CCR - CAMPUS COMPUTING REPORT

Este projeto pretende realizar "surveys" anuais consistindo de um levantamento do papel da TI nas instituições de ensino superior no Brasil nos anos 2007 a 2009, dando continuidade a estudos similares já realizados pelos proponentes para os anos 2004 e 2005. Os dados acumulados nesses estudos permitem identificar as principais tendências e políticas para os recursos de TI nas atividades acadêmicas e administrativas dessas instituições. Com esses dados, uma instituição pode avaliar sua situação em relação a outras da mesma região geográfica ou com as mesmas características. Órgãos governamentais e agências de fomento podem ter uma idéia do "estado-da-arte" neste setor de desenvolvimento do país e tomar suas decisões com maior segurança. E empresas podem obter, através dos dados, indicadores das práticas atuais e as preferências e os planos para a aquisição de hardware e software no futuro imediato e a médio prazo, e usar essas informações para suas ações estratégicas.

O estudo focaliza as seguintes áreas significativas:
• Auto-avaliação, pelas instituições, de sua infra-estrutura de TI (computação, redes e Internet);
• Política geral de TI no campus;
• Política acadêmica de TI;
• Política referente à propriedade intelectual;
• Tendências e expectativas: estratégias institucionais para os próximos anos;
• Orçamento institucional para TI;
• Uso de software livre.

Os dados do Brasil sobre o papel da TI nas instituições brasileiras do ensino superior estão apresentados pelos proponentes em relatórios anuais, em edições bi-lingues, juntos com os dados coletados no mesmo ano em instituições de ensino superior nos Estados Unidos, para facilitar comparações.

Um segundo objetivo desta proposta é iniciar outras pesquisas nesta mesma linha de identificar as tendências em TI nas instituições, especialmente, é ao mesmo tempo, identificar os profissionais da área de atuação: os CIOs (Chief Information Officers), para tentar estabelecer uma "comunidade de prática" entre eles . Enquanto na América do Norte o típico CIO universitário é um profissional que atua no nível de vice-presidência da sua instituição, no Brasil, o responsável para TI numa IES normalmente é um mero técnico, sem significativo poder de decisão, e com uma alta rotatividade no cargo.

O Campus Computing Report-U.S.A. é um estudo anual, consolidado e conceituado, sobre o papel da computação e da TI na Educação Superior naquele país. Teve início há 15 anos, por iniciativa do Prof. Dr. Kenneth C. Green, da Claremont Graduate University, em Califórnia. O Campus Computing Report começou pela aplicação anual de um questionário focalizando o uso da computação e da TI como suporte das atividades acadêmicas. Com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, as fronteiras entre as atividades administrativas e de ensino foram se tornando menos nítidas à medida que a TI integrava as diferentes áreas. Conseqüentemente, hoje o questionário do Campus Computing Report inclui questões dirigidas à gestão (Enterprise Resource Planning –ERP) e outros serviços de TI existentes no campus.

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