ABED ABED
Novo Marco Regulatório para Educação a Distância
Curso oficial da ABED sobre o novo decreto e suas implicações: entenda e aplique as novas regras da EaD no Brasil.

Carga horária total
20 horas

Objetivo do Curso
Oferecer subsídios teóricos e práticos para que profissionais da educação, gestores, pesquisadores e demais interessados possam compreender, interpretar e aplicar o novo marco regulatório da Educação a Distância no Brasil, promovendo a qualidade e a inclusão.

Público Alvo
Professores (presenciais ou a distância), tutores, pedagogos, profissionais que atuam com educação a distância, gestores educacionais, coordenadores e todos aqueles que se interessam por ensino e aprendizagem.

Período de Realização
7 de agosto a 4 de setembro de 2025

Formato
100% online, com atividades assíncronas e, conforme acordado com a turma, momentos síncronos, que ficarão gravados para posterior acesso dos interessados.
 
Conteúdo programático

1. Introdução
     ⇒ Objetivos do curso e metodologia adotada
     ⇒ Panorama histórico e político da regulação da Educação a Distância (EaD) no Brasil
     ⇒ O papel da ABED nas discussões e contribuições para o novo marco regulatório
     ⇒ Visão geral das principais mudanças introduzidas pela nova legislação

2. Referenciais de qualidade de cursos de graduação com oferta a distância
     ⇒ Evolução dos referenciais de qualidade no Brasil (2007–2025)
     ⇒ Referenciais Internacionais
     ⇒ Definição atual de EaD segundo o MEC
     ⇒ Seções estruturantes dos novos referenciais:
             • concepção do curso
             • experiência dos estudantes
             • docência e equipe multidisciplinar
             • ensino e aprendizagem (incluindo plataformas e avaliação)
             • polos como espaço educativo
             • integração institucional, gestão da qualidade e repercussão social
     ⇒ Referencial e Selo ABED de Qualidade para EaD

3. Decreto nº 12.456/2025
     ⇒ Finalidade e abrangência do novo Decreto
     ⇒ Definições centrais: EaD, atividades síncronas e assíncronas, polos, unidades curriculares
     ⇒ Formatos de oferta: presencial, semipresencial, a distância
     ⇒ Regras de carga horária mínima para atividades presenciais e síncronas
     ⇒ Corpo docente, mediação pedagógica e avaliação da aprendizagem
     ⇒ Requisitos para os polos EaD e vedação de compartilhamento
     ⇒ Materiais didáticos, plataformas digitais e ambientes profissionais

4. Portarias que complementam o Decreto nº 12.456/2025
     ⇒ Portaria MEC nº 378/2025:
         • Define percentuais mínimos de atividades presenciais e síncronas por área do conhecimento
         • Regras específicas para Medicina, Enfermagem, Direito, Engenharias, Educação, entre outras
     ⇒ Portaria MEC nº 381/2025:
         • Estabelece regras de transição para adequação institucional
         • Extinção automática de cursos vedados a distância
         • Prorrogação de atos regulatórios e calendário atualizado no e-MEC
     ⇒ Implicações práticas das Portarias e demais normas complementares para as instituições de ensino superior

5. Instrumentos de avaliação (INEP)
     ⇒ Organização dos instrumentos de avaliação in loco por dimensões transversais e específicas
     ⇒ Dimensões transversais (aplicáveis a todos os cursos):
         • organização didático-pedagógica
         • corpo docente e mediação pedagógica
         • infraestrutura
    ⇒ Dimensões específicas voltadas às áreas de:
         • Educação
         • Engenharia, construção e produção
         • Saúde e bem-estar
    ⇒ Reconhecimento das especificidades da EaD no desenho e aplicação dos instrumentos
    ⇒ Abordagem metodológica voltada à diversidade do sistema educacional e às modalidades de ensino

6. Conclusão
    ⇒ Síntese das transformações regulatórias e principais implicações para a EaD
    ⇒ Riscos, oportunidades e interpretações institucionais
    ⇒ Estratégias de adequação e inovação
    ⇒ Compromissos da ABED com a orientação, qualificação e avaliação da implementação do novo marco regulatório
    ⇒ Encaminhamentos para reflexão institucional e diálogo com os órgãos reguladores

Coordenador do curso
Prof. Dr. João Mattar
João Mattar tem Mestrado em Educational Technology na Boise State University e Pós-Doutorado na Stanford University (USA). Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Professor Colaborador no Mestrado em Recursos Digitais em Educação no Instituto Politécnico de Santarém (Portugal). Bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Conselho Internacional de Assessores da Cátedra UNESCO em Educação a Distância (CUED) da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) da Espanha. Especialista Internacional na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) de Portugal. Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Modalidade de certificação
A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso.
Aprovado, o aluno receberá um Certificado emitido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) com a indicação de carga horária de 20 (vinte) horas.

Investimento
R$ 90,00 (noventa reais).
Estudantes de graduação e associados ABED têm desconto de 50% sobre esse valor. 

Contato para dúvidas
atendimento3@abed.org.br

Associados mantenedores

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