"A LUA" - CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE UM SISTEMA DE EAD


Gian Zelada
Mamute Mídia
gian@mamutemidia.com.br

(Texto original com imagens: clique aqui)


RESUMO

O site "A Lua" (www.mamutemidia.com.br/alua) foi criado com o objetivo de pesquisar a criação, aquisição de conteúdo, desenvolvimento de ferramentas, implementação e gestão de um sistema de EAD na internet. O foco do conteúdo foi a divulgação das ciências da natureza para alunos e professores do ensino médio e com acesso livre e gratuito. Tomou-se como premissa que o sistema do site deveria funcionar tanto para usuários individuais (alunos) quanto para os professores que quisessem utilizá-los em sala de aula como mais um recurso pedagógico. Diversas ferramentas de coordenação pedagógica e gerenciamento de comunidades on-line foram desenvolvidas para que isso ocorresse. Foram desenvolvidos conteúdos com alto teor de interatividade ("rich media") disponibilizados dentro de um sistema de gerenciamento de ensino e aprendizado a distância (Learning Manager System ou LMS) feito exclusivamente para o projeto. Criou-se uma ferramenta de aula-virtual síncrona com um ambiente de navegação 3D em tempo-real. O site ganhou o primeiro lugar na categoria "Interactive Learning" na UCON 2001 que ocorreu em Nova York/EUA e foi finalista nas categorias "e-learning" e "usability" no EMMA 2001, Londres/UK.

PALAVRAS-CHAVE

desenvolvimento e gestão de sistemas de EAD, divulgação científica, EAD para o ensino médio, mídia com alto teor de interatividade (rich media), sistema de gerenciamento de ensino e aprendizado (LMS), aula virtual síncrona.


1. INTRODUÇÃO

A educação é um dos elementos indispensáveis na construção da sociedade da informação. O ensino e divulgação de ciência e tecnologia assumem um papel de destaque onde o desafio é formar os indivíduos para "aprender a aprender", capacitando-os a lidar com a contínua transformação do mundo ao seu redor.

A educação a distância promete reduzir o desnível de oportunidades de aprender e concretizar inovações. Grupos de alunos e professores assumirão novos papéis formando comunidades de conhecimento independentes de proximidades físicas.

2. OBJETIVOS

O desenvolvimento deste site teve como objetivo a pesquisa, desenvolvimento e comprovação da viabilidade técnica de um sistema de EAD voltado para a divulgação das ciências naturais para alunos do ensino médio, através de cursos livres e gratuitos na internet.

Oturos objetivos almejados:

a) desenvolvimento de todas as fases do projeto, indo desde a criação do conteúdo, planejamento e desenvolvimento das ferramentas, produção de mídias (texto, áudio e imagens) até a aplicação da aula e gestão da comunidade de aprendizado;

b) o sistema deveria incluir, mesmo que a distância, a presença de um tutor na condução da aula;

c) deveria-se incluir conteúdos com alto teor de interartividade (rich media) e apelo visual forte sem perda de desempenho em plataformas que utilizassem uma conexão discada (banda estreita) e uma configuração de hardware comum (Pentium 233, 16 MB RAM);

d) além de servir como plataforma de EAD, o sistema deveria também se prestar a oferecer suporte para atividades presenciais e em sala de aula.

3. HISTÓRICO

O conceito deste sistema de EAD surgiu como resultante da fusão de três projetos anteriores.

O primeiro é uma comunidade formada por um grupo de usuários de um software de autoria de mídia interativa. Esta comunidade, o MUG (www.mug.com.br), existe há 5 anos e, apesar de realizar alguns encontros presenciais, utiliza o seu site como ambiente de relacionamento entre os paticipantes. As experiências provenientes da gestão desta comunidade on-line, que conta com mais de 4.000 usuários, suscitaram inúmeras questões referentes à comunicação de pessoas utilizando a internet (Computer Mediated Comunications, ou CMC), formação de grupos de aprendizado e gestão de comunidades on-line.

