O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é a principal ferramenta de coleta, sistematização e divulgação de dados sobre o ensino superior no Brasil. O levantamento abrange informações detalhadas sobre instituições, cursos, alunos e docentes.
Nos últimos anos, a relevância do Censo tem se intensificado especialmente para o acompanhamento da Educação a Distância (EaD), modalidade que vem crescendo de forma acelerada e consistente em todo o país. A partir de 2018, o número de ingressantes em cursos de graduação EaD superou, pela primeira vez, o número de ingressantes na modalidade presencial — marco que evidencia uma profunda transformação no cenário educacional brasileiro.
Para a ABED, o acompanhamento sistemático dos dados do Censo é fundamental para:
a) analisar a expansão da EaD em termos de oferta institucional, diversidade de
cursos e abrangência territorial;
b) identificar tendências e desafios, como evasão, qualidade e desigualdades
regionais;
c) subsidiar propostas e debates sobre regulamentação, inovação tecnológica e
políticas de financiamento;
d) fortalecer o compromisso com a qualidade, a equidade e a inclusão na educação
superior a distância.
Esses dados se tornam ainda mais relevantes diante do papel estratégico da EaD na democratização do acesso ao ensino superior, especialmente para populações historicamente excluídas ou geograficamente distantes dos grandes centros urbanos.
A ABED utiliza os dados do Censo da Educação Superior como base empírica para diversas ações institucionais e projetos de pesquisa, como o Censo EAD.BR e o projeto mais amplo EaD em Dados, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento da modalidade no Brasil de forma ética, inovadora e sustentável.