- A Educação Profissional,
a EAD e as Universidades Corporativas: um Mercado Emergente
Marcos Baptista L. Dalmau
Universidade Federal de Santa Catarina
Rosângela S. Rodrigues
Universidade Federal de Santa Catarina
Amir Mattar Valente
Universidade Federal de Santa Catarina
Ricardo Miranda Barcia
Universidade Federal de Santa Catarina
- A Evasão nos Cursos
de Formação Continuada de Professores Universitários
na Modalidade de Educação a Distância Via Internet
Maria de Lourdes Coelho
Universidade Federal de Minas Gerais
- A Mediação Pedagógica
em Proposta de Formação Continuada de Professores
em Formação em Informática na Educação
Maria Elisabette B. B. Prado
Nied/Unicamp
Maria Cecília Martins
Nied/Unicamp
- A Produção de
um Ambiente de Aprendizagem em Educação a Distância
com o Uso de Mídias Integradas: PUCRS Virtual
Marilú Fontoura de Medeiros
PUC RS
Gilberto Mucilo de Medeiros
PUC RS
Anamaria Lopes Colla
PUC RS
Maria Bernadette P. Herrlein
PUC RS
- A Telemática na Intervenção
da Prática Docente
Odete Sidericoudes
PUC-SP
- Relação Entre Referenciais Pedagógicos
e o Uso de Ferramentas de Courseware:
Desafios ao Promover Aprendizagem Colaborativa Online
Maria Inês de Matos
Coelho
Universidade do Estado de Minas Gerais (pesquisadora com apoio do
CNPq)
- Ambiente Educacional Rico
em Tecnologia: A Busca do Sentido
Eloína de Fátima Gomes dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
Dulce Márcia Cruz
Universidade Federal de Santa Catarina
Vilma Tereza Pazzetto
Universidade Federal de Santa Catarina
- Ampliando a Noção
de Colaboração num Ambiente de Aprendizagem a Distância
para Gestão do Conhecimento
Elizabeth Furtado
Universidade de Fortaleza
Francisco J. Azevedo Alves
Universidade de Fortaleza
Wilker Bezerra Silva
Universidade de Fortaleza
Felipe Távora Pereira
Universidade de Fortaleza
Oscar Sarquis G. Braga
Universidade de Fortaleza
- As Empresas no Brasil e a
Cultura Tecnológica: a Internet, os Avanços e as Universidades
Corporativas
Thais Waisman
Escola do Futuro - Universidade de São Paulo
- As Teorias de Aprendizagem
e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção
do Conhecimento
Ana Maria Mielniczuk de Moura
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ana Maria Ponzio de Azevedo
Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas
de Porto Alegre
Querte Mehlecke
Faculdade de Educação de Taquara/RS
- Avaliando Distâncias
na Educação
Romero Tori
Universidade de São Paulo
- Aventuras y Desventuras de
Una Microexperiencia de Educación a Distancia
Sonia Oddino
Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional Villa
María - Argentina
Elisabet Silleoni
Universidad Tecnológica Nacional - Facultad Regional Villa
María - Argentina
- Considerações
Sobre a Convivência da Informação Impressa,
Virtual e Digital no Século XXI : O Perfil dos Profissionais
de Informação Diante das Tecnologias para Auxílio
no Ensino a Distância
Gildenir Carolino Santos
Unicamp
Rosemary Passos
Unicamp
Sérgio Ferreira do Amaral
Unicamp
- Considerações
Teórico-metodológicas para Elaboração
e Realização de Cursos Virtuais
Fábia Magali Santos Vieira
Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
[apresentação]
- Construção e
Reconstrução de um Ambiente de Aprendizagem para Educação
a Distância
Martha Barcellos Vieira
Universidade de Caxias do Sul
Naura Andrade Luciano
Universidade de Caxias do Sul
- Construindo a Melhoria do
Judiciário Brasileiro Através da Educação
a Distância
João Raimundo A. dos Santos
INFM
- Criação de uma
Ferramenta de Organização Pessoal em um Ambiente Construtivista
de Aprendizagem a Distância
José Antonio Gameiro Salles
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Miriam Struchiner
Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Curso Presencial ou Curso
a Distância? Aspectos Econômicos do Processo Decisório
Vânia Lomônaco Bastos
CEAD/UnB
- Custos: Uma Análise
Comparativa entre Educação Presencial e a Distância
José Antonio Lisoni
PUC Campinas
Waldomiro Loyolla
PUC Campinas
- Educação a Distância
e seu Emprego no Ensino Contábil no Brasil
Leda Bezerra da Silva
Universidade de São Paulo
Edgard Bruno Cornachione Jr.
