REFERATÓRIO


Referatório de objetos de aprendizagem e outros recursos educacionais
[Extraído do Fredric M. Litto, Aprendizagem a Distância (São Paulo: Imprensa Oficial, 2010)]

Um “repositório” é um site que contém recursos digitais úteis para a aprendizagem formal ou não formal, com mídias como textos, imagens estáticas (mapas, gráficos, desenhos ou fotografias) ou animadas (vídeos e filmes), arquivos de som e objetos de aprendizagem. Alguns repositórios são essencialmente institucionais, para dar apoio a seus próprios cursos a distância ou presenciais; outros são multi institucionais, focalizando uma determinada área de conhecimento humano ou material de valor educativo numa determinada mídia. Um “referatório”, por outro lado, é um site na web que não faz o armazenamento dos recursos propriamente ditos, mas, sim, indica a quem tem interesse em aprender, os “metadados” (catalogação extensa) que indicam quais são os repositórios que detêm recursos sobre determinado assunto. Como tal, é um “agregador” de fontes da informação, fazendo no ciberespaço o trabalho importante feito antigamente pelo bibliotecário de referência: indicar ao aprendiz os locais mais prováveis onde encontrar a informação desejada. Em alguns casos encontramos sites que são uma mistura de repositório e referatório, outros que não separam claramente os recursos em português e os em outras línguas, e um número considerável de sites que são parcialmente ou inteiramente fechados a usuários não assinantes pagantes, individuais ou institucionais.

Na seleção dos sites para compor esta listagem não exaustiva, foram usados os seguintes critérios: acesso aberto e gratuito; recursos e navegação predominantemente em língua portuguesa; recursos de uso potencial em múltiplos níveis educativos; instituição que oferece a informação de reconhecida seriedade.
 

PORTUGUÊS

MEC RED - Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais - plataformaintegrada.mec.gov.br
Nesta área, você tem acesso a Recursos Educacionais Digitais, isto é, a vídeos, animações e a outros recursos destinados à educação. São Recursos de portais parceiros do MEC e de professores que, como você, atuam na Educação Básica!


ARES - Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - https://ares.unasus.gov.br/acervo/
O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde - ARES disponibiliza recursos educacionais desenvolvidos para o ensino-aprendizagem de trabalhadores da saúde. No ARES é possível encontrar vídeos, textos, imagens, entre outros conteúdos, para atender às necessidades de formação e capacitação de profissionais da saúde.

 
LabVirt - Laboratório Didático Virtual - www.labvirt.fe.usp.br
O Laboratório Didático Virtual é uma iniciativa da Universidade de São Paulo - USP, atualmente coordenado pela Faculdade de Educação. Nele você vai encontrar simulações feitas pela equipe do LabVirt a partir de roteiros de alunos de ensino médio das escolas da rede pública; links para simulações e sites interessantes encontrados na Internet; exemplos de projetos na seção "projetos educacionais" e respostas de especialistas para questões enviadas através do site


Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre - http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Uma colaboração de vários Ministérios Brasileiros, este repositório contém mais de 106.000 obras apropriadas para a educação formal e informal, todas no domínio público: vídeos, textos literários, publicações sobre a educação e música erudita.


SciELO - Scientific Electronic Library Online - www.scielo.org/php/index.php
A Scielo-Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica Online) é um referatório que abrange mais de 600 periódicos científicos brasileiros na web em todas as áreas de conhecimento.


Portal de Periódicos CAPES / MEChttp://periodicos.capes.gov.br/
O Portal Brasileiro da Informação Científica é um referatório que oferece acesso ao conteúdo completo de 12.000 periódicos online em todas as áreas de conhecimento, além do catálogo da Biblioteca Nacional, patentes brasileiras  e dados estatísticos do IBGE e do IPEA.


DOAJ - Directory of Open Access Journalswww.doaj.org 
Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Livre) é um referatório internacional, sediado na Suécia, que oferece links com 736 periódicos científicos online das mais diversas áreas de conhecimento, sendo 386 originados no Brasil e 26 em Portugal.


Recursos Educacionais Digitais - http://research.ccead.puc-rio.br/sites/reas/ 
O portal de Recursos Educacionais Digitais tem como principal objetivo tornar disponíveis conteúdos, metodologias, materiais e práticas pedagógicas inovadoras no ensino de diferentes disciplinas com ênfase na criatividade, na experimentação e na interdisciplinaridade. Espera-se que os recursos disponíveis possam apoiar e enriquecer o currículo e práticas pedagógicas com utilização de mídias.
Explore os recursos e compartilha conosco sua prática!
 

e-Aulas: Portal de videoaulas da USP www.eaulas.usp.br
O portal e-Aulas USP é um serviço web que dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela Universidade de São Paulo. Por meio desse serviço a USP busca ampliar a disseminação pública do conhecimento incentivando e apoiando seus professores na criação e disponibilização de áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos da Universidade.


VEDUCAhttp://www.veduca.com.br/
Cursos 100% Gratuitos com certificados e Programas de Cursos para treinar as habilidades mais desejadas no mercado..


Videoaulas da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ www.cederj.edu.br/videoaulas
Através desta página a Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ em parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) disponibiliza, ao público em geral, o acesso às suas videoaulas na área de Tecnologia de Sistemas de Computação.


Escola Virtual / Fundação Bradesco - www.escolavirtual.org.br
Projeto da Fundação Bradesco oferece mais de 150 cursos nas modalidades virtual e semipresencial. Mantém principalmente cursos nas áreas de tecnologia, TI e formação profissional (Contabilidade, Comunicação Escrita, Matemática Financeira etc).


Educação Executiva FGV (Cursos Gratuitos)www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx
A FGV possui uma variedade de cursos gratuitos em diversas áreas de atuação por conta da parceria com OEG – Open Education Global. Membro desde 2008, a Fundação foi a primeira brasileira a integrar o consórcio de instituições de ensino de países que oferecem conteúdos e materiais didáticos gratuitos online..


ILB - Instituto Legislativo Brasileirowww.senado.gov.br/sf/senado/ilb/
Mais de 30 cursos gratuitos, online e com temas relativos ao Poder Legislativo, Orçamento, Administração Pública e Política. São certificados e abertos a toda população.

 
Khan Academypt.khanacademy.org/
A Academia Khan é uma organização sem fins lucrativos com a missão de oferecer uma educação gratuita de alta qualidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar.


eduCAPES - Portal de Objetos Educacionaishttps://educapes.capes.gov.br/
O eduCAPES engloba em seu acervo milhares de objetos de aprendizagem, incluindo textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta, publicados com autorização expressa do autor ou ainda que estejam sob domínio público.
 

WFSJ - Curso online de jornalismo científicowww.wfsj.org/course/pt
Instituição mantém curso disponível em cinco línguas, inclusive em português, sobre Jornalismo Científico, que recomendam ser feito em conjunto com outros jornalistas ou com algum tutor especializado.
 

O Repositório Institucional da ENAP - http://repositorio.enap.gov.br
Conteúdos abertos de cursos para a administração pública, casoteca, práticas inovadores em gestão pública, recursos educacionais, dentre outras comunidades. Fonte de pesquisa importante para a formação de servidores públicos brasileiros.


BBM Digital (Biblioteca Digital da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin) - http://www.bbm.usp.br/
A BBM Digital disponibiliza de forma ampla e gratuita um dos mais importantes acervos de documentos sobre o Brasil. São particularmente significativas as coleções de livros de literatura brasileira, história do Brasil e relatos de viajantes, que contam com publicações que vão do século XVI ao início do século XX. Completam o acervo digital mapas, iconografias, obras de referência, folhetos e periódicos. Atualmente, mais de 3.500 títulos estão disponíveis em acesso aberto na BBM Digital. O usuário pode consultar o material no próprio site ou fazer o download das obras.


Currículo+ - Recursos digitais articulados com o Currículo do Estado de São Paulo - http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/
Plataforma online de conteúdos digitais (vídeos, videoaulas, jogos, animações, simuladores e infográficos), articulados com o Currículo do Estado de São Paulo e disponibilizados por meio de um processo de curadoria realizado por uma equipe composta por Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico de diversas Diretorias de Ensino da Rede, representantes de todos os níveis de ensino e disciplinas do Currículo. O Currículo+ visa incentivar a utilização da tecnologia como recurso pedagógico articulado ao Currículo do Estado de São Paulo, para inspirar práticas inovadoras em sala de aula, a fim de promover maior motivação, engajamento e participação dos alunos com o processo educativo, visando, prioritariamente, o desenvolvimento da aprendizagem.


Ciênsação - https://www.sciensation.org/about.html#
A Ciênsação começou em 2015, com o apoio da UNESCO Brasil, como uma iniciativa para promover experimentos práticos em escolas públicas no Brasil. Desde então, um grupo de voluntários têm desenvolvido, testado, fotografado e repetidamente revisado mais de 100 experimentos, que foram traduzidos para português, espanhol e inglês e publicados nesse site para que os professores em toda a América Latina possam se beneficiar deste trabalho.


Plataforma Anísio Teixiera - http://pat.educacao.ba.gov.br/
A Plataforma Anísio Teixeira (PAT) é a plataforma educacional das escolas públicas baianas, na qual estudantes e professores podem ter acesso a novas formas de aprender, ensinar, construir e compartilhar conhecimentos em rede. A Plataforma Anísio Teixeira (PAT) visa contribuir para a melhoria da Educação Básica e da Formação de Professores do Estado da Bahia, por meio do estímulo às apropriações tecnológicas éticas, críticas, lúdicas, contextualizadas e colaborativas nos processos de ensino e de aprendizagem. O desenvolvimento, a curadoria de conteúdos e a gestão pedagógica da Plataforma Anísio Teixeira (PAT) contam com o trabalho e a dedicação de uma equipe da Rede Anísio Teixeira, formada por professores e técnicos da Rede Pública Estadual de Ensino, preparados para produzir, compartilhar e mediar cursos, mídias e tecnologias educacionais livres. A Plataforma além de conter, apenas, mídias de licenças livres, tem código fonte aberto.


PROEDU - Repositório de Recursos Educacionais Abertos para Educação Profissional e Tecnológica - http://proedu.rnp.br
Repositório de Recursos Educacionais Abertos (REA) para Educação Profissional e Tecnológica vinculado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC), hospedado no sistema da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que tem por finalidade reunir os variados recursos educacionais digitais produzidos pela Rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a fim de facilitar o acesso, compartilhá-los publicamente e preservar a memória técnica e intelectual da Rede EPT. O público-alvo são alunos, professores e gestores de instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas.


RIDI - Repositório Institucional Digital do IBICT - https://ridi.ibict.br/​
O Repositório Institucional Digital do IBICT (RIDI) é uma base de dados para reunir e divulgar a produção científica dos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.O principal objetivo do RIDI é armazenar, preservar, divulgar, dar acesso à produção intelectual do IBICT, proporcionando uma maior visibilidade e maximizando os impactos da pesquisa como parte do movimento pelo Acesso Aberto à informação.


GEPETER - Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede - https://gepeter.proj.ufsm.br/repositorio/
Repositório coordenado e  gerenciado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER) da Universidade Federal de Santa Maria, certificado no DGP/CNPq, liderado pela professora Elena Maria Mallmann.


FERRAMENTAS DI - https://sites.google.com/view/elissilvadi/ferramentas-di?authuser=0
A fim de auxiliar os profissionais DI e a comunidade educacional, aqui estão compiladas algumas ferramentas úteis para o trabalho diário. Para acessar basta clicar no botão com o nome da ferramenta que você será redirecionado ao site dela. Essa curadoria dá preferência às ferramentas que são ou têm versões gratuitas. Iniciativa e curadoria da Designer Instrucional Elis Silva.


LEUTEQ - Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química - www.leuteq.ufrpe.br
Divulgação de Recursos Didáticos Digitais e aplicativos para o ensino de química. O grupo de pesquisa do LEUTEQ foi criado com o objetivo de investigar o processo de construção do conhecimento a partir da incorporação das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Considerando o processo de ensino e aprendizagem e suas diversas nuances, tem como direcionamento propor estratégias didáticas para utilização das tecnologias no ensino, fundamentando-as nas teorias da aprendizagem, sobretudo aquelas relacionadas com a Aprendizagem Tecnológica Ativa.


Banco de Bens Educacionais e Registros Históricos FOUSP - Prof João Humberto Antoniazzi repositorio.fo.usp.br
Repositório de produção didática da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.


OUTROS IDIOMAS


Acredited Online Colleges (Inglês) www.accreditedonlinecolleges.org
Este projeto disponibiliza recursos úteis para os futuros alunos e pais interessados em avançar com a sua educação. O status de credenciamento de uma escola deve desempenhar um grande papel na escolha de qual escola o aluno deseja  estudar  e o AccreditedOnlineColleges.org, fornece as ferramentas para tornar esta pesquisa mais fácil do que nunca. Este site permite que as pessoas selecionem uma instituição por uma série de critérios, incluindo a localização, assunto, tamanho e graduação. Esse é um recurso valioso para quem busca um diploma universitário de alta qualidade.


OER Commons - Open Educational Resources (Inglês) www.oercommons.org
Milhares de cursos e objetos de aprendizagem em áreas e níveis diferentes.


Free Management Library - Biblioteca de gerenciamento grátis (Inglês) http://www.managementhelp.org/
A Biblioteca oferece artigos online gratuitos e de fácil acesso para desenvolver você mesmo, outros indivíduos, grupos e organizações (seja a organização com ou sem fins lucrativos). Desde 1995, a Biblioteca cresceu e se tornou uma das maiores coleções bem organizadas desse tipo de artigos e recursos. A Biblioteca recebeu até 1.000.000 de visitantes (não acessos) por mês). Muitos de seus tópicos são classificados de forma consistente entre os dez primeiros resultados das pesquisas do Google..
 

MIT Open CourseWare (Inglês) - http://ocw.mit.edu/OcwWeb/
O MIT OpenCourseWare (OCW) é uma publicação baseada na web de praticamente todo o conteúdo do curso do MIT. O OCW está aberto e disponível para o mundo e é uma atividade permanente do MIT. Por meio do OCW, os educadores melhoram os cursos e currículos, tornando suas escolas mais eficazes; os alunos encontram recursos adicionais para ajudá-los a ter sucesso; e alunos independentes enriquecem suas vidas e usam o conteúdo para enfrentar alguns dos desafios mais difíceis do mundo, incluindo desenvolvimento sustentável, mudança climática e erradicação do câncer.


OpenLearn - Aprendizagem gratuita da Universidade Aberta (Inglês) http://openlearn.open.ac.uk
OpenLearn é uma plataforma de aprendizagem gratuita, fornecida pela The Open University como parte de seu compromisso Royal Charter de apoiar o bem-estar da comunidade.Desde o seu lançamento em 2006, o OpenLearn tornou-se parte integrante da The Open University, com o site atraindo quase 75 milhões de visitantes - muitos dos quais fazem perguntas sobre como se tornar um aluno formal, fortalecendo a jornada entre a aprendizagem formal e informal. A equipe OpenLearn origina, encomenda e desenvolve conteúdo que reúne as prioridades do corpo docente e da Universidade com áreas de interesse geral e temático. Isso é para apoiar nossa própria população de alunos em seus esforços acadêmicos, de habilidades e de desenvolvimento pessoal e de carreira (CPD), entregando ativos de qualidade abertamente disponíveis para ensino e aprendizagem.


Excel-Easy - Excel tutorial on the net (Inglês) - https://www.excel-easy.com/
Disponibiliza tutorial do Excel totalmente ilustrado e fácil de seguir com mais de 300 exemplos.


Discover Business (Inglês) - http://www.discoverbusiness.us/education/online-business-degrees/
O Discover Business apresenta mais de 500 perfis de escolas de negócios que incluem detalhes sobre programas escolares, admissões, mensalidades e muito mais. Você pode usar nosso site com confiança porque oferecemos apenas cursos de administração de empresas credenciados e escolas sem fins lucrativos.


OpenLearn Create - Crie e publique seus próprios cursos gratuitos (Ingles) https://www.open.edu/openlearncreate/
Plataforma educacional aberta líder inovadora onde indivíduos e organizações podem publicar seu conteúdo aberto, cursos abertos e recursos. É baseado no Moodle e possui ferramentas para colaboração, reutilização e remixagem.


Open Research Europe (Ingles) - open-research-europe.ec.europa.eu 
A Open Research Europe publica artigos nas áreas de Ciências Naturais, Engenharia e Tecnologia, Ciências Médicas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais e Humanas decorrentes do financiamento do Horizonte 2020. Os artigos devem ser originais (não duplicatas). Todas as pesquisas são bem-vindas e serão publicadas independentemente do nível percebido de interesse ou novidade; resultados confirmatórios e negativos, bem como estudos nulos, são todos adequados. Acesse a lista completa de tipos de artigos que aceitamos para obter mais informações.


INTEF Ministério de Educación de España (Espanhol) - https://intef.es/tag/rea/
Coleção de caminhos e recursos de aprendizagem, feitos com eXeLearning, para várias áreas do Ensino Fundamental e Médio.


Save my Exams (Inglês) - https://www.savemyexams.co.uk/
Fornece aos alunos que estudam para os exames A Level, GCSE, IGCSE e IB recursos para melhorar suas notas: Trabalhos anteriores, perguntas de exames simulados, notas de revisão e qualquer coisa que eles possam precisar para “salvar seus exames”. Todos os materiais são preparados por professores qualificados. Em média, os usuários desse serviço aconselham uma melhoria de dois níveis em suas notas. A maioria dos serviços está disponível gratuitamente, com alguns conteúdos premium disponíveis por meio de serviço de assinatura.


Wallstreetmojo (Inglês)https://www.wallstreetmojo.com/blog/
Este site oferece cursos e tutoriais gratuitos sobre temas como Finanças, Contabilidade, Excel, VBA, Modelagem Financeira e Análise de Índices. Com seu conteúdo amigável para iniciantes, o WallStreetMojo também é um destino único para leitores não financeiros.


-----------------------------------------------------------------------


Atualizado em 25/07/2022


Agradecimento especial à colaboração da Prof.ª Dra. Andréia Inamorato dos Santos, que colaborou na criação deste referatório.

 
Para acrescentar um site que contenha recursos digitais nesta lista envie o link para abed@abed.org.br .


logocc2





 
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED