NOTÍCIAS

Uma nova forma de Educação29/05/2009Na atualidade percebe-se claramente, e com crescente ênfase, a modernização em todos os âmbitos e, com esta, a incorporação de novas tecnologias. E assim sendo, a Educação não poderia ficar alheia a estas transformações. Surge, então, a Educação a Distância (EaD).

A Educação a Distância não é algo novo. Já passou por algumas transformações, porém hoje é muito comentada e conquista sempre mais público e vez, frente às necessidades emergentes da sociedade.

Em uma sociedade cada vez mais globalizada e necessitando que as pessoas interajam, pesquisem, conheçam, inovem e estudem para se capacitar e crescer profissionalmente, a Educação a Distância é uma excelente alternativa.

Por ser, na maioria das vezes, de menor custo financeiro e em menor tempo, possibilitando ainda ao aluno organizar e adequar seus próprios horários de estudo; utilizar tecnologias inovadoras, inserindo seus educandos nesse contexto e ainda proporcionar a interação de alunos em diferentes locais e realidades, compartilhando e construindo conhecimento, a EaD é a ponte para o futuro, para o novo, para o crescimento, para o conhecimento.

E para que todo esse processo de construção do conhecimento, em que o aluno é o próprio artífice dessa ação, ocorra, temos um profissional indispensável: o tutor. Este deve acompanhar as atividades dos alunos, motivar a aprendizagem, orientar e proporcionar condições ao estudante de uma aprendizagem autônoma. Além de ser um bom ouvinte e uma pessoa calma, clara e objetiva em suas ações, capaz de exercer o papel de facilitador e mediador no processo de apropriação e construção do conhecimento.

Assim percebe-se que a EaD, como a educação formal/convencional, também necessita de recursos humanos capacitados que busquem a inovação, o aprendizado e ousem mudar e encarar o novo, estando abertos ao conhecimento globalizado e conectado, literalmente.

Portanto, a Educação a Distância é e será cada vez mais uma área a se expandir e se disseminar. E todos dispostos a encarar esse desafio deverão estar preparados e abertos a buscarem e crescerem com ela.
Fonte: Ângela Rocha - Gazeta do Sul
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED