TCA2 006 - CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD


Maria Aparecida de Faria
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
mafgomes@unilestemg.br

Tema A: Formação de Profissionais para Educação a Distância
Categoria 2: Educação Universitária

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD
Maria Aparecida de Faria Gomes

 

RESUMO

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência na formação continuada de professores em educação a distância do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, através do Núcleo de Ensino Virtual -NEV. Inicialmente traça-se um breve histórico sobre o NEV e posteriormente a experiência é descrita e comentada, desde elaboração do curso de Formação de Professores em EAD até os projetos de atividades, disciplinas e os cursos na modalidade semi-presencial, resultantes desse. O referido curso já foi oferecido para 3 turmas de professores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Atualmente, optou-se por adaptá-lo para a plataforma TelEduc, pois considera-se que os recursos de interação e gerência dessa plataforma poderão facilitar e motivar a execução do curso na formação continuada docente. Considera-se que o maior desafio é continuar aprendendo. E a educação a distância é uma modalidade de ensino-aprendizagem que pode favorecer ao educador continuidade à sua formação, pois espaço e tempo deixam de ser obstáculos; cria oportunidades para dialogar, expor experiências e construir conhecimentos colaborativamente.

Palavras chave: Formação continuada, EAD e formação docente, aprendizagem a distância.

1. Breve histórico do Núcleo de Ensino a Distância do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - NEV

Em 04 de agosto de 1999, diversas IES de Minas Gerais se reuniram na Universidade Federal de Viçosa no IV Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. Na ocasião, a Universidade Federal de Uberlândia publicou uma proposta para a criação da Universidade Virtual de Minas Gerais -Univir-MG. Esta de caráter interdisciplinar e institucional - parcerias entre escolas públicas e particulares de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais visava promover novos ambientes de ensino-aprendizagem com um sistema de apoio via rede que suporte o desenvolvimento, a oferta, o acompanhamento e a avaliação de curso de extensão na modalidade a distância.
A partir desta data, diversos encontros entre as instituições se sucederam para elaboração de seu regulamento e de suas ações.
Enquanto a Univir-MG se organizava, outros consórcios foram criados no país. A UniRede, consórcio entre as universidades públicas federais e a Universidade Virtual de Brasileira - UVB, consórcio entre as instituições privadas.
No dia de 19 de março de 2000, a Univir-MG foi apresentada aos pró-Reitores de Extensão de diversas IES e definiu-se então sua incorporação ao consórcio Minas Universidade Presente. O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais -Unileste-MG passou a fazer parte dessa parceria, através do grupo de estudos "Tecnologias e Educação" formado pelos professores Lúcio Mauro Pereira, Marcos Vinícius Silva, Maria Aparecida de Faria, Maria do Rosário Fátima Rodrigues e Ramon Lopes da Cunha, profissionais das áreas de Computação, Pedagogia e Psicologia, Informática.
Sendo a única a apostar na parceria entre as instituições públicas e privadas, a Univir-MG desenvolveu alguns módulos para o de Docentes para EAD, material também utilizado pela UniRede.
A partir dessa parceria, o grupo de estudos elaborou o tópico 3.2 da Unidade 3 do referido curso. Nessa ocasião, o diretor de Ensino Superior do Unileste-MG, prof. Otton Fava, atento à evolução dos novos rumos da educação institucionalizou o NEV - Núcleo de Ensino Virtual. Esse aprovado em julho de 2000 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Unileste-MG com a seguinte missão: assessorar e dar suporte a todas as iniciativas e experiências de ensino a distância promovidas no Unileste-MG, integrando as áreas de educação e tecnologia para promover a democratização do conhecimento acadêmico, com elevado padrão de qualidade, pautando suas ações na legislação em vigor e no regimento interno da Instituição.
A primeira experiência, a elaboração do tópico “Linguagem Linear e Linguagem Referenciada” do docente em EAD, nos proporcionou algumas reflexões sobre a formação continuada, através da modalidade a distância, serão relatadas a seguir.
Para elaboração do referido curso as equipes de professores das instituições envolvidas se reuniam, basicamente, através da Internet. À medida que iam sendo produzidos os tópicos e de acordo com as necessidades de cada equipe, aconteciam encontros presenciais. Esses, para estudos e discussões, em Belo Horizonte, Uberlândia e São João Del Rey.
Durante a elaboração do curso a nossa equipe enfrentou diversos desafios. Esses de ordens tecnológicas e pedagógicas. Nessa época nós formávamos um grupo de estudos não institucionalizado e só tínhamos acesso à biblioteca e aos laboratórios usados pelos alunos da instituição. Trabalhos de impressão e digitação só poderiam ser realizados quando houvesse vaga nos laboratórios. A pedagogia do curso se constituía para nós, em fase embrionária nesse trabalho na modalidade a distância, numa constante inquietação que muitas vezes geravam inseguranças e ferrenhas discussões. Não queríamos repetir nessa modalidade de aprendizagem os mesmos erros do presencial e tínhamos o compromisso de desenvolver um tópico do curso com metodologias interativas que consideram os atores educacionais como sujeitos proativos no processo ensino-aprendizagem.
Vencemos esses desafios motivados pelo novo e pelo compromisso com a educação.
Nosso tópico ficou pronto e para a nossa alegria foi elogiado pela equipe responsável pelo curso. Recebemos um prêmio em moedas que foi suficiente para comprar o nosso primeiro computador que hoje é o servidor do NEV.
O de Docentes para Ensino a Distância foi oferecido a partir de dezembro de 2000 para todo o Brasil através da UniRede.
Como equipe colaboradora na produção do curso tivemos direito de implementá-lo em nossa instituição. O mesmo objetiva oferecer ao aluno a fundamentação teórica e o instrumental técnico disponível para desenvolver habilidades em EAD e está assim estruturado:

Ementa do curso

Aspectos técnicos dos diversos meios usados em EAD (audiovisual, impresso e hipermídia). Seleção de meios para EAD. Escolha justificada dos meios a serem utilizados na proposta concreta de produção de uma ação em EAD.

Conteúdo Programático

Tópico 1 - Histórico da Tecnologia e a Educação a Distância:
Unidade 1.1 - O correio e os cursos por correspondência;
Unidade 1.2 - O aparecimento dos meios de comunicação e a EAD;
Unidade 1.3 - TVs educativas e telesalas;
Unidade 1.4 - As redes: FIDONET, BITNET e INTERNET novas relações paradigmáticas.
Tópico 2 - Conceitos e Paradigmas:
Unidade 2.1 - Conceito de EAD no âmbito da teoria da informação;
Unidade 2.2 - Conceito de interatividade - mediação, tutoria e suporte;
Unidade 2.3 - Informação e percepção no contexto virtual.
Tópico 3 - Produção de Material para EAD:
Unidade 3.1 - Ferramentas de produção - Estilo e estética – Syllabus;
Unidade 3.2 - Ferramentas de difusão - Redação referencial e redação linear;
Unidade 3.3 - Ferramentas de controle - Conceitos de linguagens, parsers, bancos de dados e softwares de tutoria;
Unidade 3.4 - Ferramentas de interatividade – de Gutemberg à hipermídia.

Carga Horária

60 horas.

Avaliação

Para a conclusão do curso será necessário participar de no mínimo 75% dos encontros presenciais e apresentar ao final um projeto de curso a distância.

1. Oferta do curso para a primeira turma

No dia 07/04/2001, no auditório Padres do Trabalho do UnilesteMG, aconteceu a aula inaugural do docente para a primeira turma de professores interessados da instituição. Ministrada pela Dra. Sandra Vidal Nogueira, da Universidade Federal de Uberlândia cuja temática foi: Uma nova concepção de currículo para a formação em serviço, continuada e a distância: a Busca pela Utopia Curricular Possível.
Logo após a palestra, o curso foi apresentado para os professores participantes, juntamente com o cronograma de atividades previstas. Foram anunciadas algumas informações sobre horário de tutoria e entregues correspondências com login e senhas para acessar o curso.
O curso foi oferecido na modalidade semi presencial, através da Internet, com interações através de lista de discussões, e-mail e 3 encontros presenciais. Contou com a participação inicial de 20 alunos. Esses, professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Normal Superior, Educação Física, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Pedagogia e Curso Técnico.
Apesar do cuidado da equipe na preparação dos encontros presenciais, utilizando recursos de cinema comentado, atividades em grupo e dinâmicas variadas, somente 9 professores finalizaram o curso; gerando assim uma evasão de 55%. A essa evasão foram atribuídos diversos motivos dentre eles:
• Falta de habilidades dos professores/alunos do curso para trabalhar com as tecnologias da comunicação e informação;
• Falta de cultura para leitura de e-mail;
• Escassez de tempo - professor com carga horária elevada em sala de aula;
• Dificuldades para acessar a Internet devido a problemas com logins e senhas;
• Site fora do ar;
• Horário limitado para tutoria;
• Falta de habilidades dos monitores/tutores do curso para motivar o aluno evadido;
• Grande volume de tarefas e leituras.
Contudo, pode-se constatar que os trabalhos oriundos do curso revigoraram as propostas do NEV . Esses em forma de projetos de cursos a distância Ginástica Rítmica, Estatística Básica para Profissionais da Educação e o curso de Escrita Teclada.
A experiência de monitora/ tutoria do curso nos proporcionou algumas reflexões sobre a formação continuada, através da modalidade a distância e nos incentivou a buscar novas estratégias para melhorar o nosso trabalho. O que pode ser constato nos cursos realizados pelas Segunda e terceira turmas conforme relato a seguir.

2. Oferta do curso para as 2ª turma e 3ª turmas

Com uma equipe de trabalho renovada, pois os professores Lúcio e Rosário solicitaram licença para cursar o doutorado e o professor Joubert Roberto F. Fidelis assumiu a gerência em 01/04/2002 e com um infra-estrutura adequada e específica para o NEV, demos continuidade aos nossos trabalhos e fomos em busca de novas alternativas de melhorias. Priorizávamos todas aquelas atividades que nos trouxessem mais capacitação, pois estávamos convictos que "ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo o saber está na humanidade. Não existe nenhum repositório de conhecimento transcendente e o saber não é nada além do que as pessoas sabem... Os novos sistemas de comunicação deveriam oferecer aos membros de uma comunidade os meios de coordenar suas interações...” Lévy(1998)


Com uma nova gerência também em sintonia com as novas propostas educacionais, participamos de vários eventos sobre EAD tais como: discussões online, fóruns, seminários e congressos. O 9º Congresso Internacional de EAD, o 1º Seminário Nacional de EAD e 2ª Reunião do Comitê Permanente de Dirigentes de EAD promovidos pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, nos permitiram contatar com várias instituições públicas e privadas que atuam com a educação a distância. Nos proporcionando uma experiência riquíssima e reforçando a nossa posição de que realmente estamos no caminho certo no que diz respeito à implementação de soluções de EAD em nossa instituição, agregando valores importantes no nosso trabalho.

Com um pouco mais experiência oferecemos novamente o para Docentes em EAD em setembro de 2002 e maio de 2003 para aturma 2 e 3 respectivamente.

Trouxemos para aula inaugural da Segunda turma, em 21 de setembro de 2002, a palestrante Dra. Vera Lúcia Menezes e Paiva, profª. adjunta do Departamento de Letras Anglo-germânicas da FALE – UFMG, que discorreu sobre a Autonomia do Aprendiz e Educação a Distância. Implementamos novas formas de interação disponibilizando atividades que permitiram aprendizagem colaborativa. Estrategicamente essas atividades e exigiam comunicação com os participantes do curso para resolução de problemas.
Para essa turma foram inscritos 23 professores de diversos cursos da instituição e 12 concluíram o curso, totalizando evasão de aproximadamente 50%. Para esse alto índice de evasão foi atribuído como causa maior a data de realização do curso , 21/09 a 30/11- período de encerramento de muitos projetos acadêmicos com envolvimento de muitos professores e grande volume de atividades.
O alto índice de evasão ainda nos inquietava, continuamos nosso trabalho buscando novas formas de aperfeiçoamento. Nos associamos a ABED em 20/11/2002 inscritos nº2.580 e intensificamos nossa interação com educadores em EAD.
Percebemos que curso precisaria sofrer algumas inovações quanto navegabilidade, leituras complementas, disposição de algum conteúdo e atividades.
Resultantes desse os projetos de cursos Medievo em Debate; Linguagens Alternativas para o Ensino de História; Curso Virtual de Sistemas Amostrado;, Como escrever diferentes tipos de cartas em inglês: De bilhetes informais até cartas formais e/ou comerciais Produção de textos argumentativos; Corrosão em Tubulações Enterradas e o curso Linguagem de Propaganda.
Com novos olhares sobre a EAD e sobre o curso de Capacitação Docente para a EAD, inovamos o curso alterando a disposição do conteúdo e a navegabilidade, atualizando as leituras complementares, propondo novas atividades.
A aula inaugural da 3ª turma aconteceu no dia 21/05/2003 e a sensibilização foi feita pela gerência do NEV e a Diretoria de Ensino Superior.
O curso estava numa nova versão. Ganhou mais hipertextualidade, mais opções de navegabilidade; as leituras complementares foram atualizadas e o mais importante, as atividades foram reduzidas e qualificadas. Para a realização dessas atividades o grupo utilizou recursos favoráveis a interação tais como: oficinas no laboratório para desenvolvimento de habilidades para utilizar WebCam, Fórum e Chat; atividades em grupo com tarefas diversificadas que dependiam de informações de outros alunos do grupo.
Para resgatar os alunos que não haviam realizado as tarefas propostas foram feitas interações através de telefone, combinando uma nova data para realização e disponibilizando monitoria técnica e pedagógica nos horários de trabalho da equipe do NEV.
Iniciamos o curso com 31 alunos e 20 desses concluíram. A evasão caiu para 36%. De acordo com as avaliações ainda persistiam os entraves da comunicação aluno/aluno, aluno/monitoria e da disciplina para realizar as atividades em tempo hábil.
Desse curso resultaram os projetos Metodologia da Aprendizagem e Treinamento do Futsal; Fotografia: possibilidades cognitivas e aplicações profissionais; Sistemas Construtivos Industrializados (optativa); Programação orientada a objetos, Semiologia e semiotécnica; Atualização em cartografia; Redes de Computadores: Implantação e configuração; Capacitação Em Aplicação Da Vacina Bcg (Contra A Tuberculose); Fisiologia do Exercício I; Linguagem C/C++ ( parte integrante das disciplinas Algoritmos e Estruturas de Dados II – CSI e Fundamentos da Computação – CEE ); Comportamento motor I; Fundamentos do Ensino da Geografia e o curso Produção oral em Língua Inglesa.
Chegamos em 25/09/2003 com muito êxito, o que pode ser constatado pelo volume de projetos de cursos elaborados pela 3ª turma do curso de Formação Docente em EAD. Além disso duas alunas dessa turma, professoras do curso de Enfermagem, estão hoje tutorando o curso de Capacitação Pedagógica para Enfermeiros - PROFAE, oferecido pelo Ministério da Saúde, que utiliza as instalações do NEV.
Revigorados por esse êxito e consciente de missão do núcleo, continuamos os nossos trabalhos buscando novas alternativas de melhorias como o proposto abaixo.

3. Elaboração da terceira versão do curso e oferta para terceira a turma a partir da plataforma TelEduc

Nosso compromisso com a educação nos remete buscar a cada dia novas estratégias para (re)significar o ambiente ensino-aprendizagem e acreditando cada vez mais na EAD estamos migrando o curso para a plataforma TelEduc, com a espectativa que essa ofereça melhores recursos de interatividade para os alunos. Os alunos poderão fazer upload dos trabalhos para a janela MURAL, poderão participar de chat e fóruns com maior freqüência e os monitores/tutores poderão acompanhá-los com menor possibilidade de erros.
E tão logo fique pronto estaremos oferendo à comunidade educativa.

Considerações finais

Dos projetos elaborados a partir curso de Capacitação Docente em EAD oferecido pelo NEV resultaram os cursos de Escrita Teclada; Princípios Básicos de Matemática para a Química Geral; Curso Virtual de Sistemas Amostrados e curso de Suporte para Atividades Presenciais do Curso de Sistema de Informação. E estão sendo concluídos os cursos Medievo em Debate; Linguagens Alternativas para o Ensino de História; Produção de textos argumentativos; Estatística Básica para Profissionais da Educação; Corrosão em Tubulações Enterradas e o curso de Linguagem de Propagandas. Os demais serão implementados posteriormente de acordo com a disponibilidade dos recursos do NEV. O resultado exposto acima pode comprovar que as dificuldades inerentes ao início do processo de implantação do Núcleo de Ensino Virtual puderam ser superados. Isso porque existem pessoas envolvidas - diretores, gerentes, professores e alunos que acreditam que novos paradigmas educacionais podem ser construídos a partir de uma nova relação com o saber.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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LÉVY, Pierre A Inteligência Coletiva por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
LUCENA, Marisa. Um Modelo de Escola Aberta: Kidlink no Brasil. Rio de Janeiro: Brasport, 1997. 343p.
MORAN, José Manuel. O que é Educação a Distância. Disponível em <www.eca.usp.br/prof/moran. Acesso em 01 ago.2001.
MOREIRA, Mércia. Pressupostos Psicopedagógicos do Uso do Computador na Educação. Documentos de Estudo do XVIII Seminário Brasileiro de tecnologia Educacional. ABT. Rio de Janeiro: 3-16, out.1986.
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VALENTE, José A. (org) Computadores e Conhecimento:repensando a educação. 2.ed. Campinas. Unicamp/NIED, 1988. 501p