NOTÍCIAS EAD

Escola Brasil interage com a comunidade pelo rádio28/05/2007

Estimular a utilização do rádio como ferramenta pedagógica para a disseminação de conteúdos educacionais é a proposta do Escola Brasil, programa produzido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) em parceria com a Escola Brasil, organização da sociedade civil de interesse público. Pais, professores e alunos formam o público-alvo do programa.

Outra finalidade é pesquisar novos formatos do rádio para tornar a programação educativa mais atraente e atingir áreas do País nas quais outras mídias têm dificuldade de chegar. O programa foi transmitido de 1997 a 2003 e retomou as atividades em novembro do ano passado. A veiculação é feita de segunda a sexta-feira pelas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia e pelo satélite da Radiobrás, que reúne 60 emissoras de todas as regiões brasileiras.

A escolha dos temas é feita pela equipe Escola Brasil e supervisionada pela Seed. Os conteúdos têm cunho social — programas de governo, campanhas institucionais relacionadas à comunidade escolar e à educação em geral.

De acordo com a diretora de produção e capacitação em educação a distância da Seed, Leila Lopes, os ouvintes e a comunidade escolar são estimulados a sugerir pautas de interesse local. O programa já recebeu 26 mil cartas. A utilização dos programas em sala de aula reproduz a metodologia desenvolvida na formação continuada de professores da rede pública em mídias na educação, elaborada pelo MEC.

Leila acrescenta que está em estudo a criação de um quadro de perguntas e respostas e a ampliação do programa para uma hora diária e do número de emissoras, especialmente comunitárias e educativas.

Os interessados podem baixar os programas para retransmissão na íntegra, ouvir e sugerir pautas diretamente na página eletrônica do programa.

 

 

 


Fonte: SEED/ MEC
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED