TCA2 006 - CURSO DE CAPACITAÇÃO
DE PROFESSORES EM EAD
Maria Aparecida de Faria
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
mafgomes@unilestemg.br
Tema A: Formação de
Profissionais para Educação a Distância
Categoria 2: Educação Universitária
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
EM EAD
Maria Aparecida de Faria Gomes
RESUMO
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência
na formação continuada de professores em educação
a distância do Centro Universitário do Leste de Minas
Gerais, através do Núcleo de Ensino Virtual -NEV. Inicialmente
traça-se um breve histórico sobre o NEV e posteriormente
a experiência é descrita e comentada, desde elaboração
do curso de Formação de Professores em EAD até
os projetos de atividades, disciplinas e os cursos na modalidade semi-presencial,
resultantes desse. O referido curso já foi oferecido para 3
turmas de professores do Centro Universitário do Leste de Minas
Gerais. Atualmente, optou-se por adaptá-lo para a plataforma
TelEduc, pois considera-se que os recursos de interação
e gerência dessa plataforma poderão facilitar e motivar
a execução do curso na formação continuada
docente. Considera-se que o maior desafio é continuar aprendendo.
E a educação a distância é uma modalidade
de ensino-aprendizagem que pode favorecer ao educador continuidade
à sua formação, pois espaço e tempo deixam
de ser obstáculos; cria oportunidades para dialogar, expor
experiências e construir conhecimentos colaborativamente.
Palavras chave: Formação
continuada, EAD e formação docente, aprendizagem a distância.
1. Breve histórico do Núcleo de
Ensino a Distância do Centro Universitário do Leste de
Minas Gerais - NEV
Em 04 de agosto de 1999, diversas IES de Minas Gerais
se reuniram na Universidade Federal de Viçosa no IV Congresso
de Ciências Humanas, Letras e Artes. Na ocasião, a Universidade
Federal de Uberlândia publicou uma proposta para a criação
da Universidade Virtual de Minas Gerais -Univir-MG. Esta de caráter
interdisciplinar e institucional - parcerias entre escolas públicas
e particulares de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais visava
promover novos ambientes de ensino-aprendizagem com um sistema de
apoio via rede que suporte o desenvolvimento, a oferta, o acompanhamento
e a avaliação de curso de extensão na modalidade
a distância.
A partir desta data, diversos encontros entre as instituições
se sucederam para elaboração de seu regulamento e de
suas ações.
Enquanto a Univir-MG se organizava, outros consórcios foram
criados no país. A UniRede, consórcio entre as universidades
públicas federais e a Universidade Virtual de Brasileira -
UVB, consórcio entre as instituições privadas.
No dia de 19 de março de 2000, a Univir-MG foi apresentada
aos pró-Reitores de Extensão de diversas IES e definiu-se
então sua incorporação ao consórcio Minas
Universidade Presente. O Centro Universitário do Leste de Minas
Gerais -Unileste-MG passou a fazer parte dessa parceria, através
do grupo de estudos "Tecnologias e Educação"
formado pelos professores Lúcio Mauro Pereira, Marcos Vinícius
Silva, Maria Aparecida de Faria, Maria do Rosário Fátima
Rodrigues e Ramon Lopes da Cunha, profissionais das áreas de
Computação, Pedagogia e Psicologia, Informática.
Sendo a única a apostar na parceria entre as instituições
públicas e privadas, a Univir-MG desenvolveu alguns módulos
para o de Docentes para EAD, material também utilizado pela
UniRede.
A partir dessa parceria, o grupo de estudos elaborou o tópico
3.2 da Unidade 3 do referido curso. Nessa ocasião, o diretor
de Ensino Superior do Unileste-MG, prof. Otton Fava, atento à
evolução dos novos rumos da educação institucionalizou
o NEV - Núcleo de Ensino Virtual. Esse aprovado em julho de
2000 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Unileste-MG
com a seguinte missão: assessorar e dar suporte a todas as
iniciativas e experiências de ensino a distância promovidas
no Unileste-MG, integrando as áreas de educação
e tecnologia para promover a democratização do conhecimento
acadêmico, com elevado padrão de qualidade, pautando
suas ações na legislação em vigor e no
regimento interno da Instituição.
A primeira experiência, a elaboração do tópico
“Linguagem Linear e Linguagem Referenciada” do docente
em EAD, nos proporcionou algumas reflexões sobre a formação
continuada, através da modalidade a distância, serão
relatadas a seguir.
Para elaboração do referido curso as equipes de professores
das instituições envolvidas se reuniam, basicamente,
através da Internet. À medida que iam sendo produzidos
os tópicos e de acordo com as necessidades de cada equipe,
aconteciam encontros presenciais. Esses, para estudos e discussões,
em Belo Horizonte, Uberlândia e São João Del Rey.
Durante a elaboração do curso a nossa equipe enfrentou
diversos desafios. Esses de ordens tecnológicas e pedagógicas.
Nessa época nós formávamos um grupo de estudos
não institucionalizado e só tínhamos acesso à
biblioteca e aos laboratórios usados pelos alunos da instituição.
Trabalhos de impressão e digitação só
poderiam ser realizados quando houvesse vaga nos laboratórios.
A pedagogia do curso se constituía para nós, em fase
embrionária nesse trabalho na modalidade a distância,
numa constante inquietação que muitas vezes geravam
inseguranças e ferrenhas discussões. Não queríamos
repetir nessa modalidade de aprendizagem os mesmos erros do presencial
e tínhamos o compromisso de desenvolver um tópico do
curso com metodologias interativas que consideram os atores educacionais
como sujeitos proativos no processo ensino-aprendizagem.
Vencemos esses desafios motivados pelo novo e pelo compromisso com
a educação.
Nosso tópico ficou pronto e para a nossa alegria foi elogiado
pela equipe responsável pelo curso. Recebemos um prêmio
em moedas que foi suficiente para comprar o nosso primeiro computador
que hoje é o servidor do NEV.
O de Docentes para Ensino a Distância foi oferecido a partir
de dezembro de 2000 para todo o Brasil através da UniRede.
Como equipe colaboradora na produção do curso tivemos
direito de implementá-lo em nossa instituição.
O mesmo objetiva oferecer ao aluno a fundamentação teórica
e o instrumental técnico disponível para desenvolver
habilidades em EAD e está assim estruturado:
Ementa do curso
Aspectos técnicos dos diversos meios usados em
EAD (audiovisual, impresso e hipermídia). Seleção
de meios para EAD. Escolha justificada dos meios a serem utilizados
na proposta concreta de produção de uma ação
em EAD.
Conteúdo Programático
Tópico 1 - Histórico da Tecnologia e a
Educação a Distância:
Unidade 1.1 - O correio e os cursos por correspondência;
Unidade 1.2 - O aparecimento dos meios de comunicação
e a EAD;
Unidade 1.3 - TVs educativas e telesalas;
Unidade 1.4 - As redes: FIDONET, BITNET e INTERNET novas relações
paradigmáticas.
Tópico 2 - Conceitos e Paradigmas:
Unidade 2.1 - Conceito de EAD no âmbito da teoria da informação;
Unidade 2.2 - Conceito de interatividade - mediação,
tutoria e suporte;
Unidade 2.3 - Informação e percepção no
contexto virtual.
Tópico 3 - Produção de Material para EAD:
Unidade 3.1 - Ferramentas de produção - Estilo e estética
– Syllabus;
Unidade 3.2 - Ferramentas de difusão - Redação
referencial e redação linear;
Unidade 3.3 - Ferramentas de controle - Conceitos de linguagens, parsers,
bancos de dados e softwares de tutoria;
Unidade 3.4 - Ferramentas de interatividade – de Gutemberg à
hipermídia.
Carga Horária
60 horas.
Avaliação
Para a conclusão do curso será necessário
participar de no mínimo 75% dos encontros presenciais e apresentar
ao final um projeto de curso a distância.
1. Oferta do curso para a primeira turma
No dia 07/04/2001, no auditório Padres do Trabalho
do UnilesteMG, aconteceu a aula inaugural do docente para a primeira
turma de professores interessados da instituição. Ministrada
pela Dra. Sandra Vidal Nogueira, da Universidade Federal de Uberlândia
cuja temática foi: Uma nova concepção de currículo
para a formação em serviço, continuada e a distância:
a Busca pela Utopia Curricular Possível.
Logo após a palestra, o curso foi apresentado para os professores
participantes, juntamente com o cronograma de atividades previstas.
Foram anunciadas algumas informações sobre horário
de tutoria e entregues correspondências com login e senhas para
acessar o curso.
O curso foi oferecido na modalidade semi presencial, através
da Internet, com interações através de lista
de discussões, e-mail e 3 encontros presenciais. Contou com
a participação inicial de 20 alunos. Esses, professores
dos cursos de Administração, Ciências Contábeis,
Normal Superior, Educação Física, Engenharia
Elétrica, Engenharia Mecânica, Pedagogia e Curso Técnico.
Apesar do cuidado da equipe na preparação dos encontros
presenciais, utilizando recursos de cinema comentado, atividades em
grupo e dinâmicas variadas, somente 9 professores finalizaram
o curso; gerando assim uma evasão de 55%. A essa evasão
foram atribuídos diversos motivos dentre eles:
• Falta de habilidades dos professores/alunos do curso para
trabalhar com as tecnologias da comunicação e informação;
• Falta de cultura para leitura de e-mail;
• Escassez de tempo - professor com carga horária elevada
em sala de aula;
• Dificuldades para acessar a Internet devido a problemas com
logins e senhas;
• Site fora do ar;
• Horário limitado para tutoria;
• Falta de habilidades dos monitores/tutores do curso para motivar
o aluno evadido;
• Grande volume de tarefas e leituras.
Contudo, pode-se constatar que os trabalhos oriundos do curso revigoraram
as propostas do NEV . Esses em forma de projetos de cursos a distância
Ginástica Rítmica, Estatística Básica
para Profissionais da Educação e o curso de Escrita
Teclada.
A experiência de monitora/ tutoria do curso nos proporcionou
algumas reflexões sobre a formação continuada,
através da modalidade a distância e nos incentivou a
buscar novas estratégias para melhorar o nosso trabalho. O
que pode ser constato nos cursos realizados pelas Segunda e terceira
turmas conforme relato a seguir.
2. Oferta do curso para as 2ª turma e 3ª
turmas
Com uma equipe de trabalho renovada, pois os professores
Lúcio e Rosário solicitaram licença para cursar
o doutorado e o professor Joubert Roberto F. Fidelis assumiu a gerência
em 01/04/2002 e com um infra-estrutura adequada e específica
para o NEV, demos continuidade aos nossos trabalhos e fomos em busca
de novas alternativas de melhorias. Priorizávamos todas aquelas
atividades que nos trouxessem mais capacitação, pois
estávamos convictos que "ninguém sabe tudo, todos
sabem alguma coisa, todo o saber está na humanidade. Não
existe nenhum repositório de conhecimento transcendente e o
saber não é nada além do que as pessoas sabem...
Os novos sistemas de comunicação deveriam oferecer aos
membros de uma comunidade os meios de coordenar suas interações...”
Lévy(1998)
Com uma nova gerência também em sintonia com as novas
propostas educacionais, participamos de vários eventos sobre
EAD tais como: discussões online, fóruns, seminários
e congressos. O 9º Congresso Internacional de EAD, o 1º
Seminário Nacional de EAD e 2ª Reunião do Comitê
Permanente de Dirigentes de EAD promovidos pela ABED - Associação
Brasileira de Educação a Distância, nos permitiram
contatar com várias instituições públicas
e privadas que atuam com a educação a distância.
Nos proporcionando uma experiência riquíssima e reforçando
a nossa posição de que realmente estamos no caminho
certo no que diz respeito à implementação de
soluções de EAD em nossa instituição,
agregando valores importantes no nosso trabalho.
Com um pouco mais experiência oferecemos novamente
o para Docentes em EAD em setembro de 2002 e maio de 2003 para aturma
2 e 3 respectivamente.
Trouxemos para aula inaugural da Segunda turma, em 21
de setembro de 2002, a palestrante Dra. Vera Lúcia Menezes
e Paiva, profª. adjunta do Departamento de Letras Anglo-germânicas
da FALE – UFMG, que discorreu sobre a Autonomia do Aprendiz
e Educação a Distância. Implementamos novas formas
de interação disponibilizando atividades que permitiram
aprendizagem colaborativa. Estrategicamente essas atividades e exigiam
comunicação com os participantes do curso para resolução
de problemas.
Para essa turma foram inscritos 23 professores de diversos cursos
da instituição e 12 concluíram o curso, totalizando
evasão de aproximadamente 50%. Para esse alto índice
de evasão foi atribuído como causa maior a data de realização
do curso , 21/09 a 30/11- período de encerramento de muitos
projetos acadêmicos com envolvimento de muitos professores e
grande volume de atividades.
O alto índice de evasão ainda nos inquietava, continuamos
nosso trabalho buscando novas formas de aperfeiçoamento. Nos
associamos a ABED em 20/11/2002 inscritos nº2.580 e intensificamos
nossa interação com educadores em EAD.
Percebemos que curso precisaria sofrer algumas inovações
quanto navegabilidade, leituras complementas, disposição
de algum conteúdo e atividades.
Resultantes desse os projetos de cursos Medievo em Debate; Linguagens
Alternativas para o Ensino de História; Curso Virtual de Sistemas
Amostrado;, Como escrever diferentes tipos de cartas em inglês:
De bilhetes informais até cartas formais e/ou comerciais Produção
de textos argumentativos; Corrosão em Tubulações
Enterradas e o curso Linguagem de Propaganda.
Com novos olhares sobre a EAD e sobre o curso de Capacitação
Docente para a EAD, inovamos o curso alterando a disposição
do conteúdo e a navegabilidade, atualizando as leituras complementares,
propondo novas atividades.
A aula inaugural da 3ª turma aconteceu no dia 21/05/2003 e a
sensibilização foi feita pela gerência do NEV
e a Diretoria de Ensino Superior.
O curso estava numa nova versão. Ganhou mais hipertextualidade,
mais opções de navegabilidade; as leituras complementares
foram atualizadas e o mais importante, as atividades foram reduzidas
e qualificadas. Para a realização dessas atividades
o grupo utilizou recursos favoráveis a interação
tais como: oficinas no laboratório para desenvolvimento de
habilidades para utilizar WebCam, Fórum e Chat; atividades
em grupo com tarefas diversificadas que dependiam de informações
de outros alunos do grupo.
Para resgatar os alunos que não haviam realizado as tarefas
propostas foram feitas interações através de
telefone, combinando uma nova data para realização e
disponibilizando monitoria técnica e pedagógica nos
horários de trabalho da equipe do NEV.
Iniciamos o curso com 31 alunos e 20 desses concluíram. A evasão
caiu para 36%. De acordo com as avaliações ainda persistiam
os entraves da comunicação aluno/aluno, aluno/monitoria
e da disciplina para realizar as atividades em tempo hábil.
Desse curso resultaram os projetos Metodologia da Aprendizagem e Treinamento
do Futsal; Fotografia: possibilidades cognitivas e aplicações
profissionais; Sistemas Construtivos Industrializados (optativa);
Programação orientada a objetos, Semiologia e semiotécnica;
Atualização em cartografia; Redes de Computadores: Implantação
e configuração; Capacitação Em Aplicação
Da Vacina Bcg (Contra A Tuberculose); Fisiologia do Exercício
I; Linguagem C/C++ ( parte integrante das disciplinas Algoritmos e
Estruturas de Dados II – CSI e Fundamentos da Computação
– CEE ); Comportamento motor I; Fundamentos do Ensino da Geografia
e o curso Produção oral em Língua Inglesa.
Chegamos em 25/09/2003 com muito êxito, o que pode ser constatado
pelo volume de projetos de cursos elaborados pela 3ª turma do
curso de Formação Docente em EAD. Além disso
duas alunas dessa turma, professoras do curso de Enfermagem, estão
hoje tutorando o curso de Capacitação Pedagógica
para Enfermeiros - PROFAE, oferecido pelo Ministério da Saúde,
que utiliza as instalações do NEV.
Revigorados por esse êxito e consciente de missão do
núcleo, continuamos os nossos trabalhos buscando novas alternativas
de melhorias como o proposto abaixo.
3. Elaboração da terceira versão
do curso e oferta para terceira a turma a partir da plataforma TelEduc
Nosso compromisso com a educação nos remete
buscar a cada dia novas estratégias para (re)significar o ambiente
ensino-aprendizagem e acreditando cada vez mais na EAD estamos migrando
o curso para a plataforma TelEduc, com a espectativa que essa ofereça
melhores recursos de interatividade para os alunos. Os alunos poderão
fazer upload dos trabalhos para a janela MURAL, poderão participar
de chat e fóruns com maior freqüência e os monitores/tutores
poderão acompanhá-los com menor possibilidade de erros.
E tão logo fique pronto estaremos oferendo à comunidade
educativa.
Considerações finais
Dos projetos elaborados a partir curso de Capacitação
Docente em EAD oferecido pelo NEV resultaram os cursos de Escrita
Teclada; Princípios Básicos de Matemática para
a Química Geral; Curso Virtual de Sistemas Amostrados e curso
de Suporte para Atividades Presenciais do Curso de Sistema de Informação.
E estão sendo concluídos os cursos Medievo em Debate;
Linguagens Alternativas para o Ensino de História; Produção
de textos argumentativos; Estatística Básica para Profissionais
da Educação; Corrosão em Tubulações
Enterradas e o curso de Linguagem de Propagandas. Os demais serão
implementados posteriormente de acordo com a disponibilidade dos recursos
do NEV. O resultado exposto acima pode comprovar que as dificuldades
inerentes ao início do processo de implantação
do Núcleo de Ensino Virtual puderam ser superados. Isso porque
existem pessoas envolvidas - diretores, gerentes, professores e alunos
que acreditam que novos paradigmas educacionais podem ser construídos
a partir de uma nova relação com o saber.
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