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TCD1 005 - PORTAL EDUCAREDE
– UMA PROPOSTA DE USO DA INTERNET NA ESCOLA PÚBLICA
www.educarede.org.br
Márcia Padilha Lotito
CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação,
Cultura e Ação Comunitária
Tema: Educação a distância
nos sistemas educacionais
Categoria: Educação Fundamental,
Média e Tecnológica
Resumo
A escola pública é a instituição responsável
pela transmissão sistematizada dos conhecimentos acumulados pela
humanidade, visando a inserção social da maioria da população
brasileira, sendo assim a escola é um locus privilegiado para promover
a inclusão digital dos jovens brasileiros.
O EducaRede é um programa educativo na perspectiva da inclusão
digital e do uso pedagógico das TICs, composto por uma série
de ações, dentre elas: Portal EducaRede, projetos de formação
presencial e a distância e elaboração de publicações
e materiais de apoio. .
O portal EducaRede é um portal de educação na Internet,
voltado especificamente para professores e alunos do ensino fundamental
e médio . Tem como objetivo contribuir na melhoria da qualidade
da educação na rede pública de ensino brasileira.
É composto por conteúdos de apoio ao processo de ensino
e de aprendizagem na escola, promoção e apoio ao uso pedagógico
da Internet, ferramentas e metodologias de interação, expressão
e participação de professores e alunos.
Dentre as ações do EducaRede apresentamos duas experiências
que potencializam o uso das TIC’s e da Internet no processo educativo:
o Projeto Aulas Unidas e a Oficina de Criação virtual.
Palavras-chave: Inclusão digital, Internet, escola
pública, educação, comunicação, tecnologias
INTRODUÇÃO
A evolução das TICs (Tecnologias de Informação
e Comunicação) trouxenovas possibilidades e necessidades
para a sociedade que permeiam desde os fatores de inclusão e exclusão
social até dinâmicas e fluxos de comunicação
pessoais, passando a ser partes constituintes do imaginário, das
ações cotidianas, dos processos educativos, de trabalho
e de lazer.
A sociedade atual convive com diversas linguagens e tecnologias. Dessa
forma, a inclusão social do cidadão passa, necessariamente,
pela inclusão digital, uma vez que esta última exige , o
domínio e uso regular da Internet e dos recursos da tecnologia
de informação e comunicação.A escola pública
é a instituição responsável pela transmissão
sistematizada dos conhecimentos para a inserção social da
maioria da população brasileira, sendo assim, a escola é
um locus privilegiado para promover a inclusão digital de uma grande
camada da população jovem brasileira.
Para que a a inclusão digital realmente aconteça pela escola
são muitos os desafios que se colocamcotidianamente aos que pensam,
desenvolvem projetos, sistemas e políticas para essa finalidade.
Dentre os entraves que temos vivenciado, está a visão simplista
de mudança tecnológica, segundo a qual o computador e a
Internet vêm se constituir numa mera substituição
do quadro negro, do livro e, para alguns, até do professor(a).
Também é necessário superar a falsa idéia
de basta haver maior disponibilização de informações,
decorrente do avanço tecnológico, para propiciar uma melhoria
na formação das pessoas.
Portanto, é preciso compreender que a Internet e as tecnologias
de comunicação e informação (TIC’s)
possuem características próprias do meio e representam novaspossibilidades
que podem e devem ser exploradas.
A inserção das TIC’s na escola pública brasileira
é um movimento ainda tímido e vários fatores têm
contribuído para o pouco sucesso no uso qualificado:
· falta de identificação dos objetivos da utilização
de novas tecnologias;
· resistência à mudança;
· falta de sistemas de apoio;
· falta de domínio das novas tecnologias e custos excessivos;
· falta de uma política pública que implemente programas
educativos de qualidade.
Em função desses problemas, a maioria dos processos de
introdução das novas tecnologias na educação
evolui de acordo com o seguinte ciclo: parte-se de elevadas expectativas,
alimentadas por uma retórica sobre a necessidade de inovação,
surge uma política dirigida e se acaba no uso apenas limitado da
tecnologia.
Para quebrar esse ciclo é fundamental compreender que as novas
tecnologias evidenciam uma demanda da sociedade atual em relação
à mudança no modo como se aprende, às transformações
nas formas de interação entre quem aprende e quem ensina,
e no modo como se reflete sobre a natureza do conhecimento. É necessário
construir novas estratégias de pesquisa e organização
de aprendizagem para que o uso das novas tecnologias seja explorado em
todo o seu potencial.
