NOTÍCIAS

Chamada de Trabalhos para o 17° CIAED01/12/2010 

17° CIAED – CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA "A Grande Conversação: Diferentes Formas de Aprender, Conteúdos Variados e Tecnologias Diferenciadas - Interação com Diversidade" MANAUS – AMAZONAS – 30 DE AGOSTO A 2 DE SETEMBRO DE 2011

1. O Congresso

1.1. O 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância "A grande conversação: Formas de aprender, conteúdos e tecnologia interagindo com diversidades" será realizado em Manaus - Amazonas, abrindo espaço para que pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais possam apresentar seus Trabalhos Científicos baseados em investigação científica; apresentar relatos de Experiências Inovadoras; participar de mesas-redondas com especialistas do Brasil e de outros países; realizar palestras; inserir-se em grupos de trabalho de diferentes linhas de atuação; e estabelecer contatos profissionais.

2. Trabalhos submetidos ao Congresso

Os trabalhos submetidos para apresentação no Congresso podem pertencer a duas classes: Trabalho Científico (TC) e Relato de Experiência inovadora (RE).

2.1. Os Trabalhos Científicos (TCs) submetidos para serem apresentados em Sessões Paralelas no 17º CIAED passam por um rigoroso processo de julgamento, do tipo blind review by peers (julgamento cego por pares), no qual a identidade e a afiliação institucional do autor são elementos não fornecidos àqueles que o avaliam. A avaliação será realizada por uma Comissão Técnica composta pelos membros do Conselho Científico da ABED e de outros doutores com reconhecida atuação na área. Cada Trabalho será avaliado por ao menos três revisores, membros da Comissão Técnica do Congresso.

O resultado final da avaliação de cada submissão, que corresponde à média das avaliações dos revisores, será o indicador decisório para a aceitação de trabalhos científicos para apresentação nas sessões paralelas do congresso. Em função do resultado final da avaliação alguns trabalhos serão aceitos para apresentação em pôsteres.

2.2. Os Relatos de Experiência Inovadora (RE) correspondem à descrição e análise de realizações nos diferentes tipos de categorias, identificadas a seguir, que apresentem aderência ao tema do Congresso e apresentem algum aspecto inovador.

Os REs serão submetidos ao mesmo processo de avaliação descrito no item 2.1, respeitando-se as características de cada classe. Relatos de Experiências Inovadoras poderão ser aceitos tanto para apresentação nas sessões paralelas do Congresso como para apresentação no formato de pôster.

2.3 Cada Trabalho submetido deverá ser identificado de acordo com os itens: Setor Educacional, Classificação das Áreas de Pesquisa em EAD, Natureza e Classe.

2.3.1. - Setor Educacional
1 - Educação Básica (anteriormente - Educação Fundamental)
2 - Educação Média e Tecnológica
3 - Educação Universitária
4 - Educação Corporativa
5 - Educação Continuada em Geral

2.3.2 - Classificação das Áreas de Pesquisa em EAD (Zawacki-Richer 2009)

2.3.2.1 - Nível Macro – Sistemas e Teorias de EAD
A. Acesso, Equidade e Ética
B. Globalização da Educação e Aspectos Culturais Transfronteiros
C. Sistemas e Instituições de EAD
D. Teorias e Modelos
E. Métodos de Pesquisa em EAD e Transferência de Conhecimento

2.3.2.2 - Nível Meso – Gerenciamento, Organização e Tecnologia
F. Gerenciamento e Organização
G. Custos e Benefícios
H. Tecnologia Educacional
I. Inovação e Mudança
J. Desenvolvimento Profissional e Apoio ao Corpo Docente
K. Serviços de Apoio ao Estudante
L. Formas de Assegurar a Qualidade

2.3.2.3 - Nível Micro – Ensino e Aprendizagem em EAD
M. Design Instrucional
N. Interação e Comunicação em Comunidades de Aprendizagem
O. Características de Aprendizes

2.3.3. - Natureza do Trabalho
A - Relatório de Pesquisa
B - Descrição de Projeto em Andamento
C - Modelos de Planejamento

2.3.4. - Classe
1 - Investigação Científica
2 - Experiência Inovadora

2.4. No final do processo de julgamento, o Conselho poderá tomar as seguintes decisões sobre o trabalho:

2.4.1. Significância suficiente para merecer apresentação em Sessão Paralela;

2.4.2. Direcionado para apresentação de Pôster;

2.4.3. Devolvido ao autor para modificações após as quais poderia ser apresentado em Sessão Paralela;

2.4.4 Recusado diretamente por não mostrar as qualidades científicas necessárias para um evento desta natureza.

3. Submissão dos Trabalhos

3.1. A submissão de Trabalhos para análise da Comissão Técnica é exclusiva para os associados da ABED, e está ligada à condição de que todos os seus autores sejam associados Individuais, em dia com o pagamento das suas anuidades na data da submissão do artigo. Nota importante: o nome do orientador de teses e dissertações não deve aparecer como co-autor de Trabalho Científico, podendo receber o devido reconhecimento em nota de rodapé.

3.2. O envio do Trabalho será feito única e exclusivamente através de ferramenta: http://www.abed.org.br/congresso2011/enviartrabalhos.htm

3.3. Parte do processo de envio do trabalho na ferramenta é a obrigatoriedade de assinalar a concordância ou não com o termo de compromisso de apresentação previamente descrito abaixo:

"Comprometo-me, caso meu trabalho seja aprovado pela Comissão Científica do 17º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, a comparecer ou nomear um representante para sua apresentação, no dia e hora previamente comunicados, e autorizo sua publicação no site da Associação. Estou ciente da condição de que os autores do trabalho devem ser associados, com os pagamentos das anuidades em dia."

3.4. Logo após a submissão do trabalho, uma mensagem automática será enviada para o endereço eletrônico da pessoa que realizou a submissão, confirmando este procedimento.

3.5. Simultaneamente, o título do trabalho e a data de submissão serão publicados no site do evento.
 

Nota importante: O recebimento da mensagem automática (item 3.4) e a publicação no site do título do Trabalho submetido não significa de forma alguma a aprovação do mesmo para apresentação no evento.
 

4. Publicação dos Trabalhos

4.1. Os Trabalhos aprovados serão publicados eletronicamente nos Anais do congresso no site da ABED. Trabalhos aprovados que não forem apresentados por seus responsáveis ou representantes no dia e horário definido na programação do Congresso, serão retirados dos anais e em seu lugar será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva identificação dos responsáveis, ficando seus autores impossibilitados de submeter Trabalhos Científicos para os eventos da ABED pelo período de 2 (dois) anos.

4.2. Os Trabalhos serão publicados eletronicamente em dois idiomas: Português e Inglês. Caberá ao autor ou autores do Trabalho aprovado, produzir a versão em inglês do trabalho para a publicação no site do evento. O artigo deverá ser enviado para papers@abed.org.br até o dia 25 de julho de 2011.

4.3. Dúvidas pelo endereço papers@abed.org.br ou pelo telefone 55 11 3275.3561

4.4. Estarão disponíveis para a apresentação dos Trabalhos durante o evento, um computador com sistema operacional básico: Windows XP 2003 com Power Point, Datashow e acesso à Internet.

5. Normas de Padronização
 

5.1. Os Trabalhos não devem exceder a dez laudas e devem obedecer as novas normas ortográficas da língua portuguesa.

5.2. A página deverá ser configurada em papel A4, utilizando os seguintes parâmetros: margem superior 2,5 cm; inferior 2,5 cm; lateral esquerda 3,5 cm; lateral direita 2,5 cm.

5.3. Devem ser escritos em Word (extensão .doc (97 - 2003), Acrobat (extensão .pdf sem bloqueio), Rich Text/ Write (extensão .rtf) ou Writer (extensão .odt), na fonte Arial, corpo 12, usando apenas uma das faces do papel, com entrelinhas de 1,5 alinhado à esquerda, recuo para parágrafo de 1,5 e com inserção do número da página no lado direito superior.

5.4. A estrutura da primeira página é a seguinte:

5.4.1. - Título centralizado, usando letra maiúscula com corpo 16 e em negrito. Palavras estrangeiras deverão ser grafadas em itálico.

5.4.2. - Após o espaço de duas linhas, identificar: o local e a data de envio do Trabalho (mm/aaaa).

5.4.3. - Após o espaço de três linhas, colocar o nome do primeiro autor em corpo 12 centralizado.

5.4.4. - Em seguida (ao lado no nome do autor e separado por um hífen), colocar o nome da instituição a que estiver ligado e o endereço eletrônico (e-mail), usando letra corpo 10.

5.4.5. - Fazer o mesmo para os demais autores, deixando uma linha em branco entre cada um deles.

5.4.6. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho em um dos Setores Educacionais descritos no item 2.3.1.

5.4.7. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho em cada um dos itens da Classificação das Áreas de Pesquisa em EaD indicados no item 2.3.2.

5.4.8. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho de acordo com a sua Natureza, indicada no item 2.3.3.

5.4.9. - Após o espaço de uma linha, identificar o Trabalho de acordo com a sua Classe, indicada no item 2.3.4.

5.5. Após o espaço de uma linha, colocar o título "RESUMO" em português com fonte Arial, corpo 12 centralizado em negrito e abaixo o texto do resumo em português, Arial 12 itálico justificado, espaço simples com no máximo 200 palavras. Após o espaço de uma linha, as palavras-chave em Arial 12 negrito separadas por ponto e vírgula.

5.6. Após o resumo, deixar espaço de três linhas e iniciar o texto do trabalho, preferencialmente insira uma quebra de página.

5.7. Colocar as referências bibliográficas e quaisquer anexos no final do texto.

5.8. As notas de rodapé, sendo indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes das referências bibliográficas.

5.8.1. Os títulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados a esquerda.

5.9. Os subtítulos devem ter recuo para parágrafo de 1,5 em relação aos títulos.

5.10. As figuras e tabelas devem ter legendas.

Nota importante: Trabalhos sem e-mail e telefone de todos os autores inseridos na ferramenta de submissão não serão aceitos.

6. Pagamento de Inscrição no Congresso

6.1. Cada Trabalho selecionado para apresentação em sessão paralela deverá ter ao menos um apresentador ou um representante inscrito no Congresso. Nota Importante: Para cada Trabalho aprovado será concedido um desconto de 50% do valor da taxa de inscrição não acumulativo, destinado ao seu apresentador. No caso de apresentadores adicionais, estes deverão fazer suas inscrições efetuando o pagamento normal das mesmas.


7. Idiomas do Congresso

Português

7.1. Outras línguas, em Sessões Plenárias ou Mini-Cursos, normalmente recebem tradução simultânea para o português.

8. Cronograma

- Período para encaminhamento dos trabalhos: 29 de novembro de 2010 a 10 de maio de 2011;
- Período de avaliação dos trabalhos: 10 de maio a 25 de maio de 2011;
- Divulgação dos primeiros resultados no site e comunicação: 31 de maio de 2011;
- Divulgação final dos TC aprovados: 10 de junho de 2011;
- Envio da versão em Inglês do artigo aprovado: 25 de julho de 2011;
- Apresentação no 17° CIED: 31 de agosto a 2 de setembro de 2011.


9. Informações Complementares

Sede da ABED: Rua Vergueiro, 875 12° andar CEP 01504-001 São Paulo - SP Telefone: 11 3275.3561 - Fax: 11 3275.3724
E-mails

Trabalhos Científicos: papers@abed.org.br
Informações sobre o evento: congresso@abed.org.br
Página da ABED: www2.abed.org.br
Página do evento: www.abed.org.br/congresso2011
Veja exemplo de TC, clicando aqui!


Fonte: abed
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED