UTILIZANDO UM AMBIENTE DE 
APRENDIZAGEM COLABORATIVA VIA WEB 
PARA COMPLEMENTAR O ENSINO PRESENCIAL

José Rodrigues Fernandes
Universidade Católica de Petrópolis

jose.rodrigues@ucp.br

 Jorge Fernando Silva de Araújo
Universidade Católica de Petrópolis

jorge.fernando@ucp.br

 Maria Cristina Pfeiffer Fernandes
Universidade Católica de Petrópolis

fernandes@serraon.com.br

 José Carlos Tavares da Silva
Universidade Católica de Petrópolis

carlos.tavares@ucp.br

(Texto original com imagens: clique aqui)


Neste artigo, são descritas algumas etapas do processo da criação de uma Universidade Virtual em uma universidade com tradição no ensino presencial. Também é apresentado o treinamento necessário para que o corpo docente possa ser motivado a participar do processo. Do modo como proposto, o projeto de implantação tem recebido adesões tanto dos alunos quanto dos professores e se mostra um aliado importante nas tarefas de relacionadas ao ensino-aprendizagem, nessa instituição. A opção pelo modelo de aprendizagem colaborativa já começa a produzir resultados, uma vez que alunos e professores já se interessam em produzir, em conjunto, novos conhecimentos e novas formas de relacionamento professor-aluno.
Palavras chave: Ensino Presencial, Aprendizagem Colaborativa, Ensino a Distância.

 

 

1. Introdução

             O ambiente sócio-cultural do indivíduo, neste início de século, estará fundamentado na utilização das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, que permitem novas estratégias de difusão da informação e novos modelos de comunicação, com a proposta de  modificar  as atitudes e o comportamento humano em relação à Educação.

Como uma conseqüência dos avanços das TIC, surgiram os ambientes de ensino-aprendizagem colaborativos, projetados para permitir o uso de novas metodologias educacionais no processo de desenvolvimento cognitivo e social dos indivíduos, com vistas à construção coletiva de conhecimentos, a partir do tratamento das informações compartilhadas, processadas e distribuídas em tempo real ou não, dinamizando as práticas pedagógicas.

No EAD via Web, é fundamental a utilização das TIC tanto para estabelecer a comunicação professor-aluno e alunos-alunos, quanto para se ter acesso  aos conteúdos do curso. Essa comunicação é bidirecional e pode ser síncrona ou assíncrona. No EAD via Web, o professor assume o papel de um mediador, investigador e até um incentivador do processo de construção de conhecimentos pelos alunos, a partir de informações que podem ser obtidas de diversas fontes, incluindo a Internet, ou seja, de tudo que esteja relacionado à aprendizagem [3].

Nesse contexto, segundo Lévy [4],  “...o professor é incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos, em vez de um fornecedor direto de conhecimentos”.

No entanto, atualmente, a escola e a maioria das instituições sociais, envolvidas na formação e na qualificação dos recursos humanos, têm negligenciado a utilização destes recursos, uma vez que a aprendizagem continua acontecendo em lugares como a sala de aula, laboratório, etc. obedecendo a horários fixos, onde o professor continua sendo o transmissor de conteúdos disciplinares baseados num livro texto ou em outra fonte de consulta estática. E isto faz do aluno um ator passivo durante todo o processo, sendo obrigado a cumprir uma série de atividades rotineiras das disciplinas cursadas, que exigem a presença simultânea do aluno e do professor

A utilização do EAD via Web é uma alternativa para romper com a monotonia da sala de aula tradicional, objetivando o ensino centrado no aluno e superando limitações como tempo, espaço e seqüência dos conteúdos. Ou seja, o EAD via Web está orientado para a cognição, possibilitando um aprendizado cooperativo num ambiente construtivista [5].

O EAD via Web está desafiando as instituições acadêmicas e corporativas a repensarem seus modelos pedagógicos que permitam a formação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa, para incorporarem a Sociedade da Informação.

