Apresentação da Mindquest



Apresentação de Palestra Case

Palestrante

Mauricio Wendling Lopes*

Diretor Executivo

MindQuest

1. Título: O case da Harvard Business Online: a aprendizagem just-in-time alavancando o sucesso do e-learning corporativo.

2. Público alvo: gestores de RH, gestores de T&D, gestores do conhecimento e diretores acadêmicos

3. Objetivo: Mostrar a aplicação bem-sucedida de sistemas de suporte ao desempenho como solução eficaz de e-learning corporativo.

4. Qual a importância da palestra para o evento e os participantes ? Mostra soluções eficazes de e-learning corporativo, de custo baixo e facilmente implementáveis do ponto de vista cultural e tecnológico. Aborda a diferença entre aprendizagem linear (just-in-case) e aprendizagem sob demanda (just-in-time). No Brasil, os programas da MindQuest são utilizados por mais de 200 mil usuários, em empresas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Telemar, Petrobrás, Fundação Getúlio Vargas, etc. No mundo, os usuários dos programas da Harvard Business Online já passam de 2 milhões, em empresas como IBM, AT&T, Novartis, PriceWaterhouseCoopers, Johnson & Johnson, Hewlett Packard, AOL, Boeing, etc.

5. Conteúdo temático:

ð      O conceito de Electronic Performance Support Systems (EPSS)

ð      A solução do Harvard ManageMentor

±                  Conteúdo e processo

±                  Tecnologia e infra-estrutura

±                  Cultura

±                  Liderança e gestão da implantação

±                  Cases internacionais:

·        Advanced Micro Devices–AMD (1.200 usuários, 25 países, solução implantada em 1999: investimento e resultados mapeados)

·        Schlumberger (38.000 usuários, 550 localidades, 65 países, conceito knowledge hub, solução implantada em 2000: investimento e resultados mapeados)

±                 Cases do Brasil:

·        Caixa Econômica Federal (100.000 usuários, solução implantada em 2000: investimento e resultados mapeados)

·        Fundação Getúlio Vargas (10.000 usuários, alunos dos programas de M.B.A., solução implantada em 2002: investimento e resultados mapeados)


6. Quais as ALTERNATIVAS e por que esta solução foi escolhida?

Diferentemente dos cursos on-line disponíveis ou em desenvolvimento – nos quais a seqüência do conteúdo e do processo de aprendizagem é definida pelo programa e onde os conteúdos são desenvolvidos e apresentados isoladamente (ex. curso de matemática financeira, curso de liderança, curso de negociação, etc.) – o Harvard ManageMentor apresenta as seguintes vantagens:

ð     Qualidade do conteúdo: o programa foi criado pela Harvard Business Online e desenvolve – em um mesmo ambiente e de forma coordenada – mais de 28 competências e habilidades essenciais que um gestor deve possuir: negociação, liderança, coaching, gestão de pessoas, gestão de projetos, finanças, foco no cliente, etc.

ð     Flexibilidade: permite que o usuário acesse exatamente o “pedaço” de conhecimento que precisa, na hora que precisa, quantas vezes precisar (learning objects).

ð     Adequabilidade tecnológica: não exige investimentos adicionais na infra-estrutura tecnológica já existente na empresa. O Harvard ManageMentor pode ser acessado pela Web, de qualquer browser e a qualquer velocidade de conexão, assim como instalado na Intranet da organização. Empresas que possuírem uma infra-estrutura tecnológica e de comunicações mais robusta podem optar por recursos adicionais do Harvard ManageMentor que utilizem áudio e vídeo.

ð     Customização: permite, de forma simples e imediata, a customização do conteúdo para as necessidades específicas da empresa.

ð     Custo: os usuários acessam o conteúdo quantas vezes quiserem, sem ter de pagar por cada vez que passam pelo processo. Além disso, o custo pode ser inferior a R$ 24 (vinte e quatro reais) por usuário/ano.

 

 

Maurício Wendling Lopes*

Diretor Executivo

MindQuest

director@mindquest.com.br

 

A MindQuest atua no negócio de educação empresarial, tendo foco em e-learning e educação à distância. Possui parcerias com Harvard Business School Publishing, FT Knowledge, Pearson Education e BBC for Business.

 

Maurício Wendling Lopes já ocupou cargos executivos e de consultoria em empresas como Líder Táxi Aéreo, Localiza Rent a Car e Fundação Dom Cabral. É associado a ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância e membro do Alumni da  University of Chicago.