RESUMO
Este trabalho descreve um ambiente de interação baseado na "web" para permitir que especialistas geograficamente distantes possam dar suporte a educadores ambientais que trabalham com comunidades residentes em uma área de preservação ambiental. A diversidade cultural das comunidades envolvidas exigirá estratégias sócio-pedagógicas que deverão estar em sintonia com a proposta do projeto de educação ambiental. A originalidade da proposta consiste na adoção de conceitos oriundos de teorias sociais como: Comunidades de Prática, Dialógica e Teoria da Atividade.
PALAVRAS-CHAVE
interação ser humano-computador, educação a distância, comunidades de prática, interatividade.
(15:45:01) Educador Ambiental: a aplicação de jogos para sensibilização quanto à coleta de lixo e devastação ambiental não foi satisfatória, as fases não estavam claras; ha como mudar?
(15:45:35) Tutor: acho que será preciso ler as fases e aplicar detalhadamente, sem induzir os participantes. Foi neste ponto que se deu o problema; lembre-se que o jogador pode camuflar seus atos. (15:46:05) Educador Ambiental: as dificuldades foram exatamente estas, quanto ao jogo, os participantes não sabem criar cenários e histórias e estratégias de enredo, existe muita dificuldade de compreensão, por parte dos membros da comunidade. Tentarei novamente, mudando a tática, pois o jogo tem níveis que devem ser modificados, da forma como expus. (15:47:01) Tutor:Ok, aplique e mande as seqüências do jogo e quais as estratégias utilizadas, que o reformularemos, ok? (15:48:00) Educador Ambiental: Mudando de estratégia, passamos a sensibilizar através da exposição de murais, dos problemas mais graves de devastação ambiental encontrados atualmente, não só na Ilha do Superagüi, mas em âmbito mundial, e desenvolvemos dinâmicas de Grupo, com o fim de promover a interação entre nós educadores, e os membros da comunidade. (15:50:01) Tutor: Mande os resultados, certo? (17:50:03) Educador Ambiental: os principais argumentos dos membros nativos da comunidade são os seguintes: Sempre vivemos aqui. Vivemos do que a natureza oferece, e nossos pais nos criaram colhendo frutos, explorando palmito e pescando. Por que agora tem que ser diferente? E o resto do mundo, quem cuida? E a Amazônia, que é muito maior, lá também tem disso? Você vive lá na cidade, por que lá eles não se preocupam com isso? (15:53:00) Tutor: Irei passar estas informações para o professor para estudarmos as possíveis estratégias para atender as dificuldades encontradas. Em breve, as colocaremos no BSCW. Sugerimos que, se você, enquanto Educador Ambiental , que está em contato direto com a comunidade, tiver alguma idéia, nos comunique. |