Palestrante
Mauricio
Wendling Lopes*
Diretor
Executivo
MindQuest
1.
Título: O case da Harvard Business Online: a aprendizagem
just-in-time alavancando o sucesso do e-learning corporativo.
2.
Público alvo: gestores de RH, gestores de T&D,
gestores do conhecimento e diretores acadêmicos
3.
Objetivo: Mostrar a aplicação bem-sucedida de
sistemas de suporte ao desempenho como solução eficaz de e-learning
corporativo.
4.
Qual a importância da palestra para o evento e os participantes ?
Mostra soluções eficazes de e-learning corporativo, de custo baixo e
facilmente implementáveis do ponto de vista cultural e tecnológico. Aborda a
diferença entre aprendizagem linear (just-in-case)
e aprendizagem sob demanda (just-in-time).
No Brasil, os programas da MindQuest são utilizados
por mais de 200 mil usuários, em empresas como Banco do Brasil, Caixa Econômica
Federal, Telemar, Petrobrás, Fundação Getúlio Vargas, etc. No mundo, os usuários
dos programas da Harvard Business Online já passam de 2 milhões, em empresas
como IBM, AT&T, Novartis, PriceWaterhouseCoopers, Johnson & Johnson,
Hewlett Packard, AOL, Boeing, etc.
5.
Conteúdo temático:
ð
O conceito de Electronic Performance Support Systems
(EPSS)
ð
A solução do Harvard
ManageMentor
±
Conteúdo e processo
±
Tecnologia e
infra-estrutura
±
Cultura
±
Liderança e gestão da
implantação
±
Cases internacionais:
·
Advanced Micro DevicesAMD
(1.200
usuários, 25 países, solução implantada em 1999: investimento e resultados
mapeados)
·
Schlumberger (38.000
usuários, 550 localidades, 65 países, conceito knowledge hub, solução implantada em 2000: investimento e
resultados mapeados)
±
Cases do Brasil:
·
Caixa Econômica Federal (100.000
usuários, solução implantada em 2000: investimento e resultados mapeados)
·
Fundação Getúlio Vargas
(10.000
usuários, alunos dos programas de M.B.A., solução implantada em 2002:
investimento e resultados mapeados)
6.
Quais as ALTERNATIVAS e por que esta solução foi escolhida?
Diferentemente dos cursos
on-line disponíveis ou em desenvolvimento nos quais a seqüência do conteúdo
e do processo de aprendizagem é definida pelo programa e onde os conteúdos são
desenvolvidos e apresentados isoladamente (ex. curso de matemática financeira,
curso de liderança, curso de negociação, etc.) o Harvard ManageMentor
apresenta as seguintes vantagens:
ð
Qualidade
do conteúdo: o programa foi criado pela Harvard
Business Online e desenvolve em um mesmo ambiente e de forma coordenada
mais de 28 competências e habilidades essenciais que um gestor deve
possuir: negociação, liderança, coaching,
gestão de pessoas, gestão de projetos, finanças, foco no cliente, etc.
ð
Flexibilidade:
permite que o usuário acesse exatamente o pedaço de conhecimento que
precisa, na hora que precisa, quantas vezes precisar (learning objects).
ð
Adequabilidade
tecnológica: não exige investimentos
adicionais na infra-estrutura tecnológica já existente na empresa. O Harvard
ManageMentor pode ser acessado pela Web, de qualquer browser
e a qualquer velocidade de conexão, assim como instalado na Intranet da
organização. Empresas que possuírem uma infra-estrutura tecnológica e de
comunicações mais robusta podem optar por recursos adicionais do Harvard
ManageMentor que utilizem áudio e vídeo.
ð
Customização:
permite, de forma simples e imediata, a customização do conteúdo para as
necessidades específicas da empresa.
ð
Custo:
os usuários acessam o conteúdo quantas vezes quiserem, sem ter de pagar por
cada vez que passam pelo processo. Além disso, o custo pode ser inferior a R$
24 (vinte e quatro reais) por usuário/ano.
Maurício Wendling Lopes*
Diretor Executivo
MindQuest
director@mindquest.com.br
A
MindQuest atua no negócio de educação empresarial, tendo foco em e-learning
e educação à distância. Possui
parcerias com Harvard
Business School Publishing,
FT Knowledge,
Pearson Education
e BBC for
Business.
Maurício
Wendling
Lopes já ocupou cargos executivos e de
consultoria em empresas como Líder Táxi Aéreo, Localiza Rent
a Car e Fundação Dom Cabral. É associado a ABED Associação Brasileira
de Educação a Distância e membro do Alumni
da University
of Chicago.