INTERNET DA QUARTA GERAÇÃO COMO APOIO À PESQUISA E À EDUCAÇÃO

O Canadá é um dos países mais avançados do mundo em telecomunicações devido a sua preocupação com a democratização de acesso às mais modernas facilidades nas áreas de saúde e educação.  Não importa onde o cidadão mora — na cidade grande ou na mais remota aldeia perto do Círculo Ártico, pois quando ele precisar de atendimento médico, terá acesso à telemedicina, e quando precisa de conhecimento especializado não disponível no local, terá acesso a uma forma ou outra de aprendizagem a distância. 

Foi esse espírito que motivou a criação, em 1993, da empresa CANARIE, sem fins lucrativos,  uma colaboração do Governo e a Indústria Canadense, com a missão de acelerar o desenvolvimento da Internet e facilitar a criação de aplicações inovadoras que explora o poder daquela infra-estrutura em benefício de canadenses. CANARIE (Canada’s Advanced Internet Development Organization), usando Internet de banda larga, criou uma rede de instituições de pesquisa e educação sem paralelo no mundo, contado, hoje, com mais de 80 universidades, 50 faculdades isoladas, mais de 2.000 escolas, e mais de 10 centros de pesquisa científica.  Mais de 200 projetos experimentais foram financiados, e mais de 500 empresas participaram até agora.

            O “backbone” desta rede, que se chama CA*net 3, é uma rede de fibra óptica dedicada, com capacidade para transmitir informação a 40.000 Mbps, fazendo dela a mais veloz plataforma de Internet para inovações em pesquisa e desenvolvimento científico e industrial e em educação. No segundo semestre de 2002, a Quarta Geração, Net 4, será implantada, com características especiais:  redes “condomínio” poderão comprar uma porção da faixa de banda e criar portais sem a necessidade de discagem comum; não haverá um operador central do sistema como um todo; a rede se estende do litoral atlântico ao litoral pacífico (num total de 8.000 km).  Uma maneira de conceber a rede é vê-la como se fosse o “maior disco rígido do mundo”,  porque permite que computadores leiam e escrevam dados diretamente para a rede óptica, em vez de para outros computadores na rede. Também permite o funcionamento de redes “peer-to-peer” que facilitam a coordenação de trabalhos em progresso em milhares de computadores em todo o país, e de agrupar mais poder de que atualmente é possível com até o maior supercomputador.

                        Projetos típicos usando a rede são:  Internet-Based Manufacturing Design System; Elab-Online Science Learning Laboratory; Music Master Class and Audition; Virtual Business Network; Repository Collaboration of Learning Objects;  The Diabetes Seof Managewment Network; Virtual Veterinary Medicine Learning Commons; Interactive Multimedia Learning System for Mathematics on Broadband Networks.

Os principais parceiros do Governo Canadense na CANARIE são Nortel, Alcatel, Cisco, Bell Nexxla e JDS Uniphase.

            Estarão presentes no IX Congresso de Educação à Distância da ABED, que ocorrerá entre os dias 02 e 04 de setembro de 2002, e no Seminário na FAPESP, o segundo em comando da CANARIE, o Diretor Sênior de Desenvolvimento Estratégico, Dr. Rafiq Khan, e o Engenheiro Chefe da organização, René Hatem.

            Para maiores informações sobre a CANARIE, internet de 4º geração, e sobre o currículo dos palestrantes, favor consultar os sites www.canarie.ca  e www.CA*net3.ca; ou a ABED, tel: 11 3275-3561; abed@abed.org.br; www.abed.org.br.