Seminário Nacional ABED de Educação a Distância

Pesquisas




 
Uso de análise de dados para avaliação e melhoria da qualidade pedagógica na educação a distância


Autores: Renato Henrique da Luz e Lucineide Bispo dos Reis Luz
Afiliação institucional: 
FATEC - UNIVESP e FEARP – FECAP.

Resumo: Este artigo analisa a aplicação da análise de dados educacionais para avaliar e aprimorar a qualidade pedagógica em cursos 100% a distância, com base em um questionário aplicado a 120 alunos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Logística e Marketing, em uma universidade de São Paulo, no período de janeiro a março de 2025. A pesquisa utiliza métodos quantitativos e qualitativos para identificar padrões de desempenho, engajamento e participação dos estudantes, buscando compreender as potencialidades e desafios do ensino remoto. Os resultados indicam que o uso de dashboards e indicadores educacionais contribui para a personalização do ensino, a adoção de metodologias ativas e a melhoria contínua dos processos pedagógicos.
O estudo destaca a importância de uma cultura institucional orientada a dados para apoiar a tomada de decisões mais precisas e eficazes, promovendo maior qualidade no ensino a distância. A análise dialoga com a produção acadêmica internacional sobre aprendizagem analítica, personalização e inovação pedagógica (Siemens, 2013; Pardo & Siemens, 2014; Bozkurt et al., 2020; Luckin et al., 2016; Redecker, 2017; Laurillard, 2012; Bates, 2019; Arbaugh, 2014; Garrison & Vaughan, 2013; Allen & Seaman, 2016) e nacional, com ênfase em educação a distância e gestão pedagógica (Moro, 2019; Almeida & Silva, 2021; Santos, 2020). Conclui-se que a análise sistemática dos dados educacionais é fundamental para promover a inovação pedagógica e garantir a excelência acadêmica no contexto da EaD brasileira.

 
Análise dos indicadores de permanência e evasão em cursos de educação a distância: um estudo de caso em instituição brasileira


Autores: Renato Henrique da Luz e Lucineide Bispo dos Reis Luz
Afiliação institucional: FATEC - UNIVESP e FEARP – FECAP. 

Resumo:
Este estudo analisa os indicadores de permanência e evasão em cursos 100% a distância de Pedagogia e Ciências Contábeis, com amostra composta por 130 alunos (65 de cada curso) em uma instituição brasileira. Baseado em dados quantitativos coletados ao longo de três anos, o trabalho identifica os principais fatores que influenciam a baixa taxa de evasão e os elementos institucionais que promovem a retenção dos estudantes. A análise estatística e preditiva evidência que práticas pedagógicas inovadoras, como metodologias ativas, tutorias personalizadas e acompanhamento contínuo, aliadas ao suporte acadêmico eficaz e ao uso de tecnologias educacionais interativas, como plataformas digitais com feedback imediato, são decisivas para a permanência acadêmica. Os resultados indicam que a integração dessas estratégias contribui para maior engajamento, satisfação e desenvolvimento das competências necessárias à formação crítica e técnica dos alunos. Ademais, o uso sistemático e crítico dos dados acadêmicos permitiu a identificação precoce de riscos de evasão, orientando intervenções pontuais e direcionadas. O estudo dialoga com a literatura internacional sobre gestão de dados educacionais, aprendizagem personalizada e políticas institucionais que sustentam o sucesso acadêmico (Tinto, 1993; Rovai, 2003; Moore, 2013; Allen & Seaman, 2016; Siemens, 2013; Pardo & Siemens, 2014; Bozkurt et al., 2020; Garrison & Vaughan, 2013; Bates, 2019; Arbaugh, 2014). Conclui-se que a integração entre tecnologias educacionais, metodologias ativas e políticas institucionais estruturadas é fundamental para reduzir a evasão e garantir a permanência, fortalecendo o ensino a distância no Brasil.

 
A dimensão docente do sujeito ecológico em curso EaD na área das ciências ambientais: caderno - apostila como suplemento reflexivo para tutoria
 


Autores: Renato Henrique da Luz e Lucineide Bispo dos Reis Luz
Afiliação Institucional: GEPIC

Resumo:
Este estudo foi impactado pela Pandemia COVID-19. A problematização realizou-se por meio da pergunta gerativa aberta O que acontece em um curso a distância no ensino das Ciências Ambientais que 2/3 dos alunos não concluem? Estabeleceu-se, após imersão preliminar na teoria fundamentada em dados a seguinte pergunta de pesquisa: o aperfeiçoamento pedagógico da tutoria pode melhorar o curso? Em outros termos, é possível a melhoria de curso na área do ensino das Ciências Ambientais por meio do aperfeiçoamento do desempenho docente? Se positiva a melhora, pode-se adicionar na formação na área do ensino das Ciências Ambientais um suplemento?
objetivo geral foi elaborar um suplemento que contribua na formação da tutoria em curso a distância (EaD) na área do ensino das ciências ambientais. Os objetivos específicos são dispostos em: I – consultar aos tutores sobre as necessidades, desafios e demandas; II – identificar os termos que emergem do texto - discurso; III – identificar elementos simbólicos da autodeterminação socioprofissional dispostos no texto - discurso; IV – obter uma teoria de nível médio por meio do tratamento de dados no software MaxQDA. Os pressupostos da pesquisa: I – o sistema de crenças é influenciado por constituintes sociais, como memórias de familiares, professores, amigos, bons e ruins mestres, professores mais experientes; II – o sistema de crenças, faz parte de um conjunto de múltiplas influências interativas sobre o processo formativo da tutoria e dialoga com o conhecimento científico sendo integrante do processo decisório do agir pedagógico; III – a crença da expectativa de eficácia e a diferença da expectativa de resultado.
construção metodológica, por meio da abordagem qualitativa, segue adaptação da teoria fundamentada em dados. Nesta adaptação o relatório de pesquisa foi estruturado na disposição: ver, julgar e agir, na qual a adequação metodológica baseia-se na grounded theory a partir de conceitos sensibilizantes e na teoria fundamentada em dados. Foi realizada uma pergunta gerativa aberta que foi se moldando conforme os dados foram sendo coletados, foi utilizado o software MaxQDA alcançando uma teoria de nível médio e utilizando o suplemento Pro Word Cloud obtendo ideias migrantes. Os dados foram obtidos por um instrumento de coleta, foi utilizado o suporte Google Formulários com três seções: pergunta sobre como o curso pode melhorar, perguntas inerentes às adjetivações da tutoria, e perguntas sociodemográficas.
Os resultados indicaram que o suplemento consistiria em um caderno – apostila elaborado com colaboração dos contribuintes respondentes. O Caderno - apostila é o produto didático que apresenta a teoria média, ou seja, teoria substantiva em dimensões docentes e intercala a consolidação dos termos que emergem do texto – discurso e os elementos simbólicos de autodeterminação socioprofissional. 
Concluímos que o suplemento se baseia na teoria da trajetória reflexiva-analítica da pessoa humana que deseja aperfeiçoar sua dimensão docente.


 
Tendências da educação a distância no brasil: evidências a partir de dados educacionais e macroeconômicos


Título: Tendências da educação a distância no brasil: evidências a partir de dados educacionais e macroeconômicos.
Autor: André Calixto da Cruz
Afiliação Institucional:
Anhembi Morumbi 

Resumo:
O presente artigo propõe uma análise preditiva da Educação a Distância (EaD) no Brasil, por meio da aplicação de técnicas de Ciências de Dados, com foco no cruzamento de indicadores educacionais e macroeconômicos. A presente pesquisa se insere em um contexto de necessidade de remodelagem e adaptação da estrutura do ensino a distância para atender às novas diretrizes do Ministério da Educação, dispostas no Decreto n° 12456/2025. A metodologia contempla as etapas de; (i) coleta e pré-processamento de dados históricos públicos – como, matrículas, evasão, retenção, inflação, taxa de desocupação e renda; (ii) análise exploratória de dados, visando identificar padrões e correlações entre as variáveis; (iii) modelagem preditiva, com uso de técnicas de aprendizado de máquina para estimar a variação dos índices educacionais em função da economia; e finalmente a (iv) validação e interpretação dos resultados. Os resultados incluem além da predição do panorama da EaD no Brasil, também a identificação de correlações relevantes e o nível de incertezas das projeções gerando subsídios para inteligência de negócios e políticas públicas. Ademais são discutidos os impactos da granularidade dos dados nos resultados.
Palavras-chave: Educação a distância, ciências de dados, modelos preditivos de mercado.

 
Educação corporativa a distância em uma Instituição de serviço público federal


Autores: Celi Langhi e Teresa C. Bignardi Gonçalves
Afiliação Institucional:
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Resumo:
O objetivo dessa pesquisa é analisar os modelos de desenho educacional adotados na Educação Corporativa a Distância de Instituição de Serviço Público para identificar suas contribuições para a formação profissional permanente. Diante da lacuna encontrada nas pesquisas quanto à avaliação sistemática desses modelos, propôs-se este estudo exploratório-descritivo com pesquisa aplicada e abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento de survey on-line com escala Likert combinado com o levantamento das avaliações, além de dados documentais dos cursos mais citados pelos 335 respondentes da pesquisa que realizaram cursos a distância no biênio 2022-2023. Os resultados da análise estatística descritiva indicaram uma preferência pelos modelos de aulas ao vivo, seguidos por tutoria e formatos híbridos, sinalizando uma valorização da interação síncrona. Os dados qualitativos, por sua vez, apontaram como cursos mais significativos para o aperfeiçoamento, as ações com enfoque prático e interação. A aplicação de Regressão Logística Ordinal evidenciou que o gênero e a escolaridade dos participantes exercem influência significativa na percepção sobre a efetividade dos cursos autoinstrucionais para o aperfeiçoamento profissional com um nível de confiança de 95%. Nessa análise, constatou-se que o gênero masculino concorda mais que os demais gêneros que os cursos autoinstrucionais são os que mais contribuem para o aperfeiçoamento profissional. O estudo concluiu que, com exceção do nível de doutorado, quanto maior a instrução, menor a percepção de que cursos autoinstrucionais contribuem para o desenvolvimento.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Educação Corporativa. Educação a Distância. Educação Corporativa a Distância. Modelo de Desenho Educacional.

 
 Inteligência artificial na educação a distância: um estudo bibliométrico da produção científica (2021-2024)


Autores: Celi Langhi e Enos Luiz da Silva Correa
Afiliação Institucional:
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Resumo:
A integração da Inteligência Artificial (IA) na Educação a Distância (EaD) representa uma das mais significativas transformações no cenário educacional contemporâneo. A capacidade da IA de processar grandes volumes de dados abre novas fronteiras para a personalização do ensino, a análise de desempenho e a otimização de processos pedagógicos. Considerando a crescente relevância desta temática, alinhada à proposta de uma "EaD em Dados", este artigo investiga as características da produção científica recente que articula Inteligência Artificial e Educação a Distância. O objetivo é analisar a produção científica sobre o uso da IA na EaD, publicada entre 2021 e 2024, para identificar as principais tendências, os periódicos de maior destaque e as abordagens temáticas. O método consistiu em um estudo bibliométrico sobre um corpus de artigos extraídos do Portal de Periódicos da CAPES. A análise quantitativa-descritiva mapeou a distribuição anual das publicações e a relevância dos periódicos. A análise qualitativa dos títulos permitiu a criação de categorias temáticas. Os resultados apontam para um crescimento exponencial das publicações, com uma concentração notável nos anos de 2023 e 2024. As conclusões evidenciam que a pesquisa sobre IA na EaD é um campo emergente e em rápida expansão, focado nos impactos transformadores da tecnologia, nos desafios de implementação e no potencial de personalização do ensino. Recomenda-se a continuidade dos estudos para aprofundar a análise das metodologias e dos resultados práticos das aplicações de IA descritas.

 
Modernização educacional expressa em dados: a experiência do instituto de EaD do comando da aeronáutica


Autores: Nathalia Bernardes Fortes e Romero Serra Freire Lobo
Afiliação Institucional: FAB.

Resumo:
Este artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados da atuação do Instituto de Educação a Distância (IEAD) no processo de modernização da Educação no Comando da Aeronáutica (COMAER), destacando o uso de dados como suporte à tomada de decisão acadêmica e administrativa. O estudo baseia-se na análise documental de diretrizes institucionais (Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER), Diretriz de Planejamento Institucional da Aeronáutica (DIPLAN) e Plano Setorial do Comando-Geral do Pessoal (PLANSET-PES)), em dados oficiais do IEAD entre 2021 e 2025 e nos censos nacionais da educação superior, utilizados como referência para contextualização. Os resultados indicam um crescimento expressivo na atuação do IEAD: aumento de 135,55% no número de discentes atendidos, expansão de 29% na oferta de cursos e previsão de economia superior a R$ 4,8 milhões no desenvolvimento e disponibilização de programas EaD em 2025. A produção de conteúdos auto instrucionais, com foco em flexibilidade, interatividade e atualidade, reforça o compromisso com a qualidade pedagógica. A análise demonstra que a cultura de dados implementada pelo IEAD tem viabilizado decisões mais eficazes, planejamento estratégico alinhado às necessidades institucionais e otimização de recursos. Conclui-se que o uso sistemático de informações educacionais fortalece a gestão da EaD no COMAER e contribui para sua consolidação como modelo de referência em contextos organizacionais complexos.
Palavras-chave: Educação a Distância, EaD, Educação Digital, Gestão por Dados, Força Aérea Brasileira, Comando da Aeronáutica, Modernização Educacional.

 
Learning analytics: aprimorando a avaliação da ABP na plataforma educacional Be Active


Autores: Adilson Eduardo Guelfi; Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos; Sidinei de Oliveira Sousa; Vanessa dos Anjos Borges
Afiliação Institucional: Universidade do Oeste Paulista.

Resumo: 
A recente publicação do novo marco regulatório da Educação a Distância (EaD) no Brasil (Decreto nº 12.456/2025) ressalta a importância do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no desenvolvimento de competências e habilidades nos cursos de graduação. Inserida nesse contexto, este projeto propõe o desenvolvimento de novas funcionalidades na plataforma educacional Be Active, ambiente digital desenvolvido pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), voltado ao apoio de metodologias ativas, especialmente a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A pesquisa objetiva integrar recursos de Learning Analytics à plataforma, com foco em avaliações formativas durante atividades síncronas e síncronas mediadas. Utilizando a abordagem Design Science Research (DSR), o projeto prevê a construção de dashboards interativos baseados em dados das interações dos estudantes na plataforma, como registros de ideias, planos de ação e mensagens em chats. A partir desses dados, serão aplicadas técnicas de estatística, análise de similitude e Processamento de Linguagem Natural com inteligência artificial generativa, por meio da API do ChatGPT. Os resultados esperados incluem a ampliação das práticas de avaliação processual, fornecendo ao docente visualizações que apoiem decisões pedagógicas baseadas em evidências. A iniciativa visa fortalecer o uso pedagógico dos dados educacionais e alinhar a plataforma Be Active às exigências do marco legal, promovendo inovação tecnológica e aprimoramento da qualidade na EaD brasileira.
Palavras-Chave: Avaliação formativa, Painéis interativos, Dados educacionais, Inteligência artificial na educação.

 
Inteligência artificial: transformando a interatividade e reinventando o aprender


Autores: Ivonete Steinbach Garcia, Juliana Paludo Vallandro, Luciana Catarino Sousa Bandeira, Paula de Lima Salum, Jocimara Rodrigues de Sousa, Douglas Alves Coimbra e Vanessa Dias Ribeiro De Oliveira
Afiliação Institucional: Ânima Educação.

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência da Edtech Sintechtica, da Ânima Educação, na incorporação de recursos baseados em Inteligência Artificial (IA) para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem no ambiente digital. Fundamentado em referenciais teóricos da neuroaprendizagem, o projeto definiu três eixos prioritários para sua implementação: interatividade, multimodalidade e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A metodologia contemplou o mapeamento de fragilidades, a aquisição de ferramentas tecnológicas e a capacitação dos atores pedagógicos envolvidos. Os primeiros resultados indicam que a adoção de soluções com IA trouxe avanços expressivos nos processos digitais de ensino e aprendizagem. Durante o piloto, a funcionalidade de transcrição e criação de vídeos em três idiomas registrou a interação de 34 mil estudantes, com destaque para 12 mil acessos aos resumos de vídeos. No que se refere à Inteligência Artificial e Ressignificação da Aprendizagem (IA.ra), foram contabilizadas 5 mil perguntas respondidas em apenas 60 dias de uso, com 93% de feedbacks positivos por parte dos estudantes. Ressalta-se também o emprego de tecnologias de Inteligência Artificial, como ChatGPT, HeyGen, Eleven Labs, Sora, Runway e Freepik, na produção de materiais didáticos digitais mais interativos e atrativos, incluindo vídeos, animações e conteúdos musicados, o que fortaleceu o engajamento discente e ampliou a percepção de inovação nos recursos educacionais.
Palavras-chave: Inteligência Artificial, interatividade, ensino digital, recursos educacionais, inovação pedagógica.

 
A Modalidade EaD na educação profissional técnica: quantificando sua presença e efeitos na retenção de alunos


Autores:  Claudia Letícia Filla e Lilian Renata de Souza Campos Ferreira
Afiliação Institucional: SENAI – PR.

Resumo:
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um dos pilares para o desenvolvimento e qualificação da força de trabalho do Brasil. Uma pesquisa de 2023 (IPRI/SENAI) indica que 55% dos empresários industriais classificam o ensino profissionalizante entre "bom" ou "ótimo". Eles consideram o ensino do  setor público o mais valorizado e veem o ensino técnico como a segunda
prioridade de investimento nacional para suprir carências industriais. Nesse cenário, a Educação a Distância (EaD), por sua flexibilidade e alcance, tem impulsionado o crescimento das matrículas, porém levantando discussões sobre sua retenção. Este estudo quantifica a presença e o crescimento da modalidade EaD na Educação Profissional Técnica no Brasil e, especificamente, no SENAI PR, analisando a permanência dos alunos na modalidade. A presença da EaD na EPT foi contextualizada com dados gerais do Censo Escolar 2023 e 2024. A análise de retenção utilizou dados administrativos do BI do Departamento Regional de Educação do SENAI PR, compreendendo matrículas e evasões de todos os cursos técnicos EaD, de 2020 a 2024, e suas taxas anuais. Dados do SENAI EaD mostram um pico de 117.632 matrículas em 2023. A taxa de evasão manteve-se abaixo de 1% entre  2020 e 2023. Em 2024, houve um aumento atípico para 3,41%, com queda de matrículas. Para 2025, projeta-se nova redução em ambos os indicadores, e previsões de possíveis causas. Observado que o estudo de caso do SENAI PR EaD aponta a necessidade de estratégias de permanência do aluno.
Palavras Chaves: EaD, educação técnica, retenção de alunos, SENAI, evasão.


 
Química ambiental gamificada como estratégia didática para a educação a distância


Autores: Walma Nogueira R. Guimarães, Emanuelly Ignez A. Silva, Lucas Ramos Guimarães, Lidiane Araujo de Almeida, Maristela Souza da Silva, Vitória Ribas Lima e Renato Medeiros de Moraes
Afiliação Institucional: Universidade de Pernambuco (UPE).

Resumo:
A gamificação tem se consolidado como uma estratégia metodológica ativa na aprendizagem de estudantes, especialmente na Educação a Distância, por estimular o protagonismo discente. Nesse contexto, sobretudo em cursos de pós-graduação EAD, nos quais se exige maior autonomia e engajamento, a gamificação contribui para potencializar a motivação, superação de desafios, cooperação e trabalho colaborativo, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Assim, o objetivo foi aplicar a gamificação no ensino de Química Ambiental por meio de experiências didáticas na pós-graduação EAD. Este estudo qualitativo envolveu a participação de 160 estudantes, com atividades desenvolvidas na disciplina de Química Ambiental ofertada na pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável para Educação Básica. A gamificação foi aplicada por meio de duas estratégias didáticas: um fórum gamificado, com pontuação, rankings e medalhas virtuais; e uma webquest com abordagem criativa, estruturada em etapas que demandavam pesquisa, resolução de problemas e produção colaborativa. A coleta de dados ocorreu por meio da observação das interações dos alunos no ambiente virtual. Os resultados indicam que, quando alinhada aos objetivos pedagógicos, a gamificação contribui para o engajamento dos estudantes e facilita a compreensão de conteúdos complexos, como os da Química Ambiental. Entre os benefícios observados estão o aumento da motivação, o feedback imediato e o fortalecimento do trabalho colaborativo. Entre os desafios, destacam-se a adaptação de alunos com menor familiaridade tecnológica e a necessidade de monitoramento constante para manter o envolvimento.

 
Engajamento dos polos como fator estratégico na adesão dos estudantes às ações do ENADE na educação a distância


Autores: Camilla Olivera de Araújo; José Lucas de Jesus Souza; Cícera Quaresma da Silva; Danilo Santiago Gomes Valentim; Valéria Ribeiro Collato
Afiliação Institucional: Ânima Educação.

Resumo:
Objetivo:
Investigar o impacto do engajamento ativo dos polos de apoio presencial na adesão dos estudantes às ações institucionais voltadas ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), no contexto da Educação a Distância (EAD).
Método:
O estudo foi feito a partir de uma análise comparativa entre três ciclos anuais de preparação para o ENADE em uma instituição de ensino superior com atuação nacional na EAD. A ação diferencial entre os ciclos foi a participação ativa dos polos na comunicação das ações. Nos dois primeiros ciclos a atuação dos polos se baseou em comunicações institucionais (e-mail e lives). No último ciclo, o de 2025, adotou-se uma abordagem mais ativa e mais próxima com os polos, de forma que a ação deles junto ao estudante foi mais estimulada e sendo acompanhada dia a dia.
Resultados:
A comparação entre os ciclos evidenciou um crescimento significativo na participação dos estudantes, com um aumento de 50% no número de alunos engajados nas ações institucionais voltadas ao ENADE.
Conclusão:
O envolvimento estratégico dos polos é decisivo para o sucesso das ações do ENADE na EAD. Quando os polos assumem um papel ativo na comunicação e mobilização, os dados indicam um aumento na adesão dos estudantes, refletindo em melhores resultados institucionais e no fortalecimento do compromisso acadêmico.

