TEXTOS EAD (Os textos publicados nesta sessão são de responsabilidade dos autores)

As Diferenças entre Ensino Conectado e a Educação a Distância na pandemia12/05/2021
A coexistência de diferentes modelos de Ensino Conectado e de Educação a Distância no atendimento aos alunos da Educação Básica e da Educação Superior durante o fechamento das escolas na pandemia do Covid-19.
 
      Em todos os países as Escolas da Educação Básica e as Instituições de Ensino Superior foram obrigadas a criar um atendimento de emergência para os alunos que estudam nos cursos pela Modalidade da Educação Presencial.
 
O atendimento online que começou com o uso de Plataformas para oferecer aulas remotas (ao vivo) foi a única alternativa encontrada para a continuidade do ensino-aprendizagem no Brasil após o início de recolhimento social em março de 2020.
 
     Para os alunos e professores da educação tradicional esta foi em todo o mundo com acesso à internet a solução menos traumática e de melhor viabilidade para manter a rotina dos compromissos e atendimentos foi a do Ensino Conectado, e que não se confunde com a Educação a Distância.
 
O desenho adotado para a oferta do Ensino Conectado preservou a maioria das agendas, rotinas, horários de aulas e cumprimento de atividades anteriormente previstas para o Ensino Presencial, e colocou professores e alunos em agenda síncrona, conforme previamente indicado no calendário escolar e respectivas divulgações legais.
           
            1 - O Ensino Conectado como a solução possível
 
Na prática, produziu-se um Ensino Mediado por Tecnologias para promover os encontros síncronos entre professores e alunos na forma de aulas ao vivo  - também chamadas de aulas remotas, ou de aulas conectadas, bem como de atividades de aprendizagem tais como sessões de reforço, atendimentos de inclusão, apresentações de trabalhos, momentos culturais ou de integração, entre outros.

CLIQUE AQUI e acesse o artigo na íntegra

Por:
João Vianney[1]
Mayra Caiado Paranhos[2]
 
[1] João Vianney é Diretor da Rede Enem (Curso Enem Gratuito) e consultor da Hoper Educação. Doutor em Ciências Humanas pela UFSC. Coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC e dirigiu o campus Unisul Virtual, a Universidade do Sul de Santa Catarina. joao.vianney@yahoo.com.br   https://cursoenemgratuito.com.br/
[2] Mayra Caiado Paranhos é professora titular da Universidade Estadual de Goiás. É Mestre em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Estruturou o setor e foi Pró-Reitora de Educação a Distância do Centro Universitário de Goiás. mayracparanhos@gmail.com   http://www.ueg.br/
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED