CURRÍCULOS DOS PARTICIPANTES




Arnaldo Niskier


Brasileiro

Licenciado em Matemática e Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Chefe de reportagem da Revista Manchete, de 1960 a 1968.

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1964)

Catedrático por concurso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1968)

Professor Titular de História e Filosofia da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1968 - aposentado a partir de 1995).

Diretor do Departamento de Jornalismo de Bloch Editores (1968/1979) e de Bloch Educação (1972/1991).

Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia 1968/1971) e de Educação e Cultura (1979/1983) do Estado do Rio de Janeiro.

Membro efetivo da Academia Brasileira de Letras (Cadeira 18) desde 1984, a qual presidiu no período 1998/1999.

Membro do Conselho Federal de Educação (1986/1992) e do Conselho Nacional de Educação (1996/1998). Presidente da Câmara de Ensino Superior (1989/1992).

Professor Emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão.

Membro da Academia das Ciências de Lisboa - a partir de 2000.

Atividades Atuais

Diretor-Presidente da Consultor Assessoria de Planejamento Ltda (desde 1972).

Cônsul-Geral da Finlândia no Rio de Janeiro (desde 1º de setembro de 1990).

Diretor e apresentador do programa "Frente a Frente" (Rede Viva de Televisão, desde 1995).

Diretor-Presidente do Instituto Antares (desde 1996).

Membro do Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio.

Escritor. Autor de mais de 70 livros, entre os quais: "A Nova Educação"; "Tecnologias Educacionais", "Educação Brasileira: 500 anos de História"; "O Impacto da Tecnologia", "Qualidade do Ensino", "Tragédia do Ensino Público" e "LDB - A Nova Lei da Educação" e "Educação à Distância - A tecnologia da esperança".

Na literatura infanto-juvenil: "O Dia em que o Mico-Leão Chorou"; "A Coragem da Tartaruga Careta"; "O Boto e o Raio de Sol"; "O Sarauê Astronauta"; "A Constituinte da Nova Floresta"; "Uma Incrível Viagem a Marte"; "Quando as Aves se Amam" e "O drama das baleias cinzentas".

Autor da coluna "Na ponta da língua" (jornal "O Dia", desde 1997).

Sócio-correspondente da Academia das Ciências de Lisboa/Portugal (a partir de 2000).















Dr. Frank William Rennie



E-mail: frank.rennie@lews.uhi.ac.uk
URL: http://www.lews.uhi.ac.uk/Research/StafRec1.htm

English Version

2000-Present, UHI Development Director and Lews Castle College.

1999-Present, Convenor of the Research School of Sustainable Rural Development for the University of the Highlands and Islands Millennium Institute.

Research interests :

Rural and Community Development specifically:

1) The animation of grassroots community development

2) Mechanisms for participation in integrated rural development initiatives.

3) International comparison of community responses to rural development issues

4) The opportunities for new approaches to distance and open education on and about rural communities (especially computer-based learning systems).

5) Practical systems for securing sustainable development in rural communities in Western Europe and North America.

Other Recent Involvements:

2002, Appointed Adviser to the Scottish Parliament Rural Development Committee.

1998- Present, Appointed to the Scottish Regional Advisory Group for the management of the European Union Northern Periphery Programme for regional development.

1999, Accepted as a founder Member of SUPRA (Scottish Universities Policy and Advice Network).

1998-2001, Specialist advisor in the EU funded research project on "Operational features for managing sustainable development in Amazonia (Amazonia21 Project) (see www.amazonia21.org )

1995-Present, Member of the European Rural Observatory of the European Commission to monitor progress and innovation in rural development throughout Europe as part of the LEADER 2 Programme

Fellow of the Arkleton Trust for rural development.

Fellow of the Royal Scottish Geographical Society.

Fellow of the Edinburgh Geological Society.

Versão em Português

2000- atual, Diretor do Lews Castle College.

1999- atual, Conselheiro da Escola de Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade de Highlands e do Islands Millennium Institute.

PESQUISAS

· Desenvolvimento Rural e Comunitário especificamente:

1) Desenvolvimento das comunidades rurais.

2) Mecanismos para participação e integração em iniciativas de desenvolvimento rural.

3) Comparações internacionais das respostas comunitárias aos assuntos de desenvolvimento rural.

4) Oportunidades para novas abordagens para educação a distância e cursos abertos na e sobre comunidades rurais (especialmente sistemas baseados em Aprendizagem por computador).

5) Sistemas práticos para o desenvolvimento sustentável seguro nas comunidades rurais da Europa Ocidental e América do Norte.

Outros trabalhos recentes:

2002 - Indicado como Conselheiro do Scottish Parliament Rural Development Committee.

1998- atual - Indicado pelo Scottish Regional Advisory Group para gerenciar o Programa regional de desenvolvimento da European Union Northern Periphery.

1999 - aceito como membro fundador da SUPRA (Scottish Universities Policy and Advice Network).

1998-2001, Consultor especialista da União Européia para o projeto "Operational features for managing sustainable development in Amazonia" (see www.amazonia21.org )

1995-atual - Membro do Observatório Rural Europeu da Comissão Européia para monitorar o progresso e as inovações de desenvolvimento rural da Europa, no programa LEADER 2.

Membro da Arkleton Trust para desenvolvimento rural.

Membro da Royal Scottish Geographical Society.

Membro da Edinburgh Geological Society.















Fredric Michael Litto



Nascido em Nova Iorque em 1939, Bacharel em Rádio e Televisão pela UCLA (Universidade de Califórnia, Los Angeles) em 1960, Ph.D. em Comunicações pela Universidade de Indiana em 1969, e Livre Docente pela Universidade de São Paulo em 1977.

Lecionou nas Universidades de Indiana (1960-1964), Bowdoin (1964-1965), e Kansas (1965-1971).

Desde 1971 é Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, atuando no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão.

Nos últimos 15 anos tem dedicado seus esforços de ensino e pesquisa ao campo de "Comunicação Mediada por Computadores", e já orientou mais de 30 teses de mestrado e doutorado.

Foi Consultor da CAPES (1974-1980), do CNPq (1980-1985), e da FAPESP (1990-atual). Trabalhou em Rádio Educativa em Los Angeles (Pacifica Foundation KPFK-FM e UCLA Rádio) 1958-1960, e em Televisão Educativa (UCLA TV) 1959-1960. Foi Consultor do Projeto Saci do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos) em 1972, Consultor da Fundação Padre Anchieta, São Paulo, 1977-78, e membro do Comité Assessor de Informática em Educação do Ministério da Educação (1985-1992).

Em 1987-1988 foi "Visiting Scholar" (Pesquisador Visitante) no Departamento de Comunicações da Universidade de Stanford.

Desde 1989 é Fundador-Coordenador Científico da Escola do Futuro, laboratório interdisciplinar de pesquisa da Universidade de São Paulo que investiga as aplicações educativas das novas tecnologias comunicação.

Em 1995 foi eleito Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), e re-eleito em 1999, para um segundo mandato.

Desde 1999 ele é Membro do Conselho Editorial da nova revista científica publicada pela editora Routledge da Inglaterra, Education, Communication & Information, junto a Howard Gardner da Universidade Harvard e Mitchel Resnik do Media Lab do MIT.

Participou em anos recentes de reuniões internacionais de educação a distância em Moscow (1994), Saratoga Springs (1995), Lisboa (1996), Toronto (1997), University Park, Pennsylvania (1998), Vancouver (1998), Tel Aviv (1998), Viena (1999), Caracas (1999), Montreal (1999) e Berlin (1999), além de outros conclaves relacionados às novas tecnologias de comunicação e a educação, em Santa Clara, California (anualmente desde 1989), Londres (1994), Barranquilla, Colombia (1995), Cartagena, Colombia (1996), e Aguascalientes, México (1999).

Artigos publicados

Previsões para o futuro da aprendizagem (abril de 2002)

Educação inflexível e tutelada (agosto de 2001)

Existem bons argumentos para justificar a presença da matemática no currículo geral? (junho de 2001)

Excluídos, mais excluídos e nós (março de 2001)

Indicadores de uma escola moderna...um "checklist" (fevereiro de 2001)

Telecentros Comunitários -- Uma Resposta à "Exclusão Digital" (dezembro de 2000)

Aprendizagem Profunda e Aprendizagem de Superfície (outubro de 2000)

De Onde Virão os Cientistas e Tecnólogos Brasileiros do Futuro? (agosto de 2000)

Fazer faculdade, não fazer faculdade, ou fazer uma faculdade diferente ( julho de 2000)

A Educação de Militares na Sociedade Contemporânea (março 2000)

Fantasias no Ibirapuera, o Trabalho Colaborativo e o Futuro da Sociedade Brasileira (janeiro 2000)

Salário do Professor em Função do Desempenho do seu Aluno (outubro 1999)

O Novo Ambiente Para Aprendizagem (março 1999)

Educação Brasileira se Globaliza (janeiro 1999)

País Sem Coesão Social (dezembro 1998)

"What Was Cool" no Canadá - TeleLearning '98 (dezembro 1998)

"What's Cool" nos Estados Unidos? (novembro 1998)

Aprender a Pensar Não Pode Ser um Sub-Produto da Educação (outubro 1998)

Se Fosse Vivo, Albert Einstein agora Poderia Ser Professor em Nova York (outubro 1998)

Reflexão, Pragmatismo e a Tecnologia na Educação (setembro 1998)

Universidade, do Sagrado ao Profano (setembro 1998)

Resistência à Modernização da Educação: Reflexão X Pragmatismo (setembro 1998)

A Cúpula das Américas em Santiago: Educação Novamente Marcando Passo (agosto 1998)

Não Há Censura Que Segure a Internet (maio 1998)

Computerfobia: De Quem É a Culpa? (abril 1998)

A "Geração de Rede" Está Chegando ao Mercado de Trabalho… e Mudando as Organizações (março 1998)

Informática, Religião e a Educação (fevereiro 1998)

Um Modelo para Prioridades Educacionais numa Sociedade de Informação (novembro 1997)

O Ensino de Ciência e a Formação da Mente do Aluno (novembro 1997)

Novas Formas de Pensar (outubro 1997)

Eu Te Mostro o Meu Se Você Me Mostrar o Seu (setembro 1997)

"Paiê, eu Preciso de Cultura!" (setembro 1997)

Computadores. Cartagena e Conscientização Regional (agosto 1997)















Gilberto Mucilo de Medeiros



1. Formação

- Doutor em Educação na área de Administração da Educação. PUCRS, 1994.

- Mestre em Educação, área de concentração em Planejamento Educacional. UFRGS, 1977.

- Engenheiro Agrônomo. UFRGS, 1965.

- Professora pesquisadora do CNPq, 1994-1996 e 1987-1989 .-1994-1997.

2. Atividades Profissionais

- Gerente de Marketing da PUCRS VIRTUAL. Porto Alegre, 2000.

- Pró-Reitor de Extensão Universitária da PUCRS. Porto Alegre, 1999.

- Assessor Especial do Gabinete do Reitor da PUCRS. Porto Alegre, 1993.

- Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Porto Alegre, 1966.

- Assessor Especial da Secretaria Geral do Ministério de Educação e Cultura. Brasília, 1982 .

- Subsecretário do desenvolvimento Acadêmico da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura. Brasília, 1980

- Diretor da Faculdade de Educação da UFRGS. Porto Alegre, 1976.

EXPERIENCIAS, PUBLICAÇÕES, CONGRESSOS

COMISSÕES e ÓRGÃOS COLEGIADOS

Membro Titular da Comissão Interministerial de Recursos do Mar, órgão assessor da Presidência da República. Nomeado pelo Presidente da República, Brasília, D. O. 29/12/81, até 04/85.

Membro Titular da Comissão Marítima Nacional, órgão assessor da Presidência da República. Brasília. Designação Ministro da Marinha em 04/05/83 e nomeado pelo Presidente da República, em 28/11/83, D. O. 30/11/83, até 04/85.

Membro Titular do Comitê Nacional de Pesquisa Antártico Brasileiro. Brasília, Of. SG/COR 250/84. Brasília, 05/04/84, até 04/85.

Membro do Grupo de Gerenciamento do Programa Antártico Brasileiro - PROANTAR. Brasília, M. Marinha, Port. 003 de 15/03/84, até 04/85.

Membro do Grupo de Trabalho MEC- CONFEA/Ministério da Educação e Cultura e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, destinado a estabelecer procedimentos no que concerne ao ensino, atribuição profissional e mercado de trabalho. Brasília, MEC, Port. 257 de 23/09/81 até 31/12/83.

Representante do Ministério da Educação e Cultura na Subcomissão de Desenvolvimento Social do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Brasília, 30/01/80 - 30/01/82.

COORDENAÇÕES

Coordenador Geral do Pólo de Gestão para a Qualidade do Meio Ambiente. Convênio PUCRS/Universidade das Nações Unidas/Instituto de Estudos Avançados. Porto Alegre, 1995.

Coordenador Geral do Comitê Universidades do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 06/93.

Relator do Programa de Recursos Humanos do I Plano Setorial para Recursos do Mar. CIRM. Brasília, 1984-1985.

Coordenador do Grupo de Trabalho MEC- CONFEA/Ministério da Educação e Cultura e Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Brasília, 1981.















Greville Rumble, BA, MA, PhD



E.-mail: greville.rumble@talk21.com ; greville.rumble@btinternet.com

English Version

Nationality: British

Abilities

· Planning, budgeting, costing, management, organization and evaluation of distance education

· Developing/managing a student support system within an open and distance education system

· Developing/delivering management training in the above areas

· Consultancy including team leadership

· Authoring and editing skills

· Management skills (leadership, human resource management, planning, organizing, budgeting, etc.)

Achievements

· Directed the UK Open University Planning team, 1973-78, 1985-89 (Developed and managed the institutional planning process, Strategic Plan, staffing and financial models, submissions to government for resources)

· Planned and managed delivery of student support services in two separate regions of the UK Open University, 1990-92, 1994-99 (c. 80 core staff, 500+ tutors, 10000+ students, Budget £2m and up)

· Developed policy and procedures governing academic programmes and courses at the UK Open University, 1982-85

· Undertaken feasibility studies/needs analysis research related to the possible use of distance education at a national level (Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación, Colombia, 1976, national system; UNESCO, 1979, national in-service teacher training system, Nicaragua; European Community, 1989, Open University for the SADCC Region of Africa; EDEN/TEMPUS. (a) 1992, need for distance education programmes in the Czech and Slovak Federative Republic, Hungary, and Poland; (b) 1994, need for distance education programmes in Albania; British Council, 1994, need for a distance-based teacher training programme, MoE, Sana'a, Yemen; African Development Bank/Commonwealth of Learning, 1999, National DE System for Mozambique; Sandefjord City Council, Norway. 2002. Learning City Project - Initial Project Planning.)

· Developed initial system plans for a range of distance education projects (UNESCO, 1977, Universidad Estatal a Distancia project, Costa Rica; Open University Educational Enterprises Ltd. 1981, (a) Proposed Open Correspondence Institute, India, (b) Proposed Open Learning System, Osmania University, Hyderabad, India; Consorzio per la Ricerca e l'Applicazioni di Informatica, Calabria, Italy, 1983, Universita' a Distanza project; Higher Education Authority, Ireland, 1984, Organisational structures for proposed national distance teaching system at the higher education level; Arab Republic of Egypt, 1996/ European Community DG1 Framework Programme/World Bank: Arab Republic of Egypt, 1996/97, Education Enhancement Programme: Distance-delivered in-service teacher education programme.)

· Consultancy on the planning and managment of distance learning systems (Universidad Nacional Abierta, Venezuela, 1978-79, planning and organisation; al-Quds Open University, Amman, Jordan, 1986, human resource requirements; UNESCO, 1987, proposed International Technological University; National Extension College, Cambridge, 1993, strategic plan, management information and performance ratios; British Council/Government of India, 1993, operational planning and information flows at the Indira Gandhi National Open University, Delhi; Bangladesh Open University, 1994-97, Institutional planning and management, organisation of student support services, etc.; Universidad Argentina de la Empresa, 1997, Strategies for the adoption of distance/open learning within the context of a private, traditional university; Florida Public Postsecondary Distance Learning Institute, 1997, Review of scenarios, costings, and policy options.)

· Consulted on the financial management, budgeting, costing and economic analysis of distance education systems (Free University of Iran, Tehran, 1977; Universidad Nacional Abierta, Venezuela, 1980; Consorzio per l'Universita' a Distanza, Calabria, Italy, 1984; Deakin University, Australia, 1986, Activity costing model for the University; Commonwealth Tertiary Education Commission, Commonwealth of Australia, 1986, Activity costing in distance education; Commonwealth Secretariat, London, 1990, Cost study, National Teachers' Institute, Nigeria; International Extension College, 1991, Costing of plans for the development of literacy, post-literacy and secondary equivalent programmes, Republic of South Africa; National Extension College, Cambridge, UK, 2000-02, Costing/economic analysis/ROI-EVA analysis of programmes.)

· Consulted on academic planning issues (British Council/Government of India. 1991-92. Planning and delivery of non-formal vocational education, Indira Gandhi National Open University, Delhi.)

· Evaluated institutions (UNESCO, 1978, Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica; Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica, 1980-81, Advisor, Planning Vice-rectorate; Open Universiteit, Netherlands. 1983, Study visit and evaluation of plans; Asian Development Bank, 1994-95. Review Missions/Mid-term review, Bangladesh Open University project, Dhaka; Commonwealth of Learning, Vancouver, 2001, Review of the Telematic Learning Programmes, Potchefstroom University, Republic of South Africa.)

· Developed distance learning materials in areas of expertise

· Taught courses on organisational behaviour

· Developed and taught management courses on the planning, resourcing and management of distance education systems

· Edited the academic journal Open Learning, 1998-2001.

Work History

INDEPENDENT CONSULTANT

Planning and management of open, distance and flexible learning systems 2001-

OPEN UNIVERSITY, Walton, Milton Keynes, MK7 6AA, UK 1970-2001

· Recent posts

· Professor of Distance Education Management 1999-2001

· Director, South East Region 1994-99

· Secretary for Presentation and Student Support Resources, 1993-94

· Director, East Anglian Region, Cambridge 1990-92

· Planning Officer 1985-89

Other Activities

1995 - to date. Trustee, International Extension College, Cambridge.

2002 - to date. Governor, Beacon Community College, Crowborough.

Education

1968 BA (Honours), History, Class 2, Division 1. University of Kent at Canterbury, UK

1970 MA, History (research degree) University of Kent at Canterbury, UK

1998 PhD The Open University, UK

Publications

Large number of books, edited books, chapters in books, articles, book reviews, etc.

Versão em Português

Área de atuação

· Planejamento, orçamento, custos, gerenciamento, organização e avaliação da educação a distância.

· Desenvolvimento/gerenciamento de sistema para suporte ao aluno no processo de educação a distância.

· Desenvolvimento e aplicação de treinamento gerencial nas áreas mencionadas anteriormente.

· Consultoria, incluindo liderança de equipes.

· Autoria e edição de material.

· Gerenciamento (liderança, administração de recursos humanos, planejamento organizacional, orçamento, etc)

Experiência Profissional

· Dirigiu a equipe de planejamento da UK Open University, 1973-78, 1985-89 (Desenvolveu e gerenciou o processo de planejamento institucional, planejamento estratégico, modelos de gestão financeira e de RH)

· Planejou e administrou o serviço de suporte ao estudante em duas regiões da UK Open University, 1990-92, 1994-99. (80 membros no staff, 500+ tutores, 10000+ estudantes, orçamento de 2 milhões de Libras)

· Desenvolveu políticas e procedimentos para programas acadêmicos e cursos da UK Open University, 1982-85.

· Conduziu estudos e analises de pesquisas e necessidades relativas ao possível uso da educação a distância em nível educacional para as seguintes instituições: (Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación, Colombia, 1976; UNESCO, 1979, Nicaragua; European Community, 1989, Open University Region of Africa; EDEN/TEMPUS. 1992, Czech and Slovak Federative Republic, Hungary, and Poland; 1994 Albania; British Council, 1994, Yemen; African Development Bank/Commonwealth of Learning, 1999, National DE System for Mozambique; Sandefjord City Council, Norway. 2002. Learning City Project - Initial Project Planning.)

· Desenvolveu projetos de educação a distancia para: (UNESCO, 1977, Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica; Open University Educational Enterprises Ltd. 1981, Proposed Open Correspondence Institute, India, e Proposed Open Learning System, Osmania University, Hyderabad, India; Consorzio per la Ricerca e l'Applicazioni di Informatica, Calabria, Italy, 1983, Universita' a Distanza project; Higher Education Authority, Ireland, 1984, Organisational structures for proposed national distance teaching system at the higher education level; Arab Republic of Egypt, 1996/ European Community DG1 Framework Programme/World Bank: Arab Republic of Egypt, 1996/97, Education Enhancement Programme: Distance-delivered in-service teacher education programme.)

· Atuou como consultor de planejamento e gerenciamento de sistemas de educação a distância para várias instituições de ensino: Venezuela, Jordânia, Inglaterra, Índia, Argentina, Estados Unidos.

· Atuou como consultor de gerenciamento financeiro, orçamento, custos e análise econômica da educação a distância: Teerã, Venezuela, Itália, Austrália, Inglaterra, África do Sul.

· Consultor para assuntos de planejamento acadêmico (British Council/Government of India. 1991-92. Indira Gandhi National Open University, Delhi.)

· Outras instituições (UNESCO, 1978, Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica; Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica, 1980-81, Advisor, Planning Vice-rectorate; Open Universiteit, Netherlands. 1983, Study visit and evaluation of plans; Asian Development Bank, 1994-95. Review Missions/Mid-term review, Bangladesh Open University project, Dhaka; Commonwealth of Learning, Vancouver, 2001, Review of the Telematic Learning Programmes, Potchefstroom University, Republic of South Africa.)

· Desenvolveu material para ensino a distancia em várias áreas de especialização.

· Administrou cursos em comportamento organizacional.

· Desenvolveu e ministrou cursos de administração, planejamento, financiamento e gerenciamento de sistemas de educação a distância.

· Editou o jornal acadêmico Open Learning, 1998-2001.

Trajetória profissional

CONSULTOR INDEPENDENTE

Planejamento e gerenciamento de sistemas para ensino a distância 2001-

OPEN UNIVERSITY 1970-2001

· Professor de gerenciamento do ensino a distancia 1999-2001

· Diretor, South East Region 1994-99

· Secretário para apresentação e suporte ao estudante 1993-94

· Diretor, East Anglian Region, Cambridge 1990-92

· Assessor de planejamento 1985-89

Formação

1968 BA (Honours), História University of Kent at Canterbury, UK

1970 MA, História (grau pesquisador) University of Kent at Canterbury, UK

1998 PhD The Open University, UK

Publicações

Vários livros, capítulos de livros, artigos, revisão de livros, etc.















Marta Haydée Mena



Nacionalidad: Argentina

Especialização em Pedagogia Universitária e Educação a Distância

CARGOS ACTUALES

Directora General Programa a Distancia - Facultad de Ciencias Económicas, Universidad de Buenos Aires.

Directora del Programa de Formacion Docente Continua- Facultad de Ciencias Económicas - Universidad de Buenos Aires.

Docente a cargo del Seminario de Educación a Distancia en la Maestría de Tecnología de la Educación. Universidad de Salamanca. España.

Vicepresidenta del Consejo Mundial de Educación a Distancia (ICDE) para América Latina y el Caribe.

Miembro del Consejo Asesor de la Asociación Argentina de Educación a Distancia donde fui presidenta por siete años.

Miembro del Consejo Asesor y Docente de la "Maestría en Docencia Universitaria". Universidad Nacional de la Patagonia. Facultad de Ciencias Económicas.

Directora de la Revista pedagógica "Temas y Propuestas" Universidad de Buenos Aires.

Consultora de Organismos Internacionales en Educacion a Distancia y Nuevas Tecnologias,

Directora de la investigacion " Imagen Social de la Educacion a Distancia". Secretaría de Ciencia y Técnica. Universidad de Buenos Aires.

Miembro del Comité de Redacción de la Revista Iberoamericana de Educación a Distancia (RIED). Madrid, España.

Miembro del Comité Editorial de International Review of Reserch in Open and Distance Learning. Athabasca University. Canadá.

Directora de la Maestria en Educacion a Distancia.Universidad de Moron.Argentina.















Robin Mason



Institute of Educational Technology
The Open University
Walton Hall
Milton Keynes
UK
MK7 6AA

Professor Robin Mason is a specialist in the research and practice of online teaching and learning. She was one of the early pioneers in developing the medium of computer conferencing for distance education, and completed her PhD on the subject in 1989. Since then she has published prolifically on the web, in journal articles and in five books. In addition to her position as Professor of Educational Technology at the Open University, she has been appointed part-time Research Director of the new UK eUniversity, where she is leading a programme of research into virtual learning. Her research interests include online communities, cultural issues in online courses, assessment methods using the web and the globalisation of education through new technologies.















Prof. Wilson Azevedo



E-Mail: wilson.azevedo@aquifolium.com.br

Brasileiro

FORMAÇÃO

Pós-Graduação

DOUTORADO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional)
Rio de Janeiro (RJ)

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião
São Bernardo do Campo (SP)

Graduação

BACHAREL EM FILOSOFIA (com Licenciatura Plena)
Universidade Federal do Rio de Janeiro

BACHAREL EM TEOLOGIA
Seminário Teológico Presbiteriano
São Paulo (SP)

Atividades Empresariais

AQUIFOLIUM EDUCACIONAL
Diretor Técnico-Pedagógico da Aquifolium Educacional, empresa especializada em Educação Online, que presta serviços para instituições como SENAI, SENAC, SEBRAE, UFRJ, UNIFESP entre outras.

Atividades Pedagógicas (3º grau)

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Coordenador e um dos instrutores do curso "Educação a Distância via Internet" (2000).

UERJ - Instrutor do curso "Educação a Distância via Internet: capacitação de professores" (1999-2000).

SENAI - Centro Internacional de Educação para o Trabalho e Transferência de Tecnologia (CIET)
Consultor técnico-pedagógico para ambientes online de ensino-aprendizagem (1999-2000).

SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO DO RIO DE JANEIRO
Coordenador do Programa de Educação Continuada via Internet (PECNet); professor de Hermenêutica no Curso de Formação de Educadores Cristãos via Internet; Professor de Antropologia, Sociologia, Lógica, Filosofia, História da Filosofia, Metafísica e Epistemologia desde 1986

Atividades de Pesquisa

MICROPOLÍTICA DO PASTORADO
Pesquisa desenvolvida no Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (S.B. Campo) de 1987-1989)

O SAGRADO E O POPULAR NA MODERNIDADE
Pesquisa desenvolvida com o apoio da FAPERJ no Museu Nacional/UFRJ de 1990-1991

CENSO INSTITUCIONAL EVANGÉLICO
Pesquisa desenvolvida com o apoio do CNPq no Instituto de Estudos da Religião (ISER) de 1991-1992

PROTESTANTISMO E MODERNIDADE: O NEOPENTECOSTALISMO
Pesquisa desenvolvida com o apoio da CAPES e do CNPq no Museu Nacional/UFRJ, com vistas à elaboração da tese de doutorado.

Outras Atividades

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED)
Diretor de Ética e Qualidade

CONSELHO DE REITORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Teleconferência Interativa "Educação a Distância: reflexões para a prática nas universidades brasileiras" realizada em 20/11/2001.
Palestra e debate sobre o tema "Capacitação de Recursos Humanos para Educação a Distância".

XXVII CONGRESSO NACIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Realizado pela ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos - em São Paulo, de 14 a 17 de agosto de 2001.
Preletor do Forum Internacional de Tecnologia para Gestão de Pessoas.

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Realizado pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância - em Brasília, de 4 a 8 de agosto de 2001.
Coordenador e instrutor do curso "Estratégias para o Ensino Online: Animando Comunidades Virtuais para a Aprendizagem Colaborativa".
Componente da mesa-redonda "Qualidade em EaD via web".

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Realizado pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância - em São Paulo, de 13 a 18 de agosto de 2000.
Coordenador e um dos instrutores do curso "Ferramentas para EaD Online: uma avaliação pedagógica".

SEMINÁRIO VIRTUAL "PANORAMA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Preletor e coordenador-geral do evento virtual que reuniu cerca de 700 pessoas entre 7 e 14 de agosto de 2000.

VII EDUCADOR 2000
Maior evento de educação do país, realizado em S. Paulo, de 24 a 27 de maio de 2000.
Conferencista convidado apresentando a palestra "Quando a Sala de Aulas se Torna Virtual".

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Participação na série veiculada de 24 a 28 abril de 2000 pelo programa "Salto para o Futuro", produzido pela TVE Brasil para a Secretaria de Educação a Distância do MEC, como debatedor, tendo produzido para a mesma série o artigo "Panorama Atual da Educação a Distância no Brasil".

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Realizado pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância - no Rio de Janeiro, de 25 a 27 de agosto de 1999.
Participação no workshop "Projeto, Implementação e Operação de Universidades e Escolas Virtuais" (8h), com Prof. Dr. John Tiffin.
Apresentação da comunicação "Muito Além do Jardim de Infância: o desafio do preparo de alunos e professores online".

V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Realizado pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância - em S. Paulo, de 11 a 14 de outubro de 1998.
Participação nos workshops "Planejamento Estratégico de Sistemas de Educação a Distância" (8h), com Prof. Dr. Lucio Telles, da Simon Fraser University (Canadá) e "Como Organizar um Curso na Web" (8h), com Prof. Dr. John Stone, da State, University of New York (USA). Apresentação da comunicação "Coisa do Outro Mundo: o ensino de teologia via Internet", relatando experiência desenvolvida no Seminário Presbiteriano desde novembro de 1997.

PROJETO DE REFORÇO E SUPLEMENTAÇÃO DE SEGUNDO GRAU
Projeto de ensino à distância desenvolvido no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da EMBRATEL, utilizando recursos de multimídia e telemática, de 1994-1995.