BIBLIOGRAFIA

Leitura híbrida: propostas de práticas sociais de letramento digitalleituraleitura














Editora Artesanato Educacional

Autor: Jose da Silva Nunes

O presente livro tem como foco o estudo sobre o leitor da atualidade, aqui compreendido como leitor híbrido, inserido em uma cultura digital e em um contexto híbrido de leitura, que mescla a leitura virtual e a impressa. A investigação sobre o tema levou à escolha da seguinte pergunta norteadora: quais são as estratégias de leitura utilizadas por professores, no contexto escolar, com o uso de tecnologias digitais e de que forma podem ser articuladas com as práticas sociais de letramento digital? Para contribuir com a discussão relativa a essa questão, estabeleceu-se, como objetivo geral, investigar estratégias de leitura desenvolvidas no contexto da disciplina de Língua Portuguesa com o uso de tecnologias digitais, a fim de compreender como ocorrem as práticas sociais de letramento digital. Determinou-se como corpus da pesquisa alunos do nono ano, concluintes do ensino fundamental em escolas públicas, de um município da região metropolitana de Porto Alegre. E, como objetivos específicos, verifica os conceitos de cultura digital, contexto híbrido, leitura e multiletramento, bem como os tipos de leitores existentes no mundo contemporâneo, com inserção da tecnologia na cultura da leitura. Além disso, explora a articulação entre estudos teóricos para a elaboração de proposta metodológica associada a práticas de leitura desenvolvidas em contextos híbridos, visando à proposição de diretrizes norteadoras para o desenvolvimento de práticas sociais de letramento digital no contexto escolar. A metodologia escolhida para a pesquisa foi o estudo de caso educacional, articulando investigações sobre (PLE) os ambientes pessoais de aprendizagem à perspectiva de ler, produzir e compartilhar como estratégia para práticas de letramento em contexto híbrido na educação básica. Por meio da análise dos dados, evidenciaram-se, nas escolas pesquisadas, recursos tecnológicos que possibilitam práticas para um contexto híbrido de leitura.
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED