ENSINO-APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA:
CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E PROCESSO COGNITIVO



Alfredo Eurico Rodrigues Matta
Universidade Católica do Salvador - UCSal
alfredo@matta.pro.br

(Texto original com tabelas: clique aqui)


Resumo

O trabalho trata de apresentar características cognitivas do processo de ensino-aprendizagem à distância, conforme encontrado em pesquisa realizada sobre educação à distância - EAD, em ambiente de rede de computadores, com estudantes de história em uma escola particular de Salvador, Bahia. Identificaram-se atributos, operações e habilidades cognitivas desenvolvidas em rede que servem, dentre outras coisas, para que se tenha mais segurança sobre como devemos organizar a pedagogia EAD em ambiente tecnológico, na intenção de obter seus melhores resultados.

Autoria Hipermídia. Comunidade de Aprendizagem. Pedagogia de Projetos.


Introdução

Este trabalho mostra um dos aspectos do estudo sobre os sistemas pedagógicos informatizados, em sua utilidade como mediadores do processo de ensino-aprendizagem da História, realizado por pesquisa destinada ao doutoramento da Universidade Federal da Bahia - UFBa . Vale destacar que esta pesquisa logrou receber uma premiação do CNPQ em 2001 .

A pesquisa foi dedicada, em parte, ao exame do processo de cognição e construção do conhecimento, que ocorre quando da realização de processos pedagógicos por sujeitos engajados na aprendizagem em rede, particularmente quando orientados por abordagens construtivistas de educação à distância.

Utilizou-se de uma fundamentação teórica baseada em teorias construtivistas, mas também em pedagogia ativa, no conhecimento dos mapas conceituais ou de significado, na teoria e modelo das redes neurais, na abordagem construtivista da informática educacional e na consideração de que ensinar História seria ensinar um pensar histórico.

Um modelo de pesquisa experimental foi aplicado e pode confirmar a aprendizagem obtida e constatar uma forte correlação deste sucesso com o uso da abordagem EAD construtivista adotada.

Definição do problema

A experiência como professor de História, de Informática e no uso de ambientes EAD, assim como os estudos sobre a sociedade informatizada e sobre a emergência de uma possível sociedade do conhecimento foram os provocadores deste estudo.

A informática se desenvolveu de tal forma que já não existe campo de atividade humana moderna, que não seja realizada com a sua influência ou presença. Esta disseminação, por diversos motivos, tem pressionado os sistemas educacionais para que adotem paradigmas de ensino-aprendizagem capazes de possibilitar a construção do conhecimento humano e a conseqüente formação de perfis profissionais mais adequados às exigências desta sociedade emergente. As pesquisas caminharam para valorizar as abordagens educacionais de filosofia construtivista, pois se tornou evidente sua melhor adequação ao que se demandava.

Abaixo está uma tabela do Manual de Educação a Distância da McGrow-Hill que mostra a contradição e das transformações do momento.

Esta tendência ao construtivismo coincidiu com as tendências dominantes sobre a qualidade do ensino-aprendizagem de História, que também têm apontado para modelos construtivistas como sendo mais adequados à disciplina. A construção de um certo "pensar histórico", raciocínio próprio da interpretação histórica, segundo a perspectiva de Robert Martineau foi adotada como recomendada.

Resolveu-se então estudar no Instituto Social da Bahia - ISBA, colégio de Salvador já experiente e com cultura em novas tecnologias e EAD, a aplicação desta abordagem e suas conseqüências.

O problema norteador da pesquisa foi: há uma insuficiência de conhecimento sobre a eficiência e eficácia de sistemas de educação e formação que utilizem procedimentos pedagógicos de autoria hipermídia como metodologia para o ensino-aprendizagem de História. A autoria de hipermídia era realizada a partir de alguns procedimentos presenciais e de outros EAD, sendo que aqui serão discutidos os referentes ao segundo grupo.

Base teórica

Construiu-se a base teórica em três perspectivas que permitiram compreender cientificamente o que até então era uma experiência prática e de cunho empírico. As três perspectivas foram: a da educação, a das aplicações pedagógicas dos computadores e a da natureza do conhecimento e didática do ensino da História.

O estudo das teorias educacionais considerou as metodologias de ensino e abordagens ativas e construtivistas como sendo não apenas aconselháveis, mas de fato recomendadas para a educação da sociedade informatizada com suas pressões sociais, seu mercado de trabalho em transformação e seus novos paradigmas educacionais. Além disso são abordagens apropriadas para o trabalho de autoria hipermídia, tipo de exercício prático que foi adotado para que se realizasse o estudo. A seguir estão listados os conceitos sobre educação considerados no experimento:

As aplicações pedagógicas dos computadores foram estudadas conforme as teorias educacionais listadas. Considerou-se que os computadores são parceiros cognitivos, ou de cognição, da mente humana. Segundo esse ponto de vista os meios informatizados são como ambientes nos quais a mente humana encontra espaço para dialogar consigo mesma, assim como para facilitar a organização e sistematização do processo de construção do conhecimento. Os computadores são então meios nos quais se desenvolve o pensamento crítico e reflexivo, na forma concebida por Vigotsky. É possível, portanto considerar os conceitos de mediação da aprendizagem e de zona proximal nestes ambientes.

As hipermídias podem ser consideradas como representações instantâneas dos mapas cognitivos de um sujeito engajado no trabalho de hipercomposição sobre um dado tema. Desta forma, se um sujeito está engajado no trabalho de autoria de uma hipermídia, ele estará desenvolvendo uma estrutura cognitiva sobre o que está sendo criado, portanto estará em pleno exercício de aprendizagem. Estará também deixando registros tangíveis e acessíveis sobre o desenvolvimento do seu processo cognitivo, ou seja, da aprendizagem, na qual está envolvido. Visto desta forma uma pedagogia de projetos de autoria hipermídia é uma poderosa abordagem pedagógica capaz de produzir ambientes de aprendizagem eficientes, autênticos e envolventes.

Estudaram-se duas formas de autoria. A primeira considerou que uma comunidade de aprendizagem, ou seja, um grupo de estudantes e professor engajados em projetos de autoria, realizaria uma autoria individualizada de hipermídia, na qual, mesmo havendo interatividade e colaborações diversas, poderiam ser identificados autores individuais de cada hipermídia produzida. A outra considera que a autoria é colaborativa e que o conjunto do que foi construído deve ter a autoria da comunidade inteira, o que impediria que fossem identificados os autores individuais de cada parte. Nessa forma todos são autores de tudo, ou seja, teríamos um groupware. As duas formas foram exercitadas em procedimentos presenciais ou EAD. Os resultados da segunda forma serão enfatizados aquí.

O ensino de História foi considerado enquanto ensino de "pensar histórico" e foi nesse sentido que implementaram-se modelos de avaliação da aprendizagem.

Metodologia e realização do experimento

Foram definidas as variáveis independente (procedimentos de autoria hipermídia) e dependentes (competência em pensar histórico e ocorrência de atributos cognitivos) a serem estudadas, e a seguir apresentado o plano de pesquisa, cujo modelo experimental foi entendido, por um lado, como uma experimentação entre grupos de comparação com pré-teste e pós-teste. O pré-teste e pós-teste analisariam a aprendizagem em pensar histórico de dois grupos, um dedicado à autoria individualizada, e outro à autoria colaborativa, de hipermídia.

Outra investigação tratou de identificar possíveis correlações positivas entre a aprendizagem de História constatável no pré e pós-teste e a ocorrência de atributos (habilidades e operações) cognitivos próprios de alunos engajados em atividades de autoria hipermídia. Foi definida uma lista destes atributos, que ocorrem quando da atuação do estudante autor em seu processo criativo, e que mostram como sucede o processo de construção do conhecimento dos alunos engajados em hipercomposição.

Encontrou-se t = - 4,592 para o grupo dedicado à autoria individualizada, e t = - 4,629, para o grupo da autoria colaborativa, ambos significativos para p <= 0,000. Este resultado indicou a elevada aprendizagem de História provocada pelos procedimentos de autoria de hipermídia, que desta forma foram confirmados e recomendados como abordagens eficientes para o ensino do pensar histórico. Confirmava-se assim a eficiências do ambiente EAD para o ensino da disciplina.

A seguir verificou-se a correlação existente entre a aprendizagem de História e a ocorrência dos atributos cognitivos do trabalho de hipercomposição, em sujeitos engajados na autoria de hipermídia em ambiente EAD construtivista. O objetivo foi associar a aprendizagem obtida com o uso da rede e da abordagem EAD, e assim evidenciar quais características destes métodos estavam relacionados com a aprendizagem.

A seguir apresenta-se uma tabela descritiva dos atributos considerados:

De forma geral a correlação entre aprendizagem de pensar histórico e a ocorrência de Atributos Cognitivos foi de + 0,524, com p £ 0,01. Especificamente foram encontradas correlações de + 0,565 com a Ocorrência de Operações cognitivas, sendo + 0,505 com operações de Conexão de Idéias ou Segmentos de Informação, + 0,473 com Conexão de Comunicação com o Usuário ou Entre Si, + 0,414 com Planejar Diagramação da Interface, + 0,312 com Testar Browser e Recursos Técnicos e + 0,428 Prover e Receber Retorno de Comunicação.

Quanto às habilidades Cognitivas, a correlação encontrada foi de + 0,390 p £ 0,05. Sendo que para a habilidade de Criar Nódulos de Conteúdo foi encontrada uma correlação de + 0,556, para Conceitualizar e Construir Significado encontrou-se + 0,564, para Apresentação da Hipermídia + 0,489, para Mapear Interface de Apresentação obteve-se + 0,339, para Verificar Navegação do Sistema + 0,467 e para Manter Interesse do Usuário + 0,382.

Estes resultados evidenciaram a validação e recomendação dos procedimentos pedagógicos baseado em pedagogia de projetos de autoria hipermídia, como sendo apropriados para o ensino da História e seu sucesso foi positivamente relacionado ao uso de abordagens construtivistas EAD.

Isso implica em afirmar que a aprendizagem obtida está diretamente relacionados o uso da informática e da EAD, de maneira que não seria conseguida por outras metodologias, já que nelas não seriam encontrados tais atributos específicos.

Conclusão e resultados

Chegou-se a uma série de conclusões sobre a eficiência das abordagens de autoria e EAD experimentadas, assim como quanto à validação e recomendação da aplicação das mesmas. Há também conclusões sobre a utilização dos conceitos de mapa de cognição e de estrutura cognitiva, e sobre as conseqüências de sua adoção.

Enumeram-se as seguintes conclusões do estudo: 1) Procedimentos de autoria EAD satisfazem às demandas educacionais da sociedade atual; 2) a abordagem é recomendada para as necessidades brasileiras em tecnologia educacional, pois é eficiente e trabalha com tecnologia de ponta, a baixo custo; 3) pedagogias construtivistas são recomendadas em procedimentos educativos a distância com bons resultados; 4) é recomendada a utilização dos atributos cognitivos e dos mapas de cognição para estudos sobre o ensino-aprendizagem EAD; 5) são recomendados, como eficientes e adaptados, os procedimentos pedagógicos de mediação informatizada para o ensino-aprendizagem do pensar histórico; e 6) Confirmam-se aqui as teorias que consideram o conhecimento humano como organizado em rede neural e ordenado segundo mapas de cognição.

A pesquisa deixou algumas perspectivas para estudo futuro.

Em primeiro lugar, constatou-se que a abordagem utilizada pode ser melhorada com vistas ao processo de autoria colaborativa, através de inovações do sistema de suporte lógico e computacional dos processos interativos adotados. Por outro lado, a utilidade e resultados sobre o uso destas metodologias em outras disciplinas, que não a História, necessita ser sistematizada.

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