Universidade de São Paulo
- Educação a Distância
e Políticas Públicas no Brasil. Uma Experiência
do Núcleo de Educação a Distância da
Universidade de Brasília
Flávio Castro
Universidade de Brasília
- Fases da Concepção
de um Projeto de EAD, Utilizando como Pano de Fundo a Aprendizagem
da Língua Portuguesa por Deficientes Visuais
Glória Maria Cascais Meleiro
Caixa Econômica Federal
Mônica Almeida Gonczarowska
Elizabete Ribeiro Macedo
- Ferramental Pedagógico da Educação
a Distância Mediada por Computador (EDMC)
Waldomiro Loyolla
FISP/PUC Campinas
Maurício Prates
FISP/PUC Campinas
- Formação Continuada
a Distância de Professores de Física do Nível
Médio: Desenvolvimento e Avaliação de Um Curso
Piloto com Suporte na Internet
Ernesto Macedo Reis
CEFET-Campos
Flávia Rezende
NUTES-UFRJ
Susana de Souza Barros
IF-UFRJ
- Formação
de Orientadores para Educação Continuada de Professores
a Distância: Contribuições dos Recursos de Comunicação
Síncrona e Assíncrona
Henriette dos Santos
NUTES-UFRJ
Flávia Rezende
NUTES-UFRJ
[apresentação]
- GESTA Virtual
Lien Valdés Izquierdo
Centro de Gestión Empresarial, Superación Técnica
y Administrativa - Cuba
Junior Gonzalez Ramos
Centro de Gestión Empresarial, Superación Técnica
y Administrativa - Cuba
- Gestão de Sistemas
de Educação a Distância: Proposta de Reflexão
e Prática em Ambiente On Line
Carmenísia Jacobina A. Gomes
Universidade de Brasília
Ruth Gonçalves de Faria Lopes
Universidade de Brasília
- Laboratório a Distância
- Um Novo Recurso na Educação a Distância
Cleonilson Protássio de Souza
Universidade Federal do Maranhão
José Tarcisio Costa Filho
Universidade Federal do Maranhão
- Laboratório
de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - LAVIA
Eliana M. do Sacramento Soares
Universidade de Caxias do Sul
[apresentação]
- Linguagem Audiovisual e Objetivos
Educativos: uma Reflexão sobre os Vídeos do Curso
TV na Escola e os Desafios de Hoje
Vânia L. Quintão Carneiro
Universidade de Brasília
- Método Informatizado
para Tópicos de Estudo da Disciplina Engenharia de Alimentos
e Meio Ambiente
Celso Costa Lopes
Unicamp
Cristian Eugenio O. Pino
Unicamp
- Metodologia
Construtivista Usando um Ambiente de Software Baseado na Web
Maria Cristina Pfeiffer Fernandes
Universidade Católica de Petrópolis
José Rodrigues Fernandes
Universidade Católica de Petrópolis
[apresentação]
- Modelando Ambientes de Aprendizagem
a Distância Baseado no Uso de Mídias Integradas: um
Estudo de Caso
Beatriz Franciosi
PUC RS
Adja F. de Andrade
PUC RS
Adriana Beiler
PUC RS
Paulo R. Wagner
PUC RS
- Monitorias
e Tutorias: Um Trabalho Cooperativo na Educação a
Distância
Diva Marília Flemming
Universidade do Sul de Santa Catarina
Elisa Flemming Luz
Universidade do Sul de Santa Catarina
Renato André Luz
Universidade do Sul de Santa Catarina
[apresentação]
- O Ensino a Distância
como Instrumento Pedagógico de Apoio à Modelagem Matemática
Aplicada em Cursos Regulares de Graduação
Otávio Roberto Jacobino
PUC Campinas
- O Ensino Presencial e Via
Internet: uma Experiência Comparativa em Educação
a Distância
Aldemir Cacique
CEFET - Minas Gerais
- O
Estudo a Distância com Apoio da Internet
Nivalde J. Castro
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cristina Haguenauer
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Evandro Mendes da Silva
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Lucia Assis Alves
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Maria Georgina M. Washington
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Marinilza Bruno Carvalho
Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Renata Lúcia S. M. de Resende
Marinha do Brasil
Sandra Silva Rocha
FUNREI
Shirlei da Silva Ferreira
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Solange Pose Garcia
Embratel
Telma Pará Pedroso
Universidade Federal do Rio de Janeiro
[apresentação]
- Os Limites e as Possibilidades
do Trabalho e da Formação de uma Equipe Multidisciplinar
em Educação a Distância: Relato de uma Experiência
Luiz Fernando Ribeiro de Paiva
Universidade de Uberaba
Marisa A. Mayrink S. Ferreira
Universidade de Uberaba
Valeska Guimarães R. da Cunha
Universidade de Uberaba
- O Suporte em Educação
a Distância
Ademir da Rosa Martins
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mára Lúcia Fernandes Carneiro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Marie-Christine Julie M. Fabre
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Rodrigo Santos Keller
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Pedagogia e Tecnologia:
a Comunicação Digital no Processo Pedagógico
Aracy Hack Catapan
Universidade Federal de Santa Catarina
Francisco Antonio P. Fialho
Universidade Federal de Santa Catarina
- Programa
de Adaptação e Dependência Via Internet:
Uma Experiência Pioneira no Espírito Santo
Daísa Teixeira
IESPNAA/Humanas
Claudia Murta
IESPNAA/Humanas
Sandra Brasil
Olírica Zardo
- Reinventando a TV e o Vídeo
na Escola: Uma Experiência com a TV Escola e os Professores
da Rede Estadual de Ensino do Paraná
Luciana Rocha de Luca D. Valle
Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo
Pilotto
Dulce Márcia Cruz
Universidade Federal de Santa Catarina
- Ser Presença como Educador,
Professor e Tutor
Maria do Socorro J. Emereciano
Universidade Católica de Brasília
Carlos Alberto L. de Sousa
Universidade Católica de Brasília
Lêda Gonçalves de Freitas
Universidade Católica de Brasília
- Sistema de Gerenciamento de
Instrumentos para Avaliações
Via Web
Zilá Aparecida P. de Moura e Silva
Universidade Norte do Paraná
Paulo Ricardo Torres Diniz
Universidade Norte do Paraná
Fabrício Baptista
Universidade Norte do Paraná
Maria Fátima V. Z. Magro
Universidade Norte do Paraná
Wilson Francisco Eugênio
Universidade Norte do Paraná
- Sistema
Integral para el Aprendizaje em La Web(sia) Aplicable em La Educación
a Distância
Jorge Manuel López Telis
Instituto Tecnológico de Acapulco - México
Ruth Isela Garcia Galeana
Instituto Tecnológico de Acapulco
- México
Juan Carlos
B. Sanches
Instituto Tecnológico de Acapulco - México
- Software para Educação
Via Internet e a Exclusão Digital no Brasil
Joni de Almeida Amorim
Unicamp
- Tecnologia e Andragogia: Aliadas
na Educação a Distância
Rita de Cássia G. Gomes
Universidade Federal de Santa Catarina
Silvana Pezzi
Universidade Federal de Santa Catarina
Ricardo Miranda Bárcia
Universidade Federal de Santa Catarina
- Tutoria em Educação
a Distância
Fernanda Pires Jaeger
PUC RS
Aline Accorssi
PUC RS
- Um Ambiente Construtivista
de Aprendizagem a Distância: Estudo da Interatividade, da
Cooperação e da Autonomia em um Curso de Gestão
Descentralizada de Recursos Humanos em Saúde
Maria Alice Pessanha de Carvalho
Ensp/Fiocruz
Míriam Struchiner
NUTES-UFRJ
- Uma Experiência da Aplicação
da Educação a Distância Via Internet como Ferramenta
Complementar a Cursos Presenciais
Sueli de Fátima Poppi Borba
Universidade Paranaense - UNIPAR
Pedro Paulo da Silva Ayrosa
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
- Uma Experiência no Ensino
de Química Geral em Curso a Distância de Graduação
Paulo A. Z. Suarez
PUC RS
Julieta B. R. Desaulniers
PUC RS
- Una
Propuesta Metodológica para Formación de los Professores
a Distância para la Utilización de la Computadora Recurso
Didáctico
Fábia Magali Santos Vieira
Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
[apresentação]
- Utilização do
Portfólio na Avaliação do Ensino a Distância
Nelly Moulin
Universidade Salgado de Oliveira
- Virtualmontes:
Um Ambiente On-line de Ensino e Aprendizagem
Fábia Magali Santos Vieira
Unimontes Virtual
[apresentação]
- Webquest: Protótipo
de Um Ambiente de Aprendizagem Colaborativa a Distância Empregado
a Internet
Gilseno de Souza N. Ribeiro
Universidade de Brasília
Rafael Timóteo de Sousa Jr.
Universidade de Brasília
|