RESUMO
Este artigo apresenta um relato de experiência com crianças portadoras de necessidades especiais que desenvolveram projetos cooperativos online juntamente com crianças e adolescentes da educação geral. O projeto foi desenvolvido no Núcleo de Informática Educativa da FACCAT/RS e no Núcleo de Informática na Educação Especial NIEE/UFRGS/RS.
Através de uma gincana online, os alunos construíram novos conhecimentos pesquisando sobre o tema escolhido pela equipe. As ferramentas utilizadas foram: o Net Meeting e icq para comunicação síncrona, email para comunicação assíncrona e editores de textos e de páginas html para o desenvolvimento e disponibilização do projeto na rede Internet.
Abstract
This article presents a narrative experience with children who have special necessities. They developed an online co-operation project in partnership with children and teenagers of general education. The project was developed in the Education Informatic Nucleus of FACCAT/RS and in the Nucleus in Special Education Informatic of NIEE/UFRGS/RS.
Through an online gincane the students built new knowlege searching about the subject that the groups chose. The Net Meeting and icq were the tools used for the "Sincrona/ Real Time communication and email was used for "assincrona"/any time communication. They also used texts edit and html pages to develop and presents the project in the Internet.
PALAVRAS-CHAVE
"LP": - "Você pode mostrar o material que você tem? Para o nosso trabalho . "IA": - Ok. Vou dar para vocês o endereço de uma página da Internet para vocês pesquisarem..mas tem que anotar num papel para não esquecer. www.Brasil500cicloseconomicos.fot.br |
"AP": - "Pode ser Lunaticos " "LN": - "Jah pensaram o nome pra equipe? Sim é Lunaticos da lua(em particular)" "LN": - "Eu proponho q seja a primeira letra de cada um q tal?" "AP": - "Labi" "LN": - "ok aceito Labi" "LN": - "Como fazemos pra construir o album? O material tem de ficar com alguem. Tenho 22 anos" "LN": - "Posso ficar com o material? Possuo um irmao q possa nos ajudar e muito em certas coisas" "AP": - "Sim você pode ficar ok" "LN": - "Mandem o material por mail pra mim" "AP": - "Sim mandaremos por um mail. até semana que vem thau" "AP": - "Obrigado " "LN": - "vou mandar o meu e vcs organizam ok?" |
Equipe Xingú | Equipe Mortal Kombat | Equipe LABI | Equipe do Futuro |
Equipe Charles Chaplin | Equipe Bleck | Equipe Estrela | Equipe Amigos |
NIEE | NIEE | NIEE | NIEE |
"TP" : - "Eu já escrevi o 5000 anos." "TP" : - "Eu já escrevio 500 anos." "MS": - "TP eu tenho o livro que fala sobre os indios o indio redescoberto" "TP" : -" Eu já trouxe o meu material." "MS": - "eu trouxe tambem " "TP": - "Tu queres olhar o meu material." "MS": - "sin eu quero olhar o material" "TP": - "Eu vou mandar pelo e- mail e espero a respostas." "TP": - "(particular) Tu tem a foto dos Indios ou figura." "MS": - "eu vou mandar o eu meu mail" "TP": - "Eu já tenho o e- mail." "MS": - "sim eu tenho as fotos indio " "TP": - "Eu também tenho a foto dos Indios." "MS": - "eu ja recebei o teu mail vou ler" "TP": - "Como vamos montar o trabalho." "MS": - "eu vou mandar o meu mail o que tu sujere" |