O segundo projeto foi um CD-ROM sobre meio-ambiente e ciências atmosféricas concebido inicialmente para ser aplicado nas escolas públicas de ensino médio de Rio Claro/SP. O CD-ROM nos foi encomendado pelo CPTEC-INPE que além do conteúdo foi o responsável pela sua aplicação nas escolas. O resultado final foi uma união de recursos de baixo, médio e alto teor de interatividade, visando atingir de forma efetiva um público-alvo pouco familiarizado com as mídias interativas. Os resultados pedagógicos da aplicação do CD-ROM nas escolas foram medidos através de uma pesquisa conduzida por um grupo de pesquisadores ligados ao CPTEC. Para alcançar com êxito os objetivos inicialmente propostos, os conteúdos foram trabalhados de modo a garantir a inteligibilidade de conceitos científicos através de interações lúdicas com textos, aúdio, fotografias, ilustrações, animações, vídeos e simulações.

O terceiro projeto foi o TOL - Treinamento On-Line apresentado no 7º Congresso de EAD da ABED em agosto de 2000 em São Paulo/SP. O TOL propôe uma série ordenada de procedimentos para a produção de conteúdos de EAD, que levam em consideração determinados princípios pedagógicos, princípios de comunicação em ambientes digitais, aspectos técnicos, a viabilidade econômica e a integração de profissionais de diversas áreas.

4. AQUISIÇÃO DE CONTEÚDO

O tema "A Lua"foi escolhido por 5 motivos.

a) os aspectos astronômicos da Lua estão dentro do escopo do projeto em promover a divulgação científica;

b) a Lua é, depois do Sol, o astro mais presente em nossas vidas e por isso, de fácil identificação pelo público alvo. De modo geral a astronomia é um assunto corrente nos jornais, revistas e TV através das contínuas explorações espaciais;

c) o domínio do espaço é uma questão estratégica para os países mais avançados e além disso a sua compreensão exerce um grande fascínio na imaginação de todas as pessoas;

d) a Lua também oferece uma grande quantidade de material disponível em livros, revistas e na própria internet. Este é um fator importante quando a pesquisa não é feita diretamente por especialistas, cabendo a estes somente a revisão final do conteúdo;

e) grande parte dos arquivos da NASA são liberados para usos educacionais sem fins lucrativos.

A partir da pesquisa de conteúdo foram elaborados esboços na forma de rascunhos de texto, story-boards e protótipos de páginas em HTML. Daí foram definidas a linha editorial, a programação visual, o design instrucional, a interface de navegação e a estrutura do LMS. Só então deu-se início a produção das várias instâncias do projeto até a sua forma final.

5. DESCRIÇÃO DO SISTEMA

O sistema tem como premissa que o processo de ensino e aprendizado nele contido deve contar com a presença de um tutor para conduzir as turmas de alunos no decorrer da aula. Da forma como o sistema foi dimensionado, além da tutoria permanete por nós assumida, existe a possibilidade de professores se candidatarem a tutoria de turmas de alunos por ele determinados.

Os tutores tem acesso às estatíticas dos alunos sob a sua tutoria, e podem lhes enviar informes tanto através de e-mails quanto de um publicador de notícias que aparece na página individual de cada aluno.

A admnistração do site tem um acesso geral sobre as estatísticas dos alunos quanto aos recursos dos tutores, podendo se comunicar independentemente com cada uma destas categorias ou usuários individuais.

Resumindo, o sistema foi concebido para receber três categorias de usuários, cada uma com um nível de acesso distinto, sendo elas: alunos, tutores e admnistração.

Os alunos tem a sua disposição:

a) um sistema de gerenciamento de ensino e aprendizado onde o aluno tem o controle das suas estatíticas de acesso aos conteúdos expositivos (frequência, tempo de permanência e último acesso);

b) os conteúdos expositivos onde são apresentados textos, áudios (locuções e efeitos sonoros), fotografias, ilustrações, animações, módulos interativos, simulações e realidade virtual (QuickTime Virtual Reality, ou QTVR);

c) sugestão de experiências para serem realizadas fora do computador (muitas delas através de material que pode ser impresso através da impressora ligada ao micro);

d) aula virtual síncrona onde o tutor, num horário e dia previamente marcados, conduz à distância uma aula através da internet onde ele controla o conteúdo da tela dos alunos e se comunica com eleas através de um ambiente de chat dedicado;

e) testes para a avaliação da compreensão dos conceitos e retensão de conteúdo;

f) midiateca: local onde o conteúdo expositivo está disponibilizado através dos típos de mídia (texto, áudio, imagens e interação);

g) ambiente de relacionamento on-line com o tutor e outros alunos composto por e-mail, chat, forum, recebimento de informes, quadro de notícias, calendário de eventos.

Os professores tem a sua disposção:

a) um sistema que os habilita a se tornarem tutores, e com isso coordenarem turmas de alunos específicas;

b) acesso às estatísitcas do alunos por ele tutoriados;

c) acesso ao controle da aula virtual síncrona;

d) planos de aula que utilizam os temas e recursos abordados no site como material de apoio pedagógico para atividades fora do computador;

e) acesso ao publicador de notícias que aparece na página principal do aluno;

f) envio automático de mensagens de e-mail para os alunos;

g) controle sobre o fórum e chat da sua turma de alunos.

A admnistração tem um controle geral sobre o sistema podendo se comunicar diretamente com as duas categorias anteriores e com os seus usuários individualmente.

Características gerais:

a) público alvo primário: estudantes

b) público alvo secundário: professores

c) idade: acima de 14 anos

d) escolaridade: alunos do ensino médio

e) familiaridade com o computador: habilidade com o mouse e teclado, saber navegar na internet, receber e enviar e-mails

f) tempo sugerido para fazer a aula: aproximadamente 20 minutos durante 10 dias.

6. RECURSOS DO SISTEMA

A seguir temos uma descrição de algumas características dos diversos recursos que compôem o sistema.

LMS (Sistema de Gerenciamento de Ensino e Aprendizado)

Característica:

O LMS permeia toda a estrutura do site, dando funcionalidade aos diversos módulos que o compôem. Ele foi desenvolvido exclusivamente para o site utilisando a tecnologia ASP (Active Server Page) e um banco de dados MySQL.

PÁGINA DO ALUNO

Característica:

Ao se cadastrar como aluno o usuário passa a ter acesso permanente através do seu nome e senha a uma página pessoal. A partir página do aluno se acessa todo o conteúdo da aula e de onde ocorre a maior interação entre o usuário/aluno com o tutor e o sistema.

Forma de navegação:

Livre.

Tipos de conteúdo:

a) links de acesso para o conteúdo expositivo, exercícios e aula virtual;

b) os dados de acesso pessoais do usuário (data e quantidade de acesso) ao conteúdo expositivo, exercícios e aula virtual;

c) pontuação acumulada;

d) quadro de notícias;

e) informes do sistema;

f) informes do tutor;

g) calendário de eventos;

h) agenda pessoal;

i) chat;

j) fórum.

CONTEÚDO EXPOSITIVO

Característica:

É composto por 5 capítulos subdivididos em tópicos. Aqui é disponibilizado a maioria do conteúdo em diversos formatos.

Forma de navegação:

Randômica.

Tipos de conteúdo:

a) texto;

b) Ilustrações - dezenas de ilustrações compostas de renderizações em 3D e fotografias da NASA;

c) Animações - animações em 3D otimizadas para serem visualizadas através da internet;

d) Simulações - diversas simulações interativas permitem retenção de conteúdo e reflexão sobre os conceitos expostos. Destacamos o simulador 3D do sistema composto pela Lua, Terra e Sol onde são respeitadas as proporções de diâmetro, distância e tempo de movimentação entre os astros.;

e) QTVR - unindo fotografias, imagens compostas nos programas de 3D com o sistema de realidade virtual QTVR (QuickTime Virtual Reality) permitimos ao usuário passear na superfície lunar;

f) Áudio - todas as páginas do conteúdo expositivo contam com a possibilidade do usuário ouvir a leitura do texto enquanto ele interage com os outros recursos da página. Também são disponibilizados os audiotemas que são narrações de textos acompanhadas de ambientação sonora cujo resultado mais um recurso que induz à imersão no conteúdo do site.

AULA VIRTUAL

Característica:

Trata-se de um ferramenta de ensino a distância via internet desenvolvida por nós onde um grupo de alunoes (cada um em sua casa, no trabalho ou na escola) participa de uma aula conduzida por um tutor em tempo real.

Como funciona:

Num determinado dia e horário pré-determinado os alunoes e o tutor devem acessar o site da Lua. Dez minutos antes da aula iniciar, os alunos devem acessar uma página que estará indicada lá. Em pouco tempo o arquivo da aula virtual será automaticamente carregado nos seus computadores e no horário marcado o professor inicia a aula.

A sala de aula virtual funciona dentro do browser do aluno e é composta por:

a) uma lousa eletrônica;

b) um campo de texto exclusivo do tutor;

c) um ambiente de chat para os alunos.

O tutor conduz a aula do início ao fim controlando o conteúdo da lousa eletrônica (texto, imagens e áudio) e se comunicando com eles através do campo de texto exclusivo do professor. Os alunoes podem participar interagindo com o conteúdo da aula na lousa eletrônica, fazendo perguntas para o tutor e se comunicando com os outros colegas. Exercícios interativos são apresentados na lousa eletrônica durante o desenrolar da aula.

Forma de navegação:

Sequencial, conduzida a distância por um tutor em tempo real.

Tipos de conteúdo:

Fotografias, ilustrações, animações, simulações, recursos de Realidade Virtual e textos.

Tempo de ralização estimado:

Aproximadamente 30 minutos.

MIDIATECA

Característica:

Disponibiliza o conteúdo indexado de acordo com o conteúdo expositivo. Pode ser acessada a qualquer momento.

Forma de navegação:

Livre.

Tipos de conteúdo:

Fotografias, ilustrações, vídeos, narrações e textos.

AVALIAÇÃO

Característica:

Só é disponibilizada após todo conteúdo expositivo ter sido visualizado e a aula virtual ter sido cursada. Cada questão só poderá ser feita uma vez antes da avaliação.

Forma de navegação:

Sequencial.

Tipos de conteúdo:

Testes de múltipla escolha.

AMBIENTE DE RELACIONAMENTO ON-LINE

Característica:

É composto pelo quadro de notícias, calendário, boletins informativos, chat e fórum.

Forma de navegação:

O quadro de notícias e o calendário é gerado pelo administrador e pelo tutor e é atualizado automaticamente na página dos alunos. O calendário permite checar efemérides diárias através do meses. Os boletins são recebidos na forma de e-mail. A sala de chat está disponibilizada continuamente para os usuários cadastrados. O fórum funciona normalmente e é admnistrado pelo tutor.

Tipos de conteúdo:

Os boletins informativos trazem notícias do admnistrador do sistema e do tutor.

EXPERIÊNCIAS

Característica:

Para reforçar o conteúdo dos tópicos são sugeridas experiências para serem realizadas fora do computador. Os materiais propostos são fáceis de encontrar e imagens que podem ser impressas através de arquivos disponibilizados no próprio site.

Forma de navegação:

Livre.

Tipos de conteúdo:

Sequências de imagens e textos ilustrando os procedimentos para a execução das experiências e em alguns casos arquivos para serem impressos caso o computador esteja conectado a uma impressora.

PLANOS DE AULA

Característica:

Os planos de aula são sugestões de temas e procedimentos que podem ser utilizados em sala da aula pelos professores. Eles partem de questões e assuntos abordados na aula do site e eventualmente podem utilizar este conteúdo para complementar as suas atividades.

Forma de navegação:

Livre.

Tipos de conteúdo:

Sequências de ilustrações, infográficos e textos.

SISTEMA DE TUTORIA DE TURMAS DE ALUNOS

Característica:

Permite que usuários se tornem tutores mediante a autorização da admnistração. Os tutores podem coordenar turmas de alunos específicos, monitorando o desempenho de cada um, enviar informes via e-mail, atualizar notícias que aparecem na página do aluno, conduzir a aula virtual, coordenar a sala de chat e o fórum de discussão.

Forma de navegação:

Livre.

Tipos de conteúdo:

Listas de dados e formulários.

7. ESTATÍSTICAS DE ACESSO

Até o presente momento o site "A Lua" teve uma divulgação exclusiva na internet através de sistemas de busca e dos sites das instituições que participou como concorrente a prêmios. Dos usuários provenientes dos sistemas de busca, as palavras mais procuradas foram "Lua", "fases da Lua", "marés" e "sistema solar".

Após 18 meses de funcionamento o site contava com mais de 1500 alunos inscritos de estados todo o Brasil, e outros países lusófonos como Portugal e Moçambique.

Deste total, 60% percorreram apenas a um módulo de um capítulo, 30% mais da metade do conteúdo expositivo e 10% todo o conteúdo expositivo.

34 usuários requisitaram a possibilidade de se tornarem tutores e apenas 7 efetivaram turmas de alunos.

Há 3 meses que a média semanal de inscritos tem se estabilizado em aproximadamente 50 novos usuários.

8. ASPECTOS CRÍTICOS

O aspecto mais crítico do sistema está em uma das tecnologias empregadas no desenvolvimento de conteúdos que utilizam recursos de 3D em tempo real. Em todo o site existem dois módulos que utilizam estes recrusos: no tópico "Simulador" onde temos uma simulação do sistema Telúrico (formado pela Terra, Lua e Sol), e na aula virtual síncrona onde é possível fazer um passeio no espaço da órbita terrestre.

Os recursos de 3D em tempo real foram possívels através do Software Macromedia Director 8 (EUA) e com o Xtra 3D Shells (Israel). Este último foi descontinuado e a empresa que fornecia o plug-in (programa que viabiliza a visualização de outras mídias no navegador da internet) fechou. Infelizmente, algumas configurações de navegadores apresentam problemas na visualização destes recursos e o suporte técnico inexiste.

A solução é o desenvolvimento destes recursos na versão 8.5 do Director que tornou o desenvolvimento de imagens 3D em tempo real parte integrante da sua estrutura.

Além deste, outro fator crítico é a dinâmica de condução da aula virtual por parte do tutor quando esta possui mais de 20 alunos conectados simultâneamente. Nem sempre o tutor tem a agilidade necessária para atender a demanda de mais de 4 alunos quando o assunto se desvia do objetivo da aula sem deixar que a atenção dos outros alunos se perca.

A solução neste caso é um aprimoramento das habilidades do tutor em manter o ritmo da aula e um aperfeiçoamento das ferramentas da aula virtual.

9. CONTINUIDADE

Este sistema pretende se desdobrar em um portal de divulgação científica na forma de cursos para alunos do ensino médio. Mas, para que isso ocorra alguns passos ainda devem ser dados:

a) devem ser realizados ajustes nas ferramentas, que se encontram quase em estado prototípico, para que elas se tornem modulares e replicáveis com baixo custo de produção;

b) é preciso documentar a metodologia de aquisição e implementação de conteúdo para a aplicação em outras curcunstâncias;

c) deve-se criar um manual de identidade editorial.

10. CONCLUSÃO

O resultado da realização do sistema foi extremamente satisfatório, superando as expectativas iniciais. O objetivo principal foi cumprido com a comprovação da viabilidade técnica do sistema.

Ao percorrer todas as fases de desenvolvimento de um sistema de EAD pudemos elencar inúmeras questões de extrema relevância.

A modelagem do sistema de LMS se deu de acordo com o design-instrucional por nós planejado. O seu desenvolvimento, implantação e aplicação ofereceram uma oportunidade exclusiva de testar a sua funcionalidade e integração com o sistema como um todo.

A aceitação do sistema pelo público em geral se comprovou pelo grande número de acessos e as premiações internacionais.

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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