NOTÍCIAS

Chamada de Artigos para RBAAD - Edição Especial27/03/2020Prezados colegas,
 
A Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD)  tem o prazer de abrir uma chamada de artigos para o número  temático (edição especial) “Estratégias Ativas na EAD: abordagem digital no processo de ensino e aprendizagem”.  Este número alinha-se ao tema “Explorando a Variedade de Estratégias Ativas na EAD” do 26º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) que irá ocorrer em setembro de 2020 na cidade de Fortaleza –Ceará.
 
Parte dos  artigos que comporão este número serão de autores convidados, com reconhecida experiência no tema, os demais oriundos de submissão direta no site da revista,  com prazo limite de até o  dia  15 de maio de 2020, à tempo deste número especial ser lançado  no   26º CIAED.
 
O tema de estratégias ativas é de  fundamental importância para a Educação na Distância, que impacta diretamente na adesão dos alunos ao processo de ensino e aprendizagem nesta modalidade. Todos nós que trabalhamos em Educação a Distância observamos que não é fácil reter alunos em cursos com qualidade acadêmica, com  conteúdo oferecidos na profundidade adequada, especialmente no caso de formações mais longas, como cursos de graduação ou técnico de nível médio. Por exemplo, conteúdos matemáticos ou abordagens mais aprofundadas  de situações na área de humanas  podem levar a grandes índices de abandono dos alunos quebrando muitas vezes expectativas e sonhos, impactando  negativamente em suas vidas pessoal e familiar.
 
Cresce, a cada ano,  a expectativa de que o uso de metodologias ativas possa ter uma importante contribuição. Não é uma ideia nova, e rendemos aqui nossa homenagem a educadores que há muito enfatizam a importância de uma postura  ativa do aluno frente ao processo de ensino e aprendizagem. A união destas ideias com o universo de tecnologias que se apresentaram nos últimos anos, se  consolidada, pode nos levar a uma verdadeira revolução de larga escala na educação.
 
Penso que não  exista ambiente mais adequado para a   aplicação de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) que o espaço virtual;  não percebo uma maneira mais adequada para uma  interação colaborativa acerca de um  determinado tema que uma rede social virtual bem estruturada e divertida;  dificilmente alcançamos  processos de imersão de larga escala mais profundos que aquele propiciado por  um simulador que utiliza realidade virtual e aumentada, sendo que muitas boas experiências  e tecnologias estão disponíveis nos inúmeros reservatórios de recursos educacionais abertos (REA).
 
Entretanto, não é nada fácil, na prática, aplicar metodologias ativas com sucesso, especialmente a cursos longa duração, com muitas disciplinas e grande número de alunos.  Este número especial da RBAAD tem como objetivo analisar a aplicação de metodologias ativas em casos concretos, com a densidade crítica característica de artigos científicos.
 
Se  você vem trabalhando nesta área e pode contribuir para uma melhor compreensão das potencialidades e dificuldades da implementação de metodologias ativas em seus cursos de Ead, não deixe de submeter um artigo sobre o tema até o dia 15 de maio.
 
Este número especial temático terá dois editores, contaremos com a participação da Profª Drª.Liamara Scortegagna da  Universidade Federal de Juiz de Fora.
 
Atenciosamente,
 
Carlos Eduardo Bielschowsky
Editor da RBAAD - Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância


Submissão de Artigos - CLIQUE AQUI

Edições anteriores da RBAAD - CLIQUE AQUI

 
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED