NOTÍCIAS

Participe do CensoEAD.br 201919/02/2020
prorroga





Contamos com a sua colaboração para o levantamento de dados do CensoEAD.br 2019.
 
O CensoEAD.br tem uma tradição de quase 12 anos e destina-se a obter informações de instituições formadoras com atuação na área de Educação a Distância (EAD). Com base na colaboração de toda a comunidade EAD, buscamos compreender como esta abordagem de ensino e aprendizagem está se desenvolvendo no país: quem atua nesta área, quem são os seus beneficiários, como se realiza EAD na prática e como o mercado está se expandindo.
 
Este levantamento é realizado sob o amparo da Lei nº 4.739/65, regulamentada pelo Decreto nº 62.497/68, que determina e regulamenta a atividade da Estatística no Brasil e o tratamento ético dos dados coletados.  É importante ressaltar que as respostas não serão vinculadas a nenhuma instituição em particular. O sigilo das informações será garantido pela apresentação dos resultados sem elementos que possibilitem a identificação dos respondentes.
 
A edição deste ano enfoca o desenvolvimento de habilidades e competências por meio da EAD. Elaboramos perguntas referentes ao que se oferece e ao que se espera do aluno, também em contextos de inclusão, e buscamos um detalhamento do papel do tutor e seu salário.
 
Diferente dos anos anteriores, não temos mais uma seção sobre cursos semipresenciais. Temos um questionário sobre cursos totalmente a distância, e outro sobre cursos presenciais, em que se podem detalhar as práticas de aprendizagem híbrida e variados percentuais de carga horária a distância.
 
Com o aumento da oferta de cursos de pós-graduação, realizamos o detalhamento e a distinção entre cursos de graduação e pós-graduação, e retomamos as questões referentes ao perfil dos alunos.
 
As questões referentes a cursos livres e cursos livres corporativos se mantém.
 
Agradecemos a sua participação: ela é essencial para que possamos compreender o desenvolvimento da EAD no país, ano a ano, e oferecer elementos que ajudem a toda a comunidade compreender onde se encontra no cenário da EAD, e onde estão as oportunidades neste mercado em evolução extremamente acelerada.
 
Agradecemos a colaboração!
 
Equipe ABED


ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO

O objetivo da ABED é simplificar ao máximo o preenchimento do formulário que, por se tratar de Censo, necessita conter uma grande quantidade de perguntas.

QUESTIONÁRIO DE INSTITUIÇÕES FORMADORAS (ACESSE AQUI)

QUESTIONÁRIO DE FORNECEDORES (ACESSE AQUI)

Para preenchê-lo, será necessário ter cadastro no Gmail, que será a sua identificação para o preenchimento do formulário. Com esta identificação, será possível retornar ao questionário quantas vezes desejar para editá-lo, até o dia 30 de Abril de 2020* (prazo prorrogado), data limite para envio das respostas.
 
Após o preenchimento do cadastro de Identificação da sua instituição/empresa, será disponibilizada uma versão em PDF do CensoEAD.br 2019, que servirá para auxiliá-lo na coleta de informações, caso necessário (o PDF é apenas uma base, as questões devem ser preenchidas no formulário online).
 
ATENÇÃO - MUITO IMPORTANTE!
*As suas respostas, mesmo que incompletas, são salvas depois que se aperta o botão “Enviar”, ao final do questionário. Portanto, se for necessário interromper o preenchimento, basta apertar todos os botões “Próximo”, responder as questões obrigatórias sobre os tipos de cursos que sua instituição oferece, até chegar ao “Enviar”.


Em caso de dúvidas entre em contato com a ABED:
e-mail atendimento2@abed.org.br  ou fone (11) 3275-3561. 

 
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED