NOTÍCIAS

Publicação dos trabalhos apresentados no 15º Congresso05/03/2009

Foram publicados os Trabalhos Científicos apresentados no 15º CIAED. Confira aqui



15° CIAED – CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
"A PROCURA DE INOVAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM EAD"
"Identificando e Disseminando Inovações em Educação a Distância"
FORTALEZA – CEARÁ – 27 A 30 DE SETEMBRO DE 2009


Estamos cercados, hoje, em todos os setores de atividade humana, de slogans que insistem que devemos ser sempre mais inovadores, constantemente criando produtos e serviços novos para garantir maior diferenciação dos concorrentes, para "maximizar lucros", e para assegurar sustentabilidade. Mas, será que inovar é algo tão simples assim, tão controlável, tão fácil de realizar através de um algoritmo, que podemos assumir ser possível exortar todas as pessoas a serem "mais inovadoras"? Não é verdade que a capacidade de inovar é como a capacidade de ter talento musical ou inteligência lógico-matemática, um "dom" que, quando encontra um ambiente propício, floresce? Por exemplo, no mundo do comércio, foi um único indivíduo, o inglês Josiah Wedgewood (1730-1795), que, 250 anos atrás, para poder vender sua cerâmica refinada, inventou a maioria das técnicas conhecidas hoje para obter sucesso: mala direta; garantia de dinheiro de volta, vendedores ambulantes; "self-service"; entrega gratuita; catálogo ilustrado; e "compra um e ganha dois".

O Manual de Oslo – Diretrizes para a Coleta e Interpretação de Dados Sobre Inovações. 3a ed. (Paris: OECD, 2005) define quatro tipos de inovação: de produtos, de processos, de marketing e de organização. Onde, então, devemos procurar a inovação na educação a distância—na pedagogia, na tecnologia, no recrutamento do aprendiz e no seu apoio pela instituição?

O Brasil é um país inovador em EAD ou apenas um seguidor? Quem, entre nós, indivíduos ou instituições, tem demonstrado ser um verdadeiro inovador? A cultura brasileira encoraja ou inibe o espírito inovador, ou cria barreiras ao seu funcionamento? Qual seria a infra-estruturar ideal de condições para fomentar a inovação na aprendizagem a distância dentro da realidade brasileira?

Embora seja sempre verdade que os autores de trabalhos submetidos para apresentação nos Congressos Internacionais da ABED podem escolher o assunto que mais lhes convém, os organizadores do 15° CIAED, de 2009, gostariam de receber o maior número possível de trabalhos que lidam com o tema proposto: a identificação de inovações que comprovadamente levaram ao sucesso de EAD, dentro ou fora do Brasil, e cuja originalidade e significância podem ser comprovadas com os tradicionais recursos científicos.

São Paulo, 26 de fevereiro de 2009.

Fredric Michael Litto
Presidente da ABED



Informações Complementares

Sede da ABED em São Paulo
Telefone: 11 3275.3561 - Fax: 11 3275.3724
E-mail: congresso@abed.org.br
Página da ABED: www2.abed.org.br
Página do evento: www.abed.org.br/congresso2009


Fonte: Fredric Litto, Presidente da ABED
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED