TEXTOS EAD (Os textos publicados nesta sessão são de responsabilidade dos autores)

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03/02/2020Réquiem para ensino presencialA Portaria MEC Nº 2117 de 03 de dezembro de 2019, que definiu as regras para aplicação de 40% da carga horárias dos cursos de graduação presenciais através da modalidade EAD elegeu o ensino híbrido como a alternativa preferencial para o ensino privado. 22/01/2020Parecer sobre Portaria 2117-2019 - 40% EAD em cursos presenciaisParecer da Santos Junior Consultoria sobre sobre a portaria que concede a oportunidade de implantar 40% da carga horária dos cursos presenciais na modalidade EAD 20/01/2020A Educação que transforma vidas...Entrevista com Renan Antônio da Silva, Pós Doutor em Ciências Sociais 20/12/2019Portaria 2117, de 06 de Dezembro de 2019 - Uma Revolução no Ensino Superior?Como ocorre todo final de ano, o Ministério da Educação - MEC apresentou novidades regulatórias que levarão boa parte dos Gestores Educacionais e Coordenadores de Cursos a passarem as festas refletindo sobre o mercado educacional. 20/12/2019Portaria 2117, de 06 de Dezembro de 2019 - Uma Pequena AnáliseTratei em artigo anterior sobre os possíveis impactos que a Portaria 2117, de 06 de Dezembro de 2019 podem causar no mercado educacional brasileiro (link). Agora, pretendo abordar alguns aspectos que podem ajudar a entender aspectos da mesma. 08/11/2019Mais uma janela se abre no ensino superior: MEC propõe o fim dos indicadores de qualidade IGC e CPCHá anos, os sistemas de avaliação da qualidade do ensino superior vêm sendo criticados, por especialistas, em razão dos seus indicadores avaliativos. 04/11/2019OAB erra no foco e se perde contra o Direito na Educação a DistânciaA inciativa recente da Ordem dos Advogados do Brasil, ao tentar impedir pela via judicial a oferta de cursos de graduação em Direito pela modalidade da educação a distância (EAD) no Brasil é de um compromisso atroz contra as principais dimensões de evolução da educação contemporânea. 20/08/2019Potencialidades e desafios do mestrado e do doutorado EaD: indagações e proposiçõesEste artigo apresenta a síntese de duas das principais indagações surgidas no JOVAED, 2019, ABED, relacionadas à oferta de mestrado e de doutorado a distância suas potencialidades e desafios a partir do trabalho de pesquisa exploratória elaborada por dois grupos de pesquisadores compostos por especialistas, mestres, doutores e dirigentes de IES1 mineiras, no período de julho a outubro de 2018. 31/05/2019Cinco pressupostos que podem conferir habilidades para o exercício da função mentoria na EaD: pontos e contrapontos de vivências.Este artigo apresenta cinco pressupostos que podem conferir habilidades para o exercício da mentoria na EaD, a partir da análise de questionários, entrevistas e observações durante a vivência na coordenação de projetos orientados pela andragogia e mentoria na formação de professores e tutores da EaD. 02/05/2019Mentoria ou Mentoring, uma nova perspectiva para a redução da evasão?Embora tenha conquistado espaços, no Brasil, por volta do final dos anos 70, na educação corporativa, como uma boa opção para a mediação da aprendizagem, em contextos de conexões entre educação e metas de aprendizagem atreladas a planos estratégicos, essa função ainda é muito pouco conhecida e explorada no ensino superior acadêmico, cujas primeiras pesquisas e iniciativas datam do final do século passado.
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