BIBLIOGRAFIA

Ensino Híbrido de Física utilizando o Moodle - um estudo sobre as contribuições educacionais no Ensino Médiohibrido














Editora: Novas Edições Acadêmicas

Autores: Andréia Moura Casagrande
              Marco Aurélio Alvarenga Monteiro

Este livro é resultado de uma pesquisa de dissertação de mestrado realizada no período de julho-16 a dezembro-18, apresentado à USP de Lorena no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional de Projetos Educacionais de Ciências. A presente pesquisa, de feição quantitativa, constitui uma investigação do tipo experimental-documental que teve por objetivo estudar o impacto da utilização da​ metodologia blended learning, ou Ensino Híbrido, em uma turma de estudantes do​ segundo ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e​ Tecnologia de São Paulo – IFSP, Campus Jacareí na disciplina de Física. Para​ tanto, foi desenvolvido um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizando-se​ o software MOODLE, que disponibilizou para os estudantes da turma investigada​ diferentes recursos e atividades que poderiam ser acessados por meio de um​ computador ligado à Internet. Dentre esses recursos e atividades podemos citar:​ textos, vídeos, simulações, lições, exercícios resolvidos, demonstrações de​ experimentos, listas de exercícios com feedback imediato e fóruns. A intenção foi​ a de avaliar se a integração entre o ensino presencial e o on-line, tornando a ação​ educativa mais personalizada, seria mais efetiva para a aprendizagem dos​ estudantes do que as práticas tradicionais de ensino ancoradas na metodologia​ expositiva. Para avaliar o impacto educacional da metodologia utilizada,​ comparamos o desempenho dos estudantes por meio da média final do primeiro​ bimestre do ano letivo de 2018 com os resultados obtidos pela mesma turma​ quando foram submetidos à metodologia tradicional de ensino durante o primeiro​ bimestre do ano anterior. Foi analisada também a interação dos estudantes com o​ AVA do MOODLE para verificar se os estudantes que mais interagiram com os​ recursos disponíveis foram aqueles que obtiveram melhor desempenho. Os dados​ foram tratados estatisticamente pelos testes t-student e coeficiente de Pearson e​ apontam para a existência de evidências significativas de contribuição da utilização​ da metodologia do Ensino Híbrido, não só no domínio cognitivo como também no​ afetivo, levando os estudantes a uma maior motivação e autonomia.

Link para vendas: 
 https://www.morebooks.shop/store/gb/book/ensino-híbrido-de-física-utilizando-o-moodle/isbn/978-613-9-79115-6
Compartilhar:
Copyright - Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED