TCD1 005 - PORTAL EDUCAREDE – UMA PROPOSTA DE USO DA INTERNET NA ESCOLA PÚBLICA
www.educarede.org.br

Márcia Padilha Lotito

CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária

 

Tema: Educação a distância nos sistemas educacionais

Categoria: Educação Fundamental, Média e Tecnológica

 

Resumo

A escola pública é a instituição responsável pela transmissão sistematizada dos conhecimentos acumulados pela humanidade, visando a inserção social da maioria da população brasileira, sendo assim a escola é um locus privilegiado para promover a inclusão digital dos jovens brasileiros.
O EducaRede é um programa educativo na perspectiva da inclusão digital e do uso pedagógico das TICs, composto por uma série de ações, dentre elas: Portal EducaRede, projetos de formação presencial e a distância e elaboração de publicações e materiais de apoio. .
O portal EducaRede é um portal de educação na Internet, voltado especificamente para professores e alunos do ensino fundamental e médio . Tem como objetivo contribuir na melhoria da qualidade da educação na rede pública de ensino brasileira. É composto por conteúdos de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem na escola, promoção e apoio ao uso pedagógico da Internet, ferramentas e metodologias de interação, expressão e participação de professores e alunos.
Dentre as ações do EducaRede apresentamos duas experiências que potencializam o uso das TIC’s e da Internet no processo educativo: o Projeto Aulas Unidas e a Oficina de Criação virtual.


Palavras-chave: Inclusão digital, Internet, escola pública, educação, comunicação, tecnologias


INTRODUÇÃO

A evolução das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) trouxenovas possibilidades e necessidades para a sociedade que permeiam desde os fatores de inclusão e exclusão social até dinâmicas e fluxos de comunicação pessoais, passando a ser partes constituintes do imaginário, das ações cotidianas, dos processos educativos, de trabalho e de lazer.
A sociedade atual convive com diversas linguagens e tecnologias. Dessa forma, a inclusão social do cidadão passa, necessariamente, pela inclusão digital, uma vez que esta última exige , o domínio e uso regular da Internet e dos recursos da tecnologia de informação e comunicação.A escola pública é a instituição responsável pela transmissão sistematizada dos conhecimentos para a inserção social da maioria da população brasileira, sendo assim, a escola é um locus privilegiado para promover a inclusão digital de uma grande camada da população jovem brasileira.
Para que a a inclusão digital realmente aconteça pela escola são muitos os desafios que se colocamcotidianamente aos que pensam, desenvolvem projetos, sistemas e políticas para essa finalidade. Dentre os entraves que temos vivenciado, está a visão simplista de mudança tecnológica, segundo a qual o computador e a Internet vêm se constituir numa mera substituição do quadro negro, do livro e, para alguns, até do professor(a). Também é necessário superar a falsa idéia de basta haver maior disponibilização de informações, decorrente do avanço tecnológico, para propiciar uma melhoria na formação das pessoas.
Portanto, é preciso compreender que a Internet e as tecnologias de comunicação e informação (TIC’s) possuem características próprias do meio e representam novaspossibilidades que podem e devem ser exploradas.
A inserção das TIC’s na escola pública brasileira é um movimento ainda tímido e vários fatores têm contribuído para o pouco sucesso no uso qualificado:

· falta de identificação dos objetivos da utilização de novas tecnologias;
· resistência à mudança;
· falta de sistemas de apoio;
· falta de domínio das novas tecnologias e custos excessivos;
· falta de uma política pública que implemente programas educativos de qualidade.

Em função desses problemas, a maioria dos processos de introdução das novas tecnologias na educação evolui de acordo com o seguinte ciclo: parte-se de elevadas expectativas, alimentadas por uma retórica sobre a necessidade de inovação, surge uma política dirigida e se acaba no uso apenas limitado da tecnologia.
Para quebrar esse ciclo é fundamental compreender que as novas tecnologias evidenciam uma demanda da sociedade atual em relação à mudança no modo como se aprende, às transformações nas formas de interação entre quem aprende e quem ensina, e no modo como se reflete sobre a natureza do conhecimento. É necessário construir novas estratégias de pesquisa e organização de aprendizagem para que o uso das novas tecnologias seja explorado em todo o seu potencial.


2 - O PROGRAMA EDUCAREDE

O programa EducaRede foi elaborado com base na crença de que a escola é um agente de inclusão digital e social, e que o uso educacional das novas tecnologias deve estar comprometido com o avanço da qualidade de educação pública, com a perspectiva de democratização de informações e conhecimentos, e com o compromisso com a formação de sujeitos críticos e criativos, protagonistas da melhoria de vida pessoal e coletiva.
O EducaRede é fruto de uma parceria da Fundação Telefônica com o CENPEC (Centro de Pesquisas e Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária), coordenador-executivo e responsável pela gestão pedagógica do projeto, a Fundação Vanzolini (POLI-USP), responsável pela coordenação e execução tecnológica e o Terra Lycos, provedor de acesso à Internet do Grupo Telefônica.
O programa é composto por uma série de ações, entre elas: Portal EducaRede, subprojetos, ações de formação presencial e a distância, além de publicação de material de apoio ,.


3 - O PORTAL EDUCAREDE

O portal EducaRede é um portal de educação na Internet, voltado especificamente para professores e alunos do ensino fundamental e médio . Tem como objetivo contribuir na melhoria da qualidade da educação na rede pública de ensino brasileira. É composto por conteúdos de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem na escola, promoção e apoio ao uso pedagógico da Internet, ferramentas e metodologias de interação, expressão e participação de professores e alunos.
Trata-se de um bem público, totalmente aberto e gratuito, voltado para educadores, educandos e outros profissionais que têm interesse na utilização pedagógica da Internet e acesso, seja nas escolas, em casa ou em centros públicos.
O monitoramento do portal aponta o crescimento constante de sua disseminação e audiência em 2 anos no ar, tendo atingido um total de 10 milhões de páginas vistas e 828.268 visitas no período.
A avaliação da utilidade e da adequação da proposta é positiva em ambos os perfis e a diversidade das seções do EducaRede o torna capaz de atender a demandas e expectativas heterogêneas.
Os índices levantados durante os dois anos apontam o êxito inicial de um projeto voltado para a escola pública, uma vez que 78% dos 15.000 usuários cadastrados são educadores e alunos da rede pública de ensino.
É importante salientar que esse público não pertence ao conjunto dos principais usuários de Internet no Brasil (classes A e B). Também deve-se ressaltar a dificuldade no acesso à Internet por falta de computadores domésticos e por condições restritas de acesso nas escolas brasileiras..

Objetivos gerais
· Contribuir para a constituição de uma escola na qual a construção do conhecimento ocorra em um ambiente democrático, participativo e instigante para o educador e para o aluno, considerando a escola como espaço para a inclusão digital e social.
· Desenvolver e manter um Portal de Educação comprometido com o aprimoramento e disseminação do uso pedagógico da Internet pelas escolas públicas e demais instituições e profissionais da área educacional

Objetivos específicos
- Disponibilizar conteúdos que contribuam para o desenvolvimento de novas formas de ensinar e aprender com a Internet;
- Estimular a autonomia para o uso pedagógico da Internet pelos educadores e alunos;
- Estimular o uso coletivo e colaborativo da Internet na escola;
- Espaço de troca para promover o intercâmbio de experiências entre setores e redes da área educacional sobre os diversos temas da área;
- Oferecer possibilidades de uso da Internet como extensão da sala de aula, potencializando o uso da sala de informática da escola.
Esses objetivos específicos descritos desdobram-se em 5 estratégias principais: contribuição para a formação do educador e do aluno, alfabetização e letramento digital, criação de interatividade entre agentes educadores, abertura de um canal de expressão dos relatos de práticas e reflexões da comunidade escolar, um espaço de participação na construção do próprio Portal.
Entendemos que o Portal EducaRede contribui no médio e longo prazo:
· para que o educador utilize a Internet na realização de pesquisa, no preparo das aulas, no desenvolvimento de projetos e criação de novas formas de interação com os alunos, ensinando e promovendo a aprendizagem em uma perspectiva inovadora;
· no desenvolvimento de novas formas de ensinar e aprender com a Internet;
· na redefinição das aulas presenciais e de formas de interação virtual;
· no desenvolvimento de projetos colaborativos e pessoais pela Internet por parte de alunos, educadores e gestores;
· na construção de um espaço virtual-presencial entre educadores e alunos;
· no desenvolvimento e acompanhamento de projetos de formação a distância de educadores e de gestores educacionais;
· no intercâmbio de experiências entre setores e redes da área educacional sobre os diversos temas da área;
· no desenvolvimento e aplicação de novas metodologias que utilizem as TIC’s e a Internet nos processos educativos no âmbito da escola.
Dentre os projetos desenvolvidos nesses dois anos, destacam-se reflexões a partir de duas experiências: O projeto Aulas Unidas e a Oficina de Criação Virtual.

4- PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA: AULAS UNIDAS

O projeto Aulas Unidas foi desenvolvido em 2001 e 2002 no EducaRede e consiste no intercâmbio virtual entre escolas através do trabalho conjunto à distância entre alunos e professores. Dentro das tendências pedagógicas atuais, o projeto coloca-se como uma proposta de trabalho enriquecedora uma vez que:

- forma uma efetiva comunidade virtual de trocas de informações e de aprendizagem;
- incorpora as novas tecnologias ao trabalho na sala de aula, garantindo o uso pedagógico da Internet nas escolas participantes;
- inclui digitalmente alunos e educadores da escola pública brasileira.

Apoio à escola:
O Aulas Unidas é um projeto que envolve ações diretas na escola, por meio de visitas, encontros entre educadores e apoio de monitores e ações a distância mediadas pelo portal EducaRede.

Fundação Telefônica
Doação e instalação de equipamentos, softwares e Internet de alta velocidade (Speedy) (no primeiro ano do projeto)

CENPEC
Encontros de Formação, Acompanhamento presencial e virtual, Visitas semanais de jovens Monitores (apoio tecnológico_em pareceria com a ONG CIPÓ em Salvador)

Portal EducaRede
- Seção Aulas Unidas: informações, material de apoio e ferramentas para o desenvolvimento do projeto.
- Integração das atividades com outras seções do portal: apoio nas pesquisas e na interação.
- Fale com o Aulas Unidas: comunicação com a equipe do portal.

Dinâmica do projeto na escola:
- Escolha do professor responsável
- Formação de turma de alunos com idades próximas
- Seleção de um tema e elaboração do projeto
- Inscrição do projeto no portal (2002: Espanha, 2003: Brasil)
- Escolha da escola irmã (de acordo com o tema e a idade dos alunos)
- Desenvolvimento de atividades conjuntas utlizando as ferramentas de comunicação na Internet para a troca de informações
- Integração de atividades de sala de aula ou extra-sala com a sala de informática.
- Produção de site com o processo e produtos do projeto.

 

 

5- AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: OFICINA VIRTUAL DE CRIAÇÃO DE TEXTO

A construção de ambientes de aprendizagem a partir de ferramentas colaborativas otimizam o gerenciamento de processos uma vez que favorecem a sistematização de processos de trabalho coletivos e de seus produtos, a sincronização no fluxo de informações e os registros de projetos.
Na prática, isso representa facilidades nas condições para que o trabalho de cada integrante de um grupo seja acompanhado e monitorado pelos demais participantes em "tempo real", permitindo:

· acessar informações em formato de hipermídia inseridas no site;
· inserir, acessar, editar e comentar informações, textos e materiais.
· trocar arquivos através de upload e download;
· acessar espaços de interação com outros integrantes dos próprios grupos, de outros grupos ou do gestor de conteúdo;
· atualizar-se em relação ao andamento dos trabalhos e agenda;
· obter orientações e materiais para a execução de trabalho de capacitação de professores, alunos, dirigentes e outros participantes.

No EducaRede, a Oficina virtual de Criação é um ambiente virtual de produção de textos literários, mediado por um escritor ou especialista em linguagem e visa:
· promover o intercâmbio virtual de alunos, professores e interessados em literatura de diversas regiões do país
· motivar o uso da oficina na escola pela participação ou observação
· estimular os participantes para a permanente busca do conhecimento
· produzir um livro virtual coletivo a cada oficina

Público-alvo: alunos e professores de escola pública de todo o Brasil

Número de participantes: 30 selecionados, mediante o envio de um texto com determinadas características indicadas pelo mediador

Duração: 8 semanas

Resultados: 4 oficinas, 111 participantes, 4 livros virtuais.

Eixos norteadores
· Leitura e escrita
Contribuir com o desenvolvimento dessas duas principais habilidades representam um grave problema social.
Estimular a produção de textos literários na escola.

· Novas relações de ensino-aprendizagem
Estimular o processo de produção de texto a partir do diálogo/colaboração, no qual o aluno exerce o papel de protagonista e o professor, de mediador

· Uso pedagógico da Internet
Utilizar os recursos da Internet para produção de textos, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo

Metodologia

§ Realização de um exercício de criação literária (“Motivação”) por semana, elaborado a partir dos interesses e dificuldades do grupo
§ Semanalmente, os textos são revisados e comentados pelo mediador
§ Todos os textos, com os comentários do mediador, ficam arquivados e podem ser consultados
§ Na medida que os textos são finalizados, entram em processo de publicação - “Prelo”
§ Os participantes também trocam comentários sobre seus textos – “Solte o verbo”
§ Indicação de leitura e publicação de fragmentos sobre o processo de criação literária – “Revelações”
§ Sistematização de dicas para a criação de determinado gênero literário – “Macetes”
§ Realização de bate-papos com o mediador ou outros escritores convidados

Desafios
• Familiaridade com o ambiente – no início, os participantes sentem dificuldade em navegar na oficina, portanto é necessário usar uma linguagem clara e direta.

• Agilidade na comunicação – os participantes enviam uma grande quantidade de e-mails, com dúvidas, sugestões e comentários, portanto é necessário organizar o fluxo desse material.

• Limitações operacionais – os participantes produzem um grande volume de textos, mas o mediador consegue revisar e comentar apenas um texto de cada participante por semana.

Depoimentos dos participantes

“Estou adorando ser lida e comentada. Essa é realmente uma oficina de criação” Lucia Martins, 1ª oficina

“Esta oficina tem sido para mim um deleite literário (…) Tenho escrito muito, muito mais do que eu coloco aqui” Elvira Schuartz, 1ª oficina

“Estou satisfeita por participar, novamente, da Oficina de Criação. Quando participei da de número 2, tive alguns problemas operacionais. A experiência foi importante e algumas dicas já foram vivenciadas na produção de escritos. O livro virtual ficou lindo! Quis me inscrever na 3ª Oficina de Criação, mas não foi possível. Agora na 4ª, me inscrevi no último dia e fui selecionada. Assim, mãos à obra, para aproveitar o máximo! Um abraço!” Thelma Regina

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

· Qualquer uso e aplicação das TIC’s e da Internet em processos educativos deve considerar as especificidades do público alvo e os objetivos da ação, desenvolvendo metodologias adequadas para o alcance dos objetivos iniciais.
· A Internet, na sociedade da informação, funciona como uma“janela para o mundo”.
· A maior disponibilidade de informações decorrentes do avanço tecnológico não propicia, por si só, uma melhoria na formação das pessoas.
· A Internet deve ser incorporada ao universo escolar como uma contribuição para a transformação das possibilidades da ação educativa.
· O uso da Internet deve estar comprometido com o avanço da educação pública de qualidade no Brasil, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e criativos, protagonistas da melhoria de vida pessoal e coletiva.
· A apropriação da Internet na escola deve estar orientada a uma mudança de paradigma nos processos de ensino e aprendizagem e na forma de interação entre quem aprende, quem ensina e o objeto do conhecimento.
· Ambientes de aprendizagem com ferramentas para trabalhos colaborativos na Internet constituem importante contribuição à educação na medida em que podem estimular o desenvolvimento das capacidades de aprender a aprender, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a fazer, promovendo e estimulando o domínio dos códigos da modernidade.


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