Apresentação
O início da década de 1990 marcou o movimento de mobilidade de instituições para além de suas fronteiras nacionais. Graças aos avanços tecnológicos cada vez mais ubíquos e inclusivos, as IES se tornaram globais e, por consequência, passaram a atender estudantes de diferentes países sem que eles saíssem de seus territórios.
O conceito de mobilidade, portanto, mudou da ação exclusiva de pessoas (estudantes, professores, acadêmicos) para programas (parcerias, franquias, virtuais); de provedores (campus da filial) para o desenvolvimento de polos educacionais, situados em qualquer lugar do mundo. Este conjunto de movimentos de pessoas, programas e instituições é considerado mundialmente como “mobilidade acadêmica”.
Na educação brasileira, e especificamente na educação a distância, observamos a inserção cada vez maior dos grupos internacionais. Deve-se ainda considerar a expansão de parcerias, franquias e campi virtuais, além da criação de novas organizações nacionais, regionais e internacionais com atuação nos mais diferenciados espaços do planeta, por meio da EaD .
Qual o papel da educação a distância nesse processo de internacionalização nas IES? Qual a importância da oferta dessa educação transfronteiriça nos mais diferentes níveis de formação superior e também na educação básica e corporativa? Como lidar com a diversidade cada vez maior de alunos em salas online com distintas experiências e conhecimentos educacionais, sociais, culturais, econômicos e linguísticos?
Mais ainda. Quais as novas funções dos professores, técnicos, designers e demais profissionais de EaD que precisam produzir materiais e atividades de ensino nesses cenários para uma população cada vez mais diversificada de alunos? Como a avaliação em EaD deverá se reconfigurar para atender a esta nova cultura educacional internacional em ascensão?
Essas e outras questões correlatas nos instigam para a reflexão, o debate e o conhecimento de experiências e práticas mundiais vinculadas à internacionalização da educação a distância na atualidade. Estes foram os sentimentos que nos orientaram para a escolha do tema do nosso próximo Congresso Internacional, o CIAED, em 2025, em Curitiba.
Venha participar conosco do 30º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) para discutir essas e outras questões relacionadas à Internacionalização da EaD.
O 30º CIAED será um momento ímpar em que comemoraremos três décadas do nosso evento em grande estilo. Por conta disso, o tema central do 30º. CIAED , marca o momento de efetiva internacionalização do nosso Congresso.
O 30º CIAED será um evento trilíngue, com chamadas em três idiomas (português, espanhol e inglês) para garantir o alcance e a participação de profissionais que atuam em EaD no mundo inteiro.
Nossa expectativa é que brasileiros e estrangeiros possam se integrar, trocar ideias e aprender juntos nos mais diversos momentos do 30º. CIAED. Além disso, esperamos que os representantes de diversos países, convidados pela ABED, não se apresentem apenas como keynote speakers, mas tenham presenças ativas, participando de mesas, encontros, debates, workshops e muitas outras atividades.
Neste processo e esforço de Internacionalização, a ABED convidará também para o 30º CIAED, vários representantes de diversas Associações Internacionais, com ações significativas em seus países e respeitabilidade mundial em EaD.
Queremos, nesse momento, convidar você para estar conosco no 30º. CIAED. Será uma ótima oportunidade para você conhecer, se aproximar e trocar ideias com pessoas e organizações de todo o mundo sobre a Internacionalização em EaD.
Venha conosco! Aguardamos você!
Até Curitiba!