2 - O PROGRAMA EDUCAREDE
O programa EducaRede foi elaborado com base na crença de que a
escola é um agente de inclusão digital e social, e que o
uso educacional das novas tecnologias deve estar comprometido com o avanço
da qualidade de educação pública, com a perspectiva
de democratização de informações e conhecimentos,
e com o compromisso com a formação de sujeitos críticos
e criativos, protagonistas da melhoria de vida pessoal e coletiva.
O EducaRede é fruto de uma parceria da Fundação Telefônica
com o CENPEC (Centro de Pesquisas e Estudos em Educação,
Cultura e Ação Comunitária), coordenador-executivo
e responsável pela gestão pedagógica do projeto,
a Fundação Vanzolini (POLI-USP), responsável pela
coordenação e execução tecnológica
e o Terra Lycos, provedor de acesso à Internet do Grupo Telefônica.
O programa é composto por uma série de ações,
entre elas: Portal EducaRede, subprojetos, ações de formação
presencial e a distância, além de publicação
de material de apoio ,.
3 - O PORTAL EDUCAREDE
O portal EducaRede é um portal de educação na Internet,
voltado especificamente para professores e alunos do ensino fundamental
e médio . Tem como objetivo contribuir na melhoria da qualidade
da educação na rede pública de ensino brasileira.
É composto por conteúdos de apoio ao processo de ensino
e de aprendizagem na escola, promoção e apoio ao uso pedagógico
da Internet, ferramentas e metodologias de interação, expressão
e participação de professores e alunos.
Trata-se de um bem público, totalmente aberto e gratuito, voltado
para educadores, educandos e outros profissionais que têm interesse
na utilização pedagógica da Internet e acesso, seja
nas escolas, em casa ou em centros públicos.
O monitoramento do portal aponta o crescimento constante de sua disseminação
e audiência em 2 anos no ar, tendo atingido um total de 10 milhões
de páginas vistas e 828.268 visitas no período.
A avaliação da utilidade e da adequação da
proposta é positiva em ambos os perfis e a diversidade das seções
do EducaRede o torna capaz de atender a demandas e expectativas heterogêneas.
Os índices levantados durante os dois anos apontam o êxito
inicial de um projeto voltado para a escola pública, uma vez que
78% dos 15.000 usuários cadastrados são educadores e alunos
da rede pública de ensino.
É importante salientar que esse público não pertence
ao conjunto dos principais usuários de Internet no Brasil (classes
A e B). Também deve-se ressaltar a dificuldade no acesso à
Internet por falta de computadores domésticos e por condições
restritas de acesso nas escolas brasileiras..
Objetivos gerais
· Contribuir para a constituição de uma escola na
qual a construção do conhecimento ocorra em um ambiente
democrático, participativo e instigante para o educador e para
o aluno, considerando a escola como espaço para a inclusão
digital e social.
· Desenvolver e manter um Portal de Educação comprometido
com o aprimoramento e disseminação do uso pedagógico
da Internet pelas escolas públicas e demais instituições
e profissionais da área educacional
Objetivos específicos
- Disponibilizar conteúdos que contribuam para o desenvolvimento
de novas formas de ensinar e aprender com a Internet;
- Estimular a autonomia para o uso pedagógico da Internet pelos
educadores e alunos;
- Estimular o uso coletivo e colaborativo da Internet na escola;
- Espaço de troca para promover o intercâmbio de experiências
entre setores e redes da área educacional sobre os diversos temas
da área;
- Oferecer possibilidades de uso da Internet como extensão da sala
de aula, potencializando o uso da sala de informática da escola.
Esses objetivos específicos descritos desdobram-se em 5 estratégias
principais: contribuição para a formação do
educador e do aluno, alfabetização e letramento digital,
criação de interatividade entre agentes educadores, abertura
de um canal de expressão dos relatos de práticas e reflexões
da comunidade escolar, um espaço de participação
na construção do próprio Portal.
Entendemos que o Portal EducaRede contribui no médio e longo prazo:
· para que o educador utilize a Internet na realização
de pesquisa, no preparo das aulas, no desenvolvimento de projetos e criação
de novas formas de interação com os alunos, ensinando e
promovendo a aprendizagem em uma perspectiva inovadora;
· no desenvolvimento de novas formas de ensinar e aprender com
a Internet;
· na redefinição das aulas presenciais e de formas
de interação virtual;
· no desenvolvimento de projetos colaborativos e pessoais pela
Internet por parte de alunos, educadores e gestores;
· na construção de um espaço virtual-presencial
entre educadores e alunos;
· no desenvolvimento e acompanhamento de projetos de formação
a distância de educadores e de gestores educacionais;
· no intercâmbio de experiências entre setores e redes
da área educacional sobre os diversos temas da área;
· no desenvolvimento e aplicação de novas metodologias
que utilizem as TIC’s e a Internet nos processos educativos no âmbito
da escola.
Dentre os projetos desenvolvidos nesses dois anos, destacam-se reflexões
a partir de duas experiências: O projeto Aulas Unidas e a Oficina
de Criação Virtual.
4- PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA: AULAS UNIDAS
O projeto Aulas Unidas foi desenvolvido em 2001 e 2002 no EducaRede e
consiste no intercâmbio virtual entre escolas através do
trabalho conjunto à distância entre alunos e professores.
Dentro das tendências pedagógicas atuais, o projeto coloca-se
como uma proposta de trabalho enriquecedora uma vez que:
- forma uma efetiva comunidade virtual de trocas de informações
e de aprendizagem;
- incorpora as novas tecnologias ao trabalho na sala de aula, garantindo
o uso pedagógico da Internet nas escolas participantes;
- inclui digitalmente alunos e educadores da escola pública brasileira.
Apoio à escola:
O Aulas Unidas é um projeto que envolve ações diretas
na escola, por meio de visitas, encontros entre educadores e apoio de
monitores e ações a distância mediadas pelo portal
EducaRede.
Fundação Telefônica
Doação e instalação de equipamentos, softwares
e Internet de alta velocidade (Speedy) (no primeiro ano do projeto)
CENPEC
Encontros de Formação, Acompanhamento presencial e virtual,
Visitas semanais de jovens Monitores (apoio tecnológico_em pareceria
com a ONG CIPÓ em Salvador)
Portal EducaRede
- Seção Aulas Unidas: informações, material
de apoio e ferramentas para o desenvolvimento do projeto.
- Integração das atividades com outras seções
do portal: apoio nas pesquisas e na interação.
- Fale com o Aulas Unidas: comunicação com a equipe do portal.
Dinâmica do projeto na escola:
- Escolha do professor responsável
- Formação de turma de alunos com idades próximas
- Seleção de um tema e elaboração do projeto
- Inscrição do projeto no portal (2002: Espanha, 2003: Brasil)
- Escolha da escola irmã (de acordo com o tema e a idade dos alunos)
- Desenvolvimento de atividades conjuntas utlizando as ferramentas de
comunicação na Internet para a troca de informações
- Integração de atividades de sala de aula ou extra-sala
com a sala de informática.
- Produção de site com o processo e produtos do projeto.

5- AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: OFICINA VIRTUAL DE
CRIAÇÃO DE TEXTO
A construção de ambientes de aprendizagem a partir de ferramentas
colaborativas otimizam o gerenciamento de processos uma vez que favorecem
a sistematização de processos de trabalho coletivos e de
seus produtos, a sincronização no fluxo de informações
e os registros de projetos.
Na prática, isso representa facilidades nas condições
para que o trabalho de cada integrante de um grupo seja acompanhado e
monitorado pelos demais participantes em "tempo real", permitindo:
· acessar informações em formato de hipermídia
inseridas no site;
· inserir, acessar, editar e comentar informações,
textos e materiais.
· trocar arquivos através de upload e download;
· acessar espaços de interação com outros
integrantes dos próprios grupos, de outros grupos ou do gestor
de conteúdo;
· atualizar-se em relação ao andamento dos trabalhos
e agenda;
· obter orientações e materiais para a execução
de trabalho de capacitação de professores, alunos, dirigentes
e outros participantes.
No EducaRede, a Oficina virtual de Criação é um
ambiente virtual de produção de textos literários,
mediado por um escritor ou especialista em linguagem e visa:
· promover o intercâmbio virtual de alunos, professores e
interessados em literatura de diversas regiões do país
· motivar o uso da oficina na escola pela participação
ou observação
· estimular os participantes para a permanente busca do conhecimento
· produzir um livro virtual coletivo a cada oficina
Público-alvo: alunos e professores de escola
pública de todo o Brasil
Número de participantes: 30 selecionados, mediante
o envio de um texto com determinadas características indicadas
pelo mediador
Duração: 8 semanas
Resultados: 4 oficinas, 111 participantes, 4 livros
virtuais.
Eixos norteadores
· Leitura e escrita
Contribuir com o desenvolvimento dessas duas principais habilidades representam
um grave problema social.
Estimular a produção de textos literários na escola.
· Novas relações de ensino-aprendizagem
Estimular o processo de produção de texto a partir do diálogo/colaboração,
no qual o aluno exerce o papel de protagonista e o professor, de mediador
· Uso pedagógico da Internet
Utilizar os recursos da Internet para produção de textos,
criando um ambiente de aprendizagem colaborativo
Metodologia
§ Realização de um exercício de criação
literária (“Motivação”) por semana, elaborado
a partir dos interesses e dificuldades do grupo
§ Semanalmente, os textos são revisados e comentados pelo
mediador
§ Todos os textos, com os comentários do mediador, ficam arquivados
e podem ser consultados
§ Na medida que os textos são finalizados, entram em processo
de publicação - “Prelo”
§ Os participantes também trocam comentários sobre
seus textos – “Solte o verbo”
§ Indicação de leitura e publicação de
fragmentos sobre o processo de criação literária
– “Revelações”
§ Sistematização de dicas para a criação
de determinado gênero literário – “Macetes”
§ Realização de bate-papos com o mediador ou outros
escritores convidados
Desafios
• Familiaridade com o ambiente – no início,
os participantes sentem dificuldade em navegar na oficina, portanto é
necessário usar uma linguagem clara e direta.
• Agilidade na comunicação –
os participantes enviam uma grande quantidade de e-mails, com dúvidas,
sugestões e comentários, portanto é necessário
organizar o fluxo desse material.
• Limitações operacionais –
os participantes produzem um grande volume de textos, mas o mediador consegue
revisar e comentar apenas um texto de cada participante por semana.
Depoimentos dos participantes
“Estou adorando ser lida e comentada. Essa é realmente uma
oficina de criação” Lucia Martins, 1ª oficina
“Esta oficina tem sido para mim um deleite literário (…)
Tenho escrito muito, muito mais do que eu coloco aqui” Elvira Schuartz,
1ª oficina
“Estou satisfeita por participar, novamente, da Oficina de Criação.
Quando participei da de número 2, tive alguns problemas operacionais.
A experiência foi importante e algumas dicas já foram vivenciadas
na produção de escritos. O livro virtual ficou lindo! Quis
me inscrever na 3ª Oficina de Criação, mas não
foi possível. Agora na 4ª, me inscrevi no último dia
e fui selecionada. Assim, mãos à obra, para aproveitar o
máximo! Um abraço!” Thelma Regina
CONSIDERAÇÕES FINAIS
· Qualquer uso e aplicação das TIC’s e da
Internet em processos educativos deve considerar as especificidades do
público alvo e os objetivos da ação, desenvolvendo
metodologias adequadas para o alcance dos objetivos iniciais.
· A Internet, na sociedade da informação, funciona
como uma“janela para o mundo”.
· A maior disponibilidade de informações decorrentes
do avanço tecnológico não propicia, por si só,
uma melhoria na formação das pessoas.
· A Internet deve ser incorporada ao universo escolar como uma
contribuição para a transformação das possibilidades
da ação educativa.
· O uso da Internet deve estar comprometido com o avanço
da educação pública de qualidade no Brasil, contribuindo
para a formação de sujeitos críticos e criativos,
protagonistas da melhoria de vida pessoal e coletiva.
· A apropriação da Internet na escola deve estar
orientada a uma mudança de paradigma nos processos de ensino e
aprendizagem e na forma de interação entre quem aprende,
quem ensina e o objeto do conhecimento.
· Ambientes de aprendizagem com ferramentas para trabalhos colaborativos
na Internet constituem importante contribuição à
educação na medida em que podem estimular o desenvolvimento
das capacidades de aprender a aprender, aprender a conviver, aprender
a ser e aprender a fazer, promovendo e estimulando o domínio dos
códigos da modernidade.
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