 
A inteligência artificial na análise de dados para a gestão acadêmica digital: um estudo de caso com a ferramenta 9b0x em um corpo docente e tutorial


Autores: Jéssica Cristina de Lima Leandro Alves e Danilo Santiago Gomes Valentim
Afiliação Institucional:  UNIFACS/ Universidade Anhembi Morumbi – AMO.

Resumo:
 A transformação digital vem impulsionando o uso de tecnologias avançadas na gestão educacional, com destaque para a inteligência artificial (IA) e as ferramentas de análise de dados. Este artigo tem como objetivo investigar como a IA pode ser integrada a soluções de Business Intelligence (BI) para promover uma gestão orientada a dados. Por meio de um estudo de caso da utilização da matriz 9box – uma ferramenta de gestão de talentos adaptada para mensurar a produtividade operacional de professores e tutores, com foco na análise de desempenho em um ambiente educacional, explorando os benefícios da automação, predição e monitoramento de indicadores chave. A IA foi aplicada à ferramenta para potencializar análises, antecipar comportamentos e automatizar tomada de decisão. A pesquisa também aponta desafios, como a necessidade de cultura analítica e a qualificação técnica dos gestores para uso adequado dessas ferramentas. Os resultados demonstram que o uso estratégico da IA aliada à análise de dados permite decisões mais rápidas, precisas e embasadas, contribuindo para a eficiência gerencial e a oportunidade de melhoria na Avaliação Institucional.
Palavras-chave: inteligência artificial, business intelligence, gestão acadêmica digital, análise de dados, gestão orientada a dados, matriz 9box.


 
Evasão na EaD: uma análise dos cursos superiores de tecnologia 


Autores: José Munhoz Fernandes, Roberval Modesto da Cunha, Luiz Bertonha Júnior e Discente Caio Gabriel Gonçalves de Souza
Afiliação Institucional:  Centro Universitário de Bauru, Instituição Toledo de Ensino.

Resumo:
Introdução. A evasão escolar na educação superior brasileira, segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2024, publicado pelo SEMESP com dados do Censo da Educação Superior – INEP/MEC, foi de 52,6% nos cursos presenciais e 64% nos cursos a distância, considerada a trajetória desses estudantes no período de 2019-2023.
Objetivos. Diagnosticar e analisar os índices de evasão escolar nos cinco cursos superiores de tecnologia, eixo gestão e negócios, modalidade EaD, de um centro universitário no interior do estado de São Paulo, no período de 2023, ano de início dos cursos a 2024, ano que se completa a trajetória dos alunos nesses cursos, cuja duração é de dois anos.  
Método. Abordagem quantitativa, descritiva e documental. Recorreu-se aos registros acadêmicos da IES para se diagnosticar os números da evasão. Para o diagnóstico utilizou-se o Coeficiente de Evasão: (número de alunos evadidos / número de alunos matriculados) x 100. Os cursos pesquisados foram: Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Marketing, Comércio Exterior e Logística.
Resultados. O diagnóstico identificou que de um total de 137 alunos matriculados nos anos de 2023 e 2024, 40 estudantes desistiram de seus cursos.  Estes números indicam que no período pesquisado o índice de evasão escolar nesses cursos foi de 29,2%.
Conclusões. O estudo demonstrou que os índices de evasão escolar na modalidade EaD nos cursos pesquisados, estão abaixo dos índices nacionais que segundo o INEP, se encontram na ordem de 64% considerado o período acumulado de 2019-2023.
Palavras-chave: educação superior, educação a distância, permanência, evasão.



 
 Análise preditiva da permanência estudantil em atividades extensionistas nos cursos de graduação
 


Autores: Danilo Santiago Gomes Valentim e Mônica Silva Gameleira
Afiliação Institucional: Universidade Anhembi Morumbi - AMO / Ânima Educação.

Resumo:
O presente artigo apresenta uma análise preditiva da permanência estudantil nos cursos de graduação em atividades extensionistas, por meio do mapeamento das trajetórias de aprendizagem e permanência, com foco no cruzamento de dados de indicadores de engajamento. O objetivo do trabalho é identificar tendências, padrões e insights que subsidiem a tomada de decisões em ações de engajamento estudantil. Para isso, foi adotada uma abordagem quantitativa de análise, utilizando a construção de um sistema visual que apresenta os níveis de aprendizagem a partir do engajamento em atividades avaliativas, do acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e da interação em fóruns de dúvidas e compartilhamentos de saberes. A análise possibilitou a personalização da comunicação com diferentes perfis estudantis e a adaptação da experiência de aprendizagem de acordo com esses perfis. Os resultados indicam que a predição do engajamento estudantil nessas ações orienta a tomada de decisões voltadas à prevenção da evasão e à promoção do sucesso. Conclui-se que a visualização dos dados fornece informações relevantes sobre o engajamento, possibilitando decisões estratégicas em ações que favorecem a permanência estudantil, como a elaboração de réguas de comunicação, a personalização de mensagens, a realização de plantões síncronos para esclarecimento de dúvidas e o atendimento em fóruns dos componentes curriculares. A proposta contribui para o aprimoramento das estratégias institucionais voltadas à permanência, ao sucesso acadêmico e ao acompanhamento contínuo dos estudantes em ações de extensão universitária.
Palavras-chave: permanência estudantil, extensão universitária, análise preditiva.


 
Estudo de caso: estudo analítico de unidades curriculares - ensino superior: engajamento dos estudantes nas entregas das avaliações dissertativas


Autores: Diego Martins Moreira e Josiane Cristina de Faria Lira.
Afiliação Institucional: Universidade Anhembi Morumbi.

Resumo:
Objetivos:  
Este trabalho tem como objetivo fomentar o engajamento dos estudantes no processo de realização e entrega das avaliações por meio de estratégias pedagógicas. 
Método:  
A análise dos dados foi realizada com base no item "Desempenho", disponível no ambiente virtual Ulife. Esse recurso reúne informações relevantes, tais como a entrega de atividades avaliativas — utilizadas para fins de atribuição de notas — e o registro de acesso dos estudantes aos conteúdos disponibilizados na respectiva Unidade Curricular. 
Resultados:  
Com base nas ações atuais e amostragem verificamos, nas Unidades Curriculares: 
- Programação de Soluções Organizacionais: 
 A1: 68,40%, A3: 68,15% 
- Comunicação Integrada: 
A1: 64,63%, A3: 65,14 
Conclusões: 
Com base nas amostras e mensagens recebida por meio dos fóruns, os estudantes, devido a flexibilidade de horários de acesso que o EAD proporciona, acessam as Unidades Curriculares, porém, deixam para fazer as atividades avaliativas em momento posterior, esquecendo dos prazos. 
Acerca de ações de engajamento, temos atualmente os avisos e exibições inteligentes (enviamos individualmente para os estudantes que ainda não realizaram suas avaliações). 
Sugestões:  
- Aumentar a quantidade de envio de exibições inteligentes, que destaquem a importância de realização das avaliações; 
- Aumentar periodicidade de envio de exibições inteligentes; 
- Manter a postagem de avisos por meio do item Avisos e por meio do Fórum Esclareça suas Dúvidas; 
- Disparar avisos em formato de pop-ups na tela inicia do ambiente virtual. 


 
Modelo de gestão participativa da qualidade: uma solução educacional inovadora aos cursos EaD


Autores: Elinaldo Quixabeiro, Luciene Santoro, Mônica Perez, Elizabeth Teixeira, Mônica Figueiredo, Cristiane Magalhães e Vanessa Barros da Silveira
Afiliação Institucional: Instituto Nacional de Câncer - Brasil.

Resumo:
Este trabalho apresenta uma proposta de Oficina de capacitação voltada a profissionais da Educação a Distância (EAD), com foco na aplicação de um modelo de gestão participativa como solução educacional inovadora para o acompanhamento do docente on-line. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de cursos baseados em princípios pedagógicos críticos, planejamento didático colaborativo e metodologias ativas. O modelo foi desenvolvido a partir de um mapeamento quali-quantitativo e da análise de feedbacks de 842 alunos do Curso EAD de Higienização das Mãos do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A metodologia da oficina prevê a vivência prática do modelo, guiando os participantes por todas as etapas do processo de acompanhamento docente — do planejamento inicial à conclusão do curso. Durante as atividades, são utilizadas abordagens participativas que promovem a construção coletiva de saberes e fortalecem a atuação docente em ambientes virtuais. Como resultado, os participantes elaboram um barema de gestão participativa adaptado às suas realidades institucionais. Conclui-se que a aplicação do modelo contribui significativamente para a qualificação dos processos de ensino-aprendizagem na EAD, ao integrar práticas colaborativas, estratégias formativas e soluções educacionais inovadoras. A oficina evidencia a relevância da gestão participativa como eixo estruturante da qualidade nos cursos a distância, promovendo impactos positivos na capacitação e formação continuada de profissionais das diferentes áreas.
Palavras-Chave: educação a distância, modelo de gestão participativa, solução educacional inovadora.


 

Indicadores na EaD: o que pensam os alunos sobre o curso, os professores e a IES


Autores: José Munhoz Fernandes, Roberval Modesto da Cunha, Flávio Mangili Ferreira e Luiz Bertonha Júnior
Afiliação Institucional: Centro Universitário de Bauru, Instituição Toledo de Ensino

Resumo:
Introdução:
Não se gerencia aquilo que não se mede, afirmava Peter Drucker ao ressaltar um princípio fundamental da gestão, que enfatiza a importância de medir e monitorar os resultados de um processo para gerenciá-lo de forma eficaz. Na educação superior, conhecer as percepções dos alunos por meio de indicadores de satisfação possibilita verificar a qualidade, sobre os aspectos que envolvem um projeto pedagógico de curso, trabalho esse que, em geral, cabe à Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Objetivos:
Analisar a percepção dos discentes de cinco cursos superiores de tecnologia – eixo gestão e negócios, modalidade EaD, sobre três aspectos que envolvem a jornada de aprendizagem: o curso, os professores e a IES.  
Método:
Abordagem quantitativa, descritiva e documental. Recorreu-se aos dados do Relatório Institucional – ano 2024 da Comissão Própria de Avaliação – CPA de uma IES do interior do estado de São Paulo, a partir de todos os respondentes, 85 alunos matriculados em 2024, para analisar a opinião dos discentes em relação a cinco indicadores que dizem respeito à experiência vivenciada na jornada de aprendizagem.
Resultados:
Identificou-se que do total de respondentes, 82% afirmaram estarem totalmente satisfeitos com o curso e 88% com os professores do curso, sendo que 93% dos alunos pesquisados se declararam orgulhosos por fazer parte da IES.  
Conclusões:
O estudo demonstrou que na IES pesquisada os índices de satisfação discente com os três aspectos que envolvem os cursos na modalidade a distância são altos indicando qualidade do ensino nestes aspectos.
Palavras-chave: educação superior, educação a distância; indicadores, satisfação.


O fórum de dúvidas como espaço de interação tutor e aluno na EaD


Autores: José Munhoz Fernandes, Roberval Modesto da Cunha, Flávio Mangili Ferreira e Luiz Bertonha Júnior
Afiliação Institucional: Centro Universitário de Bauru, Instituição Toledo de Ensino.

Resumo:
Introdução:
Elemento fundamental na EaD, o Tutor exerce papel relevante no processo ensino-aprendizagem, interagindo com o estudante de forma virtual ou presencial em grande parte da sua jornada de aprendizagem, pois o professor nesta modalidade educacional desempenha atividades como conteudista. Espaços de interação no AVA, como o Fórum de Dúvidas, proporciona mediação pedagógica, promovendo autonomia e protagonismo dos estudantes e incrementando o diálogo.
Objetivos:
Analisar a opinião dos discentes de cinco cursos superiores de tecnologia – eixo gestão e negócios, sobre o formato de interação Aluno-Tutor, que na IES pesquisada ocorre via espaço no AVA denominado Fórum de Dúvidas.  
Método:
Abordagem quantitativa, descritiva e documental. Recorreu-se aos dados do Relatório Institucional de 2024 da Comissão Própria de Avaliação de uma IES do interior do estado de São Paulo, respondido pelos 85 alunos matriculados, para analisar a opinião dos discentes em relação ao processo de tutoria que ocorre virtualmente por meio do Fórum de Dúvidas no AVA.
Resultados:
Identificou-se que do total de alunos 90,91% responderam que tiveram suas dúvidas respondidas pelo Tutor em tempo hábil e 100% deles, que o Tutor acompanhou adequadamente as demandas apresentadas pelos alunos. O mesmo percentual (100%) respondeu que o AVA é adequado para o processo de ensino-aprendizagem.
Conclusões:
O estudo demonstrou que na IES pesquisada, os índices de satisfação discente com o formato de interação Tutor-Aluno via Fórum de Dúvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem são altos, evidenciando ser eficiente e eficaz a interação proporcionada.
Palavras-chave: educação superior, educação a distância, tutoria, AVA.


 
A pesquisa como instrumento para a remodelagem de materiais didáticos da pós-graduação: um estudo sobre a centralidade no aluno


Autores: Ivonete Garcia, Mauri Heerdt, Juliana Vallandro, Sâmia Brandão, Luciana Bandeira, Paula Salum, Jocimara Sousa, Douglas Coimbra e Vanessa Dias Ribeiro De Oliveira
Afiliação Institucional:
Ânima Educação.

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência da Edtech Sintechtica e da Diretoria de Aprendizagem ao Longo da Vida, da Ânima Educação, na remodelagem dos materiais didáticos da pós-graduação lato sensu das Instituições de Ensino Superior (IES) da Ânima. O projeto foi fundamentado em demandas de mercado, análises internas e princípios da neurociência que destacam o papel do estímulo multissensorial e do engajamento ativo para a consolidação da memória e o fortalecimento da aprendizagem significativa. A iniciativa teve início a partir de um diagnóstico abrangente, que revelou que apenas 66% dos estudantes avaliavam positivamente o conteúdo dos cursos, evidenciando oportunidades claras de melhoria no formato digital então praticado. Paralelamente, uma pesquisa quantitativa descritiva foi aplicada aos discentes das IES Ânima, utilizando questionário online com 11 questões em escala Likert e múltipla escolha, analisando coesão didática, recursos multimídia e metodologia. Os resultados mostraram que 76% consideram o conteúdo relevante, 59% o avaliam como adequado em profundidade e 74% preferem uma linguagem semiformal, além de destacarem videoaulas (23%) e simulações interativas (17%) como recursos prioritários. Apenas 41% perceberam aderência do conteúdo ao mercado, reforçando a importância de integrar teoria e prática. Esses achados embasaram a criação do E2A Radial, uma nova identidade pedagógica ancorada na taxonomia de neuroaprendizagem, que prioriza múltiplos canais sensoriais e promove ações como conectar conteúdos a contextos práticos, explorar conceitos de forma significativa, expandir repertórios, evocar conhecimentos, efetivar a aprendizagem na prática, interagir colaborativamente e avaliar criticamente o próprio percurso, potencializando assim a fixação e a transferência do conhecimento em ambientes digitais.
Palavras-chave: ensino superior, pós-graduação, materiais didáticos, pesquisa discente, aprendizagem significativa.


 
Do palco para a sala de aula: como a música e as rimas digitais reinventam a aprendizagem


Autores: Ivonete Garcia, Juliana Vallandro, Luciana Bandeira, Paula Salum, Jocimara de Sousa, Douglas Coimbra, Glauco de Oliveira, Gabriel Jankevicius e Robson dos Anjos
Afiliação Institucional: Ânima Educação.

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo demonstrar o potencial da música como estratégia didática inovadora para impulsionar a aprendizagem ativa no ensino superior, a partir do estudo da experiência com a produção da música Batalha de Rimas Digitais, desenvolvida pela equipe da Edtech Sintechtica da Ânima Educacão. A iniciativa integrou elementos da cultura hip-hop — como ritmo, rima e oralidade — à construção de saberes acadêmicos, tornando os materiais didáticos digitais mais acessíveis, engajadores e significativos.
Fundamentada na neurociência, a proposta apoia-se em evidências que mostram que a música ativa redes neurais relacionadas à atenção, memória e emoção, favorecendo a retenção do conhecimento e o envolvimento dos estudantes. A atividade foi concebida para conectar os estudantes a problemáticas centrais do conteúdo, explorar conceitos de forma criativa, expandir repertórios ao acionar memórias associativas, evocar aprendizagens para resolução de problemas, efetivar a compreensão por meio da relação teoria-prática, interagir em processos colaborativos e, finalmente, avaliar criticamente o próprio aprendizado, reorganizando o conhecimento a partir de feedbacks. A metodologia envolveu uma abordagem quantitativa, com aplicação de questionários estruturados a docentes e discentes para mensurar percepções sobre o potencial pedagógico da música e seu impacto na aprendizagem. Os resultados indicaram aumento do interesse, da motivação e da percepção positiva em relação ao conteúdo. Essa experiência reforça a relevância de diversificar os recursos didáticos, valorizando linguagens multimodais como ferramentas para ampliar a participação discente, estimular o pensamento crítico e a criatividade, além de enriquecer o processo educacional ao torná-lo mais criativo, multissensorial e inclusivo.
Palavras-chave: música, neurociência, aprendizagem ativa, ensino superior, inovação pedagógica.


 
Evasão nos cursos superiores de tecnologia EaD: conhecendo os motivos


Autores: José Munhoz Fernandes, Roberval Modesto da Cunha, Luiz Bertonha Júnior e Caio Gabriel Gonçalves de Souza
Afiliação Institucional: Centro Universitário de Bauru, Instituição Toledo de Ensino.

Resumo:
Introdução:
A evasão escolar na educação superior brasileira, segundo dados do Censo da Educação Superior 2024 – INEP/MEC foi de 64% nos cursos a distância, considerada a trajetória estudantil no período de 2019-2023.
Objetivos:
Diagnosticar e analisar os motivos da evasão escolar nos cinco cursos superiores de tecnologia, eixo gestão e negócios, modalidade EaD, de um centro universitário no interior do estado de São Paulo, no período de 2023, ano de início dos cursos a 2024, ano que se completa a trajetória nesses cursos, cuja duração é de dois anos.  
Método:
Abordagem quantitativa e qualitativa, exploratória e levantamento. Recorreu-se aos dados acadêmicos da IES para se diagnosticar os números da evasão e os motivos do cancelamento do curso. Para o diagnóstico utilizou-se o Coeficiente de Evasão: (número de alunos evadidos / número de alunos matriculados) x 100.
Resultados:
O diagnóstico identificou que de um total de 137 alunos matriculados no período de 2023 a 2024, 37 desistiram de seus cursos, correspondendo a um coeficiente de evasão de 27%. Os motivos alegados pelos desistentes envolvem os seguintes fatores: individuais (34%), dentre os quais dificuldade de conciliar trabalho e estudo; acadêmicos (55%), dentre os quais a não identificação com o curso e socioeconômicos: 11%, dentre os quais o desemprego.
Conclusões:
O estudo demonstrou que os índices de evasão na modalidade EaD nos cursos pesquisados estão abaixo dos índices nacionais, porém, os motivos acadêmicos, único fator interno, precisa ser investigado e estudado pela IES.
Palavras-chave: educação superior, educação a distância, permanência, evasão.


 
Práticas acessíveis no Ensino digital: um estudo com designers instrucionais da UNA-SUS/UFMA


Autores: Karoline Trindade, Deysianne das Chagas, Alice de Abreu, Paola Garcia, Elza Monier, Ana de Oliveira, Helen Sousa e Letícia Ribeiro
Afiliação Institucional: UNA-SUS/UFMA.

Resumo: Objetivo: Compreender a aplicação de práticas pedagógicas acessíveis e os principais desafios enfrentados por designers instrucionais (DIs) da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão. 
Métodos: Trata-se de pesquisa quantitativa realizada com seis DIs, mediante questionário online via Google Forms. Foram coletados dados sobre perfil, atuação, acessibilidade no planejamento, experiências e desafios. A análise foi feita no software Stata 15.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. 
Resultados: A média de idade dos participantes foi de 26 anos. A maioria possuía pós-graduação (66,7%) e atuava na educação profissional (33,3%) e no ensino superior (33,3%), com tempo de atuação entre 4 e 6 anos (83,3%). Todos afirmaram considerar critérios de acessibilidade no planejamento pedagógico, sendo que 66,7% os aplicam sempre e 33,3%, frequentemente. As práticas mais mencionadas foram elaboração de textos alternativos para imagens e inserção de legendas ou transcrições em vídeos (100,0%). Todos relataram utilizar ferramentas de inteligência artificial (IA) como suporte à acessibilidade. A maioria recebeu formação na área por meio de cursos livres (83,3%). Os principais desafios referidos foram a falta de conhecimento específico sobre acessibilidade (66,7%) e a escassez de materiais e ferramentas adequadas (33,3%). 
Conclusão: 
Os DIs demonstram compromisso com a inclusão digital, evidenciado pelo uso de práticas acessíveis e de IA. Contudo, persistem lacunas formativas e estruturais, reforçando a importância de políticas institucionais que valorizem a acessibilidade no design instrucional como eixo central para a equidade no ensino digital.

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