E-LEARNING E A PROFISSÃO DOCENTE


Fabiana Bechara da Fonseca
Educadora - Psicóloga - Designer Instrucional / Promon Intelligens
http://www.promonintelligens.com.br / fabiana.fonseca@promon.com.br

(Texto original com imagens: clique aqui)


RESUMO

Em uma breve apresentação de idéias e dados o presente trabalho é uma mescla de um relato de pesquisa e um ensaio acadêmico sobre a profissão docente e as exigências modernas, representadas no âmbito educacional, em grande parte, pelas experiências de Educação a Distância via Web - E-learning - que ganharam espaço e incentivos na contemporaneidade. De forma questionadora chega-se a conclusão da necessidade da profissionalização do magistério - melhorando saberes, delimitando e definindo práticas e papéis. No entanto, indica-se a importância de uma visão crítica com relação a esse processo que fragmenta e distancia da sociedade o saber, apontando para um repensar da profissão e realização de estudos e pesquisas aprofundadas sobre o tema.

PALAVRAS-CHAVE

profissão docente / modernidade / educação a distância / e-learning / profissionalização / especialização.


1 - Modernidade, E-learning e Profissão Docente

Faz parte da história da humanidade, desde os primórdios de qualquer sociedade, mesmo a mais primitiva, a evolução natural gerando especialidades sociais, isto é, papéis sociais delimitados por um saber específico. Esses papéis ou funções surgem "quando o trabalho que produz os bens e quando o poder que produz a ordem são divididos e começam a gerar hierarquias sociais" (Brandão, C. 1993), separando e aos poucos opondo "o que se faz, o que se sabe, como se faz e o que se faz com o que se sabe. Então é quando , entre outras categorias de especialidades sociais, aparecem as de saber e de ensinar a saber."

A partir desta simples narrativa de Brandão sobre o surgimento do papel de ensinar e seus saberes relacionados pode-se dar início à reflexão sobre a especialidade social docente.

Antes vale uma consideração sobre a idéia de especialidade social, aplicada neste ensaio como sinônimo de profissão. O conceito de profissão é bastante polêmico, no entanto, deve-se lembrar que o sentido de profissão possui controvérsias conceituais nas diferentes linhas da Sociologia, assim muitas são as definições encontradas para esse termo.

Para garantir a continuidade do presente estudo adotar-se-á a definição de Popkewitz (1992) citada por Rosana Gemaque (1995) em seu artigo "Profissão de Professor: impasses e perspectivas", que concebe profissão "como palavra de construção social, cujo conceito muda em função das condições sociais em que as pessoas a utilizam" acrescentando, assim como a autora, as observações de Bourdoncle que concorda com essa definição, lembrando que, até meados de 60, as profissões eram definidas a partir de uma base de conhecimentos ou de um ideal de serviço.

Muitos são os estudos sobre esse tema existem ainda estudos mais específicos sobre a profissão docente. Alguns deles chegaram a alimentar conclusões de que o magistério não seria uma profissão, outros admitem a complexidade desta função visto sua competência questionável e poucas delimitações existentes.

Considerando esses estudos chega-se a autores como Novoa, Gimeno e Popkewitz, como lembra Gemaque (1995) que "consideram que a ocupação docente encontra-se em vias de profissionalização e que os professores devem ser os principais protagonistas desse processo".

O presente artigo vem reforçar a idéia a partir de dados coletados em experiências atuais de Educação a Distância via Web nas quais a profissão docente pode ser analisada.

A Educação a Distância via Web, ou E-learning como se costuma nomear esta prática educacional, surge ao lado de inúmeros fenômenos que compõem a modernidade.

Por mais que uma definição de modernidade possa ser encontrada de forma neutra e universal, é preciso aqui lançar um olhar sobre ela afinal, para atender ao objetivo deste ensaio, ou seja, para repensar o papel docente na atualidade, é importante compreendermos em que tempo e contexto ele se concretiza.

Assim como o próprio termo profissão, a profissão docente, como visto, só pode ser avaliada se entendida dentro de seu contexto social, pois se configura como construção resultante das variáveis infralógicas de espaço e tempo.

Desta forma, deve-se considerar as características da contemporaneidade; o que significa dizer que é preciso olhar atentamente para a sociedade contemporânea ou moderna, como alguns preferem chamar, para se analisar a função docente frente às novas exigências representadas pela Educação a Distância via Web.

Segundo Latour: "a modernidade possui tantos sentidos quantos forem os pensadores ou jornalistas. Ainda assim, todas as definições apontam, de uma forma ou de outra, para a passagem do tempo. Através do adjetivo moderno, assinalamos um novo regime, uma aceleração, uma ruptura, uma revolução do tempo", desta forma fica clara a dificuldade de concentração e pleno entendimento da sociedade moderna uma vez que o adjetivo moderno possui em si uma ambigüidade conceitual, como aponta o autor.

Apesar da dificuldade de se encontrar um conceito universal, todos os conceitos e reflexões relacionados ao tema apontam para uma idéia de ruptura no tempo, de evolução, de mudança e essa pode ser citada como a principal característica dos tempos modernos.

A mudança é uma constante dentro da história da humanidade fato percebido também quando reflete-se sobre o surgimento da função de ensinar. No entanto, na contemporaneidade, as mudanças parecem ganhar um colorido especial frente à velocidade de suas ocorrências. Logo, a velocidade é "uma dimensão extremamente relevante no mundo contemporâneo" como reforça Vergara (2002).

Ao lado desse caráter altamente veloz o mundo moderno pode ser associado também a idéias como: era da informação, globalização, novos valores, entre outros.

Muitas são as causas e conseqüências das constantes e velozes mudanças deste momento histórico. Inúmeras são as teorias e controvérsias levantadas por estudiosos; contudo, há um acordo aparente quanto à importância dos avanços tecnológicos para esta dinâmica de transformações freqüentes.

Lima (2002) discorre sobre os impactos da tecnologia na sociedade, na cultura, na educação e nas organizações. Partindo da afirmativa de que as grandes inovações tecnológicas com maior ou menor intensidade afetam a forma de produção de bens e serviços e o processo de trabalho, introduzindo enormes alterações na vida familiar e pessoal, compartilha-se das opiniões desse autor concluindo que "é necessário, portanto, estar atento a estas transformações e nos prepararmos para assimilá-las em nossa vida". Dessa maneira, afere-se a importância, isto é, o reforço que é dado ao importante papel da Educação na sociedade, uma vez que nesta era da informação ou nesta sociedade digital, valorizando o aprendizado e a adaptação.

Neste caminho de construção reflexiva depara-se com as cada vez mais freqüentes e valorizadas experiências de E-learning, que parecem surgir como conseqüências dos tempos modernos, dando origem a novas práticas, novos papéis, novas formas de aprender.

Diante desta hipótese lançou-se mão da rica oportunidade de coleta de informações durante experiências de Educação a Distância via Web para repensar a profissão docente.

2 - Metodologia

Visando atender objetivos avaliativos do processo de Educação a Distância via Web e ainda oferecer dados para reflexões científicas sobre os temas inter-relacionados ao processo educativo implementado,

foram aplicados questionários de opiniões em 200 participantes de programas de E-learning.

O processo de preenchimento deste questionário transcorreu de forma livre, ou seja, os participantes podiam ou não respondê-lo. Possuindo um caráter de pesquisa de opinião, coletava, portanto, os feedbacks dos participantes acerca dos programas desenvolvidos. Eram enviados ou liberados em sistema ao final da experiência (curso) de E-learning.

Inúmeras perguntas compunham o questionário, originando, assim, um padrão que foi mantido para todas as experiências realizadas no período, no entanto, havia certa liberdade de adaptações de linguagem e peculiaridades de cada programa (curso). Todavia a questão foco desta reflexão sistematizada foi aplicada de forma idêntica em termos semânticos em todos os questionários, o que permite o agrupamento e análise dos resultados.

A questão contida nos questionários relacionada à hipótese em análise neste estudo era apresentada através de uma pergunta dissertativa com o objetivo de coletar as impressões e expectativas dos participantes acerca do perfil e do papel do profissional que exerce a função docente neste tipo de experiência educativa.

Para analisar os resultados obtidos foram utilizadas técnicas de análise de discurso consagradas no meio acadêmico.

3 - Resultados

Os resultados obtidos indicam diferentes impressões e expectativas dos participantes e podem ser apresentados a partir do seguinte gráfico:

Vide Gráfico no arquivo completo (link no topo da página)


Como pode ser observado no Gráfico 1, foram utilizadas algumas categorias. Estas foram encontradas a partir da análise do discurso das respostas dadas pelos participantes aos questionários. A tabela a seguir apresenta as categorias encontradas com índices significativos e suas definições:

CategoriaDefiniçãoExemplos
DisponibilidadeCategoria de respostas que estão relacionadas à idéia de disponibilidade do profissional para atender as demandas dos participantes."...deve estar sempre pronto a orientar o aluno."; "ser acessível"; "...uma pessoa de fácil contato..." etc.
EstimulaçãoRespostas que indicam ou se aproximam do conceito de estimulação e motivação."...ser animado, estimulante"; "fonte de motivação..." etc.
SuporteCategoria que agrupa todas as referências feitas ao suporte que o profissional deve dar aos participantes."...ajudar a superar dificuldades."; "Indica alternativas..." etc.
Conhecimento TeóricoCategoria de respostas que apontam para a necessidade de conhecimento teórico sobre o conteúdo da experiência por parte do profissional."sanar todas as dúvidas conceituais..."
OutrosRespostas que apontam para outras categorias, mas que obtiveram freqüências não significativas.
Tabela 1 - Categorias Significativas de respostas aos Questionários.


Como pode ser observado, os rótulos definidos para cada categoria apontam a idéia central dos discursos - respostas - analisadas. Desta forma, entende-se que na categoria Disponibilidade estarão agrupados todos os discursos que possuem como idéia central não só a própria disponibilidade do profissional, como o acesso a este, a prontidão do mesmo em atender os participantes, e ainda afirmativas que indiretamente levantam esta característica. A mesma análise pode ser feita a respeito das demais categorias.

A categoria Suporte poderia ser considerada uma subcategoria da categoria Disponibilidade, entretanto a clareza com que a primeira se configura nos discursos de participantes que também levantaram impressões agrupadas nesta última, garantiu-lhe um espaço dentre as categorias significativas.

Ainda com relação a esta categoria - Suporte - vale ressaltar a ausência de referências a suportes teóricos por parte do profissional, isto é, nenhum participante incluiu em sua definição do perfil e das expectativas com relação ao profissional a necessidade do suporte teórico. Este dado garante a significância do baixo índice da categoria Conhecimento Teórico.

A partir da análise geral das respostas dadas pelos participantes pôde-se concluir que existe a necessidade de atuação de um profissional, exercendo determinadas funções docentes durante a experiência.

4 - Discussão e Considerações

Os resultados oriundos da análise das respostas dadas pelos participantes confirmam a hipótese que indica um repensar da profissão docente estando relacionado ao advento, ou melhor, ao aumento do número das experiências a distância via Web, reforçadas principalmente pelo aumento do interesse das camadas decisórias da sociedade pelas mesmas.

As categorias e índices encontrados neste estudo demonstram uma nova configuração do papel docente no qual a grande função reside na disponibilidade deste para atender às demandas do participante - aluno.

Ao lado desta função encontram-se outras como o caráter estimulador e facilitador que este profissional deve exercer. Estas funções vão de encontro ao tradicional papel docente cristalizado em nossa sociedade.

Neste momento, vale ressaltar que muitos são estudiosos e profissionais que a muito não atuam de acordo com as determinações tradicionais da profissão. Apesar disso, a definição de papel docente, que parece estar mais cristalizada no inconsciente coletivo, é a de um profissional - o professor - que deve transmitir conhecimento, colocando-o na posição de detentor do saber e do poder.

Sabe-se também que na evolução histórico-social do papel docente, nos tempos modernos, esse papel aproxima-se cada vez mais do caráter estimulador e facilitador apontado pelos participantes que responderam ao questionário. No entanto, os resultados encontrados destacam-se, pois são acompanhados pelo baixo índice da categoria Conhecimento Teórico. Mesmo diante de toda a evolução e transformação observada no âmbito educacional que culmina com o processo de profissionalização do magistério, ainda sim o papel docente encontra-se relacionado à certa detenção do saber.

Assim, pode-se constatar a demanda de um novo papel docente que difere daquele tradicional - detentor de saber e poder - e se distancia do papel atualmente exercido pelos profissionais docentes.

Além disso, pode-se ainda afirmar, de forma geral, que os resultados surgem como confirmação das questões levantadas anteriormente, apontando para a necessidade e importância do papel docente, confirmando, com isto, a função social desta profissão.

5 - Conclusões

De forma superficial e fidedigna o presente ensaio vem afirmar as idéias aqui descritas, possibilitando a confirmação das exigências da modernidade e suas constantes mudanças para a construção/reconstrução da profissão docente.

Como visto, esta profissão deve ser construída e reconstruída de acordo com seu tempo e espaço sendo que e a contemporaneidade já vem lhe exigindo um repensar freqüente, conferindo-lhe novas determinações, funções, papéis e saberes.

Os avanços tecnológicos trouxeram novidades para o âmbito educacional e conseqüentemente deram origem a novas práticas e conhecimentos, dilemas e expectativas para seus profissionais.

O presente estudo, longe de apontar o caminho e as verdades destas novidades e suas conseqüências, problematiza essa questão a partir de dados reais que confirmam a necessidade de reflexão.

Assim, assiste-se a esta redefinição dos papéis docentes de forma ainda pouco estruturada, o que indica a necessidade de realização de estudos mais aprofundados sobre o tema.

Observa-se um processo de profissionalização deste papel, como afirmado, que deve ser avaliado e conduzido por seus protagonistas - os professores; contudo, percebe-se que poucos são os professores envolvidos neste processo ao se considerar o número de profissionais de outras áreas como engenheiros, jornalistas e administradores - fato conseqüente da entrada das empresas no âmbito educacional, frente à união tecnologia/educação como resposta às exigências modernas.

Fala-se, portanto, do processo de profissionalização necessário apontado anteriormente pelos autores. Da mesma forma fica claro o quanto esse processo está atrelado à especialização, ou seja, é necessária uma maior adequação da profissão às peculiaridades do mundo contemporâneo. Entretanto, neste sentido volta-se a citar Gemaque (1995) que ressalta que "a profissionalização do magistério suscita controvérsias entre os seus defensores", logo, alguns autores apontam que este processo pode resultar na profissionalidade - melhoria dos saberes na prática da profissão - e no profissionismo - união e status da categoria, e outros apontam para um possível distanciamento da sociedade, excluindo a comunidade dos processos decisórios no âmbito educacional. Portanto, levanta-se mais um ponto que merece maiores esclarecimentos e estudos.

Conclui-se que assim como em outros campos do saber, a Educação enquanto área de conhecimento vem exigindo a seus profissionais, como resposta às exigências que sofre da sociedade em sua totalidade, uma maior profissionalização e uma maior especialização. De forma concreta boa parte dessas exigências são oriundas de experiências inovadores principalmente as práticas de E-learning, como demonstram os resultados relatados, que como visto apontam inclusive para uma nova ou mais definida profissão docente.

Neste ponto uma ressalva é interessante, falar de especialização, de profissionalização é também falar de modernidade, afinal esta é mais uma das características dos tempos modernos, da era da informação. Diante da enorme quantidade de informações e saberes, e principalmente da velocidade com que essas informações surgem e transformam-se, constata-se uma fragmentação do saber gerando papéis cada mais especializados. Japiassu (1976) disserta sobre esta problemática utilizando a expressão "patologia do saber", questionando até que ponto esta especialização é interessante e necessária para a melhor adequação das práticas profissionais ao refletir sobre a questão da interdisciplinaridade.

Portanto, o ensaio apresentado abre espaço para este questionamento. Sabe-se que a modernidade - aqui representada pelas práticas de Educação a distância via Web exigem novas práticas e novos papéis à Educação enquanto saber, no entanto até que ponto é "saudável" profissionalizar, especializar, fragmentar o saber educacional? Até onde as experiências existentes, os conhecimentos acumulados nestes séculos de prática docente realmente não permitem responder satisfatoriamente às demandas dos tempos modernos?

Estas são questões que só profissionais críticos, conscientes e alinhados com as características do mundo contemporâneo podem responder, assumindo seus papéis de protagonistas também nas experiências de E-learning.

6 - Referências Bibliográficas

BRANDÃO, C.. (1993). O que é Educação. São Paulo: Brasiliense.

FRANCO, C.; KRAMER, S. (org). (1997). Pesquisa e Educação: história, escola e formação de professores. Rio de Janeiro: Ravil.

GEMAQUE, R. (1995). Profissão de professor: impasses e perspectivas. In: FRANCO, C.; KRAMER, S. (org). (1997) Pesquisa e Educação: história, escola e formação de professores. Rio de Janeiro: Ravil.

JAPIASSU, H.. (1976). Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago.

LATOUR, B.. (1994). Jamais fomos modernos. São Paulo: Editora 34.

LIMA, F.. (2000). A sociedade Digital - o impacto da tecnologia na sociedade, na cultura, na educação e nas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed.

NÓVOA, A. (org). (1991). Profissão Professor. Portugal: Porto.

VERGARA, S.. (2000). Gestão de Pessoas. São Paulo: Editora Atlas.