capítulos, analisamos no capítulo 1 os conceitos de educação e instrução e sua complementaridade e as diferentes teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano que fundamentam cientificamente as principais abordagens da instrução: comportamental, cognitiva e as abordagens construtivistas. Essas abordagens são descritas nos capítulos 2 e 3. A seguir, analisamos as teorias da instrução que melhor ilustram cada uma das três abordagens à aprendizagem: condições da teoria da aprendizagem de Robert Gagné (capítulo 4), teoria da aprendizagem de descoberta guiada de Jerome Bruner (capítulo 5) e o modelo de design instrucional de quatro componentes - o modelo 4C-ID, de van Merriënboer (capítulo 6). A segunda seção, que consiste em quatro capítulos, apresentamos os principais resultados das pesquisas empíricas que utilizaram o modelo 4C-ID para ensinar a aprendizagem complexa (complex learning). O capítulo 7 apresenta os resultados de uma pesquisa com um desenho quase experimental que visava ensinar circuitos elétricos a estudantes do 9º ano do ensino obrigatório. Nos capítulos 8 e 9, seguindo a mesma abordagem metodológica, descrevemos os resultados da aplicação do modelo 4C-ID ao ensino de programação de computadores. No capítulo 8, esse modelo foi combinado com um microworld em um curso de programação introdutória para estudantes do 1º ano do ensino profissional, com idades entre 15 e 18 anos. No capítulo 9, aplicamos esse modelo instrucional ao ensino da linguagem textual Python a estudantes que cursam o 3º ano do ensino universitário. No capítulo 10, apresentamos os resultados de uma revisão de literatura e uma análise bibliométrica do modelo 4C-ID entre 2000 e 2019.
Contato dos autores: thiago.bessa@ufca.edu.br
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