INTEGRANDO FERRAMENTAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO A UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA
Felipe Távora Pereira
Universidade de Fortaleza - UNIFOR
felipe@gruposecrel.com.br
Elizabeth Sucupira Furtado
Universidade de Fortaleza - UNIFOR
elizabet@unifor.br
(Texto original com imagens: clique aqui)
RESUMO
Este artigo apresenta uma solução para melhorar a interação entre usuários de um curso de educação a distância (EAD) como a disseminação do conhecimento entre eles. Esta solução consiste na integração de dois ambientes interativos. O CADInet, que é um ambiente de EAD feito para os professores criarem cursos on-line, disponibilizarem materiais didáticos e acompanharem a aprendizagem dos alunos. O outro ambiente é o MC2, que tem como objetivo promover o conhecimento nas organizações, através de suas diversas funcionalidades de apoio à colaboração e ao conhecimento. Estas funcionalidades integradas ao CADInet possibilitarão que o conhecimento adquirido pelos alunos de um curso possa ser criado, retido e disseminado.O I Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos, realizado em parceria pelo SES- Serviço Social da Indústria, Universidade de Brasília e UNESCO, em novembro 2001, teve participação online de Brasília-Brasil, Argentina e Alemanha, para 9500 congressistas, distribuídos em 600 pontos de recepção e interatividade, em todo o Brasil. O evento utilizou tecnologias de videconferência por meio de Infovia corporativa da CNI-Confederação Nacional da Indústria e Teleconferência, por meio de TV por satélite, com sinal aberto. O evento educativo, integrante do Programa Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos, exemplifica como o uso das tecnologias de comunicação e informação podem ser utilizadas em processos formativos, na perspectiva de educação ao longo da vida.
PALAVRAS-CHAVE
EAD, Gestão do Conhecimento, Ambientes de Aprendizagem.
1. Introdução
A educação a distância tornou-se uma modalidade fundamental de aprendizagem e ensino, devido a evolução das tecnologias interativas da comunicação. Seu prestígio cresce de forma bastante visível em diversos setores e principalmente nas universidades, em virtude de fatores como o retorno financeiro e a grande possibilidade de atingir um maior número de alunos, além de ser uma nova metodologia de ensino/aprendizagem, que é o objeto de interesse dessas instituições.
A Universidade de Fortaleza (UNIFOR), reconhecendo a necessidade de atuar na EAD apoiou, juntamente com o CNPq (órgão financiador), o desenvolvimento do CADInet. Este ambiente vem sendo experimentado pela universidade desde 2001 nos cursos a distância para capacitação dos professores, bem como auxiliando disciplinas presenciais dos cursos de graduação.
Por ser um ambiente baseado na comunicação para construção do conhecimento, ele possui ferramentas que possibilitam interações assíncronas (fóruns, e-mails, formação de grupos de estudo virtuais) e síncronas (videoconferência) entre usuários [Neto, 2000].
Durante as experimentações com o CADInet, os usuários declararam ter sentido dificuldades em compartilhar e disseminar o conhecimento no ambiente. Também foi concluído que os professores não conseguiam encontrar formas eficazes de expressar seu conhecimento e de estimular os interesses dos alunos. Ainda sobre as experimentações, os alunos se queixavam de não haver flexibilização no conteúdo estudado, quando algumas vezes os mesmos não tinham afinidades com certos temas em estudo [Távora, 2001].
Um motivo para tais acontecimentos foi o fato de professores não atuarem de forma eficiente como motivadores e animadores do ambiente. Outro motivo é o fato de que esta nova modalidade de ensino requer um perfil mais autônomo e independente do aluno.
Este inadequado comportamento dos atores se aliou ao fato de que as ferramentas de comunicação existentes no ambiente não serem capazes de promover o compartilhamento e a disseminação do conhecimento gerado. Isso poderia ser feito se essas ferramentas dessem apoio ao trabalho mais personalizado de animação do professor, fornecendo-o informações sobre os interesses dos alunos, bem como suas experiências.
O que se comprovou é que o ambiente não tinha ferramentas nem pessoas que estimulassem usuários a explicitarem suas habilidades e experiências, a fim de que essas pudessem ser disseminadas.
Existem sistemas corporativos de aprendizagem que, através de suas ferramentas de gestão do conhecimento, apóiam o trabalho de motivação e de geração e disseminação do conhecimento. Este suporte computacional permite, por exemplo, que a organização planeje suas atividades de acordo com os interesses dos seus funcionários, a partir de relatos e experiências provenientes de discussões em fóruns ou chats, materiais disponibilizados, atividades realizadas, entre outros.
A idéia deste trabalho é a de integrar estas ferramentas de gestão do conhecimento existentes em ambientes de aprendizagem corporativa ao ambiente CADInet. Nosso objetivo é dar apoio ao processo de aprendizagem também através da aquisição de conhecimento, distribuição e interpretação de informações. Estas informações ficariam armazenadas no ambiente, e seriam enriquecidas a cada novo curso.
2. Fundamentos Considerados
Neste estudo, estamos considerando dois fundamentos para basear a integração dos dois ambientes, que serão descritos a seguir.
2.1. Gestão do conhecimento nos sistemas organizacionais e educacionais
Sistemas que promovem a gestão do conhecimento são aqueles que provêem ferramentas que possam auxiliar no processo de geração e disseminação de conhecimento. Este conhecimento pode ser capturado, explorado e compreendido pelos usuários.
A organização empresarial é uma fonte inesgotável de conhecimento. Todas as suas transações podem refletir talentos humanos, numa junção dos conhecimentos tácito e explícito. As pessoas nem sempre utilizam o seu talento e, quando sim, não ficam registros dessas ações, nem sobram resquícios de suas técnicas e estilos pessoais que podem enriquecer a organização.
Nesta perspectiva, as organizações precisam aprender a fazer a gestão do conhecimento para manter a perpetuidade do negócio [Bernal,2000]. Para que isso se torne realidade, é necessária a união de pessoas e tecnologia, ficando as primeiras responsáveis por criarem e personalizarem estilos de conhecimento, que descreveremos no próximo item, e a segunda por apoiar a socialização do indivíduo na organização, através, por exemplo, do uso de ferramentas de gestão do conhecimento.
Destaca-se, entre esses sistemas de gestão de conhecimento, o MC2, que é um ambiente de aprendizagem organizacional, desenvolvido por uma empresa cearense de desenvolvimento de software, a Secrel. O MC2 se baseia em uma teoria que considera o indivíduo como fonte de toda a riqueza da organização. Esta teoria visa instituir condições que favoreçam o pleno desenvolvimento das pessoas e, através delas, da organização.
O ambiente MC2 tem ferramentas que favorecem o processo de participação das pessoas de uma organização, fazendo-as mais atuantes e contribuidoras para o desenvolvimento da mesma.
Um ambiente educacional, como o CADInet, também deve ser propício à cultura de novos conhecimentos, através de reflexão, criação, registro, pesquisa, aplicação e atualização do conhecimento. A capacitação teórica e prática das pessoas, sejam elas de organizações ou de instituições de ensino, passa por esses substantivos, provando que a gestão do conhecimento é necessária, não somente nas organizações mas em qualquer ambiente onde o objetivo seja a aprendizagem.
2.2. Líderes e ferramentas - estratégia para a gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento sozinha não gera reflexão nem promove a redefinição de paradigmas, mas aliada a estratégias eficientes pode auxiliar o processo de aprendizagem. Estratégias vencedoras ressaltam a escolha dos líderes, que devem possuir como características básicas a facilidade de relacionamento e a persistência, para que levantem a bandeira da ação continuada e, principalmente, saibam transformar sentimentos e idéias em resultados para todos [Veras,2000].
Dentre essas lideranças, a estratégia MC2 ressalta as figuras do articulador e do multiplicador. O articulador é aquele responsável por estimular o desenvolvimento e a aprendizagem de seus articulados (liderados). Ele irá orientar o multiplicador, que pode ser qualquer pessoa que tenha conhecimento de um tema específico e tenha interesse (ou seja estimulado) em multiplicá-lo (disseminá-lo).
Fazendo uma analogia destes líderes num ambiente de EAD, podemos dizer que o articulador é um professor e que o multiplicador pode ser um colaborador ou professor, ou o próprio aluno. Em ambos os casos eles devem ter característica de animador. Esses líderes servirão como agentes humanos do ambiente, e terão conhecimento e experiência necessários para orientar e estimular os alunos na utilização do ambiente EAD e de suas ferramentas de gestão de conhecimento.
Das ferramentas de gestão de conhecimento utilizadas no ambiente MC2, as escolhidas para serem integradas ao CADInet foram as seguintes: Artigos, Consultas, Autoteste e Banco de Talentos.
A ferramenta Artigos faz com que usuários possam relatar suas experiências sobre um ou mais temas, contando casos de sucesso e insucesso. Outras pessoas aprendem e encontram nestes a solução para muitos de seus desafios.
A ferramenta Consultas possibilita que qualquer pessoa enderece pedidos de informação e de solução de problemas a outros usuários, que podem já ter enfrentado problemas similares e que, até o momento, guardavam sua experiência exclusivamente para si. O ambiente monitora essas consultas de forma que sejam armazenadas as ações dos usuários envolvidos. Bancos completos podem ser criados também por pessoas ou grupos de pessoas, sendo repositórios de conhecimento de grande valor para todos os usuários que tiverem interesse no tema abordado.
Autoteste é uma ferramenta que possibilita a aplicação de testes, criados pelo articulador ou mesmo pelo multiplicador, onde os próprios alunos poderão avaliar sua prontidão para uma atividade de aprendizagem dada. Essa ferramenta pode ser utilizada, por exemplo, quando um candidato a multiplicador quiser saber se realmente ele está apto a multiplicar um tema específico.
Toda e qualquer ação de um usuário no ambiente, bem como informações importantes que dizem respeito à sua experiência profissional alimentarão uma outra ferramenta, chamada de Banco de Talentos. Esta exibirá relatórios sobre o usuário, como suas habilidades e experiências. Isso facilitará que, por exemplo, um articulador possa identificar multiplicadores potenciais de temas específicos, ou mesmo que num processo de pesquisa, alunos do ambiente identifiquem colegas capazes de ajudar a solucionar seus problemas e responder suas questões.
Todas estas ferramentas, integradas às já disponíveis no CADInet, podem auxiliar o processo de ensino/aprendizagem através da gestão do conhecimento no ambiente.
3. Arquitetura do Ambiente
A figura 1 mostra as funcionalidades de gestão do conhecimento integradas com as ferramentas do CADInet. A integração é feita através dos grupos de estudo (grupo de pessoas que se reúnem para estudar um determinado tema, o qual é cadastrado com palavras-chave associadas). Os grupos de estudo são coordenados por um multiplicador e orientados por um articulador. Como já foi mencionado, o multiplicador pode ser qualquer usuário do ambiente que tenha interesse em compartilhar conhecimentos importantes para auxiliar na aprendizagem dos alunos, enquanto que o articulador será o professor deste curso.
Vale ressaltar que todas as ações executadas pelos usuários do ambiente que tiverem como objetivo alimentá-lo (através de artigos, perguntas e respostas, materiais didáticos, discussões em fóruns,...), e que se relacionarem com temas (através de palavras-chave associadas) que estejam sendo trabalhados por Grupos de Estudo, serão anexados ao material disponível deste grupo, para que possam ser agrupados e disseminados através das ferramentas de comunicação presentes no ambiente.
4. Funcionamento do novo ambiente integrado CADInet
Para ilustrar o uso do ambiente integrado, consideremos o exemplo em que os alunos de um curso irão realizar um trabalho em grupo passado pelo professor. Antes de realizar o trabalho, os alunos devem escolher o grupo que querem fazer parte. O grupo de estudo é criado pelo professor da seguinte maneira:
O professor, através do Banco de Talentos (figura 2), escolhe pessoas que possam ter conhecimentos sobre temas interessantes a serem explorados para ajudar na realização do trabalho em questão. Após esta escolha, ele cria um grupo de estudo para cada tema interessante, que poderão ter como multiplicadores essas pessoas previamente analisadas.
Com os grupos definidos, os alunos deverão escolher aquele que está mais de acordo com seus interesses e habilidades. Estando o grupo formado, o multiplicador é eleito pelo articulador (avaliação do Banco de Talentos e/ou através do Autoteste) e por seus colegas de grupo e passa a ser responsável por disseminar o tema. Esta disseminação tem início com pesquisas em materiais didáticos já disponibilizados pelo articulador (figura 3), bem como pela elaboração, por parte do próprio multiplicador, de sua própria biblioteca de materiais.
O multiplicador é estimulado a desenvolver e disponibilizar materiais a respeito deste tema, e desenvolve e/ ou disponibiliza um artigo interessante, criando também um banco de consultas com o nome do tema a ser disseminado.
Alunos começam a encaminhar perguntas, através da ferramenta de Consultas, ao multiplicador sobre o tema. O mesmo responde e, achando estas perguntas relevantes, armazena no banco de consultas. Se uma pergunta (questionamento) for muito interessante ou o multiplicador não souber explicá-las, poderá encaminhá-la para o articulador, que responde ou cria um fórum de discussões sobre esta questão. Ele comandará o fórum, fazendo com que questões possam ser discutidas a fim de se chegar a um consenso.
Todas as informações relevantes sobre este fórum poderão ser armazenadas no banco de consultas pelo articulador. O banco de consultas, os artigos e todos os materiais utilizados por este grupo ficarão disponíveis a quaisquer pessoas que tiverem interessadas em obtê-las.
A avaliação da equipe poderá ser feita com o registro das ações dos usuários quando da utilização das ferramentas do sistema. Essa avaliação pode ser bastante auxiliada pelo Banco de Talentos, que mostrará todas as atividades dos usuários que tiverem objetivo de alimentar o ambiente.
Os usuários participam em todos os níveis do processo, e resultados obtidos em um curso ou por um grupo de pessoas poderão ser disponibilizados para outras pessoas de cursos diferentes. Essa memória do ambiente será disseminada e, com isso, dinamicamente melhorada a cada novo acesso e novo curso. São os resultados da gestão do conhecimento em um ambiente de aprendizagem a distância.
5. Conclusão
Este trabalho procurou mostrar um ambiente cuja aprendizagem está centrada em aprender fazendo e interagindo, e essas interações, quando utilizam ferramentas adequadas, podem armazenar experiências e habilidades. Este armazenamento gera uma memória do ambiente, que deve ser sempre utilizada e atualizada, fazendo com que o mesmo torne-se mais cheio de conteúdo, e seus cursos mais eficientes em seu objetivo, que é o de promover o aprendizado.
O que se espera na utilização deste ambiente integrado, bem como de suas ferramentas que apóiam iniciativas de colaboração e conhecimento, é que seus usuários tenham mais oportunidades de interagir com a comunidade prática e, conseqüentemente, obtenha mais satisfação.
O processo de análise e projeto de integração deste ambiente já foi iniciado, e espera-se que até o início do ano de 2003 o produto já esteja concluído para iniciar experimentações.
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