Apesar de cada instituição seguir o seu próprio modelo pedagógico, segundo Santos [7], existem 5 (cinco) componentes estratégicos comuns a todos eles: 1)  Materiais e os Conteúdos que devem ser preparados para a auto-aprendizagem, com qualidade e em vários formatos; 2) os Professores/Formadores ou tutores que devem apresentar competências científicas, pedagógicas e tecnológicas pois são os responsáveis pela concepção do curso, definição do modelo educacional, do ambiente, da elaboração e atualização dos conteúdos além do acompanhamento e avaliação pedagógica dos alunos; 3) os Sistemas de interação entre o professor e seus alunos que poderão ser assíncronos, síncronos ou uma combinação entre os dois (misto). Esses sistemas facilitam a comunicação entre os atores do ambiente, podem ser informativos, de aconselhamento, de ajuda remota além de permitir a participação dos alunos em fóruns de discussão; 4) as Tecnologias que consistem de um meio para possibilitar o processo de ensino-aprendizagem; 5) os Sistemas de Avaliação que devem ser rigorosos e transparentes para avaliar os alunos, as ações de formação, os sistemas de gestão e de comunicação.

 

Neste artigo, são relatas relatar as ações e experiências desenvolvidas para a implementação do EAD via Web na UCP, que deu origem à uma "Comunidade virtual", a UCP Virtual, mostrando alguns cursos a distância já construídos, classificando-os segundo Lucena  e Fuks [5].

Este artigo está dividido em 6 (seis) tópicos: no segundo tópico apresentamos a parte teórica em relação aos tipos de cursos existentes hoje na Web; no terceiro tópico, é feita uma descrição do ambiente AulaNet;  no quarto tópico são descritas as etapas de elaboração e implementação da UCP Virtual; no quinto tópico é feita a classificação dos cursos já construídos na UCP, e os resultados obtidos até o presente momento; e, finalmente no sexto tópico se encontram as conclusões deste trabalho.

 

2. Classificação dos Cursos Baseados na Web

           

Nesta seção, apresentamos várias classificações dos cursos baseados na Web, segundo Lucena e Fuks [5].

São três os tipos de cursos existentes atualmente na Web: cursos centrados na sala de aula, quando utilizam a Web como quadro de avisos e meio de informação complementar; cursos suplementados por atividades na Web, quando o aprendizado é dirigido pela sala de aula e suplementado por atividades na Web e  cursos totalmente via Web, quando os recursos da Web são usados como um sistema completo de apresentação e discussão do conteúdo.

Em relação aos critérios gerais de construção de cursos na Web, eles se classificam em objetivistas, quando só o professor organiza os conteúdos do curso para ser transmitido e comunicado ao aluno em termos objetivos; ou construtivistas, quando a construção do conhecimento é individualizada por cada aluno e a representação do conhecimento é feita de forma contextualizada a partir da experiência particular do aluno.

A atividade de aprendizagem, oferecidas pelos cursos, pode ser centrada no aluno, quando é função dos aprendizes programar sua trajetória de estudo, através da seleção do conteúdo e da seqüência das atividades educacionais de acordo com sua disponibilidade de tempo, criando suas próprias oportunidades de educação; ou centrada no conteúdo, quando é função dos designers instrucionais  estruturar e organizar os cursos.

Em relação aos métodos gerais aplicáveis ao ensino baseado na Web, existe o método de disseminação, que repete o ensino tradicional, ou seja, no início do curso são dadas informações sobre o curso, a organização de homepages é feita com endereços (links) de outras homepages recomendadas e é transcrita a comunicação entre os alunos. Já no método da facilitação, o professor ou tutor define diretrizes e conduz discussões e debates entre os alunos, utilizando listas de discussão, fóruns  ou chats, através da formulação de perguntas estimulantes; existe também o método de colaboração interna no grupo, que é caracterizado pelo trabalho cooperativo entre alunos através dos mecanismos de comunicação disponíveis; o método colaboração externa no grupo, é caracterizado pela interação com agentes e com comunidades do conhecimento, externos ao curso, tal como a participação de professores visitantes; no método desenvolvimento gerativo-elaboração de conteúdo, após a assimilação das informações, os alunos organizam o conteúdo através de homepages que são incorporadas ao conteúdo do curso.  No método desempenho de papéis, mais utilizado nas ciências sociais, é feita uma simulação de situações, onde se atribuem  responsabilidades simuladas a um grupo de pessoas, como por exemplo, um moderador, um questionador e um relator.

 

3. O Ambiente AulaNet

 

O ambiente AulaNet é uma estrutura aberta, configurável e dinâmica, para apoiar a organização e a manipulação de conteúdos de disciplinas, na sua parte não pericial. Possui mecanismos de comunicação, coordenação e cooperação necessários ao eficaz trabalho em grupo. Contudo, quando se trata de Ensino a Distância, algumas limitações aparecem de forma clara como, por exemplo, as diferenças de cultura, ou linguagem, que se bem administradas não chegam a constituir impasses no uso do AulaNet.

O AulaNet, pelas suas próprias características, se mostra um ambiente de amplo espectro de utilização, não-proprietário, de modo que aceita e integra documentos gerados por outros dispositivos de software. É de manutenção simples, a qualquer tempo, nele podendo-se  alterar, revisar, colocar noticias, trabalhos e exercícios.

Dentre os dispositivos de cooperação, temos: a lista de discussão e a lista de interesse, que são dispositivos assíncronos e o dispositivo de debate como dispositivo síncrono. A lista de discussão opera como uma lista convencional. A lista de interesse é o Newsgroup. O aprendiz acessa a lista de interesse, e lá coloca sua opinião sobre um ou mais assuntos, em réplica ou iniciando uma linha de discurso sobre um tema previamente eleito para inclusão.

Já o dispositivo debate é um chat convencional. Com data e hora marcada, com referencial de hora mundial, os aprendizes entram no ambiente AulaNet, do local onde se encontrarem, e participam de discussões, sempre acaloradas, sobre a temática do curso.

Pode-se notar que o paradigma estabelecido pela tríade comunicação, coordenação e cooperação, coloca o AulaNet como um ambiente que suporta aprendizagem construtivista neopiagetiana, porque utiliza grupos de trabalho ao que Riviere [6] denomina de grupos operativos de trabalho. Nesse paradigma, formam-se grupos de trabalho, com temas específicos, sob a orientação do professor, com tempos previamente acordados, e com data limite para encerramento de cada atividade. A atividade do aprendiz é intensa nesse ambiente. À medida que ele vai participando dos debates, trazendo novas informações, navegando na Internet e buscando novos conteúdos em bibliotecas e outras fontes, acontece uma verdadeira gincana de conhecimentos, com intensa interatividade. Isto normalmente não acontece em sala de aula convencional.

O AulaNet não dispõe de mecanismos de certificação. Possui na versão mais recente um mecanismo de avaliação do tipo prova, que funciona como auto-avaliação.

 

4. Criação da UCP Virtual

 

Em  outubro de 1999, a Reitoria da Universidade Católica de Petrópolis, através da portaria 122/99, oficializou o Projeto UCP Virtual. As razões para a criação da UCP Virtual foram a necessidade de se iniciar pesquisas na área de EAD via Internet.

O corpo docente da UCP é composto por professores pertencentes a diferentes áreas do conhecimento. Alguns deles nunca tiveram a oportunidade de desenvolver conhecimentos na área de EAD e nas TIC, outros possuem noções básicas adquiridas em experiências solitárias e alguns já participaram de cursos, seminários, congressos, etc. A diversidade de formação tornou necessário a realização de um Programa de Capacitação que permitisse uma uniformização do conhecimento do corpo docente em relação ao uso das novas tecnologias.

Portanto, o primeiro desafio da UCP Virtual foi investir na formação dos professores do corpo docente da UCP nas TIC, um dos requisitos básicos para a elaboração de cursos na Web. Esta familiaridade com o uso de tecnologia se faz necessária, uma vez que, no EAD, a comunicação bidirecional entre professor e aluno se dá através do uso dos recursos telemáticos e da Internet. O I Programa de Imersão Tecnológica, implantado no mês de janeiro/2000, serviu não só para capacitar os professores nas TIC, bem como promover uma atualização e um aprofundamento, dando ênfase às tecnologias que têm uma implicação direta com a organização didática e a prática de Ensino a Distância. O Programa foi constituído de cinco cursos básicos:

 

·        Introdução à Informática – Windows;

·        Processador de Texto – Word;

·        Planilha Eletrônica – Excel;

·        Software de Apresentação – Powerpoint; e

·        Internet – E-mail, Máquinas de busca, HTML básico e software AulaNet

 

Atualmente, já foram realizadas quatro edições do Programa de Imersão Tecnológica, com grande participação do corpo docente da universidade.

Outro aspecto importante a ser considerado na implantação de um projeto de EAD através da Internet, é a infra-estrutura tecnológica necessária.  A UCP Virtual adotou o AulaNet como o ambiente padrão para o desenvolvimento das experiências descritas no presente trabalho.

 

5. Cursos Desenvolvidos

 

Desde a implementação da UCP Virtual, há aproximadamente 2 anos, os resultados das experiências usando o ambiente AulaNet têm sido bastante  positivos. O maior desafio está na produção de conteúdos atraentes, usando tecnologia de baixo custo. Essa  opção de pesquisa tem por objetivo encontrar modos de rápida disseminação do uso do ambiente AulaNet na UCP e oferecer os resultados desse empreendimento à comunidade. A facilidade de uso desse ambiente, não apresentando grande dependência da tecnologia, tem contribuído para que o mesmo esteja sendo utilizado por inúmeros professores do corpo docente. Assim, produz-se  textos, imagens, gráficos, filmes e outros documentos, da maneira mais simples e barata usando programas clássicos para cada tipo: textos em Word e respectiva gravação em formato HTML, gráficos em Paintbrush e gravação em formato JPEG ou BMP, filmes de curta duração com técnica nada sofisticada usando câmeras digitais de baixo custo, facilmente encontradas no mercado. Embora estes careçam de qualidade artística, eles  cumprem seu papel de auxiliar na aquisição de conteúdos pelos aprendizes. Em resumo, utilizou-se  ferramentas clássicas, procurando não repetir a conhecida experiência de sala de aula. Procurou-se por novas formas


de estímulo à motivação do aprendiz e para isso nada melhor do que o auto aprendizado de  tais novas formas.

Figura 1 - Listagem dos cursos existentes no Ambiente AulaNet da UCP.

 

É a partir dessa experiência que conseguiu-se estabelecer novos modos de acesso ao aprendiz. Como bem afirma Lucena e Fuks [5], "nesse domínio de EAD via Internet não há especialistas". Todos somos aprendizes.

Os instrumentos disponibilizados no AulaNet oferecem uma ampla gama de possibilidades. Pode-se  utilizar o AulaNet em cursos totalmente a distância, parcialmente a distância e até mesmo em auxílio a aprendizagem convencional de sala de aula. A maior parte dos cursos produzidos na UCP estão nessa última categoria. Os  alunos são estimulados a usarem o AulaNet em complemento ao que acontece em sala de aula.

Na Tabela 1 se encontra uma grade informativa dos esforços de uso do AulaNet na UCP, também listados na Figura 1. Existe um administrador local do AulaNet. Além disso, a UCP Virtual dá apoio aos professores que participam da experiência de uso do ambiente.

Todos os professores foram convidados a participar e o resultado dessa primeira fase já dá conta do interesse que despertou.

Dos cursos listados no Tabela 1, nenhum pode ser classificado como totalmente via Web. Na sua grande maioria, são classificados como cursos centrados na sala de aula. Isto significa que o professor utiliza o ambiente AulaNet como um meio para publicação dos materiais didáticos aplicados na sala de aula. Neste caso, o ambiente serve somente como um facilitador do processo de obtenção do material pelo aprendiz.

Classificados como cursos suplementados por atividades na Web, tem- se atualmente,  12 (doze). Nestes cursos, o conteúdo disponível no ambiente AulaNet não é somente o material apresentado na sala de aula. Outras formas para construir o conhecimento do aprendiz são também utilizadas. Novos materiais didáticos são utilizados, através de textos, slides de uma apresentação, links para sites, ou até mesmo através de vídeos. A  interação entre o professor e os alunos e entre os alunos são realizadas através de listas de discussão, e-mail e grupo de interesse.

 

Tabela 1- Os 49 Cursos da UCP Virtual

 

No curso Criminologia, o professor utiliza a lista de discussão para tratar as questões gerais do conteúdo programático e o grupo de interesse para aprofundar algum conceito específico. Ainda utiliza intensamente a opção exercícios. No início de cada semestre, todos os exercícios, que deverão ser resolvidos durante o curso, ficam disponíveis com suas respectivas datas de entrega. Cada aluno resolve o seu exercício, até a data determinada, e encaminha-o ao professor através do próprio ambiente.

O curso Elaboração e Análise de Projetos e Administração de Projetos teve 50% de sua carga horária lecionada de forma virtual. Todo o conteúdo programático foi disponibilizado no AulaNet, e no decorrer de toda a semana, foi realizado um encontro presencial e um virtual. A avaliação dos alunos foi feita considerando um projeto desenvolvido em grupo. Na fase de definição dos temas de cada projeto, as aulas virtuais utilizaram de forma intensiva a comunicação síncrona, através do chat. A lista de discussão e o grupo de interesse também foram bastante utilizados durante o desenvolvimento do conteúdo programático e durante todo o processo de elaboração dos projetos.

Já os cursos Os Desafios da Pesquisa em Educação, Capacitação Social, e Introdução à Metodologia da Pesquisa Científica em Informática, utilizam uma metodologia construtivista baseada na Pedagogia de Projetos [1][2], onde a atividade de aprendizagem é centrada nos aprendizes. Nesse caso, a construção e a representação do conhecimento é feita de forma contextualizada, a partir da experiência particular do aluno. A partir do mecanismo da co-autoria do ambiente AulaNet,  são os alunos, separados em grupos de trabalho, que selecionam e constróem o conteúdo das aulas em conjunto com o professor, e elaboram atividades educacionais usando os mecanismos de comunicação, como lista de discussão e grupo de interesse. Na Figura 2,  mostra-se  uma aula do curso Capacitação Social, que em suas atividades incluiu a elaboração de uma prova para cada aula do curso (Figura 3).

Figura 2 - Aula do curso Capacitação Social.

Figura 3 - Prova elaborada para o curso de Capacitação Social

 

6. Conclusões

 

Os resultados demonstram que a criação da UCP Virtual tem contribuído para a formação de uma "Comunidade Virtual" na UCP . Observa-se  a contínua e crescente demanda de solicitações de publicação de novos cursos no ambiente AulaNet e também nota-se  que os professores que ainda não estão participando do processo, têm manifestado grande interesse em se associar a ele. Com essas novas contribuições, dinamiza-se e inova-se as práticas pedagógicas na universidade.

Outro fato importante observado é que o professor pode construir um curso, utilizando o ambiente AulaNet, sem a necessidade de ser um especialista em Internet, usando os aplicativos clássicos (Word, PowerPoint, HTML, etc.)

A utilização de um ambiente de ensino baseado na Web pode ajudar a superar a desmotivação dos alunos durante as aulas, uma vez que a sala de aula convencional oferece hoje poucos recursos para acompanhar o ritmo das novas tecnologias, que permitem o acesso a novas informações e conhecimentos mais amplos do que os métodos tradicionais de ensino.

Finalmente, observou-se  que os alunos que participaram deste projeto manifestaram-se favoravelmente a todas as inovações introduzidas e manifestaram preocupação com a continuidade do trabalho nos períodos subseqüentes, mostrando com isso sua importância. Eles também mostraram vontade de ampliar seus conhecimentos através desta ferramenta, e sugeriram a sua utilização em outras disciplinas, a fim de permitir um maior alcance e abrangência no meio universitário. Apontaram duas  grandes vantagens da ferramenta: i) a facilidade de acesso de qualquer lugar e em qualquer momento e ii) poder estabelecer seu próprio horário de estudo.

 

Referências Bibliográficas

 

[1] Fernandes, M.C. P.; Fernandes, J.R. Uma Experiência Construtivista Usando Um Ambiente de Software Baseado na Web” –  trabalho apresentado no VII Congresso Internacional de Educação a Distância  da ABED em S. Paulo (08/2000);  IV COINFE na UERJ (11/2000); II Conferência Internacional em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação “Challenges 2001/Desafios 2001” na Universidade do Minho em Portugal (05/2001).

[2] Fernandes, M.C. P.; Fernandes, J.R.. Metodologia Construtivista Usando um Ambiente de Software Baseado na Web. Trabalho apresentado no VIII Congresso Internacional de Educação a Distância  da ABED em Brasília (08/2001).

[3] Fonseca, Vitor da. Cognição e Aprendizagem. Lisboa: Âncora Editora. 2001

[4] Lévy, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 2ª edição. 2000.

[5] Lucena, Carlos; FUKS, H. A Educação na Era da Internet. Rio de Janeiro: Coleção Costumes e Protocolos: Clubedofuturo. 2000.

[6] Riviere, Pichon. Processo Grupal. São Paulo: Editora Martins Fontes. 1988.

[7] Santos, Arnaldo. Ensino a Distância e Tecnologias da Informação. Lisboa: FCA Editora. 2000.