BLOG

Consulta: alteração de nome da ABED13/08/2018

consulta














Prezado Associado,
 
A Profª. Drª. Vani Moreira  Kenski, associada individual e vice-presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, apresenta aos associados da ABED uma proposta para alteração do nome da associação para Associação Brasileira de Educação Digital.
 
Vani Kenski é mestre e doutora em educação. Licenciada em Pedagogia e Geografia. Vice-presidente da ABED, gestão 2015-2019. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Diretora da SITE Educacional. Foi responsável pelo Design Instrucional do curso de Licenciatura em Ciências da USP (2011/2015). Criadora do Curso de Pós-Graduação em Design Instrucional do SENAC/SP e da UFJF. Ex-professora da Unicamp e da UnB. Pesquisadora e autora de livros e artigos sobre EaD.


EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? EDUCAÇÃO DIGITAL!
 
Proposta da alteração do nome da ABED de Associação Brasileira de Educação a Distância  para Associação Brasileira de Educação  Digital.
 
A Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED foi criada em 1995 para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância. No final do século passado, defender esses princípios inovadores era algo revolucionário e abalava as ideias conservadoras sobre Educação e, sobretudo, Educação a Distância. Na realidade educacional vigente, a EaD era forma supletiva e aligeirada de se fazer educação por meio de material impresso, vídeos, áudios, e demais tecnologias massivas disponíveis na época.
 
A ABED surge junto com a abertura comercial da Internet no Brasil, em 1995. Neste período foi preciso muito esforço para que as escolas, empresas, universidades e a sociedade em geral iniciassem o uso do e-mail, dos primeiros ambientes virtuais e se abrissem timidamente para o uso intensivo das mídias digitais.
 
Os tempos mudaram. Na fronteira que estamos do início da terceira década do século 21, a realidade tecnológica e educacional é bem diferente. Iniciativas de educação aberta, inclusiva e em diferenciados modelos e graus de distanciamento se apresentam e são oferecidas para estudantes do Brasil e do mundo. As perspectivas tecnológicas mostram que a educação aberta, flexível e inclusiva é o caminho natural, com o uso intensivo dos meios digitais em todos os níveis de ensino. A diversidade de possibilidades de usos dos meios digitais une inúmeras formas de se fazer educação em uma só, digital. Os cursos presenciais se abrem para o uso massivo dos meios digitais e se tornam híbridos, em grande maioria. Cursos em EaD também são híbridos, semipresenciais. No digital se viabiliza a proposta de inclusão, convergência e integração de sermos uma só Educação. 
 
A ABED também se alterou nestes últimos anos. Em seus diversos eventos anuais – CIAED, SENAED, JOVAED...- são apresentados trabalhos, conferências, palestras que englobam todas as modalidades educacionais mediadas pelas tecnologias digitais. Sua preocupação maior tem sido a de “contribuir para o desenvolvimento do conceito, métodos e técnicas que promovam a educação aberta flexível e a distância", como bem expressa em sua missão.
 
Em consonância com estes novos tempos de mediação e tecnologia e a participação da ABED sempre pioneira, desbravando áreas e rompendo muros e fronteiras entre os diversos tipos, níveis e modalidades de EDUCAÇÃO, encaminhamos esta consulta aos nossos digníssimos associados.
 
ENCAMINHAMENTO
Alteração do nome da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED para Associação Brasileira de Educação Digital - ABED.
 
Pontos favoráveis:
- Ampliação do foco de atuação da ABED, atingindo todos os níveis e segmentos educacionais.
- Integração na ABED de todos os alunos, professores, instituições e empresas que utilizam tecnologias digitais em seus projetos educacionais.
- Incorporação dos projetos e práticas com tecnologias digitais realizadas de forma presencial ou semipresencial nos níveis fundamental, médio e superior de ensino formal, e educação continuada na aprendizagem não-formal  
- Incentivo à prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas com a utilização de meios digitais.
- Fomento à inovação, criatividade, experimentação e inclusão social nas práticas educacionais mediadas pelas tecnologias digitais em todos os níveis e formas de ensino.
- Convergência e integração de todos os modelos e práticas educacionais mediadas pelos meios digitais em uma só preocupação, já apresentada na VISÃO da ABED em todos os tempos: “"Acesso de todos os brasileiros à educação de excelência".
- Sendo aprovado a mudança de nome, não haverá necessidade de mudar a sigla da Associação.
 
Agora é com você! Pare, reflita e opine.
 
Como Associado, você considera que ABED, daqui para os próximos anos, deve ser conhecida como: Associação Brasileira de Educação a Distância ou Associação Brasileira de Educação Digital? 

SIM - se você concorda em mudar o nome da ABED para Associação Brasileira de Educação Digital
NÃO - se você prefere manter o nome da ABED como Associação Brasileira de Educação a Distância

IMPORTANTE: Nas duas situações a sigla e logomarca "ABED" permanecerão como são. A questão da mudança de nome é apenas uma consulta.

(Favor preencher os campos "Nome", "Email" e informar no campo "Identificação do Associado" o número de seu ID de associado ABED ou a razão social, caso seja um associado pessoa jurídica. Também é possível deixar seu comentário no campo "Mensagem")

 


Compartilhar:


Foi positivo para o EAD ?

82% votos positivos
18% votos negativos
Deixe seus comentários:
Nome:
E-mail:
Identificação do Associado:
Mensagem:
Comentários

23/10/2018 - 👎 EDINA APARECIDA CONDE AROUCA
Considerando que o trajeto é longo, de sucessivas descobertas e reinvenção dos modos de ensino-aprendizagem, espero humildemente contribuir com a reflexão apenas, o que acredito ser a denominação mais próxima dos cenários, realistas, atual e futuro: Associação Brasileira de Experiências Educativas Digitais


08/10/2018 - 👎 Carmenisia Jacobina Aires
Voto pela permanência do nome atual


29/08/2018 - 👍 Roger Trimer
Acredito que o que faz diferença não é a tecnologia ou a distância, mas a metodologia a ser usada. No entanto, vejo a ABED envolvida em todas as novas modalidades de ensino e aberta a formatos mistos. Sendo assim, apoio a mudança.


29/08/2018 - 👍 Sérgio Guardiano Lima


28/08/2018 - 👍 Pedro Luiz Furquim Jeangros


28/08/2018 - 👍 Carolina Costa Cavalcanti
Sou a favor da mudança para Educação Digital


27/08/2018 - 👍 Carolina Abdalla Normann de Freitas
Olá! Gostei da interação com os associados e sugiro que tenha mais oportunidade de diálogo. Valeu!


27/08/2018 - 👍 LEONARDO LOPES MAGALHÃES


24/08/2018 - 👎 Araci Hack Catapan
Sim concordo desde que se mude tambem as abordagens, pois são coisas diferentes


24/08/2018 - 👍 Glaucia Beatriz de Freitas Lorenzetti


24/08/2018 - 👍 Marisa G Barbosa


24/08/2018 - 👎 IGOR LIMA RODRIGUES
Penso que a EaD ainda demanda por uma consolidação no país, dependendo da ABED como forma explícita de representatividade. A educação digital pode ampliar a atuação, mas implica no enfraquecimento da posição da ABED em relação a EaD. Também entendo que a educação digital faz parte da Educação, não cabendo interesse específico de associação, inclusive não aparece como área ou sub área de pesquisa ou atuação profissional consolidada/reconhecida.


24/08/2018 - 👍 Gabriel Donato Amorim
Que os modelos sejam aprimorados e sejam sempre bem desenvolvidos de acordo com as melhores práticas. A educação digital se constroi acima de medidas a distância, e módulos semipresenciais vem ganho força ultimamente. Mais do que ensinar a distância, a parte digital que configura novos modelos de ensino é um dos avanços mais promissores da atualidade. É preciso acompanhar as evoluções que o comportamento da sociedade e da ciência constroem.


24/08/2018 - 👍 Rosane Mageste


23/08/2018 - 👎 Rosa Maria Simone
Considero o termo "à distância" mais abrangente


23/08/2018 - 👍 Luiz Lima


23/08/2018 - 👍 ROSEANA PALMEIRA DOS SANTOS


23/08/2018 - 👍 eduardo aníbal blanco


23/08/2018 - 👎 Chao Lung Wen
Sou professor da USP e desde a Fundação da ABED, não sou favorável a este nome. Os termos que utilizo são Educação Interativa Digital, conectada ou Metacognitivo. Um dos motivos de eu não participar da ABED é por causa do nome. Gostaria que divulgasse o evento que estarei realizando na Faculdade de Medicina da USP/ Disciplina de Telemedicina, no dia 26 de outubro, intitulado "Educação de Qualidade com uso de tecnologias exponenciais". Os interessados poderão se cadastrar pelo endereço http://edm.org.br/educacao. Gostaria que me indicassem alguem da ABED para participar como conferencista do evento. Conheço o Prof. Frederico Litto desde 1998, e ministrei palestra com o Prof. Formiga no ano passado, no Instituto de Estudos Avançados da USP. Atenciosamente Prof. Chao Lung Wen Chefe da Disciplina de Telemedicina da FMUSP e Responsável pelo modelo de Educação 4.0 Metacognitivo


23/08/2018 - 👎 Juliana Gonçalves Costa


23/08/2018 - 👎 Manuel Marcos Formiga
Como sou fundador da Abed, folgo em saber da oportuna discussão e pertinente ideia de modernizar o título da sociedade. Fui voto vencido em 1995, ao registrar o nome da Abed, afirmei que a Associação já nascia com um título ultrapassado. A literatura internacional da época já chamava a atenção se atualizar a terminologia ultrapassada de Educação a Distância. Teria de no título fazer alusão à A aprendizagem Aberta e Flexível e evitar o uso ainda frequente no Brasil da terminologia do século XIX ao se referir a está metodologia como ensino a distância. Já em 1996, a Unesco advertia sobre o conceito ultrapassado que i termo ensino encerra. Agora, apesar da boa ideia, novamente cai-se na armadilha terminologica de substituir um equívoco por outro. Educação Digital é apenas uma faceta da revolução da aprendizagem que presenciamos na Era do Conhecimento. Não sejamos reduncionisras mais uma vez. Vamos refletir e pensar com mente aberta à mudança, que a atualização tenho compromisso com o


23/08/2018 - 👍 Helena Gordon Silva Leme
Realmente uma mudança necessária e importante para acompanhar as novas tecnologias.


23/08/2018 - 👍 ANA GRACIELA M F DA FONSECA VOLTOLINI


23/08/2018 - 👎 DENIA FALCAO DE BITTENCOURT
Sou a favor da mudança de nome, pois irá representar mais as mudanças que estamos vivendo. Devemos tratar tudo como uma coisa só, Educação.


23/08/2018 - 👍 MARIA RAFAELA JUNQUEIRA BRUNO RODRIGUES
Mudar o nome da associação para educação digital, estará vinculando seu objeto estatutário a uma tecnologia, descaracterizando o propósito para o qual foi instituída. Não concordo e gostaria que mantivesse como está.


23/08/2018 - 👍 Dilermando Piva Junior
Parabéns pela iniciativa.


23/08/2018 - 👎 Carmen Irene Oliveira


23/08/2018 - 👍 Camila Rodrigues de Aguiar


23/08/2018 - 👎 Flávia Costa
Prezados (as), Somos favoráveis a proposta de alteração de nomenclaturas. Em nossa universidade já estamos utilizando a perspectiva de educação digital. Parabéns pela iniciativa! Att, Flávia Costa Coordenadora Cinted- coordenadoria de Inovação e Tecnologias Educacionais


23/08/2018 - 👎 Luciano Sathler
Considero que seria prudente alterar o nome com a inclusão do digital, mas manter: Associação Brasileira de Educação a Distância e Digital. A sigla se manteria ABED. A justificativa é que a 'Educação a Distância' é modalidade expressa formalmente na legislação e na regulação da educação brasileira, contando com amplo reconhecimento na comunidade. Já a Educação Digital é conceitualmente inclusiva, mas ainda é desconhecida para a maioria da comunidade. Abrir mão da expressão 'Educação a Distância' me parece temerário nesse momento. Por isso, minha sugestão é alterar o nome para 'Associação Brasileira de Educação a Distância e Digital' e manter a sigla como está: ABED. Também creio que uma eventual alteração de nome pede uma votação formal em Assembleia presencial.


23/08/2018 - 👍 José de Albuquerque Moreira
Positivo.


23/08/2018 - 👍 Renata Machado Paiva
Concordo com a mudança proposta.


23/08/2018 - 👎 Kleber
Educação adistancia


23/08/2018 - 👍 Welinton Baxto
Favorável ao novo enquadramento: proposta para alteração do nome da associação para Associação Brasileira de Educação Digital


23/08/2018 - 👍 Andréa Schoch
A pergunta acima poderia ser feita da seguinte forma: Vota para a alteração do nome de Associação Brasileira de Educação a Distância para Associação Brasileira de Educação Digital? Da forma como foi feita a pergunta ficou confusa...Pergunta se é positivo para o EAD...justamente o nome que queremos mudar...


23/08/2018 - 👍 Solimar Garcia
ACredito que a próxima alteração deverá ficar em algo como Educação a distância e digital. Mas por ora, fiquemos com a distância.


23/08/2018 - 👍 Divane Alves da Silva
Segregar a educação como a distância, como algo inferior em relação ao sistema presencial é algo do passado, hoje o mundo é digital e a educação é a base para esta revolução.


23/08/2018 - 👍 Lúcio Seisho Inafuku
Acredito que a mudança está em consonância com com as perspectivas atuais na educação e missão da ABED.


23/08/2018 - 👍 Rodrigo Lima de Oliveira
Sou favorável à mudança do nome para "Educação Digital"


23/08/2018 - 👍 SANDRA MEDEIROS FONSECA
Aproveitando a mudança de nome, poderia também abordar mais a Educação Corporativa.


Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED