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Educação a Distância: Mecanismos para Classificação e Análise 22/11/2005

Educação a Distância: Mecanismos para Classificação e Análise

Mariano Gomes Pimentel
Núcleo de Computação Eletrônica - UFRJ
Email: mariano@nce.ufrj.br

Leila Cristina Vasconcelos de Andrade
Núcleo de Computação Eletrônica ‚ UFRJ
Professora da UniRio
Email: leila@uniriotec.br



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ABSTRACT

This paper discusses the systematization of "Distance Education". Here is proposed two mechanisms (based on theories of Communication and, more specifically, the Information Theory) for analysis and classification of educational systems. The first mechanism classifies an educational system in function of time spent in "presential" and "distance" communication; and the second one, in function of type of communication between teachers and students.

KEYWORDS: Distance Education, Information Theory, Communication.

1 - Introdução

Como tema acadêmico, Educação a Distância revigorou-se nesta última década em função, principalmente, do surgimento das novas tecnologias de comunicação mediada por computador em rede ‚ mais precisamente, com a popularização da Internet. A mudança não é pequena: surgem novos métodos educacionais, novas concepções de material didático, novas relações humanas e novas relações com o conhecimento. A Internet tem sido cada vez mais utilizada para apoiar e complementar o ensino tradicional - a distinção entre "Educação a Distância" e "Educação Presencial" torna-se cada vez mais difícil. Há muitas controvérsias na área ‚ por exemplo, existe grande quantidade de definições para o termo "Educação a Distância", algumas contraditórias, nenhuma amplamente aceita. Existem poucos mecanismos formais para sua análise.

Este artigo propõe o uso das teorias de Comunicação e, mais especificamente, a Teoria da Informação para fundamentar aspectos de Educação a Distância. Os formalismos advindos destas áreas possibilitaram o desenvolvimento, aqui apresentado, de dois mecanismos para a classificação e análise dos sistemas educacionais. O primeiro mecanismo, apresentado na seção 2, possibilita a classificação dos sistemas educacionais em "Educação Presencial", "Educação Mista" ou "Educação a Distância". O segundo mecanismo, apresentado na seção 3, formaliza a caracterização de modelos educacionais em função da comunicação predominante entre alunos e professores durante um processo educacional. O uso destas teorias também possibilitaram comparações entre Educação a Distância e Educação Presencial, tema da seção 4. Conclusões e trabalhos futuros são apresentados na seção 5.

2 - Definindo "Educação a Distância"

O modelo matemático de comunicação proposto por Shannon-Weaver [Shannon48, Shannoon49], esquematizado na figura 1, é o mais aceito pela comunidade científica e representou a fundamentação do que rapidamente se transformou na Teoria da Informação [Berlo68, Cherry68, Menezes73, Eco97](1).


Figura 1 ‚ Processo de comunicação entre duas máquinas. Figura adaptada de [Shannon48, pg. 2].

Os instrumentos fornecidos pela teoria matemática da informação são úteis "não porque os fenômenos de comunicação mais complexos sejam redutíveis à passagem de um sinal de uma máquina a outra, mas porque é útil individuar a relação comunicacional, na sua dinâmica essencial, ali onde se delineia com maior evidência e simplicidade, sugerindo-nos a construção de um modelo exemplar." [Eco97, pg. 4]1.

Para grande parte das análises objetivas neste trabalho, é suficiente a caracterização do processo de comunicação de forma semelhante à antiga caracterização de Aristóteles, conforme esquematizado na figura 2.a - um esquema tricotômico: a pessoa que fala; o discurso que pronuncia; e a pessoa que escuta [Aristóteles]. Ao invés de "discurso", será preciso aqui generalizar para "processo de comunicação", conforme esquematizado na figura 2.b ‚ esta figura pode ser interpretada como uma extrema simplificação do modelo de Shannon-Weaver.

Figura 2
a) Comunicação caracterizada por Aristóteles;
b) Processo de comunicação;


A partir do esquema da figura 2.b, torna-se mais fácil compreender a viabilidade de Educação a Distância: só é possível porque existem tecnologias que possibilitam estabelecer este processo de comunicação mesmo quando alunos e professores encontram-se fisicamente distantes ‚ é possível graças às tecnologias de telecomunicação tais como livro, telefone, rádio, televisão e redes de computadores.

Se antes, Educação a Distância podia ser caracterizada como o sistema educacional onde há total separação física entre professor e aluno (em contraposição com a Educação Presencial), hoje, a fronteira entre Educação a Distância e Educação Presencial encontra-se cada vez menos nítida.

"Os especialistas neste campo reconhecem que a distinção entre ensino "presencial" e ensino "a distância" será cada vez menos pertinente, já que o uso das redes de telecomunicação e dos suportes multimídia interativos vem sendo progressivamente integrados às formas mais clássicas de ensino." [Lévy99, p.170]

"(...)Nestas classes [a autora referia-se à Universidade Central de Rádio e TV da China (CCRTVU)], geralmente localizadas nas empresas, os alunos recebem, além das aulas por TV emitidas centralmente de Pequim, a orientação presencial de tutores, apoiada pelo material impresso. No entanto, a ênfase dada a este sistema de tutoria presencial é, ao mesmo tempo, criticada por muitos analistas chineses e estrangeiros, que o consideram um desvio dos conceitos de educação a distância: não haveria muita diferença entre essa tutoria presencial intensiva ‚ com alunos em tempo integral ‚ e uma sala de aula tradicional". [Sousa96, pg. 13]

O termo "Educação Mista" tem sido recentemente utilizado na tentativa de caracterizar os sistemas educacionais que misturam aulas presenciais e a distância [Tori99]. Aqui é proposto um mecanismo formal para a classificação dos sistemas educacionais medindo-se o tempo médio empregado, pelo sujeito da aprendizagem, em comunicação presencial (por exemplo, quando assiste aulas presenciais) e comunicação a distância (por exemplo, quando estuda em casa lendo o livro texto).

A equação possibilita o posicionamento dos sistemas educacionais em relação a um eixo contínuo entre dois extremos: educação totalmente presencial (0) e educação totalmente a distância (1) - conforme ilustra a figura 3.

Esta figura objetiva evidenciar que em diversos sistemas educacionais não está presente a bilateralidade "Presencial" ou "a Distância". Por exemplo, um sistema educacional que faz uso intensivo da Internet mas que eventualmente estabelece encontros presenciais (para socialização, esclarecimento de dúvidas ou avaliações), está muito mais próximo de "Educação totalmente a Distância" do que de "Educação totalmente Presencial". A classificação de um sistema educacional como Presencial, Misto ou a Distância irá depender, portanto, do tempo médio que os alunos empregam para cada tipo de comunicação (presencial ou a distância).


Figura 3
Classificação dos sistemas educacionais em função do tempo de comunicação "presencial" e "a distância".


Esta análise implica, portanto, na definição formal de "Educação a Distância" como o processo educacional em que a maior parte da comunicação é mediada através de tecnologias capazes de superar a distância física entre alunos e professores.

3 - Modelos de Educação (a Distância)

O quadro 1 apresenta a proposta aqui formulada para classificação de modelos de Educação a Distância. Embora tenha sido elaborado inicialmente para possibilitar a caracterização e análise de cursos a distância, o que temos investigado é sua utilidade independentemente de ser "a distância" ou "presencial"(2)- o modelo tem se apresentado útil para analisar e comparar a Educação a Distância e a Educação Presencial. Por exemplo, a partir do quadro 1, torna-se mais fácil identificar que na Educação Presencial ainda predomina a utilização do modelo de Tutoração (modelo 2). Possibilita caracterizar, também, que a Educação a Distância, de início, enfatizava o modelo de Difusão (modelo 1); e que mais recentemente, em função principalmente das redes de telecomunicação, a Educação a Distância tem enfatizado o modelo de Participação, Cooperação e Auto-instrução (modelos 5, 6 e 7). Portanto, acreditamos que este modelo possa ser útil em posteriores pesquisas relacionadas à Educação a Distância tanto quanto à Educação como um todo. Ainda que a taxonomia possa ser modificada, ou que exista pouco formalismo na representação esquemática das classificação (esquematizadas através de bolinhas e setas), o modelo formaliza a caracterização de modelos educacionais através da comunicação predominante entre professores e alunos (medida através do tempo médio empregado nas diferentes atividades deste processo).

1.Difusão: Professor estabelece comunicação com aluno mas não existe a comunicação do aluno para o professor (não existe interação). Ex: Cursos televisionados, livros, tutoriais em rede, etc.
2.Tutoração: Ocorre a interação, contudo, a comunicação é predominantemente no sentido do professor para o aluno. A comunicação no sentido inverso, do aluno para o professor, é ocasional e exporádica. Ex: Explicação de um conteúdo (a ênfase é dado na comunicação do professor para o aluno, embora possam existir algumas poucas interrupções para o aluno esclarecer alguma dúvida); cursos via Internet onde a ênfase é a leitura de material didático, embora o aluno possa enviar algumas poucas mensagens por correio-eletrônico.
3.Moderação: A comunicação entre professor e aluno é equilibrada. Não existe (ou existe pouca) predominação de ambas as partes. Ex: Algumas aulas particulares, diálogos, etc.
4.Orientação: A comunicação é predominantemente do aluno para o professor. Ex: Orientação de testes e trabalhos científicos; casos onde o professor precisa compreender o aluno (que comunica-se mais) para só então poder orientar ou tirar uma dúvida específica (professor comunica-se menos).
5.Participação (ou Colaboração): A interação entre professor e aluno pode seguir qualquer modelo acima - a diferença consiste na existência de interação propositada e incentivada entre os alunos. Esta interação não é vista como "algo ruim" ou ineficiente, embora a participação de todos não seja obrigatória, não exista comprometimento. Ex: Debates.
6.Cooperação: Cada participante compartilha informações aprendidas, trocam idéias e alinham esforços para estudar algo em comum. A interação é equilibrada e contínua, existe comprometimento, não existe a clara distinção entre "professor" e "aluno". Ex: Grupo de estudo.
7.Auto-instrução(3): O próprio indivíduo é responsável pela sua instrução. A ênfase está no controle autônomo de seu estudo ‚ objetivos, planejamento e outras estratégias são estabelecidas pelo próprio aprendiz. Ex: O desenvolvimento de uma pesquisa, o trabalho de um cientista, o estudo através de materiais encontrados e selecionados a partir de uma busca na Web etc.

Quadro 1 ‚ Classificação em função do tipo de comunicação predominante entre professores e alunos.

4 - Educação a Distância x Educação Presencial

As tecnologias de telecomunicação, tal como o telefone, rádio, televisão ou computador, introduzem empobrecimento da informação. Por exemplo, o som ouvido pelo telefone é de qualidade inferior ao da fala humana(4). Se analisada sob este aspecto, dizer-se-ia que a Educação a Distância, por utilizar telecomunicação, é pior do que a Educação Presencial. De fato, a qualidade da informação (ou "resolução da informação") vinda de um vídeo contendo a gravação de uma aula tradicional é muito inferior à qualidade da informação desta mesma aula quando assistida "cara a cara".

"(...)O computador tem suas vantagens, principalmente para as pessoas que preferem música "enlatada" em lugar de concertos ao vivo, reproduções em livros em lugar dos originais, cinema em lugar de teatro. Obviamente, ele pode ser útil no acesso a uma representação ou descrição de obras às quais o interessado não tem acesso direto. (...)No entanto, mesmo usando-o como instrumento de simples armazenamento e comunicação, cremos que se deve atentar para o grande perigo do computador criar uma ilusão de que a "realidade virtual" (pode haver expressão mais inconsistente?) que ele apresenta é "melhor" do que a observação da "realidade real" (com perdão do pleonasmo...)" [Setzer97]

O empobrecimento da informação tem sido utilizado como argumento contra a Educação a Distância. Esta alegação parece ignorar o fato de que o ser humano atribui significado à informação que lhe chega aos sentidos. Em outras palavras, mesmo um vídeo com qualidade ruim será de grande validade se o conteúdo deste vídeo for significativo para o aprendiz(5).

"o sinal não é mais uma série de unidades discretas computáveis em bits de informação, e sim uma forma significante que o destinatário humano terá que suprir de significado. (...) Passa-se, como vimos, do mundo do sinal (computável em unidades de informação física transmitida) ao mundo do sentido (qualificado em termos de denotação e conotação). (...)que é um universo de convenções culturais, com o peso de uma realidade ineliminável; ancora a abstrata vitalidade dos sistemas de códigos e mensagens no contexto da vida cotidiana; alimenta a gélida auto-suficiência das relações de sentido com os influxos da história, da sociedade e da natureza." [Eco97, p. 20-21, 41, 45].

"(...)a comunicação do pensamento através da fala [o autor investigava a relação entre pensamento e linguagem] só é possível pois o homem essencialmente concebe a realidade construída a partir de conceitos. A verdadeira comunicação requer significado - isto é, generalização -, tanto quanto signos. (...)As formas mais elevadas da comunicação humana somente são possíveis porque o pensamento do homem reflete uma realidade conceitualizada." [Vygotsky91 - pg. 5]



Uma vez aceito que há empobrecimento de informação mediante uso de tecnologias de telecomunicação mas que, em contrapartida, este empobrecimento não invalida o processo de ensino-aprendizagem, é preciso investigar quais os reais benefícios da Educação a Distância em comparação à Educação Presencial.

Comparações entre Educação a Distância e Educação Presencial ainda apresentam-se incipientes e têm sido investigadas em diversas áreas: Educação, Comunicação, Informática, Filosofia, Sociologia, Psicologia etc. Qualquer afirmação ainda é problemática e controvertida. Definitivamente, ainda estamos longe de certezas mas cheios de aspirações.

"Não se trata aqui de usar as tecnologias a qualquer custo, mas sim de acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que questiona profundamente as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educacionais e sobretudo os papéis de professor e de aluno. (...)não é tanto a passagem do "presencial" à "distância", nem do escrito e do oral tradicionais à "multimídia". é a transição de uma educação e uma formação estritamente institucionalizada (a escola, a universidade) para uma situação de troca generalizada dos saberes, o ensino da sociedade por ela mesma, de reconhecimento autogerenciado, móvel e contextual das competências.

(...)Hoje, a maioria dos saberes adquiridos no início de uma carreira ficam obsoletos no final de um percurso profissional, ou mesmo antes. (...)Este fato faz com que os indivíduos e grupos não estejam mais confrontados a saberes estáveis, a classificações de conhecimentos legados e confortados pela tradição, mas sim a um saber-fluxo caótico, de curso dificilmente previsível no qual deve-se agora aprender a navegar.

(...)O velho esquema segundo o qual aprende-se uma profissão na juventude para exercê-la durante o restante da vida encontra-se, portanto, ultrapassado. (...)Seria melhor raciocinar em termos de competências variadas das quais cada um possui uma coleção particular. As pessoas têm, então, o encargo de manter e enriquecer sua coleção de competências durante suas vidas.

(...)Por meio da formação contínua, da formação alternativa [o autor refere-se à Educação a Distância] (...)um continuum entre tempo de formação, por um lado, e tempo de experiência profissional e social, de outro. No centro desse continuum, todas as modalidades de aquisição de competências (incluindo a autodidática) vêm tomar seu lugar." [Lévy99, p.172-174]

Estas mudanças, apontadas por Pierry Lévy, sintetizam as potenciais contribuições de Educação a Distância ‚ possibilita romper barreiras institucionais, cria um espaço onde o sujeito pode se lançar em busca de formação de competências individuais e constituição de saberes.

5 - Conclusões e trabalhos futuros

O trabalho aqui elaborado objetiva colaborar com a sistematização da "Educação a Distância". Utilizando teorias de Comunicação e, mais especificamente, a Teoria da Informação, foram aqui elaborados dois mecanismos para análise e classificação dos sistemas educacionais. Um mecanismo para a classificação em função do tempo de comunicação "presencial" e "a distância"; e outro para a classificação em função do tipo de comunicação predominante entre professores e alunos.

É de interesse, em trabalhos futuros, investigar a utilização dos mecanismos aqui apresentados (e a definição de outros mecanismos formais) para, principalmente, medir a qualidade em Educação a Distância ‚ aspecto fundamental para validação de trabalhos acadêmicos na área.

Referência Bibliográfica

[Aristóteles] ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética. São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1959.
[Berlo68] BERLO, David K. O Processo da Comunicação. 2a ed. Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1968. [Cherry68] Cherry. A Comunicação Humana. 2a ed. São Paulo, Cultrix, 1968.
[Eco97] ECO, Humberto. A estrutura ausente. 7a ed. São Paulo, Perspectiva, 1997.
[Lévy99] LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Ed. 34, 1999.
[Menezes73] MENEZES, E. D. B. Fundamentos Sociológicos da Comunicação. Fundamentos Científicos da Comunicação. 2a ed. Petrópoles, Vozes, 1973. p. 145-184.
[Novak81] NOVAK, Joseph. A. Uma Teoria de Educação. São Paulo, Pioneira, 1981.
[Setzer97] SETZER, Valdemar W. O Computador como Instrumento de Anti-Arte. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Soc. Brasil. de Computação, S. J. dos Campos, nov. 1997. pg. 509-530. Disponível na Internet via Web: http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/comp-art-port.html
[Shannon48] SHANNON, Claude E. A Mathematical Theory of Communication. Bell System Technical Journal, vol. 27, jul. 1948. p. 379‚423. out. 1948. p. 623‚656. Disponível na Internet via Web: http://cm.bell-labs.com/cm/ms/what/shannonday/paper.html
[Shannoon49] SHANNON, Claude E., WEAVER, Warren. The Mathematical Theory of Communication. Univ. of Illinois Pres, 1949.
[Sousa96] SOUSA, Eda C. B. M. Panorama Internacional de Educação a Distância. Revista Em Aberto. Ano 16, n. 70. Brasília, abr. ‚ jun. de 1996.
[Tanenbaum97] TANENBAUM, Andrew S. Redes de computadores. 3a ed. Rio de Janeiro, Campus, 1997.
[Tori99] TORI, Romero, FERREIRA, Maria A. G. V. Educação sem a Distância em Cursos de Informática. Anais do XIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação, v. 1. Rio de Janeiro, EntreLugar, jul. 1999. p. 581-590.
[Vygotsky91] VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 3 ed. São Paulo, Martins Fontes, 1991.


(1) Estudos, como o de Humberto Eco, apontam diferenças a serem consideradas quando a fonte e o destinatário não são máquinas, mas sim, seres humanos.
(2) Por isto o termo "a Distância" foi especificado entre parênteses no título desta seção.
(3) Obs: O esquema representado ao lado não significa ausência de comunicação (como se este processo ocorresse de forma totalmente introspectiva) ‚ ao contrário, em geral há uma sobrecarga de comunicação. A ausência de setas representando o processo de comunicação, no esquema, significa somente que esta comunicação não é previamente estabelecida
(4) A faixa de freqüências sonoras captadas pelo ouvido humano chega a 20kHz. A fala humana tende a ter amplitude de até 6kHz. No sistema telefônico por discagem de pulso não são transmitidas freqüências sonoras acima de 4kH (quando usada a modulação de código de pulso com amostras de 8 bits, 8.000 vezes por segundo, como era usada no sistema telefônico da Europa) [Tanenbaum97, p. 826-829].
(5) Para maiores informações, consultar estudos de [Novak81] sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel.



Mariano Gomes Pimentel e Leila Cristina Vasconcelos de Andrade



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