TEXTOS EAD (Os textos publicados nesta sessão são de responsabilidade dos autores)

Educação Corporativa em EAD: Benefícios da modalidade e-learning15/09/2014
Um dos principais alicerces para que uma empresa consiga se desenvolver e manter-se na competitiva e atual economia global é, sem dúvida, possuir mão-de-obra qualificada. Para isso as corporações investem valores expressivos na educação corporativa com o objetivo de manter qualificados os atuais colaboradores, bem como auxiliar a preparação dos novos.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (BRASIL, [s.d.]) descreve que:
 
Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação à estratégia de longo prazo de uma organização. Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
 
Sendo assim, a modalidade Ensino À Distância (EAD) surge, em meio a esse cenário, com sua metodologia inovadora, transpondo barreiras geográficas, face às diversas tecnologias de comunicação e informação utilizadas, como um meio ágil, hábil e capaz de levar a educação para um número maior de colaboradores, principalmente em grandes empresas que possuem diversas filiais espalhadas pelo Brasil e até mesmo pelo mundo.

O Artigo 1º do Decreto presidencial nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, define a EAD como uma:
 
[...] modalidade educacional, na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativos em lugares ou tempos diversos. (BRASIL, 2005, p. 01).
 

Tal definição se aproxima bastante de uma das modalidades de EAD chamada e-learning, que segundo Rosenberg (2002 apud SANTOS et al., 2010, p. 04) “[...] refere-se à utilização das tecnologias da internet para fornecer um amplo conjunto de soluções que melhoram o conhecimento e o desempenho [...]”.
Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem sintética e objetiva acerca da educação corporativa em EAD nas organizações através do uso da modalidade e-learning. A metodologia utilizada para a realização do estudo foi do tipo estudo de revisão, recurso extremamente importante na redação de temas, pois oferece subsídios para a reflexão do uso das ferramentas da tecnologia da informação e comunicação no processo de educação corporativa.


Acesse na íntegra: http://www.abed.org.br/arquivos/educacao_corporativa_em_ead_joaquim_ferraz.pdf
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED