TEXTOS EAD (Os textos publicados nesta sessão são de responsabilidade dos autores)

Quais são os cursos que ainda não existem a distância?19/01/2021
Por EaD.com.br

Segundo dados do Censo da Educação Superior 2019, existem mais de 10 milhões de vagas de oferecidas de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) distribuídos em 4.529 graduações ao redor do Brasil 
 
Esse tipo de ensino permite que o aluno faça as aulas por meio de uma plataforma digital, exigindo apenas a presença dos estudantes para atividades ou provas esporádicas no polo de apoio. Nos últimos anos, com o avanço digital e a transformação tecnológica, o EaD é responsável por aumentar o número de brasileiros no Ensino Superior. 
 
De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceria com a Educa Insights, é previsto que até 2022 o número de brasileiros em cursos a distância ultrapasse a modalidade presencial. 
 
Quais são os cursos que não existem na modalidade EaD?
 
Entretanto, apesar do crescimento da oferta e da aceitação pelo modelo, ainda existem alguns cursos que ainda não existem na modalidade a distância, veja quais são:  - Direito
  Duração média: 5 anos

- Medicina
  Duração média: 6 anos

- Medicina Veterinária
  Duração média: 4 a 5 anos

- Odontologia
  Duração média: 4 a 5 anos

- Psicologia
  Duração média: 4 a 5 anos

- Moda
  Duração média: 4 anos

- Biotecnologia
  Duração média: 4 a 5 anos

- Engenharia Aeronáutica
  Duração média: 4 a 5 anos

- Engenharia do Petróleo
  Duração média: 4 a 5 anos

- Engenharia Florestal
  Duração média: 4 a 5 anos

- Engenharia Naval
  Duração média: 4 a 5 anos

- Engenharia de Minas
  Duração média: 4 a 5 anos

- Engenharia Nuclear
  Duração média: 4 a 5 anos

- Geologia
  Duração média: 5 anos

 - Astronomia
  Duração média: 4 anos

- Oceanografia
  Duração média: 5 anos

   Por que alguns cursos não são oferecidos a distância?

Atualmente, a maioria das graduações são ofertadas na modalidade EaD, porém algumas ainda possuem restrições que impedem com que as faculdades possam oferecer determinados cursos. 
 
Em Medicina, por exemplo, há uma resistência muito grande dos conselhos federais e estaduais, que fiscalizam a prática médica. Já em Direito, a Ordem Brasileira dos Advogados (OAB) tentou barrar a oferta de cursos a distância apontando que há incompatibilidades entre as diretrizes curriculares com a modalidade a distância, pois segue  “a prática jurídica como eixo nuclear”.
 
Em outros, a necessidade da prática e da vivência dos estudantes com o material estudado exige que as aulas sejam em sua maioria presencial. 

Qual é a diferença entre o diploma presencial e EaD?
 
Até o momento, não há nenhuma diferença entre os diplomas de formandos no Ensino Superior. Ou seja, isso significa que no seu certificado de conclusão do curso não constará se as aulas foram presenciais ou a distância, apenas seus dados pessoais, o curso escolhido e dados da instituição de ensino. 
 
A diferença entre os cursos presenciais e a distância é a metodologia. No presencial, as aulas são realizadas em uma sala com todos os estudantes presentes fisicamente, com data e hora marcada. Já no EaD, as aulas são realizadas individualmente, ou seja, o estudante escolhe quando assistir as aulas online, seguindo a grade curricular do curso, com apenas alguns encontros presenciais. 

Como descobrir se o curso é oferecido na modalidade EaD?

Apesar de algumas graduações ainda não serem ofertadas na modalidade a distância, a situação dos cursos muda rapidamente, ainda mais levando em consideração a transformação ocasionada pela pandemia de Covid-19, em que todas as faculdades e universidades tiveram que se adaptar e implementar o ensino remoto a distância. 
 
Por isso, há a possibilidade de que vários desses cursos mudem de status futuramente e tenham opções disponíveis no EaD. Para descobrir qual é o tipo de modalidade que determinada graduação é ofertada, acesse o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC (emec.mec.gov.br) e faça a consulta no sistema por modalidade. Veja o passo a passo:

Acesse o e-MEC: https://emec.mec.gov.br/;
Clique em “Consulta Avançada”;
Escreva o nome do curso que você deseja pesquisar;
Escolha a modalidade da graduação: presencial ou a distância;
Informe o código de verificação e clique em “Pesquisar”.  Após isso, o sistema listará quais são os cursos disponíveis de acordo com a modalidade de ensino escolhida. 

Como saber se um curso EaD é reconhecido pelo MEC?
 
A plataforma do e-MEC possui diversas informações sobre todos os cursos de graduação oferecidos no País. Por isso, caso você tenha alguma dúvida sobre a qualidade de algum curso, seja ele presencial ou a distância, é possível ver qual é o “status” da faculdade e da graduação. Para isso, pesquise pelo nome da universidade ou faculdade escolhida e veja qual é a situação da instituição de ensino. 


 
 
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED