WebAula: Projeto de cidadania auto-sustentável


Marcos Resende Vieira
 Grupo Zargon 
marcos@zargon.com.br
 www.webaula.com.br

(Texto original com imagens: clique aqui)


Uma iniciativa de empresa privada para contribuir com a diminuição da exclusão digital dos brasileiros, especialmente aqueles de comunidades carentes, escolas públicas e classes C,D e E, através de treinamentos gratuito via internet do uso de programas de computador, e auto-sustentado, sem necessidade de investimentos público, dando apoio às iniciativas governamentais e empresariais que investem na infra-estrutura tecnológica para facilitar a inclusão digital no Brasil .

1 - Exclusão digital no Brasil

Somos hoje um país de 175 milhões de habitantes e de apenas 15 milhões de internautas. De acordo com o IBOPE, 80% dos internautas pertencem às classes A e B, 16% à classe C e apenas 4% às classes D e E. No Brasil 4 em cada grupo de 100 habitantes têm acesso a computadores, índice muito baixo se comparado a outros países como Estados Unidos (41 para 100), Japão (29 para 100) e até mesmo como a Argentina que apresenta uma pequena vantagem sobre nós (5 para 100).

A exclusão digital é condenável de qualquer ponto de vista. Hoje se compreende quanto ela é prejudicial para os negócios. Assim, todos notamos que é preciso evitar que a nova ordem mundial reproduza ou agrave no Brasil males centenários que já carregamos. A exclusão digital da maioria da população gera um país que se torna excluído digital na economia globalizada. Empresariado e governo mobilizam-se cada vez mais para compensar, no mundo digital, a herança da desigualdade.

O Governo enfrenta a exclusão digital a partir das escolas públicas, tendo cerca de 3.000 delas equipadas com cerca de 30.000 computadores e 250 Núcleos de Tecnologia Educacional em todo o país. A previsão é que, neste ano, o número de escolas públicas de ensino médio com acesso aà internet chegue a 14.000 com o Programa Telecomunidade. Ainda há o programa Sociedade da Informação, um projeto de três anos que visa disseminar a utilização da informática e da internet nas camadas menos privilegiadas de nossa sociedade oferecendo o computador popular preços e condições mais acessíveis.

Empresas privadas, também visando o combate à exclusão digital, desenvolvem programas e projetos que visam minimizar as diferenças de acesso ao mundo digital, como exemplos podemos citar o projeto do SBT do computador do milhão, o programa das Organizações Globo com o projeto computador Para Todos que oferecem computadores à comunidade com financiamentos acessíveis, além de projetos do Bradesco, das Universidades Públicas dentre outros, que também incentivam a disseminação da internet e da informática.

Porém, apesar destas ações, serem de muita importância para caminharmos no sentido de aumentar a inclusão digital, a grande maioria está focada na infra-estrutura telecomunicações, computadores e instalações físicas, e ainda apresentaremos uma carência muito grande na disseminação do conhecimento da utilização das ferramentas da informática e da internet.

Para se ter uma noção tomemos o exemplo de sistema de ensino brasileiro que apresenta um nível de escolaridade de 6 anos contra um mínimo recomendado pela UNESCO de 12 anos. Possuímos 55 milhões de estudantes (43 milhões no ensino fundamental, 9,2 milhões no ensino médio e apenas 2,8 milhões no ensino superior) e a meta governamental é duplicar a capacidade do sistema educacional. Isso quer dizer que existe uma demanda imensa em treinamentos básicos como também em treinamentos em informática, tanto para os alunos quanto para os professores e profissionais ligados ao ensino. No ambiente empresarial a demanda também é imensa uma vez que apenas 28% dos funcionários de médias e grandes empresas brasileiras sabem utilizar a internet.

2 - O projeto WebAula:

O Grupo Zargon, há 15 anos no mercado, é formado por 4 empresas: Zargon Treinamento - especializada em treinamentos presenciais em informática; Zargon Sistemas - especializada em desenvolvimento de sistemas; Zargon Outsourcing - especializada em mobilização de mão de obra em informática; e a Zargon .Com - especializada em desenvolvimentos para a internet.

Em 1998 a Zargon Treinamento criou um sistema de ensino que foi elaborado por seus professores com 5 a 9 anos de experiência em treinamento de grandes empresas como Andrade Gutierrez, Fiat, Mannesmann, aliada à mesma experiência com público em geral, voltado a aplicabilidade. Desta forma seus treinamentos presenciais, que continuaram a existir, ganharam uma nova forma, com pedagogia e metodologia próprias e personalizadas - o Personal Class. Esse método consiste de células de conhecimento acompanhado por um orientador (que monitora qualquer um dos alunos da sala, independente do assunto estudado), uma espécie de self-service de conhecimentos em informática onde o aluno aprende em seu rítimo, horário, sem necessidade de turmas fechadas e instrutor dedicado. O sucesso desta modalidade aliado a uma experiência de ensino presencial com comunidades carentes, um projeto de cidadania do Grupo Zargon com menores carentes que lhe rendeu por três anos o prêmio Empresa Cidadã - SEBRAE / GERDAU, alimentaram a idéia de se desenvolver o projeto de disseminar o conhecimento das tecnologias de informática a quem quer que seja via e-learning.

Assim, em 1999, nasceu o WebAula - cursos de informática que hoje apresenta 24 cursos gratuitos de informática, em nível básico a avançado, trabalhados pedagogicamente e metodologicamente (textos, fotos, animações, locuções e interatividade) para o ambiente da internet, que faz o papel de uma grande célula virtual de conhecimento cujos orientadores se fazem presentes através de salas de bate papo, que chamamos de tira-dúvidas on-line.

Para essa criação valeu-nos: a grande experiência com sites e sistemas desenvolvidos para importantes empresas como a Rede Globo (Sites Galvão Bueno, Franklin Martins, No Limite 3, Roberto Carlos, SPTV, RJTV, Fantástico entre outros) que nos deu grande conhecimento em criação de designs e desenvolvimento de sites administrativos (que atualizam os sites públicos); a grande experiência em desenvolvimento de sistemas; a grande experiência com mão de obra especializada além da contratação de profissionais específicos como webpedagogos, webilustradores, consultores em e-learning e conteudistas; e certamente a grande experiência com o treinamento em informática já citado. Ou seja houve uma mobilização de todas as empresas do grupo, com o que há de melhor de cada uma delas.

Hoje o WebAula já foi aprovada por 169.000 usuários (dados de Abril de 2002) através dos cursos disponibilizados no seu site de gratuito o www.webaula.com.br aberto ao público. Esta solução é composta do ambiente de Sala de Aula, freqüentado pelos alunos, do ambiente de Gestão que se divide em Administrativo, de Conteúdo, Curricular, de Tutoria Virtual e de Estatísticas e do ambiente de LMS (sistema de gerenciamento do conhecimento), freqüentado pelos gerenciadores das salas de aula e dos cursos como administradores, gerentes, recursos humanos, professores, etc.

A arquitetura de e-learning WebAula Corporate é composta de:

Sala de Aula

A sala de aula ou o ambiente do aluno que apresenta uma forma simples porém objetiva e amigável para o aluno freqüentar.

Gestor Administrativo

O Sistema para gestão administrativa disponibiliza às pessoas autorizadas a gerenciar, de qualquer local com acesso a internet,parâmetros, segmentos, notícias, enquetes, banners, feedbacks, clippings, criação e permissões de usuários, colocação de plug-ins, enfim todas as características administrativas da plataforma.

Gestor de Conteúdo

O Sistema para gestão de conteúdos permite aos usuários criar e modificar conteúdos de cursos, podendo sempre estar incluindo, atualizando ou incrementando os cursos da plataforma.

Gestor de Tutoria

O sistema para gestão de tutoria permite que os cursos tenham acompanhamento de professores ou especialistas que podem listar alunos on-line e interagir com eles de forma síncrona, ou listar alunos do curso e interagir de forma assíncrona, enviar e-mails, newsletter, ou ainda verificar o andamento dos alunos no curso.

Gestor Curricular

O sistema para gestão de currículos permite o cadastro de alunos, professores, turmas (alunos que participam da turma, datas inicial e final, cursos), certificados, salas de chat, enfim, todas as características para desenvolver um plano curricular para o público do e-learning.

Gestor Estatístico

O sistema para gestão de estatísticas traz tanto estatísticas e relatórios pré-definidos quanto customizados para o cliente de acordo com suas necessidades e é uma ferramenta completa para se analizar um curso durante e após seu acontecimento, o que é de muita importância para estar sempre melhorando os processos de transmissão de conhecimento via e-learning.

A aplicação do WebAula está focada em três fundamentos do e-learning, são eles: o ambiente de sala de aula, o ambiente de administração e o ambiente de gerenciamento de conhecimento (LMS).

3 - Qual a proposta do WebAula enquanto um projeto de cidadania?

Proporcionar a inclusão digital de todos que o acessarem especialmente de comunidades carentes

Desenvolver competências e habilidades em tecnologia para todos em especial para alunos de comunidades carentes e escolas públicas

Proporcionar a empregabilidade às comunidades carentes, através da especialização em informática.

Treinamento e capacitação de professores de escolas públicas em tecnologia educacional e projetos pedagógicos.

4 - Como disseminar o WebAula para todos, em especial para os excluídos digitais?

As parcerias, especialmente aquelas que trabalham contra a exclusão digital, são importantíssimas, tanto para a disseminação quanto para levar a credibilidade do ambiente e dos conteúdos disponibilizados. Hoje o WebAula conta com importantes parcerias nesse sentido. São elas:

Amigos da Escola: projeto de voluntariado voltado a escolas públicas brasileiras, que disponibiliza a estas escolas (alunos, professores e comunidade) os cursos gratuitos de informática.

Computador do Milhão: projeto do Sistema Brasileiro de Televisão que se propõe a fornecer computadores a preços populares e que já vem com acessos aos cursos gratuitos do WebAula para os compradores destes equipamentos, bem como a todos de sua família.

CDI: Comitê para a Democratização da Informática, que leva a comunidades carentes cursos presenciais de informática e aliado a eles dá acesso em suas instalações o acesso gratuito a todos os seus alunos e comunidades.

Projeto Janelas para a Cidadania: Projeto criado pela Secretaria de Justiça e de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais, que em parceria com a Prodemge, Universidade Newton Paiva, Microsoft e Grupo Zargon, leva o WebAula e todos os seus cursos de informática gratuitos a todos as unidades de recuperação penal do Estado de Minas Gerais, com a finalidade de especializar funcionários, comunidade penitenciária e, principalmente, recuperandos prestes a finalizar seu período de detenção melhorando sua capacitação em informática e consequentemente facilitando sua recolocação no mercado de trabalho e diminuindo o índice de reincidência no crime.

5 - Números do WebAula (dados de 9 de Abril de 2002 - para dados atuais consultar www.webaula.com.br/estatisticas.asp):

 Total de alunos 169.307

Crescimento médio de 700 alunos novos ao dia

Total de alunos indicados 26.685 (16% do total) o que demonstra o alto nível de satisfação dos alunos

Total de cursos iniciados ou iniciados e finalizados 335.273

Total de tópicos realizados 6.105.210

Média de page-views ao mês 2.800.000

Média de unique-visitors ao mês 80.000

Alunos em todos os estados brasileiros e 4.614 alunos no exterior (brasileiros no exterior ou estrangeiros falantes de língua portuguesa)

Acesso de 75% das pessoas por acesso discado, modem de 56K ou abaixo, das suas residências ou de seus trabalhos.

6 – WebAula: Um projeto de cidadania auto-sustentado:

Como é possível praticar cidadania, combatendo a exclusão digital, sem investimentos de imensas proporções, feito por uma empresa privada?

As demandas de treinamento no Brasil existem também nas empresas e instituições de médio e grande portes, tanto em informática, quanto em conhecimentos específicos internos, nas áreas de produção, técnicas, de recursos humanos, vendas, dentre outras. O universo de treinamento destas empresas e instituições não é apenas de seus funcionários, mas também de clientes, representantes e fornecedores, além disso, não se restringe a apenas à região onde se localiza a sua matriz ou escritório central, mas em geral, a diversas regiões dispersas. A resposta para estes treinamentos é o e-learning.  

O WebAula é oferecido às empresas no formato WebAula Corporate que, disponibilizado com a identidade visual da empresa que o contrata, oferece todos os recursos Ambiente de Sala de Aula, Gestores Administrativo, de Conteúdo, de Tutoria, Curricular ,Estatístico, além de um Gestor de LMS (sistema de gerenciamento de conhecimento) através de customizações e ligações a bases de dados das empresas. Assim além de disponibilizar os treinamentos, as empresas geram com o consumo monitorado dos cursos, um banco de talentos da empresa, informação extremamente valiosa nas organizações.

O WebAula se sustenta e tem seu crescimento apoiado nos licenciamentos e desenvolvimentos gerados pelo WebAula Corporate, e por ser o maior case, em números e em audiência, de ensino a distância atualmente no Brasil, serve também como nosso principal portfólio da plataforma.

Projetos WebAula Corporate está nos clientes:

Grupo Atacadista Martins - 80 cursos disponibilizados a um potencial de 180.000 alunos

ENAP - Escola Nacional de Administração Pública - 4 cursos disponibilizados a um potencial de 500.000 alunos

Fundação Mineira de Educação e Cultura - em parceria com USIMINAS - Curso de pós graduação em Contruções Metálicas

Samarco Mineração - Cursos de Normas Técnicas para seus 3.500 funcionários e Curso de utilização de seu e-commerce para seus 2.000 fornecedores.

Conselho Regional de Administração – DF – cursos de informática para os associados da instituição CRA-DF potencial de 2.500 alunos

Centrais Elétricas de Minas Gerais – cursos de informática para os funcionários da CEMIG potencial de 4.000 alunos