abed.org.br
Parceiros:

Trabalhos



Chamada de trabalhos 30º CIAED




ATENÇÃO: O link para o sistema de submissão de artigos "JEMS" será disponibilizado nesta página a partir de 25 de outubro.

1 O Congresso

CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, tradicional evento acadêmico-científico organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância, realizará sua trigésima edição de 7 a 10 de maio de 2025 em Curitiba - PR, Brasil.

Pesquisadores, gestores e outros profissionais que atuam em todos os tipos e formatos de  educação a distância, aberta, flexível e/ou híbrida  já podem planejar a submissão de trabalhos que apresentem resultados de suas  pesquisas científicas, relatos, estudos, ensaios, projetos, nas formas de artigos completos, resumidos ou ou trabalhos em andamento, em inglês, espanhol ou português


2 Os Trabalhos

Serão aceitos trabalhos acadêmico-científicos, inéditos, produzidos de acordo com as normas para trabalhos científicos do CIAED, que tratem  de assuntos relevantes ao universo da Educação a Distância, podendo estar também relacionados a:  qualquer tipo ou modalidade de processo de formação (acadêmico, corporativo, institucional, etc…), qualquer forma de viabilização (aberta, flexível e/ou híbrida, etc.) e/ou qualquer uso de distintas  mídias e tecnologias.
 
Orientações detalhadas para formatação e submissão de trabalhos estarão disponíveis na página do evento a partir de 18º de outubro de 2024.


2.1 Formato

Os artigos poderão ser submetidos em três diferentes formatos:
 
Artigo Completo (até doze páginas, ou 30 mil caracteres, o que ocorrer primeiro)
Contribuições inéditas de investigação científica, com resultados conclusivos e significativos.
 
Artigo Resumido  (até cinco páginas, ou 12 mil caracteres, o que ocorrer primeiro)
Ensaios, resultados parciais de pesquisas e estudos, propostas inovadoras e/ou outros conteúdos relevantes, atuais e inovadores ao universo da EaD.
 
Artigo de Comunicação  (até duas páginas, ou 6 mil caracteres, o que ocorrer primeiro)
Comunicações sintéticas de: projetos em andamento, resultados parciais de estudos e pesquisas e outros conteúdos inovadores relacionados à EaD.
 
Importante:

Os artigos completos e  resumidos aprovados serão apresentados na forma oral em sessões técnicas. Os artigos de comunicação aprovados serão apresentados em sessões de pôsteres.

Todos os trabalhos aprovados (artigos completos, artigos resumidos e artigos de Comunicação) e efetivamente apresentados pelos autores durante o evento, serão publicados nos Anais do 30º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância e publicados online, com acesso aberto e DOI.

Os autores de cada trabalho selecionado terão um prazo de duas semanas, após a comunicação de aceite, para providenciar a versão final do trabalho, com os ajustes que lhes forem solicitados, além de comprovar a inscrição no evento de pelo menos um dos autores. Somente entrarão na programação os trabalhos que cumprirem esses requisitos.

O artigo será alocado em uma sessão técnica (ou de pôster, se for o caso), em dia e horário estabelecido pelo Comitê Técnico-Científico. Não haverá possibilidade de mudanças a pedido dos autores. Estes devem se programar para estar presentes no evento entre 8 e 10 de maio de 2025, quando as sessões técnicas e de pôsteres ocorrerão.
 

2.2 Trilhas

Os trabalhos serão avaliados e apresentados em trilhas separadas. Cada trilha terá um sub-comitê, que realizará as avaliações e seleções dos trabalhos a ela alocados. Cada trabalho deverá ser indicado para uma única trilha por seus autores. As trilhas 1 a 5 aceitam apenas artigos completos (10 páginas) e resumidos(5 páginas). A trilha 6 aceita apenas artigos em formato de comunicação (2 páginas). O comitê científico poderá, se julgar necessário e por critérios próprios, alterar a trilha à qual o artigo será submetido.  Os temas centrais dos artigos devem ser relacionados ao universo da EaD.
 
Trilha 1 - Conceitos e Teoria
Aspectos Teóricos e Conceituais
 
Trilha 2 - Metodologias
Métodos, técnicas, abordagens, design e práticas de ensino  
 
Trilha 3 - Tecnologias e Mídias
Meios de comunicação, novas tecnologias e suas possibilidades educacionais
 
Trilha 4 - Gestão
 Inovação e outras questões relacionadas à administração e gestão
 
Trilha 5 - Currículo e Políticas
 Currículo, políticas públicas e regulamentação, em níveis nacional e internacional
 
Trilha 6 - Artigo de Comunicação
 Comunicações sintéticas (duas páginas) sobre projetos em andamento.
 

3 Cronograma

1.  Submissão de Artigo (registro de Título e Resumo) 25/10/24 a 30/11/24
     Upload do PDF do artigo previamente registrado ATÉ 15/12/24
2. Divulgação dos resultados. 16/2/25
4. Entrega da versão final do artigo 17 a 28/2/25
6. Apresentação dos trabalhos no Congresso. 7 a 10/5/25