TCA1-001
INTEGRAÇÃO DE TÉCNICAS DE EAD EM AULAS, PROJETOS E CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO Cristiana Mattos Assumpção
Tema A- Formação de Profissionais
para Educação a Distância
Resumo: Visando aumentar o nível de uso da tecnologia na educação, o Colégio Bandeirantes está criando um programa de capacitação institucionalizado, o EduTechnoBand. O programa visa superar desvantagens presentes no modelo atual de capacitação e encorajar uma mudança sistêmica e sustentável. O uso de técnicas de ensino à distância e a plataforma TelEduc da Universidade de Campinas servem duplo propósito: a) extender, complementar e enriquecer o trabalho presencial, e b) servir de modelo para como se ensina integrando tecnologia, para que este possa ser replicado em sala de aula.
Com a invasão da tecnologia no âmbito educacional, novos desafios estão sendo enfrentados pelos administradores, professores, funcionários, alunos e até mesmo pais de alunos. O próprio papel da escola na sociedade está sendo repensado. Como preparar os alunos para viverem em uma sociedade onde a única certeza é a incerteza de como será o mundo que enfrentarão? A tecnologia não pára de evoluir. Cada mês que passa traz tecnologias mais compactas, potentes, acessíveis e ubíquas. Os jovens de hoje não sabem o que é ter crescido sem uma televisão em casa, sem telefone, até mesmo sem celular. (Tapscott, 1997) Como preparar professores para dar aula para um público alvo que cresceu de forma tão diferente da sua própria formação? A nossa proposta é justamente usar os recursos mais modernos que esta tecnologia oferece para capacitar professores a se adaptarem a esta nova forma de ensinar. a. Educação e Globalização: mudanças de paradigma no ensino De acordo com Maia (2001), a transformação
da sociedade industrial em sociedade do conhecimento exige a formação
de profissionais preparados para atividades do mundo atual, onde a mobilidade
figura como resultado da rápida depreciação do
patrimônio cultural. Pela sua natureza, os instrumentos das novas
tecnologias favorecem o desenvolvimento de metodologias educacionais
que propiciem a busca incessante do auto-aprimoramento, no sentido de
educação continuada, uma vez que permitem a atualização
ágil de conteúdos. b. Formação de Professores Atualmente o modelo de capacitação de professores na área de tecnologia em educação tende a não ser institucionalizado ou sistêmico. A seguir faremos uma comparação do modelo teórico de capacitação atual predominante (esquema 1), e o modelo teórico que estamos propondo (esquema 2) na tentativa de superar os problemas identificados (Assumpção, 2002). Esquema 1: Modelo Atual de Capacitação (vantagens e desvantagens) Neste modelo não somente o impacto é isolado
a um ou poucos professores, mas também é inconsistente.
Professores diferentes podem escolher locais e provedores de capacitação
diferentes, trazendo assim de volta para a escola um repertório
diferente de conhecimento. Isto pode dificultar o alinhamento das diferentes
habilidades que os professores adquiriram.
c. O novo perfil do professor no século 21 Quem está lidando com tecnologia nas escolas há
anos já percebeu que não basta colocar computadores dentro
da sala de aula (CEO Forum 1999; CEO Forum 2000; OTA Report on Teachers
and Technology: Making the Connection 1995; PCAST 1997; Greene 2000).
Os professores ainda são os principais instrumentos de influência
no processo de aprendizagem do aluno. Se o professor não for
capacitado a utilizar estas ferramentas tecnológicas de maneira
inovadora e bem preparada, a presença dos computadores pouco
fará para melhorar a qualidade do ensino na instituição.
2. Proposta Band: modelo presencial complementado por EAD O Colégio Bandeirantes vem desenvolvendo um programa de capacitação interno de Tecnologia na Educação (EduTechnoBand – www.colband.com.br e http://teleduc.colband.com.br) baseado nas últimas pesquisas e recomendações de pesquisadores na área de implementação de tais programas em escolas e nos currículos de diversas universidades de renome na escolha dos temas a serem explorados (Valente, 2002). A proposta vem seguindo os seguintes passos: Início do trabalho: 2o semestre de 2002 Módulo temático piloto Grupo: 12 professores (pelo menos um de cada departamento da escola) Objetivos: criar um grupo de tecnologia interdisciplinar (Technology Team) para auxílio na capacitação global oferecida a partir de 2003. Este grupo tinha conhecimentos prévios em uso de tecnologias como ferramenta no ensino e se colocou a disposição para participar em 2003, como monitores e / ou colaboradores, junto à coordenação, dos diferentes módulos de capacitação. 1. Palestras com especialistas: embasamento teórico
e contatos visando futuras parcerias Universidades-Bandeirantes. Este trabalho teve como meta criar, de maneira colaborativa e integrada, módulos de capacitação para os professores do Colégio Bandeirantes, levando-se em conta a realidade de nossa instituição e a demanda de nossos clientes (alunos). A importância da análise dos questionários de levantamento de interesse dos professores O grupo-piloto trabalhou em cima das expectativas e necessidades mais freqüêntes dos professores, cujo levantamento foi obtido a partir da análise de questionários de levantamento de necessidades que foram aplicados nos diferentes departamentos no final de 2002. A capacitação em 2003 Cada módulo teve a duração de 2
meses (8 encontros), sem interrupções. Tivemos um mês anterior a cada módulo para
planejamento e organização geral da equipe e dos participantes,
e um mês após cada módulo para procedimentos de
avaliação e revisão do trabalho desenvolvido, bem
como publicação interna de cada trabalho. Com isso, cada
módulo teve a duração de 4 meses, no total, desde
a sua organização até a sua conclusão/avaliação. A capacitação em 2004 Em 2004, seguiremos o mesmo esquema de 2003, tendo um módulo por semestre para dar tempo de desenvolver plenamente o material: 1o Semestre de 2004 Módulo III - Março/Abril 2o Semestre de 2004 Módulo IV - Setembro/Outubro 3. Uso do TelEduc para complementar os encontros presenciais A limitação de tempo dos encontros e a necessidade
de acessar de casa o material sendo produzido levaram à escolha
de uma plataforma de EAD como ambiente complementar de trabalho. Os
critérios usados na escolha final do TelEduc foram sua fundamentação
pedagógica (ferramentas verdadeiramente úteis para a educação)
e acessibilidade (o ambiente pode ser instalado gratuitamente e é
open source). Avaliação O sistema de avaliação que se pretende adotar
possui as seguintes características gerais: ser contínuo,
ser qualitativo e quantitativo, ser reflexivo (auto-avaliação
dos participantes), ser presencial (documentos impressos) e virtual
(rubricas online). Esquema 3: Processo de Avaliação do Programa
4. O programa (EduTechnoBand)
Tabela 1. Programação
do EduTechnoBand. A partir do fechamento do programa em termos de planejamento de cada módulo, especialistas são consultados e contactados para contribuir para o programa. À medida que o programa fôr se desenvolvendo, estudaremos possibilidades de formar parcerias com Universidades e Instituições de Ensino Superior para poder oferecer aos nossos professores um reconhecimento maior pelo trabalho que estão desenvolvendo, eventualmente até criando um novo modelo de pós-graduação. Esperamos promover assim um reconhecimento institucional do profissional quanto a esta nova capacitação no sentido de oferecimento de oportunidades inéditas, como criação de disciplinas optativas virtuais para os estudantes de dentro e de fora da escola.
5. Referências Bibliográficas Assumpção, C. (2002) Earth2Class: The Role of Technology in Providing Structure for Science Content Delivery from the Research Scientist to the Secondary (6 – 12) Classroom Teacher. Dissertação, Teachers College, Columbia University. CEO Forum (1999). Professional Development: A Link to Better Learning, Washington D.C., CEO Forum. CEO Forum(2000). School Technology and Readiness, Washington D.C., CEO Forum. Greene, B. R. (2000). Teachers' Tools for the 21st Century: A Report on Teachers' Use of Technology, National Center for Education Statistics. [Online] http://nces.ed.gov/pubs2000/2000102.pdf Heide, A. e Stilborne, L. (1999) Guia do Professor para a Internet: Completo e Fácil. Editora Artmed, São Paulo, SP. Maia, C. (2001) Guia brasileiro de educação à distância 2000/2001. Editora Esfera, São Paulo, SP. OTA (1995). Teachers and Technology: Making the Connection. Washington, DC, U.S. Office of Technology Assessment. PCAST. (1997). Report to the president on the use of technology to strengthen K-12 education in the United States. Washington, DC, President's Committee of Advisors on Science and Technology and Panel on Educational Technology: 135. Tajra, S. (2001) Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. Editora Érica, São Paulo, SP. Tapscott, D. (1997) Growing up digital: the rise of the net generation. McGraw-Hill Professional Publishing, New York, NY. TelEduc – site do projeto: http://teleduc.nied.unicamp.br/teleduc/ Toffler, A. (1995) A Terceira Onda. Editora Record, São Paulo, SP. Valente, J. A. (2002) O computador na Sociedade do Conhecimento. NIED, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP |