PROJETOS COLETIVOS: UMA EXPERIÊNCIA EM PROJETOS
A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO GERAL E ESPECIAL



Querte T.C. Mehlecke
Doutoranda do Pós-Graduação em Informática na Educação - UFRGS
Núcleo de Informática Educativa - Faculdade de Educação de Taquara - FACCAT/RS
Caixa Postal 84 - 95600-000 - Taquara - RS - Brasil
querte@faccat.br

(Texto original com imagens: clique aqui)


RESUMO

Este artigo apresenta um relato de experiência com crianças portadoras de necessidades especiais que desenvolveram projetos cooperativos online juntamente com crianças e adolescentes da educação geral. O projeto foi desenvolvido no Núcleo de Informática Educativa da FACCAT/RS e no Núcleo de Informática na Educação Especial NIEE/UFRGS/RS.
Através de uma gincana online, os alunos construíram novos conhecimentos pesquisando sobre o tema escolhido pela equipe. As ferramentas utilizadas foram: o Net Meeting e icq para comunicação síncrona, email para comunicação assíncrona e editores de textos e de páginas html para o desenvolvimento e disponibilização do projeto na rede Internet.

Abstract

This article presents a narrative experience with children who have special necessities. They developed an online co-operation project in partnership with children and teenagers of general education. The project was developed in the Education Informatic Nucleus of FACCAT/RS and in the Nucleus in Special Education Informatic of NIEE/UFRGS/RS.
Through an online gincane the students built new knowlege searching about the subject that the groups chose. The Net Meeting and icq were the tools used for the "Sincrona/ Real Time communication and email was used for "assincrona"/any time communication. They also used texts edit and html pages to develop and presents the project in the Internet.

PALAVRAS-CHAVE


1 Apresentação

Tendo-se em vista a evolução dos recursos tecnológicos e o volume de informações disponíveis na rede Internet, lançou-se uma proposta de trabalho por projetos cooperativos online com estudantes portadores e não portadores de necessidades especiais, com o objetivo de integrá-los, utilizando como meio os recursos tecnológicos.

"As tecnologias viabilizam novas formas produtivas. As redes de comunicação permitem o processo de distribuição "just in time" em tempo real, com baixos estoques. Permitem a produção compartilhada, o groupware(...)" (MORAN, 1995, p.24 )

O trabalho por projetos foi objetivado em encontros presenciais dos coordenadores e professores das instituições de ensino envolvidas. Nesses encontros definiu-se que a forma de apresentar os projetos seria através de uma gincana online, onde ficariam disponíveis os projetos a serem desenvolvidos pelos alunos, podendo ser acessada no site do NIEE - www.niee.ufrgs.br.

"As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, ao abrir suas paredes e possibilitar que alunos conversem e pesquisem com outros alunos da mesma cidade, país ou exterior, no seu próprio ritmo.... O processo de ensino-aprendizagem pode ganhar assim um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados" (Moran, p. 26)

Cabe salientar que o trabalho por projetos a distância, além de integrar os alunos com uso das novas tecnologias, proporcionou momentos de trocas e construção de novos conhecimentos, pois colaboravam e cooperavam uns com os outros, não sendo somente a equipe, mas os participantes de outras equipes também trocavam informações e conhecimentos.

Na seção a seguir apresentaremos os objetivos do projeto dando seqüência apresentamos o desenvolvimento dos projetos, cuja maior parte foi desenvolvida através da comunicação síncrona através do bate-papo e o compartilhamento de dados no Net Meeting.

2 Objetivos

- Integrar os alunos portadores de necessidades especiais com alunos em geral.

- Construir o conhecimento através de projetos de aprendizagem.

- Utilizar os recursos da rede Internet para troca de informações e comunicação síncrona e assíncrona.

- Desenvolver projetos cooperativos e colaborativos através da rede Internet que contribuam para a construção do conhecimento dos alunos participantes do projeto.

3 Desenvolvendo projetos de aprendizagem a distância

Através de encontros síncronos os alunos definiram os grupos de trabalho e o tema a ser desenvolvido dentro da proposta da Gincana que foi apresentada em quatro projetos, sendo o Projeto 1: Brasil 500 anos; Projeto 2: Criando uma estória; Projeto 3: Construir uma página de Natal e o Projeto 4: Entrevista online. Todos os projetos estão disponíveis no site http://www.niee.ufrgs.br/alunos/projeto/projindex.html.

No primeiro encontro os alunos se apresentaram, perguntando a idade, onde moravam, em que série estavam e onde estudavam. Passando a fase das apresentações, formaram-se as equipes de trabalho. Após a formação das equipes, iniciaram as primeiras trocas e questionamentos da gincana, ficando registrado e combinado entre os alunos o que iriam fazer e trazer para o encontro seguinte. Alguns grupos de trabalho, nesse primeiro contato, já definiram o nome da sua equipe.

No encontro seguinte, já trouxeram informações e começaram a definir o que iriam utilizar para o desenvolvimento do projeto, se um editor de textos ou um editor de páginas html. Na tabela 1 podemos ver o início das trocas de informações e pesquisas.

"LP": - "Você pode mostrar o material que você tem? Para o nosso trabalho .
"IA": - Ok. Vou dar para vocês o endereço de uma página da Internet para vocês pesquisarem..mas tem que anotar num papel para não esquecer. www.Brasil500cicloseconomicos.fot.br
Tabela 1


"... os alunos têm limitações no acesso aos recursos tecnológicos, quer por razões pessoais, quer das instituições de que fazem parte. Não se pode deixar de insistir, porém, nos dias atuais, no uso e na expansão dos meios informáticos e televisivos, lembrando sempre, porém, da dificuldade ou da impossibilidade pessoal de o aluno ter tais meios à sua disposição... (LANDIM, 1997, p. 83 )

A heterogeneidade do grupo enriquece a troca de experiências e conhecimentos adquiridos, tornando o processo de ensino e aprendizagem um referencial importante para o trabalho por projetos a distância.

"Ao falar em processo de ensino e aprendizagem, estamos nos referindo ao desenvolvimento dos sujeitos. A nossa preocupação reside em promover situações nas quais o aluno aprenda a aprender, potencializando sua aprendizagem significativa."( Pellanda, p.227)

Nesse contexto, a integração dos alunos na formação das equipes para o trabalho por projetos cooperativos fez com que os mesmos aprendessem a conviver com as diferenças e dificuldades dos colegas, tendo com isso, o crescimento do grupo um significado efetivo, pois ajudavam e solicitavam ajuda aos colegas quando necessário.

A tabela 2 apresenta o diálogo entre os componentes de uma equipe que estavam definindo o nome para ela

"AP": - "Pode ser Lunaticos "
"LN": - "Jah pensaram o nome pra equipe? Sim é Lunaticos da lua(em particular)"
"LN": - "Eu proponho q seja a primeira letra de cada um q tal?"
"AP": - "Labi"
"LN": - "ok aceito Labi"
"LN": - "Como fazemos pra construir o album? O material tem de ficar com alguem. Tenho 22 anos"
"LN": - "Posso ficar com o material? Possuo um irmao q possa nos ajudar e muito em certas coisas"
"AP": - "Sim você pode ficar ok"
"LN": - "Mandem o material por mail pra mim"
"AP": - "Sim mandaremos por um mail. até semana que vem thau"
"AP": - "Obrigado "
"LN": - "vou mandar o meu e vcs organizam ok?"
Tabela 2


A tabela 3 apresenta o nome das equipes participantes da gincana.

Equipe Xingú Equipe Mortal Kombat Equipe LABI Equipe do Futuro
Equipe Charles Chaplin Equipe Bleck Equipe Estrela Equipe Amigos
NIEE NIEE NIEE NIEE
Tabela 3


"...os projetos de trabalho representam uma maneira de entender o sentido da escolaridade baseado no ensino para a compreensão, o que implica que os alunos participem de um processo de pesquisa que tenha sentido para eles..."(Hernández, p.30)

Segundo Hernández(1998), o trabalho por projetos enriquece as trocas e as formas estratégias de organização dos conhecimentos em relação às informações, às relações entre os diferentes conteúdos, à solução de problemas buscados através dos problemas surgidos ou hipóteses criadas, facilitando assim a construção do conhecimento.

"...a organização dos projetos de trabalho se baseia fundamentalmente numa concepção da globalização entendida como um processo muito mais interno do que externo, no qual as relações entre conteúdos e áreas de conhecimento têm lugar em função das necessidades que traz consigo o fato de resolver uma série de problemas que subjazem na aprendizagem."(Hernández, p. 63)

A tabela 4 apresenta um diálogo numa equipe que estava desenvolvendo uma página sobre o Brasil 500 anos. Os componentes trabalhavam um pouco na página que estava compartilhada e, ao mesmo tempo, conversavam no bate-papo no Net Meeting.

"TP" : - "Eu já escrevi o 5000 anos."
"TP" : - "Eu já escrevio 500 anos."
"MS": - "TP eu tenho o livro que fala sobre os indios o indio redescoberto"
"TP" : -" Eu já trouxe o meu material."
"MS": - "eu trouxe tambem "
"TP": - "Tu queres olhar o meu material."
"MS": - "sin eu quero olhar o material"
"TP": - "Eu vou mandar pelo e- mail e espero a respostas."
"TP": - "(particular) Tu tem a foto dos Indios ou figura."
"MS": - "eu vou mandar o eu meu mail"
"TP": - "Eu já tenho o e- mail."
"MS": - "sim eu tenho as fotos indio "
"TP": - "Eu também tenho a foto dos Indios."
"MS": - "eu ja recebei o teu mail vou ler"
"TP": - "Como vamos montar o trabalho."
"MS": - "eu vou mandar o meu mail o que tu sujere"
Tabela 4


Segundo Pellanda(2000), o conhecimento é praticamente preexistente e os alunos controem e reconstroem o que já havia sido elaborado socialmente. O que se faz necessário é oportunizar um espaço onde eles possam reconstruir esses conhecimentos e que os mesmos tenham um significado real para eles.

"Cooperação, no sentido geral, consiste no ajustamento do pensamento próprio ou das ações pessoais ao pensamento e as ações dos outros, o que se faz pondo as perspectivas em relação recíproca". (Piaget, p. 121)

Assim, através da cooperação entre os alunos é que os projetos, a cada encontro, foram tomando forma, era visível a construção e o crescimento das equipes, tornando-se cada vez mais integrados e autônomos em relação às ferramentas utilizadas e aos colegas.

4 Dificuldades encontradas

A maior dificuldade encontrada no desenvolvimento dos projetos foram as conexões, pois havia dias em que não conseguíamos colocar todas as equipes online devido aos problemas técnicos.

Como solução encontrada, os professores conversavam no bate-papo das equipes que estavam online, pelo icq e até pelo telefone. Dessa forma definiam as tarefas que estavam sendo executadas pelos alunos que continuavam suas pesquisas e depois enviavam por e-mail suas produções para que a equipe estivesse sempre sabendo o que o outro estava fazendo.

5 Resultados alcançados

Os alunos demonstraram grande motivação em apresentar o resultado de seus projetos na rede Internet. A cada tarefa concluída, olhavam várias vezes a sua construção na rede Internet e diziam: "Nossa, todo mundo pode olhar!" "AP"

" Só somos seres pensantes porque vivemos num grupo que se relaciona por meio de múltiplas linguagens dentre as quais se destacam a escrita e a fala. Fora de uma coletividade social e sem tecnologias intelectuais, jamais poderíamos pensar." (Oliveira et al, p. 58)

Este projeto foi muito gratificante, tanto para os alunos quanto aos professores, pois oportunizou uma integração entre os participantes que talvez não tivesse o mesmo valor se fosse presencial, pois se conheceram, trabalharam juntos no desenvolvimento dos projetos sem se conhecerem pessoalmente e, com todas as dificuldades de escrita, erros ortográficos, conseguiram se entender e concluir todos os projetos propostos.

O que foi muito significativo após toda essa integração a distância foi que na confraternização promovida pela equipe do NIEE/UFRGS os alunos da FACCAT/RS estiveram presentes e conheceram seus colegas de equipe.

Para finalizar, é importante ressaltar que, neste artigo, os resultados e apresentação não estão limitados a esse contexto, pois e com todos os alunos, sem exceção, essa proposta pode ser utilizada em qualquer ambiente de cooperação.

Um agradecimento especial à Professora Lucila Costi Santarosa, Coordenadora do NIEE/UFRGS e Coordenadora deste projeto, o qual nos deu a oportunidade de participar, juntamente com o seu grupo de professores e alunos, na busca de novos conhecimentos e novas formas de aprender a distância, pois, durante o projeto, não foram só os alunos que aprenderam, mas também nós como professores também aprendemos muito com os alunos e com os recursos tecnológicos.

5 Bibliografia

CARRETERO, Mario. Construtivismo e Educação. Porto Alegre : Artes Médicas, 1997.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA. A organização do currículo por projetos de trabalho. O conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre : Artes Médicas, 5ª ed., 1998.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação. Os projetos de trabalho. Porto Alegre : Artes Médicas, 1998.

LANDIM, Cláudia M.M.P. Ferreira. Educação à Distância - Algumas considerações. Rio de Janeiro : [s.n.] 1997.

LÉVY, Pierre. A Máquina Universo - Criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre : Ates Médicas Sul Ltda. 1998.

MONTANGERO, Jacques; MAURICE-NAVILLE. Piaget ou a inteligência em evolução. Porto Alegre : Artes Médicas,1998.

MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e o Reencantamento do Mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol. 23, n 126, setembro-outubro, 1995, p. 24-26.

OLIVEIRA, Celina Couto; COSTA, José Wilson Costa; MOREIRA, Mercia. Ambientes Informatizados de Aprendizagem. Produção e avaliação de Software Educativo. Campinas, São Paulo : Papirus. 2001

PELLANDA, Nilze Maria Campos; PELLANDA, Eduardo Campos(org.). Ciberespaço: Um Hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre : Artes e Ofício, 2000.

VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. 4ª ed. Martins Fontes : São Paulo. 1991, 168p.