NOTÍCIAS

Museu Virtual da Escola Parque da década de 195005/02/2020
O Museu Virtual da Escola Parque da década de 1950 é fruto da tese que tem como objetivo a apreensão do projeto original da Escola Parque de Salvador-Bahia, projeto pedagógico implantado parcialmente por Anísio Teixeira nos anos 1950.
 
A pesquisa fundamenta-se nos princípios teóricos da filosofia de linguagem de Mikhail Bakhtin (2003), a polifonia e a dialogia, e na psicologia da arte de Vygotsky (2009) como suportes básicos para seu desenvolvimento. Realizada a partir da metodologia Pesquisa-Aplicação, ou Design-Based Research (DBR), trazida por Plomp, Matta e Nonato (2018), a tese articula-se colaborativamente com a comunidade de pesquisadores do intelectual caeetitense e com os acervos referentes aos projetos pedagógicos de Anísio Teixeira.
 
Além de homenagear o educador baiano e resgatar uma importante parte da história da educação da Bahia e do Brasil, o estudo promove a difusão deste conhecimento ao desenvolver uma solução de museu virtual participativo com a proposta educacional de Anísio Teixeira para a Escola Parque, contribuindo com as tecnologias da informação e da comunicação.
 
O Museu Virtual da Escola Parque da década de 1950 (MVEP50) é uma solução tipo modelagem 3D digital, virtual e interativa, construída através da epistemologia sociointeracionista da práxis, dialética e interdisciplinar, a partir do acervo produzido com a História Pública e com o Design Cognitivo (Matta, 2005).
 
Convidamos você a visitar e usar os meios de interação para sugerir o que quiser!
 
Acesse: http://museuvirtualdaescolaparque.com.br/


 
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED