I ENCONTRO ESTRATÉGICO DE DESIGN INSTRUCIONAL

 PROGRAMAÇÃO

 

15 de setembro de 2008 [Segunda-Feira]

Sala 01

[16h30 às 18h30]

 

ABERTURA

 

Vani Kenski: Mestra em Educação pela pela Unb e Doutora em Educação Unicamp, é profa. da Pós-Graduação em Educação na USP, além de coordenadora do curso de pós-graduação em Design Instrucional para Educação On-line da UFJF; consultora do SEBRAE Nacional; diretora da ABED e diretora geral da Site Educacional. Autora dos livros Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância  e Educação e Tecnologias: o Novo Ritmo da Informação (Papirus).

 

MESA-REDONDA: O LUGAR DO DESIGN INSTRUCIONAL NA REALIDADE BRASILEIRA E INTERNACIONAL

 

Lina Romiszowski: Pedagoga, mestre em Tecnologia Educacional/UERJ, doutora em “Instructional Design, Development and Evaluation (IDDE)/Syracuse University. É diretora técnico-pedagógica da TTS/RJ e docente na pós-graduação em Educação da Faculdade CCAA/RJ. Tem atuado como docente em Design Instrucional, Educação a Distância e Avaliação Educacional, em cursos de pós-graduação em Educação para instituições como EDAI/UERJ, UNIBENNETT, UNICARIOCA; e facilitadora em cursos on-line (Fiocruz, Syracuse University). Tem anos de experiência em design e desenvolvimento instrucional para projetos educacionais de clientes como: PUC-Rio/FINEP, FLEM/Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Instituto de Hospitalidade/Fundação Odebretch. Vários artigos e materiais didáticos publicados em Tecnologia Educacional e Educação a Distância; e atualmente, tem se dedicado a estudos sobre a relação design instrucional e avaliação da aprendizagem, e fatores culturais nos modelos de DI. É diretora da ABED (gestão 2007-2011). 

 

Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento: Psicóloga, formada pela Universidade de Brasília; Mestra em Design Instrucional e Mídias Educacionais pela University of Florida, EUA. Atua na Secretaria de Educação a Distância do MEC, onde integra a equipe que administra o Repositório de Objetos Educacionais e o Portal do professor, também orienta as equipes financiadas no processo de produção de material multimídia. Tem colaboração e presta consultoria envolvendo capacitação e design de recursos educacionais em diversas instituições, tais como EMBRAPA, SENAC, Ministério da Saúde, entre outras.

 

Andrea Filatro: Pedagoga, mestra e doutora pela Faculdade de Educação da USP, atualmente é docente convidada do curso de Pós-graduação em Design Instrucional para Educação On-line da UFJF, consultora e palestrante em educação e tecnologia.  Autora dos livros Design instrucional contextualizado (Senac, 2004) e Design Instrucional na prática (Pearson Education, 2008).

 

 

MESA-REDONDA: TECNOLOGIAS EMERGENTES E OS DESAFIOS DO DESIGN INSTRUCIONAL (Second Life, Moodle, Sloodle, IPTV e m-learning e ambientes hipermediáticos)

 

Gilson Schwarz: Mestre e doutor em Ciência Econômica pela Unicamp, tem atividades de pós-doutorado como Professor Visitante do "Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais e no Instituto de Estudos Avançados da USP (1999-2005). Líder da Cidade do Conhecimento - USP. Professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP, é responsável pela disciplina de pós-graduação "Economia da Informação e Novas Mídias". Desde 2007 responde pela Curadoria do Centro Cultural Bradesco no Second Life.

 

Alessandra Zago: Pedagoga e mestra em Educação pela UFSC. Atua como designer instrucional desde 2001 em projetos como o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFSC e o Curso de Pós-Graduação MBA no Senai. É integrante do grupo de pesquisa da Cidade do Conhecimento da USP e consultora para a Fundação Instituto de Administração (FIA).

 

George França dos Santos: Filósofo e mestre em Engenharia de Produção e Sistemas/Mídia e Conhecimento pela UFSC, com doutorado pela PUC-SP em Educação/Currículo – Novas Tecnologias. Consultor na área da educação, design instrucional, desenvolvimento de materiais didáticos, cursos on-demand e sistemas de EaD. Professor da Fundação Universidade do Tocantins – Unitins, onde coordena os programas de doutorado em comunicação em culturas contemporâneas com a UFBA. Realiza acompanhamento pedagógico com mestrandos e doutorandos em Tecnologías Digitales y Sociedad Del Conocimiento pela Universidad Nacional de Educacíon a Distancia – UNED/Espanha. Autor do livro: O design instrucional da Educação a distância: John Dewey como uma referência metodológica (Esfera, 2007).